Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Sim é melhor ter um alarme, que não ter (a menos que esteja constantemente a dar falsos alarmes). Felizmente a quantidade de intrusos especialistas não é assim tão elevado como isso... mas é preciso que quem adquire os sistemas saiba o que está a comprar! Assim não tem falsas espetativas. Se tem milhões de euros em quadros, joalharia, relógios, moedas de ouro, etc... talvez não queira meter qualquer espécie de alarme sem fios, mas apenas alarmes ligados por cabo e ligado via Internet à central de alarmes por pelo menos dois formas diferentes (fibra óptica e 4G por exemplo).
  2.  # 102

    Colocado por: BetaEu optei por colocar um da Crow...sem qualquer mensalidade...
    Tenho à cerca de 4 anos sem qualquer problema.
    A mensalidade das centrais é muito alta para o serviço...dado que o que eles fazem na central nós também podemos fazer.... Ligar á Polícia para lá ir...
    Quando acionado o próprio sistema efetua chamada de telefone para vários numeros pré inseridos, e se um não atender ou tiver o telemóvel desligado liga para o seguinte. Foi o melhor que encontrei.
    Nas centrais de alarme dependendo do que se pretende gastar podem também colocar sensores com câmaras internas que se ligam automáticamente e procedem à gravação de imagens, mas a meu ver não é isso que vai impedir que após a intrusão de ser assaltado.

    Boa escolha
    Estas pessoas agradeceram este comentário:beatrizgoncalves


    Um da crow? por acaso nunca ouvi falar! Vou pesquisar :)
    Realmente a mensalidade das centrais é alta e para ligar para a policia nós podemos ligar :) Concordo consigo :)
    Obrigada pelas dicas!
  3.  # 103

    Colocado por: ANdieselUm alarme é sempre bom. Claro que podem ir uns dias antes e partir a sirene, bloquear sinais GSM, etc. Mas entre a minha casa com alarme e dezenas ao lado sem alarme, 90% dos ladrões vão à casa do lado sem alarme. Nesses 10% que podem teimar na minha, talvez 1% tenha esse equipamento e astúcia para desligar alarmes com recurso a bloqueadores de sinais e ir a minha casa cortar os cabos do telefone e partir a sirene uns dias antes.
    Portanto, na minha opinião alarme é sempre uma mais valia!!


    Os ladroes tb podem pensar: "Este como tem alarme deve ter mais coisas para roubar e de mais valor" ehehe :/
    Mas quem dera que não, claro! Acho que é sempre uma mais valia ter alarme, por isso é que tb quero colocar!
  4.  # 104

    Colocado por: josexySim é melhor ter um alarme, que não ter (a menos que esteja constantemente a dar falsos alarmes). Felizmente a quantidade de intrusos especialistas não é assim tão elevado como isso... mas é preciso que quem adquire os sistemas saiba o que está a comprar! Assim não tem falsas espetativas. Se tem milhões de euros em quadros, joalharia, relógios, moedas de ouro, etc... talvez não queira meter qualquer espécie de alarme sem fios, mas apenas alarmes ligados por cabo e ligado via Internet à central de alarmes por pelo menos dois formas diferentes (fibra óptica e 4G por exemplo).


    Como já tenho a pre instalação de alarme, o meu alarme não será sem fios... é mais seguro certo?
  5.  # 105

    Colocado por: josexy
    Tanto quanto sei, não é possível a um particular fazer um contrato desses a menos que tenha uma coleção de arte realmente considerada muito valiosa e com todas as provas e mais algumas disso mesmo, então aí, talvez, uma pessoa consiga ter a policia em sua casa em 3 minutos ou menos, mas terá de pagar muito bem por tal serviço... e gastar uma verdadeira fortuna no sistema de alarme que terá de ser do nível 4 provavelmente (o mais elevado) se é que se consegue arranjar equipamento de tal nível... que já de nível 3 é muito difícil.



    O que é isso de alarme nivel 3 e nivel 4?
  6.  # 106

    Crow é uma marca de equipamento de alarmes.

    Existe mensalidades apartir de 9,90€/ mês (118,80€/ ano) para estar ligada a uma central de alarme.

    Alarme ligado a uma central de alarme pode ser boa ideia...
    Muita gente comete o erro de pensar que para chamar a polícia também pode fazê-lo por si, e pode, mas e se for obrigada pelo intruso a desativar o alarme? Se tiver sem bateria ou sem rede, e as pessoas que possam estar na lista de contactos alternativos igual (podem estar todos de férias e sem rede na altura por exemplo). Estar ligado a uma central de alarme significa que alguém está lá garantidamente 24h/365d à espera de um eventual sinal de alarme.
    Acho que as centrais de alarme não têm isto, mas deveriam pedir:
    - Senha, contra-senha e senha para terem a certeza que estão a falar com central de alarmes e não com um palerma. Ou seja eles pedem uma senha e depois vós pedem a senha a eles... e eles pedem uma nova senha a vós para que mesmo que seja alguém a pedir a senha para ficar com ela não fique a saber a senha para desligar o alarme.
    - Palavra-chave para "está tudo bem" e para "estou sob ameaça, preciso de ajuda", tipo "lisboa" para está tudo bem, e "árvore" para preciso de ajuda imediata da polícia. Claro que cada um faria a sua que deveria poder mudar a qualquer altura.

    Alarmes podem dar uma falsa sensação de segurança...

    Infelizmente os intrusos tanto escolhem casas com, como sem, alarme. O ter alarme só significa que a pessoa se preocupa com a segurança. Muitas pessoas nem o ligam!

    Infelizmente muita gente comete o erro de pensar que os alarmes afastam intrusos, e sim, pode afastar um ou outro, mas muitos nunca demoram muito tempo no local... entre 2 a 5 minutos e estão a andar dali para fora com metade do que interessa da casa para eles (seja medicamentos, joias, dinheiro, computadores, smartphones, ouro, livros raros, cartões de crédito, passaportes, certidão de nascimento, etc.) e a policia muitas vezes demora entre 15 minutos e 1 hora a aparecer, ou nem aparecem, ou só passam de carro e vão se embora.

    Sistemas de alarme por cabo são mais seguros...
    Se colocar alarme por cabo estará de facto mais segura do que com um sistema sem fios entre os sensores do sistema de alarme, porque não podem ser interferidos/ bloqueados tão facilmente.

    Alarmes monitorizados através da Internet poderão ser mais seguros se for por pelo menos duas vias diferentes...
    Se quiser que envie sinais de alarme sugiro que tente que o alarme seja monitorizado pela internet e que tenha pelo menos duas vias de comunicação (4G/3G/GPRS e internet fixa... seja fibra ótica, adsl, cabo...). Equipamentos que comuniquem pela Internet também podem ser vulneráveis a outro tipo de ataques, mas aparentemente alguns fabricantes já corrigiram os problemas de segurança que existiam em alguns dos seus produtos.

    Alarme de grau 1, 2, 3 ou 4, são classes de segurança padronizadas na norma europeia EN 50131:

    - Grau 1 é para uma instalação com um risco baixo de intrusão. A propriedade provavelmente não atrairá intrusos. É assumido que o intruso será mais provavelmente um oportunista em vez de alguém que se dará ao trabalho de planear com antecedência. Provavelmente é alguém que irá apenas partir uma porta para entrar.
    O grau 1 será de interesse somente para propriedades domésticas (sem necessidade de sistema de alarme para um seguro).

    - Grau 2 é para um risco ligeiramente mais elevado de intrusão. A propriedade provavelmente terá algo que poderá interessar a um intruso experiente. Neste caso é esperado que o intruso tenha algum conhecimento de como funcionam os sistemas de alarme e tenha algumas ferramentas que lhe permitam ultrapassar um alarme simples. O intruso provavelmente irá verificar o edifício para verificar a facilidade de entrada através de portas, janelas e outras aberturas.
    O grau 2 será sobretudo para propriedades domésticas e de baixo nível comercial (ex. floristas, padarias, salões de beleza, vendedores de carpetes).
    -Grau 2X é o mesmo que o grau 2 mas o sistema NÃO é monitorizado (não envia o sinal de alarme para por exemplo: telemóvel, central de alarme, etc.), ou seja 2X é inferior ao grau 2 visto que o alarme só toca localmente.

    - Grau 3 é para uma propriedade com um risco substancial de ser alvo de uma intrusão. Existe uma boa razão para assumir que poderá ser alvo de intrusão e poderá conter objetos de elevado valor. É provavel que um intruso possa ganhar acesso ao interior através de portas, janelas e outras aberturas. O intruso poderá ser muito experiente com sistemas de alarme e possuir um conjunto de equipamentos e ferramentas para ultrapassar o sistema de alarme.
    O grau 3 será para propriedades domésticas de elevado risco e para a maior parte das propriedades comerciais (ex: tabacarias, garagens de automóveis, distribuidores de informática, lojas de dispositivos móveis, lojas de desporto).

    - Grau 4 é para propriedade de alto risco. É esperado que os intrusos planeiem a intrusão com tempo e tenham conhecimento e equipamento para alterar partes do sistema de alarme para prevenir a deteção. É assumido que o intruso poderá entrar pelo chão, paredes ou tetos (por todo e qualquer lado basicamente). O intruso provavelmente não trabalhará sozinho.
    O grau 4 será para propriedades domésticas de alto risco e espaços comercias de elevado risco (ex. bancos, joalharias, lojas de ouro, lojas de relógios de luxo, instalações militares, instalações de investigação governamental. Onde exista um risco elevado de ser alvo de intrusão por parte de grupos organizados de crime e/ ou terroristas).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: beatrizgoncalves, andrezo
  7.  # 107

    Colocado por: josexy- Senha, contra-senha e senha para terem a certeza que estão a falar com central de alarmes e não com um palerma. Ou seja eles pedem uma senha e depois vós pedem a senha a eles... e eles pedem uma nova senha a vós para que mesmo que seja alguém a pedir a senha para ficar com ela não fique a saber a senha para desligar o alarme.


    Não é suposto todas as centrais de alarme fazerem isso?! Fico admirado que alguma não funcione assim. Talvez por isso umas custem 9€ e outras 20€. Mas se me disser uma competente por 9€, estou interessado! Ah, além da função das senhas, o preço da ligação tem que incluir um check diário ao sistema e envio à central. Tem ainda que detectar e avisar a central de baterias baixas, falhas de luz, ativações e desativações do sistema, etc...
  8.  # 108

    Colocado por: ANdiesel

    Não é suposto todas as centrais de alarme fazerem isso?! Fico admirado que alguma não funcione assim. Talvez por isso umas custem 9€ e outras 20€. Mas se me disser uma competente por 9€, estou interessado! Ah, além da função das senhas, o preço da ligação tem que incluir um check diário ao sistema e envio à central. Tem ainda que detectar e avisar a central de baterias baixas, falhas de luz, ativações e desativações do sistema, etc...


    Penso que a maioria das centrais de alarme apenas pedem uma senha e já está.

    Na melhor das hipóteses podem pedir uma contra-senha depois de terem dado a vossa... logo se a deram aos intrusos, eles podem fazer a intrusão nesse momento, pois já terão a senha para quando telefonarem da empresa de segurança, pois só perguntam a quem quer que esteja no local 1 senha.

    A contra-senha é para terem a certeza que estão a falar com central... mas nesse momento quem quer que vos tenha pedido a senha já terá a vossa... e mesmo que pudessem pedir em primeiro lugar a senha tal só facilitaria a vida aos intrusos, pois poderiam pedir a senha primeiro à central de alarme, ficar com a senha e depois enganavam o cliente fazendo-se passar pela central de alarme... é preciso ver que as comunicações são feitas pelo meio inseguro que é a rede 4G/ 3G/ GPRS/ GSM onde é sempre possível obrigar os aparelhos a comunicar de forma insegura e assim interceptar as chamadas da mesma maneira que podem intercetar as linhas telefónicas/ fibra ótica/ cabo para fazer de conta que é da empresa de segurança. Sim, significa mais trabalho por parte de intrusos, mas é perfeitamente executável... é preciso não esquecer que ganham muito dinheiro a roubar o que é dos outros, logo tem dinheiro para comprar esse tipo de aparelhos, ou mesmo fazê-los se tiverem conhecimentos/ jeito para tal. Algum especialista poderá dizer que muitas vezes o sinal do operador é muito forte e tais aparelhos não funcionariam... mas quem é que diz que os mesmos jogam pelas regras? Podem simplesmente destruir as antenas próximas para obrigar o sinal a ir para o aparelho deles.

    Sim, tais serviços de monitorização em alguns está incluído e em outros será pago à parte, às vezes por cada peça e/ ou utilizador adicional. Já indiquei aqui neste tópico na mensagem 103 quais as empresas que publicitam tal serviço a desde 9,90€ mas não sei qual é a empresa que presta o serviço da central de alarmes em si, nem quais os serviços incluídos/ opcionais, por isso não recomendo nem digo que não recomendo, terão de avaliar por vós.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: beatrizgoncalves
  9.  # 109

    Não querendo ir contra a sua opinião, pois todas são válidas, acho que você exagera um pouco. Então acha que os intrusos vinham uns dias antes com carrinhas disfarçadas com estúdios de escutas montados para ouvir a minha senha? Iriam dar-se ao trabalho de destruir as várias antenas de telecomunicações existentes na zona? Bom, isso é muito 007.

    Agradeço pela indicação da ligação a 9,90€, já pedi orçamento, saber o que inclui por aquele valor.
  10.  # 110

    A realidade supera em muito a ficção! Muitos fazem o alarme disparar, apontam um sistema de ouvir pelos vidros e ouvem o proprietário a dar o código pelo telemóvel, depois fazem o assalto... mas têm o código para que o alarme seja desconsiderado... quanto às caras deles, podem simplesmente usar umas máscaras que pareçam pessoas nas câmaras para o pessoal da empresa de alarmes não ficar desconfiado dos gorros tipo passa montanhas...

    Quanto ao darem se ao trabalho e vir com carrinhas... e destruir as antenas, acho que sim! Tudo depende do intruso(s) e do(s) potencial(ais) alvo(s). Alguns chegam a atacar fisicamente centrais de recepção de alarme só para que não existe sequer ninguém para dar seguimento aos alarmes.... outros metem escutas para saber se já foram detectados, enfim, existem imensas formas... outros cortam as comunicações todas das centrais de alarme (cabos e interferem com as comunicações sem fios) além de destruírem as antenas nas proximidades da instalação a atacar.

    Mas já vi ainda melhor! Fazem-se passar por funcionários da empresa de alarmes à qual estão ligados, telefonando primeiro a dizer que detectaram uma avaria qualquer, depois combinam uma visita técnica, o técnico convence a pessoa a colocar o seu código para ligar/ desligar o sistema (filmam... nem que metam a câmara nas costas do suposto funcionário para fazer de conta que não está a ver... mas está a filmar!) e pronto, depois é só voltar quando não estiver ninguém e não há alarme para ninguém. Claro que em alguns alarmes isso não dá porque é com comandos e leitores de proximidade... que estão sujeitos a outras vulnerabilidades... por exemplo nos de proximidade existe pessoal a utilizar repetidores para fazer chegar o sinal aos carros estacionados à porta e depois abrem a porta e furtam de lá o que quiserem (acredito que em alguns casos possam fazer o mesmo com o sistema de alarme). Os comandos remotos que é necessário pressionar o botão, já depende, pois alguns basta captar o código para desativar e está feito, em outros captar tal código não serve de nada, pois o código muda cada vez que se carrega no botão e só é valido naquele momento em que se carrega nele e mandá-lo de volta não serve de nada pois a maioria dos sistemas minimamente bem feitos, rejeitam tal.
  11.  # 111

    Estou a gostar... estas pipocas já estão frias... vou buscar mais!
    Concordam com este comentário: ANdiesel
  12.  # 112

    De facto, está a fazer um filme daqueles!!! Esqueça isso, a não ser que vá assaltar o BCE, nenhum ladrão de apartamentos se vai dar ao trabalho que descreve. O alarme está lá para fazer barulho e saber que estou a ser assaltado, mas também nada mais que isso!!

    Relativamente às ligações a 9,90€, esqueça! Já pedi orçamento e o valor solicitado é mais do dobro do que o anunciado no site!!
  13.  # 113

    Aproveite e enquanto prepara as pipocas leia:
    Várias maneiras de ultrapassar e utilizar alarmes sem fio, e/ ou que usam comandos remotos: http://www.wired.com/2014/07/hacking-home-alarms/

    Tem alarme... este especialista diz algumas maneiras de o desativar por parte de intrusos: https://www.youtube.com/watch?v=6bRWJVul2yM

    O alarme está ligado a uma central remota de alarme? Eis algumas vulnerabilidades nos protocolos de segurança usado por algumas marcas: https://www.youtube.com/watch?v=cFSF7XNhU6g (algumas já corrigiram, outras não)

    E claro que já tinha lido algo sobre o assunto, foi num fórum, mas o fórum desapareceu, contudo os conteúdos continuam disponíveis em: ficheiro 1, ficheiro 2 e ficheiro 3 (3 partes diferentes).

    Conhecendo os métodos de atacar o sistema, podem planear melhor a proteção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: beatrizgoncalves
  14.  # 114

    Colocado por: ANdieselDe facto, está a fazer um filme daqueles!!! Esqueça isso, a não ser que vá assaltar o BCE, nenhum ladrão de apartamentos se vai dar ao trabalho que descreve. O alarme está lá para fazer barulho e saber que estou a ser assaltado, mas também nada mais que isso!!

    Relativamente às ligações a 9,90€, esqueça! Já pedi orçamento e o valor solicitado é mais do dobro do que o anunciado no site!!


    Já deixei aí várias fontes, podem ver por vós mesmos se é só filmes, ou se até é realizável... se prevenirem os problemas de segurança, o bem é vosso, caso estejam a contar com esses sistemas.

    Dizerem 9,90€ e depois se é de facto ao dobro do preço já me parece mal! Mas lá está... a partir de... enfim.
  15.  # 115

    E contra isto?
      alien.jpg
  16.  # 116

    LuisPereira, não ridicularize se não quer ser ridículo.

    Josexy, não digo que não existam maneiras de ultrapassar os alarmes, aliás, isso a mim sempre me pareceu óbvio. Porém, não é o comum ladrão que investe nisso. Pelo menos, não para assaltar uma casa e levar um LCD e mais uns trocos. Se estivermos a falar de ourivesarias, bancos e outros, então sim faz sentido toda essa preocupação.
  17.  # 117

    Isto acontece todos os dias...

    http://www.bbc.co.uk/news/uk-england-london-32414531
    Concordam com este comentário: ANdiesel
    • jukz
    • 19 maio 2015 editado

     # 118

    Percebo perfeitamente o que josexy diz. Todos os sistemas de alarme têm as suas falhas, acho que é importante que a pessoa saiba o que está a comprar. Quem está a vender nunca vai revelar as falhas.

    Também é importante perceberem que quem leva vida de meliante facilmente arranja equipamento baratissimo.. não vai de mãos a abanar dar festinhas na porta. Cada vez estão mais evoluídos. Nos assaltos aqui da zona , removeram portadas e cortaram vidro como se nada fosse. Acham difícil abrir a caixa de telecomunicações e utilizar um bloqueador de sinal?

    A título de exemplo já viram como andam a roubar os carros? Simplesmente através da porta da consola de diagnóstico de bordo.. O tempo das gazuas já foi..

    Eu próprio tenho um alarme, sei as suas falhas e tento colmata-las com boas práticas. Sei de casas com bons alarmes que foram assaltadas enquanto estavam a dormir, simplesmente porque não tinham o hábito de o ligar! Aliás, ainda existem pessoas que acham normal deixar a porta com o simples trinco. Para estas, não há alarme que lhes valha.
  18.  # 119

    Colocado por: LuisPereiraIsto acontece todos os dias...

    http://www.bbc.co.uk/news/uk-england-london-32414531
    Concordam com este comentário:ANdiesel


    Nessa noticia aparentemente o alarme disparou, a policia recebeu um telefonema, mas mesmo assim acho que não mandaram para lá ninguém para investigar de forma apropriada. Logo nem ter um alarme que funcionou como era suposto ajudou a proteger o cofre.
    Claro que proteger um cofre com apenas 50 cm de betão parece pouco... era suposto existir também sei lá... aço, aço muito espesso para realmente dificultar a coisa. Existem até paredes especialmente desenhadas para que mesmo com ferramentas pesadas ou até explosivos ser altamente difícil penetrar as mesmas... mas claro se os alarmes disparam e ninguém vai investigar os intrusos tem literalmente o tempo todo para consumar a intrusão, claro que o irão conseguir!

    Infelizmente ainda o mês passado, parece-me, vi uma notícia na CMTV (acho) em que entraram por uma ourivesaria fazendo um buraco na parede e levaram quase tudo o que quiseram... a ourivesaria tinha alarme, mas claramente não era apropriado para o local, pois fazer um buraco na parede deveria ter feito soar o alarme imediatamente!
    Uma pessoa onde configurei uma sistema de video-vigilância para ser visto à distância tem uma oficina de reparação de carros... abriram um buraco na parede para poderem chegar à caixa do sistema de alarme sem o fazer disparar.
    Noutra oficina de carros acho que abriram um buraco no teto para entrar lá dentro e furtar o que quiseram.

    Enfim, abrir buracos na parede/ chão e tetos é muito mais comum do que algumas pessoas pensam! E por vezes é tão fácil e rápido como entrar pela porta ou janela! Alguns intrusos fazem-no só para evitar os alarmes por completo... porque muita gente pensa que bastam uns sensores nas janelas e portas e já está.

    jukz, é precisamente isso! Os intrusos sabem muito bem as falhas dos sistemas! Existe pessoal a fazer dezenas/ centenas de intrusões, pode ter a certeza que a maior parte deles conhece muito bem os sistemas de alarme, os tempos de resposta das equipas de vigilância e polícia... muitos tem armamento que dão conta de qualquer polícia que lá apareça... e é por isso que muitos policias fazem questão de esperar bastante tempo para garantir que não correm risco de apanhar desse tipo de intrusos... que não lhes pagam para correr esses riscos (acham eles)... se ao fim de meia hora ainda lá estiverem a furtar/ roubar à descarada é porque devem ser muito burros! E provavelmente não serão tão perigosos.

    Remover portadas, abrir estores, cortar vidro, são coisas fáceis e com equipamento que se arranja facilmente!
    Muita gente acha dificílimo abrir as caixas de telecomunicações... ou usar os aparelhos que bloqueiam gsm/ gprs/ 3G/ 4G... e dar uns tiros nas antenas mais próximas quando o sinal é forte demais para os bloqueadores funcionarem.

    Mas ainda está melhor do que isso! Agora com um simples amplificador de sinal furtam as coisas dos carros, e até os próprios carros! Os fabricantes lembraram-se que era boa ideia dar uns aparelhos que fazem as portas abrir e o carro funcional só com a proximidade da pessoa com o emissor... sem carregar num botão sequer! Que maravilha para os intrusos!
    E tal sistema já chegou aos cartão de débito/ crédito... isto vai ser a roubalheira generalizada sem que o estado proíba estes idiotas das empresas de facilitar tanto a vida aos ladrões! Deviam simplesmente ir todos presos! Por facilitarem o crime de forma a que qualquer palerma pode roubar as pessoas sem que as mesmas tenham sequer qualquer hipótese de se proteger a sério.
    No cartão de débito ainda comprei uma capa de proteção [pub] http://www.ebay.co.uk/itm/191567090568 [/pub] e pelo menos enquanto está na carteira os dados estão protegidos, mas quando tenho de o usar tenho mesmo de confiar que não há ninguém perto com um sistema de leitura porque se tiver, os dados vão-se e podem comprar o que quiserem à minha custa e depois, se detetar (outro problema), tenho de andar à guerra com o banco quando era tão simples não ter o problema em primeiro lugar!

    Ter um alarme e conhecer as suas falhas é um ótimo principio, pelo menos não tem uma falsa sensação de segurança!
    Não ligar o alarme é um problema altamente comum! Muitas vezes nem quando basta apenas accionar um botão no comando! Alguns é por causa dos animais... apesar de já aos anos existirem sensores apropriados para animais e formas de contornar o problema (a algum custo da eficácia do sistema).
    Sim, infelizmente conheço esses casos pessoalmente, onde deixam as portas no trinco, mas tipo dá para abrir a porta do exterior rodando o manipulo... é o quão ridículo é! Só porque é uma porta das traseiras já acham que ninguém vai entrar, apesar de ser fácil a um intruso saltar os muros que rodeiam e chegar à propriedade...
    ... e o pior, mesmo que sejam furtados/ roubados uma e outra e outra vez duvido que mudassem os hábitos, como se tivessem que ser os ladrões a mudar os seus maus hábitos e não eles a dificultarem-lhes a vida.

    Para que não existam dúvidas, já li algures que um dos países onde levam a segurança mais a sério é Israel, aparentemente blindar as casas, por lá, se não é obrigatório é quase devido à situação deles... e existe intrusões na mesma... mas pelo menos já não são os palermas, mas apenas aqueles que se dedicam mesmo a sério... e claro, vão sendo apanhados.
  19.  # 120

    Eu tenho um cão, CCTV, Alarme sem ligações a centrais e deixo as portas abertas!

    O melhor de todo o meu sistema de segurança são os meus vizinhos... boas pessoas mas cuscas...tenho a casa sobre vigilancia 24h/dia
 
0.0431 seg. NEW