Colocado por: Alexluxxobviamente antes de ir para uma solução que seria morosa e altamente onerosa, como, por exemplo, ir para tribunal!
Colocado por: FD
Acho que não há entidade nenhuma que o possa ajudar directamente que não os tribunais.
Dito isto, se a casa estiver em mau estado, sei lá, em risco de derrocada ou que represente perigo para a população, pode ser que uma queixa na câmara possa ter algum efeito...Estas pessoas agradeceram este comentário:Alexluxx
Colocado por: pedromdfEntão quer dizer que para resolver a infiltração da sua casa combinou com o vizinho fazerem ambos obras e o vizinho não terá feito a parte que lhe cabia do compromisso?
Desculpe fazer estas perguntas mas servem para ver se pondo o caso em tribunal não se meta num problema maior.
Colocado por: AlexluxxPorque me parece que entre companhias poderá ser igualmente moroso, contudo posso ao mesmo tempo contactar a minha companhia de seguros, não tenho nada a perder.
A sua melhor hipótese está na vistoria da câmara. Se houver motivos para obras coercivas, tem sorte senão, só em tribunal.
Se for uma comarca pequena até pode resolver o problema rapidamente.
Colocado por: AlexluxxNão sei como se faz, dado que é a primeira vez que utilizo este fórum, mas peço aos administradores, o favor de encerrarem este tópico.
Voltará ao fórum para nos dizer como tudo se resolveu
Colocado por: FD Voltará ao fórum para nos dizer como tudo se resolveu
E se eu fechar já não pode fazer isso...
Colocado por: Alexluxx
O que devo fazer? A que autoridades me devo dirigir? A queixa é na Câmara?
Acho que não há entidade nenhuma que o possa ajudar directamente que não os tribunais.
Dito isto, se a casa estiver em mau estado, sei lá, em risco de derrocada ou que represente perigo para a população, pode ser que uma queixa na câmara possa ter algum efeito..
.... A sua melhor hipótese está na vistoria da câmara. Se houver motivos para obras coercivas, tem sorte senão, só em tribunal.
Se for uma comarca pequena até pode resolver o problema rapidamente.
Colocado por: Alexluxx ... acabei de contactar com a Câmara e já tenho algumas "dicas" de como proceder.
Ficam aqui os passos, dado que pode eventualmente ser útil para alguém mais tarde.
Sugeriram:
1- contactar com a minha companhia de seguros, para dar parte do que se passa, que por sua vez, fará contactos no sentido de saber se os proprietários da outra casa têm seguro, e tentar que isto seja resolvido entre seguros.
2- contactar com a Associação de Proprietários, que poderá tentar a mediação entre proprietários.
3- pedir à Câmara uma Vistoria de Salubridade, solidez e segurança, com o custo de 50 euros, e que após essa vistoria e parecer técnico, a Câmara poderá notificar os proprietários da casa ao lado a procederem às obras. Contudo, esta notificação, poderá ser ou não acatada pela outra parte.
Com esta conversa com a funcionária da Câmara, cheguei à conclusão de que irei proceder da seguinte maneira, em primeiro lugar optar pelo passo 2, e ao mesmo tempo pelo passo 3. Com a vistoria, poderá ser mais fácil, a Associação de Proprietários, pressionar a outra parte. E, em caso de ter mesmo que enveredar pelos tribunais, estarei já em poder de um parecer técnico.
Porque me parece que entre companhias poderá ser igualmente moroso, contudo posso ao mesmo tempo contactar a minha companhia de seguros, não tenho nada a perder.
Colocado por: Alexluxx
O caso já está encaminhado, já pedi a Vistoria pela Câmara - creio que os técnicos da Câmara, saberão melhor do que ninguém avaliar o que está em causa.
Não sei como se faz, dado que é a primeira vez que utilizo este fórum, mas peço aos administradores, o favor de encerrarem este tópico. Obrigada.
Colocado por: FD um dos pedidos que lhe foi feito quando iniciou esta discussão foi: Voltará ao fórum para nos dizer como tudo se resolveu
Colocado por: AlexluxxDe qualquer forma, se ao invés de saber qual a entidade a que recorri, e que era desde o início a minha questão, e que já informei qual foi, se se refere eventualmente a saber se o vizinho acabou ou não por fazer as obras, e se em caso negativo, mais tarde a única opção que me restou foram os tribunais, e se optei por seguir ou não essa via, e se sim, qual o resultado final, posso vir aqui dar feedback mais tarde, não sei é quando...
Colocado por: FDEspero que não tenha levado a mal o que escrevi, não era esse o meu objectivo. :)
Sim, era mais ou menos isto que seria útil. O quando é relativo... gosto sempre é de saber como é que as coisas foram resolvidas. :)
Colocado por: FDEspero que não tenha levado a mal o que escrevi, não era esse o meu objectivo. :)
Sim, era mais ou menos isto que seria útil. O quando é relativo... gosto sempre é de saber como é que as coisas foram resolvidas. :)
Colocado por: AlexluxxO que devo fazer? A que autoridades me devo dirigir? A queixa é na Câmara?
Colocado por: Erga Omnes
Procure um advogado e ele que envie uma notificação judicial avulsa, dando um prazo de 30 dias para o problema ser solucionado...
Caso não resolva o problema, existe um processo especial e urgente de tutela da personalidade...
Cumps
Colocado por: Rodri12
Parece que já foi resolvido, mas no entanto fica aqui a dica para casos futuros. ;)Estas pessoas agradeceram este comentário:Erga Omnes