Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, fiz uma proposta de troca de casa na CGD , por não ter possibilidades econômicas de manter os encargos com o credito habitação, a qual foi aceite,só que o valor que o banco está a oferecer pela casa é consideravelmente inferior à avaliação que a moradia tem nas finanças,( menos 37.000€) obrigando-me desta forma a fazer um novo empréstimo para pagar o remanescente!! Pedi cópia da avaliação efetuada e até agora não me entregaram nada. Pelo contrario a casa que pretendo comprar , o banco pede-me um valor acima do que contra no contrato de opção de compra da mesma !!! e para agravar toda a situação ainda me agrava muito o spred que usufruía no credito anterior... A s minhas perguntas são as seguintes:
    Podem os bancos atribuir aos imoveis valores inferiores aos que constam na caderneta predial?
    No caso de troca de casa, podem os bancos alterar as condições do empréstimo , spreds etc...?
    Agradeço desde já as vossas respostas
    •  
      FD
    • 13 maio 2013 editado

     # 2

    Colocado por: AngracinhaPodem os bancos atribuir aos imoveis valores inferiores aos que constam na caderneta predial?

    Podem.

    Colocado por: AngracinhaNo caso de troca de casa, podem os bancos alterar as condições do empréstimo , spreds etc...?

    Podem.

    A título de exemplo: http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/imobiliario/detalhe/construtores_acusam_bancos_de_avaliarem_casas_abaixo_do_valor_do_fisco.html
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Angracinha
  2.  # 3

    alugue e tente vender por um bom preço e não mexa no credito, tente encontrar uma casa com uma renda acessível entretanto para morar, parece ser a melhor solução.
  3.  # 4

    No processo "troca de casa" posso arrendar ou comprar o imóvel e já o tenho arrendado( por motivos profissionais tive de o fazer) mas estaria disposta na compra do mesmo se as condições do empréstimo se mantivessem.... e que no site na CGD é explicito que nestes processos as condições dos empréstimos se mantêm...
  4.  # 5

    Podem os bancos atribuir aos imoveis valores inferiores aos que constam na caderneta predial?
    Então em jeito de resumo o banco atribuí a moradia o valor que bem entende!!! e não existe lei que me proteja nesta situação?
    •  
      FD
    • 13 maio 2013 editado

     # 6

    Colocado por: AngracinhaPodem os bancos atribuir aos imoveis valores inferiores aos que constam na caderneta predial?

    Podem.

    Colocado por: Angracinhae não existe lei que me proteja nesta situação?

    Depende. Está desempregada ou não consegue pagar as prestações?
    Se sim, leia: http://dre.pt/pdf1sdip/2012/11/21700/0648106490.pdf
    Se não... não há nada que a "proteja".

    Vejamos as coisas assim: os bancos emprestam dinheiro. Fazem um contrato, quem pede o dinheiro assina o contrato de sua livre e espontânea vontade, concordando com o mesmo.

    Neste momento, os bancos perdem dinheiro com muitos créditos à habitação logo, procuram por todas as formas, recuperar algum desse dinheiro.
    Quando as pessoas pedem alterações aos contratos é quando dão carta branca aos bancos para estes recuperarem esse dinheiro.

    Ou seja, não altera o contrato, não há motivos para preocupações - altera o contrato, o banco pode alterar as condições. E fá-lo pelo que escrevi na linha acima desta.
    Tão simples quanto isto.
  5.  # 7

    Depende. Está desempregada ou não consegue pagar as prestações?
    Se sim, leia: http://dre.pt/pdf1sdip/2012/11/21700/0648106490.pdf
    Se não... não há nada que a "proteja".

    Vejamos, acho que não me expliquei bem... claro que deixei de puder pagar as prestações porque no meu caso, divorciei-me e de seguida mudei de local de trabalho ( dentro da mesma empresa, mas a 400km da residencia onde vivia) daí ter proposto a troca de casa ao banco por entender que seria o melhor a fazer no meu caso... e o banco aceitou! agora os valores surreais que me estão a apresentar é que eu questiono. pelo que vi na legislação que que enviou e desde já agradeço, vi que o banco é obrigado a dar cópia da avaliação efetuada , coisa que não fez e as alterações do empréstimos na minha situação é realmente legal? e relativamente as avaliações que os bancos estão a fazer neste momento são no minimo indecentes e imorais e estar a dar cabo da vida de muitas famílias ( como é o meu caso) e das empresas imobiliárias...
 
0.0138 seg. NEW