Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite. Pela primeira vez vou declarar a renda no IRS e estou perante uma dúvida. No ano 2012 tive dois inquilinos. Pela lógica, presumo que deva inserir ambos na declaração de IRS, certo? Creio que o deva fazer no campo 814 do anexo H, onde diz "Se indicou encargos com imóveis (código 731, 736, 739 ou 741 do quadro 7) identifique os imóveis". Mas como faço? Insiro uma linha para cada inquilino?

    Uma outra dúvida que tenho é se também posso incluir na declaração o valor da comissão de prestação de serviços da imobiliária, aquando da realização do primeiro contrato de arrendamento. Em caso afirmativo, onde devo incluir este valor?

    Agradeço imenso a ajuda e atenção que me possam dispensar.
    Cumps,
  2.  # 2

    Acho que o que se falou em https://forumdacasa.com/discussion/29527/declarar-rendas-no-irs/#Item_12 corresponde ao seu caso.

    Quando à comissão acho que não tem cabimento. As despesas indicadas e documentadas que pode incluir são:

    Na coluna respeitante a despesas deve indicar-se, por cada imóvel, os valores despendidos com imposto (IMI), taxas autárquicas, despesas de manutenção e de conservação, bem como as despesas de condomínio, quando devidamente documentadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: batistra
  3.  # 3

    Muito obrigado. Acho que fiquei mais esclarecido e vou inserir duas linhas na declaração, uma para cada NIF/inquilino.

    Cumps
    Concordam com este comentário: jccp
  4.  # 4

    Boa tarde
    Tenho uma casa arrendada e este ano foi alugada a dois arrendatários diferentes, em períodos diferentes. Quando preencho o quadro 4 do anexo F e coloco duas linhas com o mesmo apartamento mas com NIF dos arrendatários, não me deixa colocar a percentagem quota-parte a 100. Como devo proceder?
    Obrigada
    •  
      jccp
    • 2 maio 2015

     # 5

    Colocado por: Cláudia LeirósBoa tarde
    Tenho uma casa arrendada e este ano foi alugada a dois arrendatários diferentes, em períodos diferentes. Quando preencho o quadro 4 do anexo F e coloco duas linhas com o mesmo apartamento mas com NIF dos arrendatários, não me deixa colocar a percentagem quota-parte a 100. Como devo proceder?
    Obrigada


    tenho o mesmo problema,creio que o correto é meter 50% em cada linha
 
0.0110 seg. NEW