Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: LuisPereiraEu tenho um cão, CCTV, Alarme sem ligações a centrais e deixo as portas abertas!

O melhor de todo o meu sistema de segurança são os meus vizinhos... boas pessoas mas cuscas...tenho a casa sobre vigilancia 24h/dia

Espero que não seja assim como diz e que tenha mais cuidados do que diz ter, mas partindo do principio que é verdade, mesmo que não seja no seu caso...

Confiar nos vizinhos para vigiar é a pior ideia de sempre, existem mil e uma maneiras de enganar os vizinhos. A menos que lhes pague para ter a sua casa de baixo de vista não é boa ideia confiar nos vizinhos, porque podem não dar por nada (tipo andarem nas compras, ou terem ido ver os filhos, ou estarem a trabalhar, ou irem ao médico, ou andarem a limpar a casa...), ou não estranhar, ou terem medo... enfim... se detectarem algo e chamarem a polícia ou a si, tanto melhor, mas confiar que eles vão andar tomar conta do que é seu, talvez não seja assim tão boa ideia... provavelmente nem do que é deles conseguem tomar conta, quanto mais do que é dos outros.

Mas é só a minha opinião, e pelo que vi num programa (com vários episódios) que já recomendei aqui no fórum: https://www.youtube.com/user/SpeedingCheetah9000?feature=watch em dezenas e dezenas de assaltos que realizaram acho que talvez só meia dúzia de vezes se tanto é que os vizinhos acharam algo estranho e chamaram a polícia... e na realidade acho que é igual... se entrarem, mesmo que alguém veja e chame a polícia eles vão normalmente demorar... por isso a menos que tenha outros métodos para atrasar a acção criminosa provavelmente vai ficar sem as coisas na mesma.

Quanto aos cães, a maioria deles a menos que seja treinado para tal, não representa qualquer perigo para os criminosos, os cães passam a vida a ladrar por tudo e por nada pelo que dificilmente alguém liga muito a menos que sejam realmente muito curiosos e a novela ou o programa da Júlia não esteja muito interessante... e muitas vezes até os levam para vender ou simplesmente porque ficam amigo deles muito rapidamente.

Deixar a porta destrancada, deve ser o maior favor que faz aos intrusos... mesmo que sejam apenas criminosos de oportunidade, se a porta ou janela estiverem abertos eles vão entrar e em tribunal, se forem apanhados..., conta o facto de ter deixado a porta/ janelas destrancados pois facilitou a vida do criminoso, logo a pena não é tão pesada... pois muitos se tiverem de arrombar a fechadura ou partir algo seguem para a casa ao lado... com tantas com portas e/ ou janelas destrancadas muitos não se dão ao trabalho de arrombar nada... simplesmente entram e levam o que quiserem... se os proprietários não se esforçaram o suficiente para os deixar do lado fora, muitos sentem-se no direito de levar o que bem lhes apetecer.
  2.  # 122

Colocado por: josexymuitos se tiverem de arrombar a fechadura ou partir algo seguem para a casa ao lado...

Era aqui que eu queria chegar!!! Um alarme só serve para dissuadir, esperando que os ladrões ao verem um alarme instalado sigam "para a casa ao lado"... A grande maioria não se vai dar ao trabalho de inativar o sistema, bloquear sinais, fazer escutas à senha, etc!!
    Concordam com este comentário: electrao
  3.  # 123

Colocado por: josexy

Confiar nos vizinhos para vigiar é a pior ideia de sempre, existem mil e uma maneiras de enganar os vizinhos. A menos que lhes pague para ter a sua casa de baixo de vista não é boa ideia confiar nos vizinhos, porque podem não dar por nada (tipo andarem nas compras, ou terem ido ver os filhos, ou estarem a trabalhar, ou irem ao médico, ou andarem a limpar a casa...), ou não estranhar, ou terem medo... enfim... se detectarem algo e chamarem a polícia ou a si, tanto melhor, mas confiar que eles vão andar tomar conta do que é seu, talvez não seja assim tão boa ideia... provavelmente nem do que é deles conseguem tomar conta, quanto mais do que é dos outros.

Não sei onde o josexy vive mas pelos medos e paranoias que descreve deve ser no meio de algum bairo onde nem a policia lá deve querer entrar.
    Caro josexy, Portugal ainda é um dos paises mais seguros do mundo.
    Onde eu vivo toda a gente se conhece e onde as pessoas tomam conta umas das outras.
    Eu se precisar de uma ferramenta do meu vizinho e ele nao estiver em casa posso entrar na casa dele, pegar e depois devolver... nem ele nem oe restantes vizinhos nem os cães dele me vão fazer nada mas tenho a certeza que se o josexy lá entar entrar, ou eu, ou um dos nossos vizinhos ou os cães irão dar por ela e dúvido muito se conseguirá entrar e sair despercebido.

Quanto aos cães, a maioria deles a menos que seja treinado para tal, não representa qualquer perigo para os criminosos, os cães passam a vida a ladrar por tudo e por nada pelo que dificilmente alguém liga muito a menos que sejam realmente muito curiosos e a novela ou o programa da Júlia não esteja muito interessante... e muitas vezes até os levam para vender ou simplesmente porque ficam amigo deles muito rapidamente.

Pelo ladrar do meu cão sei se é o carteiro, se é o peixeiro, se é um estranho ou se é apenas na brincadeira na rua com os miudos.
    Ainda na semana passada um fulano apareceu lá em casa para falar comigo ao chegar ao portão e começar a chamar a tocar á campainha o cão que andava na rua, saltou o muro e do lado de dentro começou a ladrar.
    O fulano como achou que era um rafeiro e pelo tamanho não o iria matar resokver abrir o portão, sim está destrancado, e começar a andar até á porta da casa.
    O cão sempre a acompanha-lo e a ladrar violentamente e o tipo a ignorar o cão.
    Ao chegar á porta o homem bateu na porta e só bateu duas vezes... levou com os dentes do cão na perna e nao largou mais.
    Entretanto chegou um vizinho que ouviu a algazarra e chamou o meu cão e ele lá largou o homem.

Nunca ensinei o meu cão a fazer o que quer que fosse... fui busca-lo ao canil para nao ser abatido e trouxe-o para casa, anda á solta o dia todo e á noite, quando quer vem dormir para o meu quarto aos pés da cama.

Deixar a porta destrancada, deve ser o maior favor que faz aos intrusos... mesmo que sejam apenas criminosos de oportunidade, se a porta ou janela estiverem abertos eles vão entrar e em tribunal, se forem apanhados..., conta o facto de ter deixado a porta/ janelas destrancados pois facilitou a vida do criminoso, logo a pena não é tão pesada... pois muitos se tiverem de arrombar a fechadura ou partir algo seguem para a casa ao lado... com tantas com portas e/ ou janelas destrancadas muitos não se dão ao trabalho de arrombar nada... simplesmente entram e levam o que quiserem... se os proprietários não se esforçaram o suficiente para os deixar do lado fora, muitos sentem-se no direito de levar o que bem lhes apetecer.

Deixo a porta aberta, porque para lá cehgar nao é fácil e se lá chegarem prefirto que entrem e nao partam para entrar... e por vezes há vizinhos que precisam de uma chavena de açucar e eu não estou em casa hahahaha

Caro josexy, há realidades e realidades.
    Onde vivo é calmo, tranquilo, as pessoas conhecem-se e são amigas umas das outras. Se há assaltos, claro que sim... eu fui assaltado, entraram em minha casa e levaram uma antiga aparelhagem, nem funcionava.
    Ainda nao tinha CCTV, já tinha cão ... não foi dificil descobrir quem foram!
    Para andar por lá sem sere notados não há muitos que o podem fazer... levaram duas chapadas cada um e devolveram a aparelhagem... isto foi á uns 5 anos... até hoje!
  4.  # 124

Colocado por: ANdiesel

Era aqui que eu queria chegar!!! Um alarme só serve para dissuadir, esperando que os ladrões ao verem um alarme instalado sigam "para a casa ao lado"... A grande maioria não se vai dar ao trabalho de inativar o sistema, bloquear sinais, fazer escutas à senha, etc!!
    Concordam com este comentário:electrao

a não ser que seja multimilionário... que provavelmente não é a situação da maioria :)
  5.  # 125

Suspeito que nos seguros multi recheio são necessários "vestígios materiais e inequívocos da penetração", se deixa a porta aberta já sabe com o que contar..

Mas o mal não acontece só aos outros, e o provérbio popular bem o indica "Casa roubada trancas à porta".

Conheço quem deixe pertences à vista no carro estacionado, eu faço questão de nunca deixar. Respeito. Tem a ver com realidades diferentes, maneiras de ser e viver, da indidualidade de cada um.

Um alarme tem sempre o efeito dissuasivo. Mas se o bairro todo o tiver, outras características irão determinar o alvo dos meliantes. Localização, facilidade de acesso, facilidade de dissimulação. Penso que é disso que o josexy está a chamar a atenção..
  6.  # 126

Não falo muito nos seguros, porque sei que a maioria das pessoas não tem seguro contra furto/ roubo do recheio da casa... mas quem têm, deve certamente esforçar-se para que os intrusos tenham pelo menos de partir alguma coisa, ou forçar a fechadura de forma visível, ou fazer disparar o alarme (ligado a algum lado) se tiver dito ao seguro que tem um... enfim provar que não foi só rodar o manípulo e entrar, ou entrar diretamente por uma porta ou janela ou outra abertura qualquer. Mas como disse a maioria das pessoas não tem seguro para furtos/ roubos logo falar em seguros é falar em algo que para a maioria não lhes diz respeito.

Acredite jukz, nem depois de casa furtada/ roubada colocam trancas à porta... pelo menos não toda a gente, e é por isso que muitos são repetidamente alvo de furtos/ roubos... já conhecem os cantos à casa, sabem que a pessoa muito provavelmente irá comprar coisas novas para substituir as furtadas/ roubadas/ destruídas, e depois é só voltar passado uns meses para levar as coisas novas. Alguns até levam chaves ou fazem cópias das mesmas, logo muitas vezes se tiveram de partir alguma coisa a primeira vez, nas seguintes muitas vezes nem precisam, pois muitos nem as fechaduras se dão ao trabalho de mudar.

Muitos pensam que se os intrusos quiserem entrar, entram sempre, mas nem sempre é verdade, nem todos tem os conhecimentos e materiais para tal... se alguma coisa os impedir... muitos vão para outro lado qualquer.

LuisPereira, tem razão que existem muitos locais do país onde os furtos/ roubos são muito baixos, mas como também sabe, e toda a gente sabe, existem muitas incursões/ excursões de intrusos a essas zonas, porque como são muito relaxadas na segurança e são muitas vezes muito mais fáceis que em plena cidade... logo os intrusos que obviamente gostam de se esforçar pouco e obter grandes lucros também não se importam de fazer dezenas/ centenas de quilómetros até um pardilheiro perdido no mato se for preciso, para obter algum potencial lucro... basta ler as notícias dos jornais todos os dias.

Aqui em casa existiu durante algum tempo um dos membros a deixar a chave de casa dentro de um dos vasos das plantas sempre que ia sair e não queria levar a chave... um dia descobri, a pessoa é do género "podem levar tudo que não quero saber", então decidi deixar lá um papel a agradecer a chave e tirei tudo o que tinha algum valor das divisões que lhe podiam interessar minimamente... não disse nada, mas também nunca mais deixou a chave ali à mão de semear para qualquer palerma entrar sem qualquer espécie de dificuldade. Isto é tudo muito bonito, mas dessa vez fui eu, na seguinte poderia ser outra pessoa qualquer a levar mesmo tudo... e como aqui ninguém é rico, ia demorar bastante tempo a ter as coisas de novo. Uma coisa é não ser agarrado às coisas, outra coisa é facilitar a vida a quem não trabalhou por elas e as leva assim sem qualquer dificuldade e sem autorização para tal.

Quanto à vida facilitada aos vizinhos, acho que para esses casos é que seria interessante ter tipo uma fechadura com código, cada vizinho tinha um código, se algo desaparece-se e tivesse sido usado o código de um dos vizinhos, seria mais fácil chegar aos (ir)responsáveis. Dar a chave física não seria boa ideia, a menos que todos tivessem um cofre certificado minimamente bom fixado ao chão/ parede e colocassem lá as chaves sem marcações.
    Melhor ainda seria um sistema de abertura remota em que os vizinhos/ amigos carregavam num botão, via Internet (fixa, móvel, satélite), via (câmara) e ouvia a pessoa e se concordasse que fossem lá buscar uma ferramenta ou um pacote de açúcar ou outra coisa qualquer autorizava a entrada... pelo menos podia escolher se autorizava ou não... e não havia cá o filho do vizinho a usar o código ou chave que só o pai é que devia utilizar e coisas parecidas para ele ou os amigos irem lá furtar coisas.

ANdiesel, um alarme geralmente só serve para dissuadir (excepto se tiver ligado a sistemas de automatização), se estiver ligado, e sim, muitos intrusos simplesmente seguem para a casa seguinte, mas tendo em conta a quantidade de pessoas que não os liga, que não os mantêm a funcionar, que só mete por exemplo um sensor no corredor e na porta de entrada principal da casa... pode ter a certeza que mesmo quem não percebe nada de alarmes muitas vezes vai tentar na mesma.
    Uma forma fácil de saber se o alarme está a ser mantido é vendo as placas das empresas de segurança, quase todas as (principais) empresas de segurança tem placas novas a cada 1/ 2 anos, se tiver uma placa antiga existe uma boa probabilidade de não estar a funcionar ou não estar ligado a algum lado.

Por isso ter um alarme é boa ideia. Usá-lo também. Confiar a sua vida nele é que não é boa ideia! Deve ser mais uma camada de proteção e não a única como muitas pessoas o vêm!
    Existem casos como este: ADT Investigation em que pessoas são mortas porque o alarme instalado e ligado simplesmente não funcionou como devia. No caso a mulher estava sob ameaça do ex-marido e tinha um namorado com arma e tudo, mas não serviu de nada pois estavam a dormir não ouviram o partir da janela numa parte afastada da casa e nenhum dos sensores do alarme disparou e por isso levaram os dois com tiros e morreram... e quem fez disparar o alarme? Uma das filhas perto ou na porta de saída... só aí algum dos sensores funcionou.
    Mas também existem casos como estes: Family loses everything after fire alarm fiasco (Alarm never sent signal) em que as pessoas metem um alarme com detector de fumos... mas depois o alarme não funciona ou não manda o sinal para a central de alarme por algum problema de programação ou na linha telefónica e lá se vai a casa toda em chamas sem que os bombeiros sejam notificados atempadamente quando ainda podiam fazer alguma coisa.
    Mas estes casos são no estrangeiro (Estados Unidos da América), mas cá em Portugal também já li em alguns lados que os alarmes em especial aqueles sem fios de uma certa empresa que passa a vida a fazer publicidade na televisão como sendo a numero 1 também falham muitas vezes e ninguém resolve os problemas rapidamente e muitas vezes não os resolvem de todo, e é uma dor de cabeça verem-se livres dos contratos de 1, 2 ou mais anos que fazem... porque as empresas exigem (com advogados e tudo) todo o dinheiro restante, mesmo que o cliente prove incompetência deles, terá mesmo de ir para tribunal a maioria das vezes.

Quem tiver alarmes teste o mesmo todas as semanas, se algo estiver com problemas, arme-se com muita paciência, porque poderá demorar dias, semanas, meses, ou mesmo nunca a ser resolvido! Dependendo do sistema e da empresa com quem lida. Pelo que li, quanto mais número 1 ou próximo disso a empresa de alarmes é, pior costuma ser para o cliente em termos de assistência e qualidade... já que as número "1" costumam ter por prioridade faturar.
  7.  # 127

Boas,

Eu tb estou neste momento a ponderar se instalo ou não alarme, e aqui se o faço ligado a uma central ou não.

Contudo obtive um orçamento de uma empresa que por 18€ mês me coloca o alarme em casa, com todos os sensores que pretendo (sem imagens), e sem instalação.

Claro que existe o reverso da medalha é a fidelização de 3 anos, se assim não fosse provavelmente já lá estaria instalado.

Não tenho ligação nenhuma a esta empresa, pelo que não vou para já colocar o link, mas tive o cuidaddo de pesquisar no link deixado pelo Josexy e pude constatar que a empresa existe no mesmo.

Alguém sabe de mais alguma empresa que instale alarmes, sem custo de instalação, mas cujo a fidelização não seja de 36 meses, seja menor (máximo 24 meses)?

cumprimentos
  8.  # 128

Não sei até que ponto em Portugal é legal fidelização acima de 24 meses.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mach3
    • Mach3
    • 27 maio 2015 editado

# 129

Boa questão q levantas, nem me lembrei disso!

Vou ver!

Edit: pelo que vejo eles não falam no site em fidelização, falam em valor mensal x 36 meses!
  9.  # 130

Colocado por: Mach3Boa questão q levantas, nem me lembrei disso!

Vou ver!

Edit: pelo que vejo eles não falam no site em fidelização, falam em valor mensal x 36 meses!

Deve ser um pagamento do produto em 36 ("suaves") prestações... a isso ainda deve acrescentar o valor da instalação que pode ser tão caro como o produto se a empresa quiser. Se referir-se à prestação de um serviço penso que será ilegal como já disseram.

A isso provavelmente ainda acrescenta o valor da ligação à central de alarmes e/ ou ao seu telemóvel/ smartphone (tem de ter um cartão e ter dinheiro no mesmo).

Os sistemas de alarme a sério são produtos caros. Os sem fios ainda acresce o problema de trocar baterias de todos os sensores regularmente.

Um alarme bom, bonito e barato é coisa que desconheço... a menos que seja outro a pagá-lo =)

Mais barato penso que será um sistema por cabos... mas tem de ser o próprio a instalá-lo caso contrário arrisca-se a que a mão de obra seja mais cara que o sistema. O próprio instalá-lo é um problema por que existem imensos cuidados que tem de se ter e que os profissionais já sabem (tipo não apontar (alguns) sensores de movimento para espelhos, janelas e fontes de calor ou de luz forte por exemplo), as ligações a fazer também não são para qualquer um que não seja habilidoso com eletrónica.
  10.  # 131

Bom dia,

@josexy Relativamente à qualidade do material nem discuto pq admitindo a minha ignorância no que se refere a este tipo de material, vou resumir-me a ela.

Quanto ao valor de instalação, não se paga nada, o valor a pagar é somente o valor da mensalidade por 36 meses, ou seja está a pagar-se na mesma, mas se falarmos de valores, e apenas e só valores, é uma opção que face à concorrência, ainda assim é mais barata.

A questão das pilhas creio ter sido informado que é responsabilidade da empresa, contudo sem certezas, pois não me recordo com precisão.

Quanto às empresas que asseguram este serviço por 9.90€, uma já me respondeu e o custo de instalação para a solução que necessito é de quase 600€, o que a somar aos 9.90€ mensais em 36 meses ascende a quase 1000€, enquanto que esta solução que falo fica-me nos 3 anos quase pelo valor de instalação desta ultima.

E como já referi esta empresa consta no site que o josexy colocou como tendo alvará.

Atenção não referi a empresa propositadamente, pois não tenho qualquer ligação à mesma, e caso alguém esteja interessado poderei facultar o nome por pm, para que cada um possa avaliar se a solução é ou não boa para o que quer.

Aliás não instalei ainda, pq eu próprio gostava de ter feedback, e mesmo procurando a verdade é que não há! descubro apenas uma opinião na net!

Cumps,

Mach3
  11.  # 132

Pode dizer o nome da empresa, para que possamos opinar, assim como o tipo de sistema proposto. É difícil dizer se pode ser um bom sistema ou não sem saber nada... se quiser opinião, claro.

Coisas que convêm saber... pode levar o sistema para outro lado se daqui amanhã se mudar para outra casa?
    O sistema é com ou sem cabos? As pilhas/ baterias para os sensores (se for sem fios) normalmente são caras! Por isso não é um custo negligenciável a menos que seja rico... mas como está preocupado com os preços não parece ser... corrija-me se estiver errado. Alguns fabricantes já dizem que os sensores podem durar anos com a mesma pilha... mas deixa-me preocupado porque para durar tanto tempo significa que provavelmente podem bloquear os sensores sem que detecte tão rapidamente em algumas circunstâncias.

É que podem querer cobrar 600 euros por um sistema de 200 euros à venda no eBay :p Não deve ser um caso se é uma empresa de segurança com alvará, mas nunca se sabe.
  12.  # 133

Boas,

A empresa é a:

[pub]http://www.redguardman.pt/[/pub]

e se não estou em erro o alarme é da Marca Pima.
  13.  # 134

Realmente a empresa tem os alvarás todos que interessam para a atividade, logo são, em principio, mesmo eles a prestar todos os serviços.

A marca Pima já tinha visto, porque já tinha falado nela neste tópico ou em outro aqui no fórum.

Não encontrei os certificados, mas a marca alega que os produtos estão certificados segundo o grau 2, que na pratica significa:

- Grau 2 é para um risco ligeiramente mais elevado de intrusão. A propriedade provavelmente terá algo que poderá interessar a um intruso experiente. Neste caso é esperado que o intruso tenha algum conhecimento de como funcionam os sistemas de alarme e tenha algumas ferramentas que lhe permitam ultrapassar um alarme simples. O intruso provavelmente irá verificar o edifício para verificar a facilidade de entrada através de portas, janelas e outras aberturas.
    O grau 2 será sobretudo para propriedades domésticas e de baixo nível comercial (ex. floristas, padarias, salões de beleza, vendedores de carpetes).

Se achar que a sua situação se enquadra neste perfil de risco, à partida parece uma boa aposta.

Não vai colocar sensor de movimento com câmara, por certamente encarecer o produto, mas sugiro que reconsidere tal pois poderá ser interessante ter pelo menos um sensor perto da porta de entrada autorizada para eventualmente despistar falsos alarmes. Se tiver animais em casa é quase obrigatório utilizá-los pelo menos nas zonas onde podem accionar os sensores de movimento para não estar a ir para casa sempre que o alarme toca, ou a policia para depois descobrir que foi o gato... a policia gosta muito pouco de falsos alarmes/ alarmes não confirmados como verdadeiros... e não sei se não podem multar por estarem a ser chamados sem existir real necessidade disso. Como é óbvio a maioria dos intrusos tapa a cara e usa luvas... por isso a ideia não é identificar quem é na maior parte das vezes, mas ter a certeza que é real para que a polícia/ vigilante, etc. vá mais rapidamente.

Se o sistema de alarme que colocar cobrir todas as janelas e portas e estiver ligado a uma central de alarme ou em alguns casos ao seu telemóvel poderá pedir um desconto no seguro contra furtos/ roubos... se o tiver, e se todos utilizarem o sistema consistentemente. Em caso de dúvida, é melhor não mencionar o alarme, porque podem usar isso como desculpa (por exemplo estar desligado quando ocorreu o incidente, ou estar avariado) para não pagarem a indemnização.

Se o alarme tiver sirene tem de registá-lo na polícia, peça ajuda da empresa para preencher a papelada se precisar, e informe-se antes se podem ajudá-lo ou não.

Muitos gostam de meter a central do alarme (alguns também tem o teclado embutido) ao pé da porta, mas se o partirem arrisca-se a nunca saber que aconteceu algo, por isso sugiro que tente resguardá-lo para que não o possam destruir facilmente, mas atenção não o coloque dentro de uma estrutura metálica porque tal impedirá receber/ enviar os sinais rádio que necessita para funcionar corretamente... talvez uma estrutura em madeira ou plástico ABS/ PVC. Ao pé da porta se não usar o comando ou ligar/ desligar pelo telemóvel/ smartphone, poderá adquirir um teclado extra.

Se o alarme não disparar imediatamente mal entra na casa (exemplo: tem temporizador para ter tempo de colocar o código) sugiro que tenha uma segunda porta trancada que retarde o avanço do eventual intruso. Se a porta abrir para o lado da saída será mais difícil de a mandarem abaixo com apenas um pontapé ou marreta mesmo que não seja uma porta de segurança. Por vezes essa surpresa pode ser suficiente para que os intrusos se ponham a andar mais rapidamente ou sejam apanhados pela policia, vigilante, vizinhos, familiares, amigos, etc.

Se na sua zona costuma ser dada a oscilações/ problemas elétricos na rede sugiro que compre também uma unidade de energia alternativa (UPS) onde ligar a central principal do alarme... não vai receber de imediato notificações de falhas elétricas mas pelo menos o sistema tenderá a funcionar melhor durante mais tempo.

Se tiver coisas potencialmente valiosas para um intruso: dinheiro (notas, moedas, papel comercial diverso como acções por exemplo), vestuário caro, relógios valiosos, calçado valioso, malas valiosas, adornos pessoais valiosos (ex.: jóias valiosas), documentação de uso pessoal e individual, nomeadamente bilhete de identidade, cartão de cidadão, carta de condução ou passaporte, smartphones, tablets, objectos de ouro, prata ou outros metais preciosos, bem como as peles de agasalho, armas, colecções e medicamentos... será muito boa ideia colocá-las num cofre certificado embutido na parede ou fixo ao chão... em alguns casos os seguros só cobrem se os objetos estavam dentro de um cofre conforme essas regras (porque obviamente arrombar um cofre certificado e bem fixo à parede ou ao chão é muito mais difícil e muitos não tem meios/ conhecimentos para tal).
  14.  # 135

Bolas josexy vc é uma máquina nisto.

Não tenho valores, tudo muito normal, e intenção aqui é acima de tudo proteger as pessoas!
  15.  # 136

Colocado por: Mach3Bolas josexy vc é uma máquina nisto.

Não tenho valores, tudo muito normal, e intenção aqui é acima de tudo proteger as pessoas!

Se é para proteger pessoas, sugiro que compre portas e janelas blindadas de alta segurança. Se não conseguirem entrar estão mais protegidos =)

Pode ser boa ideia colocar portas blindadas (resistentes a balas e ao fogo) em todas as divisões da casa (a substituir as normais) para retardar o avanço de possíveis intrusos... onde quer que estejam na casa podem-se fechar e estar em maior segurança. Se estão a dormir, tem a porta blindada fechada, está em sossego... ninguém vai entrar sem fazer barulho se tiver daquelas trancas manuais que só pode ser destrancada por dentro.

Além das janelas blindadas poderá ainda colocar estores blindados e/ ou em alternativa portadas blindadas no interior por exemplo.

A aplicação bem feita faz a diferença! Pode ser a diferença entre demorarem 3 minutos a entrar ou demorarem muito mais tempo.

E a casa não tem de ficar a parecer um bunker, pode ficar elegante tipo: https://www.youtube.com/watch?v=QzktESnDUhk portas e vidros blindados de alta segurança... nota alguma coisa à primeira vista? Luxo/ conforto claro... a segurança é apenas mais uma comodidade/ pormenor.

O novo anúncio da Securitas Direct que agora passa na TV chateia-me um pouco porque dão a entender que o cão não protege a casa de ser assaltada pelos intrusos, mas que o alarme (deles) sim... ora não podia ser mais falso! Claro que não protege coisa nenhuma! Na melhor das hipóteses, se funcionar bem, alerta para a intrusão, se tudo correr bem mandam (eventualmente) um vigilante e a polícia que chegarão... bem, quando chegarem.

O alarme é para mim algo de muito interessante e que todos deveriam ter se quisessem claro... mas não substitui boas paredes, teto, chão, portas e janelas. O ladrão tem de entrar por algum lado... se não conseguir provavelmente passa à casa seguinte. Alguns depois entram na confrontação direta com os proprietários mas isso infelizmente já é um problema milenar com o qual uns conseguem lidar e outros não, mas pelo menos tem mais hipóteses de se precaver e prevenir... e não é só chegar ali e entrar na boa... pelo menos tem consciência de que estão a fazer de propósito para lá entrar e tem de se esforçar mesmo muito!
    Pelo menos desculpas como já ouvi de alguém que teve o armazém assaltado que o homem apanhado disse que entrou lá para dentro porque estava com frio... não sei se o juiz foi na conversa, mas desconfio que sim... o homem só teve de partir um vidro qualquer e meteu-se lá dentro.
    A mesma pessoa nesse mesmo armazém, parece-me, também tinha um sistema de alarme, que funcionava por linha telefónica, tocava várias vezes ao longo do ano e tinham de ir lá ver... um dia que assaltaram mesmo não mandou o sinal de alarme, tinham cortado o cabo telefónico logo não existiu aviso nenhum à distância, só descobriram quando lá foram pessoalmente. A tragédia é que ainda hoje existem sistemas de alarme aos quais é possível fazer isso e basta muitas vezes bloquear apenas as ondas de rádio do GSM/GPRS e está feito para a maioria dos sistemas de alarme... se cortar cabos era fácil, bloquear ondas de rádio também não é muito mais difícil exceptuando quando estão muito próximos das antenas dos operadores... mas nada os impede de estragar a antena do operador antes. E sim, há solução, monitorização via internet por duas ou mais vias (fibra-ótica/ adsl e 4G por exemplo... se falharem ambos a probabilidade de ter acontecido alguma coisa aumenta exponencialmente).

O alarme é bom para aquelas situações em que alguém entra por uma parte afastada da casa, ou até perto, mas está por exemplo a ouvir música e não dá por nada, mas o alarme pode dar pela entrada e notificá-lo e depois conforme a situação tem mais tempo para decidir o que fazer. Também é bom para notificar a empresa de vigilância/ polícia se alguém forçar a entrada pela sua casa a dentro de forma a que enviem ajuda para si e para os seus. Mas convêm ter a certeza de que os procedimentos são os corretos por parte da empresa para não ter uma surpresa desagradável se precisar mesmo de accionar o alarme/ alarme silêncioso.

Os alarmes falham. Certifique-se de que o testa pelo menos 1 vez por mês.

A versão de menores custos:
    - Colocar película de proteção resistente a balas, em todas as janelas (sim, também nos andares de cima, se os tiver). Certifique-se que substitui todas as borrachas exteriores por um produto que obrigue à destruição física do vidro para removê-lo do local, de outra maneira podem simplesmente tirar o vidro do caixilho;
    - Portas blindadas de alta segurança em todas as portas exteriores (mínimo nível ENV 1627-1630 WK3, a norma vai de WK1 a WK6, em que WK6 é o melhor na norma) e ainda para o(s) quartos e eventualmente para a divisão onde passam mais tempo ao longo do dia.
    - Alarme que proteja todas as portas e janelas e áreas de passagem comum com vídeo para verificar se foi um falso alarme ou não [alarme de grau 3 (EN 50131)].
    Mesmo assim esta solução de baixo custo ainda é dispendiosa, mas já se aproxima melhor do nível mínimo de proteção realista que pode fazer desistir os intrusos.

De notar que ter produtos certificados significa que pelo menos oferecem a proteção mais básica e os erros mais básicos são (normalmente) evitados pois alguém com alguma/ muita experiência vai testá-los e pelo menos garantem um padrão mínimo... e depois daí para cima "o céu é o limite".
  16.  # 137

Que paranoia com a segurança!

Colocar portas e janelas blindadas em casa divisão... trancar cada divisão...
    Diga lá uma coisa... tem filhos, tranca os filhos no quarto por fora ou eles trancam-se por dentro?
    Quando estiver a tomar banho tambem se tranca com uma porta blindada?

Paranoia!
    Concordam com este comentário: ANdiesel
    • Mach3
    • 29 maio 2015 editado

# 138

Boas,

@josexy tb acho isso tudo muito extremo, pois tenho portas e janelas protegidas, sem necessidade de ir a esse extremo, e como lhe disse a intenção de colocação de alarme é essencialmente em caso de acontecer algo enquanto estamos em casa, ter tempo de reação, seja esta evitar o confronto ou não.
    Concordam com este comentário: ANdiesel
  17.  # 139

Não acredito em alarmes, nem no seu efeito dissuasivo sequer. Dessa maneira não haviam assaltos a ourivesarias, bombas de gasolinas, bancos, etc..
    Para quem acredita no efeito dissuasivo, há sistemas baratíssimos de equipamentos a fingir.
    Pelas minhas redondezas há sempre pelo menos um alarme a tocar. É intempestivo? É assalto? Ninguém se preocupa. Alguém pensa que um vizinho arrisca uma carga de pancada, ou mesmo um tiro, para impedir os ladrões de fazerem o que queiram? Ah, telefonam à polícia, sim mas isso qualquer ladraozeco de trazer por casa sabe que tem pelo menos meia hora descansado. Sai a tempo de ficar a ver o espectáculo, sem que se apercebam que é ele o ladrão com o ouro no bolso.
    Nem de propósito estou a ouvir agora mesmo a ouvir mais um alarme.
    Concordam com este comentário: LuisPereira
  18.  # 140

O alarme que tenho instalado em casa acredito que ajuda alguma coisa e os vizinhos sempre dão atenção quando há um alarme a tocar, nao somos assim tantos!
    O que gosto mais do alarme é da sirene instalada dentro de casa, só mesmo um doido ou um surdo consegue lá estar dentro com aquilo a tocar...

0.0470 seg. NEW