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      FD
    • 17 maio 2013

     # 21

    Colocado por: FilipeOliveiraÉ-me difícil perceber quando tiver o AC, quanto pouparia em eletricidade e ganharia em conforto se tivesse uma caixilharia mais eficiente.

    Acho que mais ou tão importante que a caixilharia é o isolamento térmico das paredes...
  1.  # 22

    Colocado por: FD
    Acho que mais ou tão importante que a caixilharia é o isolamento térmico das paredes...


    E o da cobertura?
    Concordam com este comentário: FD
  2.  # 23

    pois é.... a minha sugestão também é no sentido de primeiro isolar, ventilar, e depois Climatizar
  3.  # 24

    Pois mas a prioridade para os investimentos é garantir que no próximo inverno não se passa frio. Portanto o AC é a primeira prioridade. Quanto ao isolamento, vou tentar isolar no chão do sótão que não tem piso com lã. Quanto às paredes, o capoto para já não é uma hipótese e quanto à caixilharia ainda está em estudo já que representa um investimento elevado e sem percepção do seu retorno financeiro em termos de poupança energética.

    Como já disse atrás, a minha dúvida é não ter a noção do quanto irei ganhar em troca de investir na troca da caixilharia para perceber se vale a pena ou não investir já, ao mesmo tempo que o AC.
  4.  # 25

    numa situacao como esta, deve se comecar sempre por reduzir as fugas energeticas, e depois climatizar,

    e quase impossivel de saber qual a diferenca de consumos porque as variaveis sao muitas,
  5.  # 26

    se a caixilharia é de correr e com vidro simples, faz todo o sentido mudá-la.

    aproveite e melhore também a Cx de estore (se tiver)

    neste momento há apoios financeiros para substituição de caixilharias com vidro simples... fee.adene.pt
  6.  # 27

    Trocar a caixilharia ainda está em estudo. As tampas da caixa de estore são em madeira e algumas estão empenadas como é o caso da das imagens abaixo.
    Eu tinha pensado em vedar a tampa toda com silicone. Tenho ideia que estas em madeira são mais eficientes do que as de chapa de alumínio com um pouco de espuma por cima.

    Além disso estas janelas têm o inconveniente de, para além de serem de correr, serem compostas por muitos quadrados de vidro independentes e que nalgumas janelas as borrachas que o seguram já estão a recidir e há mesmo um buraco entre o vidro e a armação de alumínio.
    Acredito que estas janelas ainda sejam piores do que umas de apenas 1 vidro simples.

    Eu por mim trocava a caixilharia mas o que me prende é que a casa não é nossa, é do pai da minha esposa e ainda é um investimento acima de 5k€ que tem que ser bem pensado se vale a pena investir numa coisa que não é nossa. O AC a qualquer momento salta daqui para outra casa sem problema por isso não me importo de investir no melhor que há. A decisão de avançar com a troca da caixilharia é pessoal, mas eu estava a ver se com o feedback mais técnico do pessoal daqui do fórum conseguia perceber se valia a pena investir ou não, porque tanto podemos estar aqui mais 2 anos como 10 ou até definitivamente.

    Abaixo deixo umas fotos das janelas e do estado de uma das tampas de madeira amovíveis.


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  7.  # 28

    Como sabe;eu sou suspeito...livre-se desses caixilhos.
  8.  # 29

    Eu estou inclinado a mudar a caixilharia, apesar de o seu retorno financeiro demorar mais de 20 anos (pelos cálculos que fiz, a troca poupar-me-á entre 200€ a 400€ de eletricidade anuais) o conforto também será outro, ganho isolamento acústico e uma grande vantagem é a facilidade de limpar as janelas novas, porque estas são um pesadelo para limpar os vidrinhos!

    Agora, vocês falaram no isolamento do tecto e eu fui fazer uma experiência. No sótão existe área preparada para habitação com o piso rebocado e com laje inclinada sob o telhado, o que garante bom isolamento. Mas na restante área do sótão, não tem o piso rebocado e o telhado está assente em ripado de cimento, sem placa de isolamento. Ora fui fazer umas medições de temperatura na noite anterior em que estavam cerca de 10ºC na rua e a diferença de temperatura entre as duas áreas foi de 4.5ºC! É muita a energia que a laje recebe vinda do piso principal e depois dissipa para as telhas e consequentemente para o exterior.
    Estou decidido a isolar o piso do sótão que não está coberto com laje, com Lã de rocha ou lã de vidro. Já li aqui no fórum que o ótimo são 2 camadas cruzadas de 6mm de Lã de Vidro. Ainda vou investigar isso melhor.

    Agora voltando ao Ar condicionado.

    Na imagem abaixo tenho a planta detalhada com a sobreposição do piso a climatizar e do sótão. Incluo também as áreas correctas e a localização das UIs e as suas capacidades que tenho em mente. Gostava de ouvir aqui a vossa opinião, e em particular do Jorge Alves (que me ajudou inicialmente) quanto à disposição das máquinas e potências deste cenário, tendo em conta que os Halls serão para ser climatizados de forma indirecta.

    Incluo também uma tabela de comparação de várias combinações de máquinas Daikin, com o preço e eficiência do sistema.

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    Obrigado pelo vosso feedback, tem-se revelado muito proveitoso. :)
  9.  # 30

    Se fosse para mim, primeiro colocava o AC e depois, conforme a qualidade ambiente conseguida e a capacidade financeira, ia isolando...Igualmente, mais depressa colocava tectos falsos com isolamento manta lã do que trocava a caixilharia...é pela lage que foge a maior parte do calor...A caixilharia, além de dar para melhorar fugas, promove percas menores (comparando com a lage) e é um investimento enorme...pelo que, eu o deixaria para o fim...
    Concordam com este comentário: FilipeOliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeOliveira
  10.  # 31

    eu acho que tem diminuir ao maximo as perdas energeticas quer pelas paredes\tectos\lage ou pela caixilharia e colocar o ar condicionado,

    como o dinheiro não estica por mais vontade que tenhamos e a ter que fazer investimentos faseados, começava pelo tecto\laje depois o ac e depois a caixilharia,


    no AC coloque a ultima opção porque faz exactamente o mesmo que as outras e é mais barato.

    PS: o COP maximo não tem grande expressão(serve basicamente para comparação entre diferentes equipamentos) porque dificilmente o equipamento o utilizará muitas vezes, o mais frequente é ter uma taxa de uso a rondar os 50% a 80% e ai o COP é muito superior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeOliveira
  11.  # 32

    Obrigado pelo vosso feedback. Quanto ao isolamento da lage do tecto vou mesmo avançar para 2 camadas de lã de rocha cruzadas, já que eu pude comprovar que se perde imensa energia por aquela via.

    Quanto à caixilharia, pois se calhar vale mais isolar o tecto e meter AC e ver como se comporta este Inverno, se para o ano for necessário investe-se na caixilharia. Calafetar as janelas de correr com aquelas tiras de borracha é uma boa ideia?

    Jorge Alves, o meu medo é que com a máquina de 35 na cozinha em vez de uma de 42 e uma de 20 no quarto 1 em vez de uma de 25, depois não sejam suficientes para climatizar os halls indiretamente, ou até que sejam insuficientes para criar um clima agradável nos dias mesmo frios de inverno com temperaturas exteriores mínimas de 0ºC. Tenho algum medo em subdimensionar, particularmente quando os 3 instaladores que vieram cá ver a casa dimensionaram a sala com 42 e a cozinha com 42, e inclusive um deles propôs uma de 50 para a cozinha. Há dias falei com um deles em que perguntei se um de 35 não chegava para a sala e ele respondeu-me que era melhor uma de 42, que era para ter a sala mesmo quentinha nos dias mais frios.
    Agora, se aquilo foi paleio de vendedor ou não, é a minha dúvida! :)

    Aqui o Paulo Fernandes, que saúdo pelo seu contributo com o seu diário do seu sistema multi-split, poderá também dar uma ajuda quanto ao dimensionamento já que também ele tem janelas de correr com vidro simples julgo eu, e usou num máximo uma máquina de 35 para uma área que me lembro ser bastante generosa.
  12.  # 33

    Cada caso é um caso...A minha casa é no distrito de Aveiro e tem 3 portadas de correr e as restantes (16) são normais ou oscilo-batente...todas com vidro duplo e sem corte térmico...Tenho parede dupla com xps no meio e não tenho tectos falsos...e para 130m2 úteis a potência é cerca de metade do aconselhado e dá á justa nas alturas de muito frio...

    A casa do Filipe, mais antiga e com menor isolamento deverá precisar de mais potência...mas, se fosse para mim, eu evitava as unidades acima dos 35...gastam muito e o ruído é superior...Se colocar tectos falsos, pode reduzir a potência para quase metade...Eu ainda não tenho mas já tenho um ex prático que confirma isso...Depois dos tectos falsos, o consumo reduziu cerca de 30/35%...

    Eu comecei pelo AC e, ao fim de 3 anos e meio não me arrependo...Na equação conforto, foi a melhor opção investimento/tempo retorno
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeOliveira
  13.  # 34

    o meu medo é que com a máquina de 35 na cozinha em vez de uma de 42 e uma de 20 no quarto 1 em vez de uma de 25, depois não sejam suficientes para climatizar os halls indiretamente, ou até que sejam insuficientes para criar um clima agradável nos dias mesmo frios de inverno com temperaturas exteriores mínimas de 0ºC. Tenho algum medo em subdimensionar, particularmente quando os 3 instaladores que vieram cá ver a casa dimensionaram a sala com 42 e a cozinha com 42, e inclusive um deles propôs uma de 50 para a cozinha

    já lhe mostrei que o que conta são as tabelas de potencia da maquina exterior, e não é por ter uma maquina mais potente no interior que lhe vai adiantar,

    relembro que estamos a falar em exclusivamente aquecimento e é com isso que fiz as minhas recomendações, relembro que a potencia útil máxima da unidade exterior em aquecimento é de 11Kw e a maquina interior tamanho 35 (que tem 3,5Kw de potencia nominal em ARREFECIMENTO) tem uma potencia máxima disponível de 4,26Kw, logo não existe nenhum motivo TÉCNICO para colocar uma unidade de tamanho superior.
  14.  # 35

    se fosse para mim, eu evitava as unidades acima dos 35...gastam muito e o ruído é superior

    nesta gama e com as maquinas actuais os modelos 42 e o 50 pouco mais ruido fazem que a 35 até as dimensões são as mesmas, a grande diferença é mesmo o preço e a potencia disponivel,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeOliveira
  15.  # 36

    Colocado por: jorgealvesrelembro que estamos a falar em exclusivamente aquecimento e é com isso que fiz as minhas recomendações, relembro que a potencia útil máxima da unidade exterior em aquecimento é de 11Kw e a maquina interior tamanho 35 (que tem 3,5Kw de potencia nominal em ARREFECIMENTO) tem uma potencia máxima disponível de 4,26Kw, logo não existe nenhum motivoTÉCNICOpara colocar uma unidade de tamanho superior.


    Então no inverno, ter uma de 42 ou 35 é igual quando modulam para uma % mais baixa, compreendi, mas e quando arrancam, a de 42 não irá aquecer mais depressa do que a de 35?
    Além disso, depois no verão não fico limitado?

    Obrigado.
  16.  # 37

    Outra questão:
    Nas tabelas de combinações, na coluna da corrente total mínima em amperes, um valor de 4, por exemplo, significa que a unidade exterior a funcionar no ralenti vai estar a gastar no mínimo 4*230 volts = 920watts? Mesmo num cenário em que apenas uma unidade interior necessite do apoio do compressor ligado? Se for assim, não se torna ineficiente estar a gastar 920W para alimentar uma divisão que se fosse com mono-split poderia estar a respectiva unidade exterior (mais pequena) a gastar digamos uns 300W?
  17.  # 38

    Uma terceira questão só para fechar a noite. :)

    Estive a olhar para as tabelas e vejo que duas máquinas separadas, sejam 3MXS40 + 3MXS52 ou 3MXS52 + 3MXS52, fica-me sempre mais barato do que a máquina 5MXS90, embora seja uma diferença entre 100 e 200€. Além disso, ao analisar as tabelas de potência destas máquinas, com as unidades interiores, vejo que no caso de conjugar da seguinte forma:
    Quartos = UE 40 --> UI 25+ 20 (com possibilidade de juntar mais uma de 25) --> 5kW calor max
    Cozinha, sala, escritorio = UE 52 --> UI 25 + UI 35 + UI 35 = 8,08kW calor max

    Dá um total de 13,08kW de calor máximo com o sistema todo ligado, enquanto que a 5MXS90 dá 11,11kW.

    As amperagens mínimas somadas também é inferior à maquina de 90: 1,4+1,5 = 2,9A -> 2,9A x 230v = 667W no ralenti, contra 3,6A da de 90 (828W).
    Porém na potência máxima as amperagens são superiores à de 90: 14,3A -> 14,3A x 230v = 3289W ao máximo, contra 12,8A da de 90 (2944W).

    Neste cenário as máquinas são mais silenciosas, no papel pelo menos, mas são duas, gerarão ressonância? E existe a possibilidade de funcionar em zonas independentes (quartos e resto da casa), podendo desligar selectivamente as áreas.

    Vantagens e Desvantagens deste cenário?
    Jorge Alves, opinião do perito precisa-se! :)

    Desde já o meu muito obrigado!
  18.  # 39

    Mesmo num cenário em que apenas uma unidade interior necessite do apoio do compressor ligado? Se for assim, não se torna ineficiente estar a gastar 920W para alimentar uma divisão que se fosse com mono-split poderia estar a respectiva unidade exterior (mais pequena) a gastar digamos uns 300W?

    não existem milagres, essa é a única desvantagem de um multi-split,
    qualquer maquina com inverter tem sempre uma rotação\potencia minima que é cerca de 10% a 20% da capacidade nominal.

    Estive a olhar para as tabelas e vejo que duas máquinas separadas, sejam 3MXS40 + 3MXS52 ou 3MXS52 + 3MXS52, fica-me sempre mais barato do que a máquina 5MXS90, embora seja uma diferença entre 100 e 200€. Além disso, ao analisar as tabelas de potência destas máquinas, com as unidades interiores, vejo que no caso de conjugar da seguinte forma:
    Quartos = UE 40 --> UI 25+ 20 (com possibilidade de juntar mais uma de 25) --> 5kW calor max
    Cozinha, sala, escritorio = UE 52 --> UI 25 + UI 35 + UI 35 = 8,08kW calor max

    Dá um total de 13,08kW de calor máximo com o sistema todo ligado, enquanto que a 5MXS90 dá 11,11kW.

    contra factos não há argumentos,

    vou transcrever o que disse o responsável técnico da Daikin Portugal certa vez "os bi-split são quase tão maus como os mono-split".

    quase todo o meu trabalho no pós venda e após garantia é graças aos mono-split e aos multis de 2 vias, sendo raríssimos os casos de maquinas com mais saídas,

    Neste cenário as máquinas são mais silenciosas, no papel pelo menos, mas são duas, gerarão ressonância?

    não, mas a 5MXS90 também não.

    E existe a possibilidade de funcionar em zonas independentes (quartos e resto da casa), podendo desligar selectivamente as áreas.

    isto é uma desvantagem, imagine que por qualquer motivo coloca uma unidade em frio e outra unidade em quente, a energia consumida é só para se anularem uma á outra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FilipeOliveira
  19.  # 40

    Obrigado Jorge Alves, foi uma grande ajuda.

    Acabei por optar pela seguinte solução:
    Exterior: 5MXS90E
    Interior: série FTXSK
    Cozinha: 42
    Sala: 42
    Escritório: 25
    Quarto1: 25
    Quarto2: 20

    Próximo passo é arranjar Lã de Vidro para estender no sótão.
 
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