Vivam! Não se trata de dizer nem bem nem mal. Apenas que não haja fundamentalismos exacerbados, porque todos são igualmente válidos, todos têm vantagens e inconvenientes e todos funcionam se bem aplicados. Como em tudo na vida. "Fassam" parte.
Bem apesar de ter dado uma opinião negativa á instalação do pex em aquecimento, mas atenção só em casos onde não se consegue controlar a temperatura da fonte de calor, ex: caldeira a lenha ou recuperador de calor, a utilização do mesmo poderá ser utilizada em situações onde haja um bom controlo de temperatura. O cobre mesmo sendo o mais resistente tem o grande inconveniente de se não for bem instalado vir a dar problemas por causa da dilatação nas junções, o pior cenário são fugas dentro das paredes ou no chão ou ver o sistema inutilizado devido a não conseguir resolver o problema.
Boas, segundo a opinião do instalador a temperatura da água é controlada porque não sai diretamente do recuperador para os radiadores mas vai do recuperador para o acomulador e depois para os radiadores.
por habito somente uso sistemas que me garantam uma margem de seguranca superior a 25%, o pex mais corrente admite temperaturas maximas ocasionais de 110graus, como a temperatura de uso facilmente chega aos 85graus, eu nao colocaria uma tubagem em pex.
Eu até era capaz de fazer em pex mas teria de ser um Super canalizador a fazer o trabalho pois um Simples ( pato bravo ) de certeza que da raia .
Verdade é que se a temperatura for controlada e não atingir a temperatura máxima de trabalho ,não dará problemas sendo bem instalado ;-)))
Como ainda há pessoas com duvidas de ser possível fazer uma instalação em pex , para utilizar com caldeiras /recuperadores etc... troquem la por miúdos se fazem o favor
como deveremos proceder para executar uma instalação com todas as garantias de segurança para o DO(proprietario) muito obrigado .