Iniciar sessão ou registar-se
    • haac
    • 4 maio 2013 editado

     # 1

    Boa noite

    está para breve a vistoria por parte da Certiel á minha casa... os meus projectores do tecto não tem ligação para fio terra e informaram-me que seria necessario ligar todos os projectores de tecto com fio terra. como posso ligar fio terra se os projectores não tem ligação terra?

    obrigado pela ajuda

    haac
  1.  # 2

    Normalmente funciona assim:

    O electricista é que trata disso.
    Em função do "curriculum" do electricista, a certiel pode emitir o certificado sem fazer vistoria.
    Foi o haac que solicitou a certificação da sua instalação?
    Já falou com o electricista?
  2.  # 3

    ola boa noite

    fui informado pelo meu electricistra que tinha que colocar o fio terra tb ligado nos projectores do tecto.

    mas os projectores nao tem ligação terra.a montagem e fornecimento dos projectores ficou no contrato por minha conta.
  3.  # 4

    Colocado por: haacfui informado pelo meu electricistra que tinha que colocar o fio terra tb ligado nos projectores do tecto

    O electricista é que é o responsável pela instalação eléctrica, assina um termo de responsabilidade, logo se ele diz que é preciso, é porque é preciso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: haac
  4.  # 5

    também estou a fazer casa e é preciso, se o foco não tem o parafuso é preciso arranjar alguma maneira de por o cabo preso. é preciso em todos os focos, janelas de alumino que estão nos wc e cozinha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: haac
  5.  # 6

    será que existe alguma solução de ficha para ligar lapada g10 que tenha ligação para fio terra?
  6.  # 7

    os focos comerciais que normalmente se vendem no mercado são da classe II de isolamento pelo que somente teem que ter esta classificação gravada no aparelho e SOMENTE nesse caso não precisam de ligação equipotencial, ou são de baixa tensão (12V) e também não precisam de ligação equipotencial (terra).

    atenção que existe muito material de fabrico duvidoso que ostenta o autocolante com a indicação CE e que não cumpre as normas para ser considerado classe II, neste caso e se o inspector desconfiar ou até não souber da proviniencia do material deve pedir um certificado de conformidade ao INSTALADOR\ELECTRECISTA, se o mesmo não for apresentado o material em causa é considerado não conforme e reprovado.

    PS: a marcação CE que aparece em muito material é de China Export não a obrigatória Comunidade Europeia,

    os donos de obra pensam que comprando focos em lojas duvidosas poupam muito dinheiro, mas depois os técnicos é que levam por tabela porque é o nome deles que fica registado nas não conformidades, além de terem que depois trocar tudo e obrigar a novas inspecções.
 
0.0124 seg. NEW