Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Ando com um problema surreal, tenho um terreno rústico numa aldeia longínqua, que não faço ideia onde se situa ao certo e nem sei as limitações, para ser sincero nunca fui a esse terreno, apesar de ter curiosidade em pelo menos conhecer a zona, mas como moro a mais de 400km do local....

    A única coisa que tenho é a caderneta predial, onde entre outras coisas, tem informação sobre concelho, freguesia, e depois resta-me o lugar "tal".

    O que posso fazer para saber realmente onde é esse "tal" lugar e as limitações? (não tenho vizinhos, nem pessoas conhecidas na aldeia, nem nada do que se pareça)


    Que poderei fazer?


    Antecipadamente grato.
  2.  # 2

    Boa tarde
    Pode contactar o Serviço de Finanças da àrea onde se situa o prédio (terreno).
    lá existem os mapas topográficos, onde pode consultar a licalização.
    antigamente o mapa da localização dos prédios rústicos tinham mapa anexo, agora só por consulta directa.
    cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Albino.Mestre
  3.  # 3

    Não me parece que se safe no serviço de finanças local pedindo os mapas topográficos.
    1º porque dificilmente têm esses mapas topográficos para terrenos rústicos e depois porque lá só têm aquilo que consegue obter também via internet sobre a caderneta predial.
    Mas podem ajudar de outra maneira.
    Se diz que está a 400 Km de distância do terreno provavelmente a propriedade é no interior do país. Se for num concelho que nem sequer cadastro tenha mais dificil se torna.
    Mas não é de todo impossível. Uma coisa é certa, das duas uma: ou vai para a terrinha e investiga por conta própria ou arranja lá um "sherloc holmes" para fazer esse trabalho.
    Mas prepare-se para surpresas, se não sabe onde fica o terreno e se já lá não vai há muitos anos, a coisa pode-se complicar. Provavelmente terá lá uma casa ou uma plantação de eucaliptos.
    Mas faça assim:
    - Na caderneta predial tem o nome da propriedade e a zona onde está implantada;
    - Tem também os nomes dos proprietários confinantes;
    É uma pista, vai para a terrinha e pergunta por lá onde é a zona com esse nome. Alguém deve conhecer; Pergunta também se conhecem as pessoas cujos nomes constam como confinantes na caderneta predial; Tenta falar com essas pessoas se ainda forem vivas ou alguns dos herdeiros directos.
    Alguém sabe onde é esse terreno.
    Não espere obter através de câmaras; finanças; conservatórias ou outras repartições essa informação. Eles não sabem de nada. Só se for por muita coincidência, caso seja um meio pequeno e algum funcionário mais atento saiba de alguma coisa.
    Há por aí uns concelhos que têm cadastro predial mas são poucos. Pode ter essa sorte, mas aí deve contactar o Instituto Geográfico Português.

    E ainda há outra coisa que pode fazer se entretanto não tiver sucesso com estas medidas:
    Os artigos eram atribuidos com uma determinada ordem, ou seja, números todos seguidos para terrenos seguidos;
    Com o número do seu artigo vá ás finanças e peça que lhe dêm nomes dos proprietários dos artigos imediatamente a seguir e anteriores ao seu;
    Não sei se eles podem dar essa informação mas se pedir com jeito consegue sem grandes complicações. Caso contrário terá de pedir certidões de teor e essas são pagas.
    Já fica com mais alguns nomes por onde pode também pesquisar.
    Alguma destas pessoas sabe onde é o terreno (deles) e por conseguinte pode localizar o seu porque é confinante.

    Mas é como eu disse atrás, pode vir a ter muitas surpresas. Como não sabe onde é, provavelmente algum vizinho mais atrevido já se "abotou" com o terreno.

    Mas como é que deixou chegar a uma situação destas, até pode lá ter uma fortuna em valor e não ligou nada estes anos todos!!!

    Sabe ao menos se o terreno foi avaliado recentemente? É que alguns concelhos fizeram e outros vão fazer avaliações à propriedadae rústica e podem aparecer alterações à matriz. Os elementos que tem estão actualizados? Número de matriz, confrontações, área?

    Tem aí um bom deafio pela frente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Albino.Mestre
    •  
      FD
    • 16 maio 2013

     # 4

    Colocado por: 1255Mas como é que deixou chegar a uma situação destas, até pode lá ter uma fortuna em valor e não ligou nada estes anos todos!!!

    Herança?
  4.  # 5

    Não foi herança, foi-me "oferecido" há muitos anos e nunca dei importância, se o terreno tivesse algum valor, não me teriam oferecido, daí nunca ter dado importância...

    Na caderneta predial não tem nomes dos proprietários confinantes / confrontações.

    Estou a ver que tenho que ir lá....e realmente algum vizinho já se deve ter apropriado do terreno....

    Muito obrigado pela ajuda.
  5.  # 6

    Estou numa situação idêntica á do Albino Mestre, tenho 5 artigos rusticos de umas dezenas de metros de terreno com "mato" que não sei aonde ficam e pago IMI entre 0,70€ e €2,80... estão perto de uma aldeia que está próxima de ser mais uma das aldeias desertas do pais...
    Não me importava de doar aquelas coisas ao estado ou a alguém... será que consigo?
  6.  # 7

    Colocado por: miguelgEstou numa situação idêntica á do Albino Mestre, tenho 5 artigos rusticos de umas dezenas de metros de terreno com "mato" que não sei aonde ficam e pago IMI entre 0,70€ e €2,80... estão perto de uma aldeia que está próxima de ser mais uma das aldeias desertas do pais...
    Não me importava de doar aquelas coisas ao estado ou a alguém... será que consigo?


    Em que zona do país fica ?
  7.  # 8

    Na zona de s.Pedro do sul-viseu
  8.  # 9

    Consegue doar ao estado ou a qualquer pessoa, mas para isso tem de ter tudo legalizado em seu nome.
    Inscrição matricial em seu nome e registo na conservatória.
    Para além de mais alguns procedimentos tem sempre que fazer uma escritura de doação para que fique tudo legal.
  9.  # 10

    Colocado por: miguelgNa zona de s.Pedro do sul-viseu


    Conheço bem a zona, é a terra dos meus pais.
    O problema é existirem parcelas muito pequeninas e há muitos terrenos nessa zona nessa situação.
  10.  # 11

    Colocado por: miguelgEstou numa situação idêntica á do Albino Mestre, tenho 5 artigos rusticos de umas dezenas de metros de terreno com "mato" que não sei aonde ficam e pago IMI entre 0,70€ e €2,80... estão perto de uma aldeia que está próxima de ser mais uma das aldeias desertas do pais...
    Não me importava de doar aquelas coisas ao estado ou a alguém... será que consigo?
    Se queres doar isso eu sou candidato. Onde é essa aldeia ?
  11.  # 12

    Penso que as camaras municipais, o Departamento de Planeamento, Gestão e Qualificação Urbana, possuem a planta de localizaçao dos terrenos.
  12.  # 13

    O Instituto Geográfico Português disponibiliza informação cadastral on-line do País. Se souber o distrito, concelho, freguesia e o artigo da matriz e se essa zona já tiver disponível no site, pode nos diversos mapas do concelho consultar o mapa da folha cadastral e tentar encontrar o artigo da matriz em questão. Para isso seguir o link http://www.igeo.pt/servicos/cic/cad_seccoes.asp
 
0.0171 seg. NEW