Iniciar sessão ou registar-se
    • sc
    • 16 maio 2013 editado

     # 1

    Boa Tarde,

    Estou prestes a iniciar a construção de uma moradia e gostava de pedir a vossa opinião para esta questão dos isolamentos e pontes térmicas.
    Eu tenho no projecto este esquema, mas parece-me que há aqui falhas, mas isto sou eu que não percebo grande coisa do assunto. Será que me podem ajudar? Acham que isto a ser feito assim está correcto?
    Obrigada!!

    Catarina
  1.  # 2

    Colocado por: scmas parece-me que há aqui falhas

    Onde?
    • sc
    • 16 maio 2013

     # 3

    Na zona das cantarias penso que poderei ter problemas, pois não estão isoladas com xps(?). Pelas discussões que tenho lido aqui é importante este isolamento existir.

    Depois a zona dos pilares não deveria ter xps em toda a volta?

    Obrigada!!
  2.  # 4

    à luz do actual regulamento, não há falhas.
    há situações que podem ser melhoradas, nomeadamente nas pontes térmicas lineares.
    há por exemplo a viga/laje intermédia que podia ter uma correcção melhor, pelo exterior.
    aquela cimalha decorativa em betão também não favorece a ligação parede/cobertura
    o pavimento em contacto com o solo, sou da opinião que uma caixa de ar bem ventilada é melhor solução, embora o que tem se for bem executado também seja boa solução (embora penalizada pelo nosso actual regulamento de Termica).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sc
  3.  # 5

    Colocado por: scNa zona das cantarias penso que poderei ter problemas, pois não estão isoladas com xps(?).

    Em 10.000 casas uma tem corte térmico nas cantarias. Se desse problemas quase todas as casas teriam problemas, mas claro que eu aconselho a que faça o corte térmico.

    Como disse o fernandoFerreira, o regulamento permite as pontes térmicas lineares, não é por aí que entra o frio ou o calor para as habitações, podem causar condensações no interior, mas a verdade é que eu não tenho visto problemas causados por pontes térmicas lineares.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sc
  4.  # 6

    tem outra coisa que deve corrigir: a caixa de ar na parede dupla deve ficar do lado de fora do isolamento.
    quanto às pontes térmicas lineares, sempre que for possivel devem-se reduzir ao máximo... e ás vezes nem fica mais caro...
    Concordam com este comentário: sc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sc
  5.  # 7

    Para além de outros já referidos, há um aspecto que acho mal resolvido e que, na minha opinião, vai trazer problemas. De acordo com o pormenor "Pilares em parede", o pano interior de tijolo de 11 não vai ter sustentação suficiente, apenas cerca de 3 cm estarão apoiados na viga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sc
    • sc
    • 16 maio 2013

     # 8

    Antes de mais, obrigada pelas vossas respostas.

    Fico um pouco mais descansada com as vossas palavras. E será que alguém tem algum desenho de como fazer o corte térmico nas cantarias? Já pesquisei imenso e não consigo encontrar um esboço que seja, apenas com etics...

    Já agora, é impressão minha ou falta aqui qualquer coisa no desenho?

    Descrição: Laje do piso 0 - Desvão ventilado, incluindo forra de 4cm de XPS em toda a laje e murete em blocos de betão para cofragem executado na extermidade da viga de fundação, com 0,20 cm de altura, devidamente isolado com emulsão betuminosa e XPS de 3 cm pelo interior incluindo a impermeabilização da viga de bordadura criada"

    Mais uma vez, obrigada!
  6.  # 9

    Colocado por: scDesvão ventilado

    aí tem uma contradição, uma vez que o que está nos desenhos não tem desvão ventilado
  7.  # 10

    Colocado por: fernandoFerreiraaí tem uma contradição, uma vez que o que está nos desenhos não tem desvão ventilado

    São projectos chapa 5 !!!

    Colocado por: j cardosoDe acordo com o pormenor "Pilares em parede", o pano interior de tijolo de 11 não vai ter sustentação suficiente, apenas cerca de 3 cm estarão apoiados na viga.

    Acho que o J cardoso está a confundir uma planta com um corte ;)
    • sc
    • 16 maio 2013

     # 11

    Colocado por: fernandoFerreiratem outra coisa que deve corrigir: a caixa de ar na parede dupla deve ficar do lado de fora do isolamento.
    quanto às pontes térmicas lineares, sempre que for possivel devem-se reduzir ao máximo... e ás vezes nem fica mais caro...


    Bem...não sei se consigo perceber bem o que me quer dizer, mas vou tentar.
    O que me diz é que a placa de xps deve estar do lado do tijolo de dentro?

    Em relação às pontes lineares podem corrigir-se se tiverem xps a toda a volta?
  8.  # 12

    Acho que o J cardoso está a confundir uma planta com um corte ;)

    Experimente fazer o pormenor corte da viga naquela situação, é a mesma coisa
  9.  # 13

    Colocado por: scO que me diz é que a placa de xps deve estar do lado do tijolo de dentro?

    sim, a placa de XPS deve estar encostada ao pano interior de alvenaria.


    Colocado por: scEm relação às pontes lineares podem corrigir-se se tiverem xps a toda a volta?

    sim o ideal é quando existe continuidade no isolamento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sc
    • sc
    • 16 maio 2013

     # 14

    Colocado por: j cardosoPara além de outros já referidos, há um aspecto que acho mal resolvido e que, na minha opinião, vai trazer problemas. De acordo com o pormenor "Pilares em parede", o pano interior de tijolo de 11 não vai ter sustentação suficiente, apenas cerca de 3 cm estarão apoiados na viga.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sc


    ...Não consigo perceber...será que me consegue explicar com linguagem que eu perceba? :)

    Obrigada!
    • sc
    • 16 maio 2013

     # 15

    Picareta: Quem se enganou a fazer o desenho foi o técnico que fez o estudo térmico e não o empreiteiro. Ele é que se deve ter enganado e não corrigiu a imagem.
  10.  # 16

    Colocado por: scPicareta:Quem se enganou a fazer o desenho foi o técnico que fez o estudo térmico e não o empreiteiro.

    Eu disse o contrario?
    Concordam com este comentário: sc
    • sc
    • 16 maio 2013

     # 17

    Colocado por: Picareta
    Eu disse o contrario?
    Concordam com este comentário:sc


    Ah ok...peço desculpa...interpretei mal...
    • sc
    • 16 maio 2013 editado

     # 18

    O problema que o J Cardoso levantou não consegui percebi...será que alguém me pode explicar? Obrigada
  11.  # 19

    quanto às cantarias, vai ser só peitoril ou leva cantaria a toda a volta do vão?
  12.  # 20

    será que me consegue explicar com linguagem que eu perceba?


    Olhe para aquele desenho "Pilares em parede" e imagine que em vez de uma planta representa um corte a passar pela viga. O tijolo do pano interior vai assentar na viga só 3 cm, os restantes 8 ficarão assentes no isolamento, na forra e no estuque. Devia assentar na viga mais de metade da espessura, o ideal são 2/3 da espessura do tijolo
 
0.0222 seg. NEW