Iniciar sessão ou registar-se
    • h02
    • 26 janeiro 2009

     # 1

    Venho desta forma colocar uma dúvida de projecto. Um casal amigo comprou uma casa num r/ch, de um edificio com estrutura pombalina, a gaiola. Retiraram o soalho de madeira que estava danificado e depararam-se com uma caixa de ar, com cerca de 40cm entre a terra e as traves de madeira que suportam o pavimento.

    Eles não pensavam em fazer mais nada sem ser a colocação de um novo pavimento, de madeira sucupira. mas por eu achar que esta não será a melhor solução a nivel de humidades e temperaturas precisava dos V/ conselhos.

    O que lhes aconselhei foi para pelo menos colocarem brita ou Leca nessa caixa de ar, estender depois uma tela de polietileno, seguido de uma argamassa de regularizaçao para por cima ser colocado um revestimento tipo floormate ou esferovite. Isto tudo por baixo das traves de madeira. No fundo ficariam quase com uma dupla caixa de ar por baixo do pavimento de madeira, e permitiria (ou não...) manter intacta e em boas condições as traves de madeira. Mas por nunca ter feito nenhuma reuperação agradeço os vossos comentarios e conselhos.

    Obrigado
    Hugo
  1.  # 2

    Colocado por: h02O que lhes aconselhei foi para pelo menos colocarem brita ou Leca nessa caixa de ar, estender depois uma tela de polietileno, seguido de uma argamassa de regularizaçao para por cima ser colocado um revestimento tipo floormate ou esferovite.

    E isso tudo para quê?, além de gastar uma data de dinheiro, ganha o quê? Além de ter as humidades mais perto da madeira? Não assassine esse tipo de construções.

    Se as vigas de madeira está em boas condições, mantenha-a, se não está, substitua-a. Se quer isolamento, faça um assoalhamento em placa MDF hidrófugo com 10mm por cima das vigas e isole por cima.
    • h02
    • 27 janeiro 2009

     # 3

    A ideia não seria assassinar, senão nao me dava ao trabalho de colocar a questão...

    O problema da caixa de ar é (à partida) a humidade, e não tanto a temperatura desta. Acontece que a caixa de ar ao ser ventilada perde um pouco o efeito de isolamento termico. Por outro lado evita a condensação da humidade ao ser ventilada.

    Assim, parece-me que a solução do MDF (e sem conhecer bem as caracteristicas deste) poder ser até aceitável, inclusive economicamente. A questão é que além dos 10mm que mencionou já só terá pouco mais espaço para colocar o pavimento de madeira, ficando sem possibilidade de colocar o isolamento termico (provavelmente floormate) entre o MDF e o soalho, pois julgo que o MDF não terá capacidade para isolar termicamente.

    Assim, e uma vez que a actual caixa de ar não tem um efeito isolante, há a necessidade de este ser colocado. E só há espaço entre as traves de madeira, por baixo do soalho de madeira e do MDF. Será esta uma boa solução?


    Mais uma vez obrigado pela ajuda
    Hugo
  2.  # 4

    Colocado por: h02Assim, parece-me que a solução do MDF (e sem conhecer bem as caracteristicas deste) poder ser até aceitável, inclusive economicamente.

    è a solução que usamos nesses casos

    Colocado por: h02A questão é que além dos 10mm que mencionou já só terá pouco mais espaço para colocar o pavimento de madeira, ficando sem possibilidade de colocar o isolamento termico (provavelmente floormate) entre o MDF e o soalho, pois julgo que o MDF não terá capacidade para isolar termicamente.

    Não , não têm, mas tendo caixa de ar, a questão do isolamento térmico, não é grave, porque as cavernas têm sempre temperaturas mais amenas que a superficies, funcionando como isolantes pér si. Pessoalmente não o colocaria

    Colocado por: h02Assim, e uma vez que a actual caixa de ar não tem um efeito isolante, há a necessidade de este ser colocado. E só há espaço entre as traves de madeira, por baixo do soalho de madeira e do MDF. Será esta uma boa solução?

    Geralmente têm-se acesso de caverna para caverna, através dos arcos. Se for possível, pode ser colocado pregado por baixo das vigas de madeira
      DSCF0034.jpg
    • h02
    • 27 janeiro 2009

     # 5

    Mais uma vez obrigado pela rápida resposta e pelo exemplo da fotografia.

    O edificio em questão não tem esses arcos (eu chamei-o de pombalino apenas pela estrutura ser toda em madeira, de paredes em gaiola). A caixa de ar tem cerca de 40 a 50 cm entre o terreno e as traves de madeira. pelo que percebi, será, à partida, dispensável o isolamento termico. Caso ele pretenda mesmo, terá que encontrar uma forma de o fixar por baixo das traves, criando como que duas caixas de ar, como exemplifico nesta imagem, correcto?

    Obrigado
      ESQUEMA.jpg
  3.  # 6

    Pode ser assim, ou em vez de XPS (rigido), pode usar uma lã de rocha colocada sob o MDF, que ao ser comprimida, na zona de pregagem, não ocupa tanto espaço.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: h02
 
0.0127 seg. NEW