Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Paguei um licenciamento a uma empresa de arquitetura, de reconstrução da minha casa, fui obrigado a iniciar a obra, porque segundo fiscais tinha prazo de x meses, acordei com pedreiro, que fez a primeira laje, quando me pediu o projeto de picheleiro, liguei á empresa de arquitetura, que tinha orçamentado 250,00€ para cada 1 das especialidades ex." projeto de drenagem de águas fluviais------250€ (outro) projecto de infra-estruturas de electricidade--------250,00€", e me disse que não estava incluído os projetos, mas simo licenciamento.
    Pergunto:
    ____Como pode se licenciar um projeto que não exste?
    ____Está incluído o projeto de pichelaria e eletricidade? tenho que fazer projeto?
    ____Por falta de verba tenho a 1ª laje feita e parei, mas e agora para continuar, vou fazer paredes, e os tubos?

    Obrigado pela ajuda.
  2.  # 2

    Colocado por: Victor Macedome disse que não estava incluído os projetos, mas simo licenciamento.

    Este devia levar logo um murro nas trombas!!!..ele tem que lhe entregar cópia dos projectos que foram aprovados pela Câmara.

    Se não entregar tem que ir à Câmara pedir uma cópia.
    Concordam com este comentário: Gabinete OP
  3.  # 3

    picareta

    quando se levanta a licença de construção, por norma uma cópia de todos os projectos aprovados são entregues ao requerente, uma cópia entregue pela camara carimbada.
    portanto neste processo muita coisa está a falhar e ainda a procissão vai no adro.
  4.  # 4

    Se não tem nenhuma colecção fornecida pela empresa de arquitectura nem a colecção carimbada pela câmara terá de ir à câmara solicitar essas colecções. Pode também ver nos vários ofícios que a câmara lhe enviou que projectos de especialidades foram pedidos / entregues. Veja se estão lá os de abastecimento de águas e drenagem de águas residuais domésticas e pluviais.

    Isto dos projectos de especialidades todos a 250 euros... ( veja se tem ficha electrotécnica ou se tem mesmo projecto de electricidade... se for mesmo projecto de electricidade tem aí um projecto quase dado, se for ficha electrotécnica está carota ). Nem falo nos projectos térmicos, de estabilidade caso tenha havido, etc.

    www.gabineteop.com
  5.  # 5

    Vou por pés ao caminho :)
    Obrigado.

    VM
  6.  # 6

    Sempre ouvi dizer que o barato sai caro... cada projeto de especialidade a 250€ ? muito estranho... mas dai nos tempos que correm e com a concorrência desleal que para ai anda já não digo nada...
  7.  # 7

    O projecto de electricidade só é obrigatório acima dos 50kVA. Duvido que seja o caso. Portanto o licenciamento consta sómente da Ficha Electrotécnica. Não me parece que 250€ inclua o projecto de execução de instalações eléctricas.
  8.  # 8

    Penso que Especialidades e Licenciamento são coisas diferentes, não pode falar de uma VS a outra.

    Especialidades = Projectos de engenharia, Arquitectura = Projectos de arquitectura.

    Licenciamento = fase do projecto. Tanto os projectos de especialidades como de arquitectura passam pela fase de licenciamento. De seguida podem passar pela fase de Execução. As fases são: Projecto Base, Estudo Prévio, Projecto Licenciamento, Projecto de Execução.

    Os projectos de especialidades tem sub-especialidades, que podem ou não ter sido contratadas.

    Quem saiba mais do assunto que me corrija.
  9.  # 9

    Até parece que estou a ver o que se passou:
    - contratou uma empresa de arquitectura para lhe fazer o projecto (pensa que de licenciamento), mas deve ter sido apenas o de arquitectura;
    - essa empresa submeteu o projecto de arquitectura à câmara e provavelmente já foi aprovado;
    - a câmara enviou a notificação da aprovação do projecto de arquitectura e com o prazo de 180 dias para apresentar os projectos de especialidades (daí os fiscais dizerem ao empreiteiro que tem prazo para começar a obra);
    - o contrato que fez diz respeito apenas à arquitectura, as especialidades serão todas cobradas à parte do valor avançado inicialmente (isso deve estar escrito nas letras muito pequeninas, tal como o iva a cobrar à parte e mais alguns pormenores tipo plano de segurança e saúde, fiscalização de obra, etc...);
    - com o projecto de arquitectura aprovado, e os fiscais até sabem disso, o empreiteiro iniciou os trabalhos (com base nos papeis que tinha para o orçamento que fez para a obra);
    - o orçamento foi feito ao m2, nem sequer precisou de ver as especialidedes;
    - Quando precisou de executar alguns trabalhos que constam nas especialidades, o empreiteiro pediu os respectivos projectos;
    - Estes ainda não existem nem sequer devem ter sido apresentados à câmara;
    - a obra ainda não está licenciada;

    Tenho probabilidade de acertar em 80% de tudo o que escrevi.
    Caso não seja assim e a obra esteja licenciada, os projectos de especialidades estão no processo na câmara. Vá lá e peça uma cópia, nem que tenha de a pagar. Sempre será mais barato do que as fotocópias da empresa de arquitectura.
  10.  # 10

    Colocado por: 1255- com o projecto de arquitectura aprovado, e os fiscais até sabem disso, o empreiteiro iniciou os trabalhos (com base nos papeis que tinha para o orçamento que fez para a obra);

    Não acredito nisto, tanto para dar orçamento como para começar a obra é indispensável ter os projectos de especialidade.
  11.  # 11

    Colocado por: 1255- contratou uma empresa de arquitectura para lhe fazer o projecto (pensa que de licenciamento), mas deve ter sido apenas o de arquitectura;


    Raios... essa frase não faz qualquer sentido! Ou faz? Devia ter escrito "(pensa que também de especialidades)
  12.  # 12

    rnja4Real
    pode não acreditar. É indispensável ter a obra licenciada e os projectos de especialidades mas vejo o contrário com muita frequência.
    Por onde tenho andado isso de começar obras apenas com o projecto de Arquitectura aprovado e empreiteiros a fazerem orçamentos sem terem as especialidades não é novidade nenhuma.
    É claro que não está correcto e ás vezes dá asneira da grossa mas é o Portugal Rural :-)

    danobrega
    Quando escrevi "...pensa que de licenciamento..." pressuponho que para o licenciamento tem de ter as especialiddaes.
    Cumprimentos
  13.  # 13

    bom dia, tenho uma habitação para remodular, gostaria de ter ideias de um arquitecto para gastar o menos dinheiro possivel e criar um projecto, alguem me pode ajudar?
 
0.0157 seg. NEW