Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: asdrubal
    Bem, estou a ver que em portugal o melhor mesmo é arranjar um pedaço de terra e plantar lá uma caravana, tipo acampamento cigano. p.q.p! Até para construir uma choupana tem que se pagar a arquitectos, engenheiros... Felizes eramos nós na década de 70 e 80. Estávamos muito melhor como país de 3º mundo de que estamos agora. Ainda bem que não tenho casa, estava pensar construir como aqui o demony mas se tenho que passar por todo esses processo, prefiro comprar uma carava e planta-la na berma da estrada, pelo menos assim em vez de contribuir para o progresso do país ainda posso sacar algum ao estado. Ás vezes parece mesmo que é o que o estado quer. Porque carga de água, tendo eu conhecimentos de como construir pelas minhas mãos, ão o posso fazer ? E se quizer fazer uma casa de palha ? também tenho que contractar uma empresa ? E depois dizem que há liberdade em democracia. Se isto é democracia quero a ditadura de volta.
    Concordam com este comentário:jdemony

concordo plenamente!
  2.  # 22

Para se abrir uma empresa de construção não necessita de perceber nada da poda.
    È como para ser presidente da câmara.
    :))
  3.  # 23

Palavra que não percebo este país. Até em frança há imensa gente a construir a própria casa (existe um programa na canal 6 que narra as peripecies porque passam estas pessoas) e não há nada na lei que os impeça. Em portugal temos que dar dinheiro a ganhar a terceiros só porque as finanças querem a sua quota parte. Palavra de honrra. Não sei porque se esforçam sequer os portugueses por serem empreendedores.
  4.  # 24

Colocado por: zedasilvaSe você quiser ser médico basta fazer uma licenciatura.
    Se quiser ser presidente da câmara basta candidatar-se.
    Se quiser ser construtor basta pedir um alvará.

Comparação inválida. Trata-se de trabalhar para o próprio, não para os outros. Eu sou presidente aqui em casa (na verdade é ela, mas pronto) e não preciso de "alvará".

Uma comparação mais válida, e já a fizemos aqui, é o zedasilva deixar de poder fazer comida em casa sem os requisitos burocráticos necessários para se considerar um chef e poder fazer comida. Para além disso teria de pedir um alvará para a sua casa como se fosse vender refeições.
  5.  # 25

Já estive a pensar no assunto, e quando me apetecer fazer uma pequena casa, em vez de fazer uma casa vou fazer uma obra de arte. Como a constituição está na moda, proibirem-me de inventar, produzir e divulgar tal obra artística é inconstitucional. (não devo ter muita sorte mas tinha piada)

Artigo 42.º
    Liberdade de criação cultural

1. É livre a criação intelectual, artística e científica.

2. Esta liberdade compreende o direito à invenção, produção e divulgação da obra científica, literária ou artística, incluindo a protecção legal dos direitos de autor.
    Concordam com este comentário: jdemony
  6.  # 26

O problema é que o jdemony não está a construir para "consumo próprio", ninguém o impede de no final da construção vender a casa.
    Mas qual é o problema de pedir um alvará? Aquilo agora até se faz de um dia para o outro.
  7.  # 27

Colocado por: zedasilvaMas qual é o problema de pedir um alvará? Aquilo agora até se faz de um dia para o outro.

meu caro, já ouviu falar de Empresa na hora, e de alvará na hora
  8.  # 28

sempre achei piada a estas especificações do pedido de concessão de alvará:

"Declaração de remunerações conforme entregue na segurança social, referente ao último mês
    Para a concessão de alvará em classe 1, o quadro técnico da empresa deve ser composto pelo menos por um técnico com remuneração adequada que cumpra os mínimos estabelecidos no contrato coletivo de trabalho (CCT) em vigor para o sector.
    Em alternativa, deverá apresentar cópia da comunicação de admissão do(s) técnico(s) na Segurança Social, juntamente com os respetivos contratos de trabalho, sem prejuízo da posterior entrega da declaração de remunerações da Segurança Social.
    Minuta da declaração da entidade seguradora, comprovando a posse do seguro de acidentes de trabalho e o número de acidentes de trabalho ocorridos nos últimos 3 anos"
    "Anexo A da IES/Declaração Anual do IRC (6 primeiras páginas: Folha de rosto, Demonstração de resultados e Balanço) conforme entregue nos Serviços Fiscais"

quando supostamente para exercer qualquer actividade é necessario ser possuidor de alvará
  9.  # 29

Alves, isto é o loby da engenheirada. Não querem que sejamos nós mesmos a contruir a palhota. Querem que sejam empresas, as mesmas que os empregam e lhes pagam balurdios para andarem a deslocar-se às obras uma vez de 3 em 3 meses, em jeeps de alta cilindrada e carrinhas todo-terreno.
  10.  # 30

Colocado por: asdrubalisto é o loby da engenheirada

não concordo com essa sua afirmação, e em primeiro lugar não sou engenheiro, depois é preciso dominar uma enormíssima serie de matérias e conhecimentos para poder construir BEM,

e isso não está ao alcance de todos , e não é mesmo dizer que alguns até teem as capacidades para isso sem serem engenheiros,

mas para a esmagadora maioria da população não é viável a construção própria sem planeamento, nem projecto, nem alguém que coordene tudo isto, e que saiba aquilo que está a mandar executar,

obviamente que como em tudo existem bons e maus profissionais.

PS: e repare que mesmo os bons profissionais e com muita experiência são enganados pelos sub-empreiteiros, imagine então qualquer um sem formação e sem experiência alguma a coordenar a construção de uma moradia.
  11.  # 31

Caro asdrubal
    Não sou engenheiro e Deus nosso senhor me castigue no dia em que vier aqui defender um.
    Permita-me apenas uma correcção a engenheirada nada tem a ver com esta lei, aliás é uma lei que profissionalmente os penaliza em muito, pois se dantes para possuir um alvará era necessário ter um engenheiro, hoje qualquer um pode assumir a responsabilidade técnica por uma empresa de construção.
  12.  # 32

está decidido! vou abrir uma empresa, construir a casa, e fechar a empresa logo a seguir. LOL isto é um absurdo, desculpem lá.
  13.  # 33

Estou contigo demony. Vai reportando as peripecies da empreitada. Daqui a dois anos conto seguir-te os passos.

0.0183 seg. NEW