Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.

    Estou a vender a minha moradia e como tenho um interessado, o banco deve estar a dias de mandar fazer uma avaliação.
    A moradia já tem 12 anos mas está em muito bom estado. A minha questão é, quais os critérios que os avaliadores utilizam? Isto é, convém dar uns retoques à casa, arranjar umas juntas de tijoleiras exteriores que já estão meias esbranquiçadas, ou arranjar/renovar as juntas de casas de banho e cozinha que já não estão branquinhas, ou pintar os muros exteriores que estão um pouco sujos das chuvas? O facto de ter electrodomésticos, guardas de banheira e poliban, recuperador de calor, será que conta para a avaliação ou é uma pergunta disparatada?

    Já me disseram que essa avaliação tem mais a ver com áreas do imóvel, área/localização envolvente, materiais utilizados (madeiras, cerâmicos), estado geral da casa, por isso não sei o que valerá a pena investir que possa influenciar positivamente a avaliação.

    Em termos de humidades interiores temos muita sorte porque são inexistentes logo as paredes interiores têm a mesma pintura que tinham há 10 anos atrás, sem quaisquer cantos escuros ou vestígios de humidade, e faço por manter assim para que possíveis compradores não pensem que estamos a "tapar" alguma anomalia. Mas será que o avaliador ligará a esse pormenor?

    Estou com algum receio, ainda para mais com as últimas notícias dos bancos avaliarem abaixo das finanças.

    Obrigado desde já.
  2.  # 2

    em todo o caso quem faz o preço para o nuno vender é.... o nuno
  3.  # 3

    Estamos a falar de que tipo de moradia e em que zona ? Quanto está a pedir ?
  4.  # 4

    Não se dê ao trabalho, a avaliação vai ser feita pelo método comparativo, ou seja, vão ver qual o preço médio ai na zona, depois se interessar ao banco fazer o empréstimo avaliam pelo valor mais elevado, caso não interesse ao banco fazer o empréstimo avaliam pelo mais baixo.

    Em todo o caso, se o banco tiver na zona alguma moradia para venda, o empréstimo para a compra da sua vai ser negado, mas vai ser autorizado para a do banco.
  5.  # 5

    Colocado por: marco1em todo o caso quem faz o preço para o nuno vender é.... o nuno


    Pois, mas apesar do vendedor já ter oferecido um valor com que eu concordei, estamos dependentes da avaliação para o empréstimo se concretizar. Se o banco avaliar muito por baixo e só disponibilizar 80 a 90% dessa avaliação pode não chegar para o valor concordado.
    Por essa razão estava a ver se valia a pena dar uns retoques na casa com o objectivo de melhorar a avaliação, mas se realmente é por comparação, conforme o Keepper referiu, se calhar não adianta estar a ter mais despesas.
    •  
      FD
    • 14 maio 2013

     # 6

    Normalmente não vale a pena, o eventual peso que os avaliadores possam dar ao estado de conservação não é significativo no total da avaliação.
    Pelo menos, nesses problemas que indica, se tivesse uma fissura com centímetros de largura de alto a baixo da casa a conversa seria outra...
    Concordam com este comentário: marco1
  6.  # 7

    ... os retoques pouco ou nada contam para a avaliação do perito do banco... no entanto fazem a diferênça para o potêncial comprador que for visitar o imóvel.
    Concordam com este comentário: marco1, nunopresley
 
0.0102 seg. NEW