Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Tenho um amigo que quer comprar uma mota que tem uma reserva de propriedade. O negócio para avançar, o atual dono da mota irá utilizar o dinheiro da venda para pagamento do crédito.

Como terá de se efetuar o negócio para garantir que este meu amigo fica como novo proprietário da mota?

Obrigado desde já.
  2.  # 2

A credora só passa o papel para retirar a reserva depois de liquidado o crédito. Se as pessoas forem de confiança, o seu amigo paga e o actual proprietário liquida e só depois é que vem o papel para retirar a reserva e mudar de proprietário. E atenção que para retirar a reserva são mais 60€... Pelo menos a ultima vez que retirei uma reserva foi...

Agora se não confia na pessoa.....

Não sei se existe outra solução para o problema.
    • mog
    • 3 maio 2013

# 3

Equacione a seguinte solução:
    O vendedor solicita à financeira um documento onde conste o montante em dívida e forma de pagamento (em princípio nesse documento virão os dados para pagamento via multibanco);
    O vendedor assina o modelo (impresso) próprio de venda e entrega-o ao comprador;
    O comprador paga a dívida, descontando esse valor ao montante a pagar ao vendedor;
    O comprador receberá um documento da financeira comprovando que a dívida está paga e autorizando o cancelamento da reserva de propriedade;
    Com este último documento e com o documento de venda da moto o comprador regista-a em seu nome, pagando os emolumentos necessários (deverão de ser num valor idêntico ao que foi indicado).

Em todo o caso, o ideal será que as pessoas se conheçam, como é óbvio. Um contacto com a conservatória do registo automóvel também é aconselhável.
    Boa sorte.
  3.  # 4

Obrigado pela ajuda.

0.0089 seg. NEW