Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Tenho de decidir que pavimento é que vou adquirir para aplicar na cozinha e no pátio exterior que tem ligação pela mesma cozinha. Devido a essa ligação, creio que a melhor opção é o pavimento ser igual, em continuo.

Já andei a ver em empresas da especialidade os mármores, granitos e calcários. Gostei muito da pedra de Lioz rosa creme (calcário), do Carrara (mármore) e do granito Amarelo Real. Já tenho orçamentos para mosaicos 30x30 cm com 18 mm de espessura (12 mm para o caso do granito), com acabamento amaciado.

E agora as perguntas fundamentais. Será que, tirando a parte estética e a excelente integração com a casa (antiga), a pedra natural, nomeadamente alguma destas que mencionei, faz sentido aplicar no pavimento de uma cozinha e pátio exterior, frequentados por humanos, cães e gatos, todos a sujar e ninguém com vontade de limpar? Ou seja, a questão das manchas e riscos são coisas que me preocupam e muito, nomeadamente se forem coisas que surjam muito facilmente ou que se notem negativamente se sucederem.

Derivado a essas preocupações é que me lembrei da cerâmica vidrada. Resolve o problema, evita o surgimento das manchas, mas não é visualmente a solução que mais me agrada. Os porcelânicos nem sequer os considerei porque como também mancham, preço por preço prefiro, de longe, o material natural.

O que me podem aconselhar sobre isto?

Obrigado!
  2.  # 2

No entretanto tive oportunidade de fazer alguns testes com as amostras de Carrara, Lioz creme Rosa e Amarelo Real. Apliquei-lhes azeite, vinho tinto e sumo de limão e assim deixei estar por três horas.

Os resultados foram os seguintes:

- Carrara - ficou bem manchado com o azeite. O vinho tinto também o marcou, mas menos profundamente. O sumo de limão deixou uma ligeira marca, mas como o acabamento é amaciado quase não se nota. O problema é que as marcas de azeite não sairam mesmo após uma escovagem com água e sabão.
    - Lioz creme rosa - foi o melhor do teste! O único que o marcou ligeiramente foi o sumo de limão, mas foi coisa que só se nota com a luz numa determinada orientação. Após uma lixagem fina essas marcas desapareceram completamente.
    - Granito Amarelo Real - O azeite manchou-o ligeiramente. O sumo de limão também lhe removeu um pouco do brilho (a amostra que tenho estava polida). O vinho não provocou qualquer dano.

As amostras não tinham qualquer tipo de selante. Será que se tivessem os resultados teriam sido melhores, nomeadamente para o Carrara e Amarelo Real?
  3.  # 3

Lioz sem dúvida, é de luxo, da zona de Pero Pinheiro e é lá que deve adquiri-lo
  4.  # 4

Colocado por: manueteixeiraLioz sem dúvida, é de luxo, da zona de Pero Pinheiro e é lá que deve adquiri-lo

Mas é uma solução que se mantém com bom aspecto estético daqui a uns bons anos no pavimento de uma cozinha sem que tenha de haver múltiplos cuidados para que isso aconteça? E os riscos quando aparecerem, não serão coisa que desagradem imediatamente à vista?

Bem sei que existem muitos exemplos de pavimentos em Lioz por este país fora. Mas são coisas diferentes pois os que vi eram em passeios públicos, já um tanto escurecidos e sem se notar muito bem se aquilo era Lioz ou outra pedra qualquer. Enfim, tinham a beleza dos anos mas não a beleza do detalhe e da cor.
  5.  # 5

Lioz é o mais luxuoso que há para interiores devido à sua beleza e tonalidades únicas, mas para exteriores já não será. É demasiado caro para exterior. Vá a Pero Pinheiro fale, consulte, compare porque há muita coisa, mas genuíno.
  6.  # 6

Colocado por: manueteixeiraLioz é o mais luxuoso que há para interiores devido à sua beleza e tonalidades únicas, mas para exteriores já não será. É demasiado caro para exterior. Vá a Pero Pinheiro fale, consulte, compare porque há muita coisa, mas genuíno.

Mas, independentemente do preço, é adequado para exteriores, com o acabamento amaciado? Ou com os anos perderá a cor e ficará mais escuro e enegrecido?
  7.  # 7

Vá ver o CCB, como está o edifico, todo em Lioz abancado/ vermelho...acabamentos, amaciado, escacilhado, polido...
  8.  # 8

Colocado por: Pedro BarradasVá ver o CCB, como está o edifico, todo em Lioz abancado/ vermelho...acabamentos, amaciado, escacilhado, polido...

Gostava, mas estou um pouco longe... Mas parece-me um óptimo exemplo. Como estão os pavimentos interiores e exteriores em termos de aparência?
  9.  # 9

Pois é... nestas coisas é ver para crer e neste caso, que é muito específico, deve investir antes de gastar. Vá veja e questione em presença do produto.
  10.  # 10

Tirei uma fotos às amostras que trouxe:

O Carrara
      P1040144.JPG
  11.  # 11

E o lioz creme rosa
      P1040145.JPG
  12.  # 12

No ccb, não tem qq tipo de tratamento no exterior.
    O que lhe recomenda o seu Arquitecto?

Pedra é pedra. temos de saber conviver com isso.
    Conheço um caso de uma pessoas numa casa de praia ( com 2o anos) pavimento todo em marmore branco estremoz polido... agora menos ;9, nunca levou qq tratamento, mas continua bonito. Tem de se ter cuidado. é obvio...
    PS: esse marmore Carrara.. parece-me da zona de estremoz/ Vila viçosa... ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pauloms
  13.  # 13

Colocado por: Pedro BarradasO que lhe recomenda o seu Arquitecto?

O meu Arquitecto tem gostos caros. Tem de ser censurado de vez em quando... Agora a sério, o arquitecto que me auxilia é um familiar. Não tem grande experiência com mármore mas muita com granitos.

Colocado por: Pedro BarradasPS: esse marmore Carrara.. parece-me da zona de estremoz/ Vila viçosa... ;)

Como assim? Pelo que vi, os brancos dos mármores de Estremoz são mais translúcidos. Estes são completamente opacos. Creio que o tipo de Carrara das amostras chama-se Arabesco, mas posso estar a dizer uma grande asneira.
  14.  # 14

Muito carrara vendido por Itália.. é made in Portugal...
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021
  15.  # 15

Colocado por: Pedro BarradasMuito carrara vendido por Itália.. é made in Portugal...
    Concordam com este comentário:Anonimo16062021

Certo, mas este parece mesmo Arabesco. Em todo o caso, venha de onde vier, o que interessa é o seu aspecto e respectivas propriedades físicas.
  16.  # 16

Segunda-feira a ver se decido para que pedra me viro... Se não, vou andar "a partir pedra" de indecisão em indecisão e não é esse tempo perdido que a vai pagar...

Verifiquei que uma agência do Montepio aqui da terra está revestida no seu exterior a Lioz com acabamento tipo escovado. Esse revestimento deve ter, pelo menos, uns 10 anos. Está com bom aspecto, embora tenha um aspecto rústico derivado ao seu acabamento.

Para ajudar à festa, o empreiteiro disse-me que o porcelânico não absorve praticamente nada, mesmo se tiver acabamento natural e com cores claras. Enfim, foi só para me complicar mais a coisa.

Em todo o caso, a pedra natural tem a minha preferência, a não ser que o porcelânico tenha características superiores na resistência a riscos e manchas. Pelo que ouvi dizer, se se deixar cair um objecto pesado e compacto sobre um mosaico porcelânico aplicado, existe uma elevada probabilidade de este se partir.

0.0186 seg. NEW