Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos os foristas e bem hajam porque este forum tem-me ajudado imenso.
    Antes de mais queria queria pedir desculpa porque o meu computador nao tem cedilhas nem acentos.
    Tenho visitado este forum frequentemente e quando me deparei com o meu problema, resolvi pedir a vossa ajuda.
    Esta situacao e muito complicada e dificil de explicar. Neste momento estou muito nervosa porque fui ludibriada e ainda estou a tentar
    resolver a situacao, mas passo a explicar:
    O meu marido e eu sempre quisemos comprar uma casa em pedra para reconstruir e decidimos que agora era a altura certa.
    Longe de mim pensar que este se revelaria o nosso maior pesadelo. Gostamos muito de uma casa que vimos e que estava anunciada
    com 5000m2 de terreno. Fizemos uma oferta e o vendedor aceitou (devo dizer que tudo foi tratado por uma agencia imobiliaria).
    Quando o meu marido pagou o deposito e assinou o contrato promessa, o vendedor decidiu que queria mais dinheiro e nao assinou o contrato.
    A agencia tentou negociar com ele e acordaram que pelo valor que eu ofereci, se reduzia ao terreno. E reduziram para 3000m2. O problema e
    que a agencia nao nos disse nada sobre este acordo. Entretanto, agravou-se a situacao, porque na caderneta predial, o artigo que estamos
    a comprar tem apenas 800m2!!!
    A agencia "garantiu-nos" que porque se trata de um terreno muito antigo, e comum a descricao na caderneta predial nao ser totalmente correta!
    A minha questao (entre muitas), e se o vendedor nos pode aldrabar novamente, reduzindo o terreno para 800m2?? uma vez que ja assinamos.
    Eu sei que cometemos alguns erros, mas esta e a primeira casa que compramos e muito sinceramente confiei nas pessoas. Grande erro!!!
  2.  # 2

    o que é que assinou?? promessa compra e venda?? não fala lá em áreas? só fala no artigo?
    meta já um advogado e realmente era mesmo de desmascarar essa imobiliária.
    á partida embora fosse uma situação irregular a caderneta não ter lá a área toda até podia ser pacifico, mas a partir do momento em que "há " a possibilidade por parte do vendedor de andar a comer terreno( 2000m2 )corre seriamente o risco de vir a ficar só mesmo com os 800m2.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: beija flor
  3.  # 3

    O meu marido assinou o contrato promessa de compra e venda. E nesse contrato nao fala em areas, apenas o numero do artigo descrito
    na matriz. Nao nos foi mostrado qualquer outro documento da casa.
  4.  # 4

    Corrijo o que disse, o meu marido viu a matriz onde diz 800m2. Eu não estava presente. Mas no contrato promessa não fala em áreas.
  5.  # 5

    Que grande confusão,

    E ao meter um advogado ele não lhe vai dizer que a situação é simples, vai complicar para justificar algum trabalho, por isso antes de se meter ao barulho nesses termos, tente medir o terreno, fale com os vizinhos confrontantes para que estes lhe confirmem as áreas, tente ver se há outros artigos no terreno que julga ser seu....

    Se chegar à conclusão que a enganaram, pode falar com o advogado e pedir a devolução do sinal que já deu. Se vir que a área de facto é diferente da que está descrita na caderneta, pode avançar com o negócio e depois terá de tratar da correção das areas nas finanças e conservatória.

    Se a diferença for superior a 10% do que está na caderneta [provavelmente será], terá de pedir a um técnico para lhe rectificar isso com um levantamento.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: beija flor, Jose Rodrigues 67
    •  
      FD
    • 13 maio 2013 editado

     # 6

    Colocado por: beija florGostamos muito de uma casa que vimos e que estava anunciada com 5000m2 de terreno.

    Em primeiro lugar, a imobiliária é obrigada a verificar os factos do negócio e isto inclui as dimensões.
    Só por não o estar a fazer, está a violar uma série de regras - o que dá sanção e multa.

    Primeiro passo a tomar: pedir o sinal de volta, já! Sem isso, não há mais nenhum negócio.
    Segundo passo: pedir a certidão permanente da conservatória do registo predial.
    Terceiro passo: fazer o negócio apenas com base no que estiver nessa certidão.
    Se é antigo, blá, blá, se tem pulgas, blá, blá, blá, não interessa - os proprietários que actualizem as áreas, que façam o que tiverem que fazer ANTES da venda.
    Repito: faça o negócio com base apenas no que está inscrito na certidão permanente, mais nada.
    Se na certidão diz que são 800m2, faz preço para 800m2 e não para 3.000m2 porque a imobiliária ou o proprietário o diz.

    Fazer as coisas de forma diferente desta tem riscos associados. Pode ser possível, pode-se "arranjar" mas, os riscos estão lá e são reais.

    Eu, pessoalmente, a partir do momento em que o proprietário volta atrás no negócio, já tinha dado meia volta...
    Concordam com este comentário: Jose Rodrigues 67
    Estas pessoas agradeceram este comentário: beija flor, Jose Rodrigues 67
  6.  # 7

    Boas, a imobiliária tem de ter a caderneta predial a partir do momento em que la diz "5000m2" peçam a planta de localização e no google maps façam a delimitação da área e o google maps calcula a área automaticamente, claro que é sempre valores aproximados, mas da para tirar as duvidas porque um erro de 5000 para 800m2 é bem grande.
    Em relação ao contrato promessa compra e venda, se vocês assinaram um cheque para guardar um terreno de 5000m2, e afinal só tem 4999m2 tem todo o direito em mandar o negócio abaixo sem qualquer prejuízo para vocês, pois o trabalho prestado pela imobiliária foi incorrecto em se certificar das dimensões do mesmo.

    cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: beija flor
  7.  # 8

    Mas o problema e que o meu marido assinou o contrato promessa relativa aquele artigo. Como e que eu vou provar que
    o artigo para o qual demos o sinal, nos foi vendido com terreno diferente do que tem na realidade? O artigo foi-nos vendido
    com 5000m2.
  8.  # 9

    Falem com a imobiliária, e digam sem qualquer medo que vocês se mostraram interessados num terreno que tinha 5000m2 e fizeram CPCV para o terreno com 5000m2, sendo culpa da imobiliária ter fornecido a informação errada e que nesse caso o negocio irá abaixo porque o terreno que voces querem tem mesmo que ter os 5000m2. Sendo o montante do CPCV reembolsado a vocês. Caso a imobiliária queira mesmo entrar em conflitos, aconcelho a irem ao site deles tirarem printscreen do terreno que viram la deve ainda os 5000m2 procuram um advogado explicam o caso e perguntem se vale a pena ou não avançar com um processo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: beija flor
  9.  # 10

    A agência ate se mostrou disponível para devolver o sinal mas levantou o problema de que o dinheiro foi dado ao proprietario e
    se este não quiser devolver o sinal...
    Interrogo-me se a agência não tem qualquer tipo de responsabilidade??? Não tem de me devolver o dinheiro mesmo que o proprietario
    não o faca??? Afinal de contas a agência fez uma borrada das grandes!!! Alem disso, não assinamos nada que diga que não podemos desistir do
    negocio a qualquer altura!!!
  10.  # 11

    Ai tanta inocência ...

    Pressione a imobiliária para lhe devolver o sinal. Não facilite. Se o conseguir sem passar para contencioso será a melhor solução.

    Nunca compre uma propriedade em que o seu registo não esteja correcto, caso contrário não compra uma propriedade mas sim um problema.

    Se estiver interessada no negócio, deverá obrigar o vendedor a legalizar/corrigir antes de vender. O ideal mesmo é exigir um levantamento topográfico geo-referenciado.

    Poderá assinar um contrato promessa, incluindo cláusulas que obriguem o vendedor a corrigir antes de efectuarem a escritura de venda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jose Rodrigues 67
  11.  # 12

    O levantamento topográfico já foi feito, e não tem os 5000m2 que disseram ter. Neste momento vão regularizar a papelada
    no registo predial, mas continuo com o problema de (possivelmente) não me devolverem o sinal porque assinamos contrato promessa para aquele artigo.
    Embora nos tenham dito que o artigo tinha os ditos 5000m2!!!
    •  
      FD
    • 15 maio 2013

     # 13

    Colocado por: beija flormas continuo com o problema de (possivelmente) não me devolverem o sinal porque assinamos contrato promessa para aquele artigo.
    Embora nos tenham dito que o artigo tinha os ditos 5000m2!!!

    Reúna provas e testemunhos sobre tudo o que aconteceu para uma eventualidade.
    Exija o dinheiro de volta.
    Se não o devolverem, advogado já, sem qualquer margem para hesitações.
    Uma providência cautelar sobre esses terrenos deverá bastar para assegurar que recebem o dinheiro de volta.

    Seja firme e não se deixe ir na cantiga do "não sei, talvez, será"...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: beija flor
  12.  # 14


    Reúna provas e testemunhos sobre tudo o que aconteceu para uma eventualidade.
    Exija o dinheiro de volta.
    Se não o devolverem, advogado já, sem qualquer margem para hesitações.
    Uma providência cautelar sobre esses terrenos deverá bastar para assegurar que recebem o dinheiro de volta.


    Obrigada pela dica da providência cautelar, já me sinto mais optimista.
    •  
      FD
    • 15 maio 2013

     # 15

    Obrigada pela dica da providência cautelar, já me sinto mais optimista.

    Atenção que não é uma coisa feita de qualquer maneira - precisa sempre de um advogado.
 
0.0196 seg. NEW