Iniciar sessão ou registar-se
    • rv
    • 16 maio 2013

# 1

Boa tarde.

Desde há um mês para cá que cá em casa o diferencial da EDP e o disjuntor do quadro dentro de casa que já dispararam diversas vezes. Já contactamos a EDP que vieram ver o posto de electricidade da rua, corrigiram a situação mas os disparos continuaram, em ambos os sítios. O mais intrigante é que é sempre numa hora em que não há muitos aparelhos a funcionar, apenas uma arca frigorifica e um frigorifico, e algumas lâmpadas. Quando há computadores, televisões, aspiradores e assim ligados, nunca há problema nenhum. O poste de electricidade da rua está avariado (não ilumina a via pública). O que eu acredito que se possa estar a passar é estar aí um poste de electricidade e ficar mais sensível ou então qualquer coisa cá em casa. O que acham? Haverá alguma coisa que esteja a fazer má passagem, mau contacto, disjuntor muito sensível? Poderá ser humidade? A humidade costuma afectar muitos aparelhos, igualmente com o poste de electricidade. Poderá ter a ver com isso? Agradecia se alguém pudesse partilhar opiniões comigo, com alguma brevidade :)

Muito obrigada.
  1.  # 2

Tem por acaso algum termoacumulador?
    • rv
    • 16 maio 2013

# 3

Não, não tenho :)
    Um electricista esteve cá e esteve a fazer medições no quadro eléctrico de casa e estava tudo nos parâmetros normais, mesmo com a passagem para a terra e com os valores do neutro. Ele acredita que o problema pode estar no poste de iluminação à qual a casa está ligada... Mas a EDP nunca mais veio cá reparar o foco luminoso :s
  2.  # 4

O disjuntor da EDP dispara por defeito a jusante e não a montante. Tem de ver o que se passa internamente. Penso que deverá ter um defeito num dos aparelhos em casa.
    Concordam com este comentário: joaosantos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rv
    • rv
    • 17 maio 2013

# 5

Obrigada pela dica.
    A EDP distribuição esteve cá hoje para resolver o problema do foco de iluminação e vamos ver se agora isto fica direito. Se por ventura disparar outra vez, lá terá que se chamar um electricista novamente :)
  3.  # 6

alguem que me explique como se eu fosse muito burro o que tem um poste iluminacao publica a ver com um limitador diferencial a disparar,

tem uma avaria num quaquer aparelho ou parte da instalacao, todo o resto sao invencoes sem ponta por onde se pegue.
    Concordam com este comentário: gloop
    • rv
    • 17 maio 2013

# 7

O que tem a ver é que já existiram dois casos na rua de problemas de electricidade nos postes que estão ligados às casas. Nessas duas vezes aconteceram de queimar máquinas de armazens, electrodomésticos nas casas (incluindo um ar condicionado cá em casa). Foi tudo reportado às avarias da EDP. Esta linha de electricidade que abastece dezenas de casas já deu imensos problemas. Quando chove, devido à humidade, quase todas as semanas existem picos de energia e todos nós sabemos o que picos de energia provocam aos aparelhos e desmemorizar portões electrícos, etc. Por isso o problema não é só de dentro de casa. Tanto é que durante 20 anos, nunca aconteceu nada! Todos os problemas (e graves) tiveram sempre origem nas ligações aos postes de electricidade (como várias vezes se vêm a piscar, já se viram a faiscar, umas vezes ligam, outras vezes nao ligam...). Isso é que era interessante a EDP ou alguém entendido no assunto me explicar porque é que a luz está sempre a ter picos e quebras! É muito triste isso acontecer...
  4.  # 8

O que relata nada tem a ver com o referido poste de iluminação.
    • rv
    • 26 maio 2013

# 9

E o facto de a voltagem estar a 240? Ontem o diferencial tornou a disparar e a voltagem medida com um aparelho numa das tomadas da casa estava quase nos 245! Isto sim não é normal...
  5.  # 10

Colocado por: rvE o facto de a voltagem estar a 240? Ontem o diferencial tornou a disparar e a voltagem medida com um aparelho numa das tomadas da casa estava quase nos 245! Isto sim não é normal...

Leitura normal!
  6.  # 11

rv continua a ser teimoso, pensa que percebe do que está a dizer ou quer dar a perceber que os participantes do Forum não percebem do assunto.
  7.  # 12

um disjuntor diferencial tal como ja foi dito e o próprio nome indica, apenas "mede" a corrente de entrada e de saída, havendo diferenças entre eles entra em protecção (desliga)
    ou seja, quando tem passagem a "massa", que será o mesmo que uma fuga de energia, que pode ser provocada por um equipamento avariado, humidade etc etc etc...

http://pt.wikipedia.org/wiki/Disjuntor_diferencial

0.0185 seg. NEW