Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Antes de mais, é especial, para mim.
    Posto isto, pretendo iniciar-me no turismo rural. Procuro ideias ou sugestões de por onde começar.

    Ponto da situação: Tenho um terreno com um lagar centenário quase em ruínas. Nada mais. A zona envolvente é rica em atracções turísticas. Castelo, Igrejas, Rio Tejo, Barragem, Paisagem Natural e Urbana rural. Já existem 2 estabelecimentos concorrente com capacidade de 7 quartos cada um. A localização do meu lagar completa o triângulo de alojamentos turísticos da freguesia.

    Objectivo: Financiamento de Projecto. Requalificação do Lagar mantendo fachadas por razões culturais. Adaptação do edifício para turismo rural seguindo, dentro do viável, os padrões mais elevados de habitação ecológica/sustentável.

    Ideias tenho muitas, desde a arquitectura do edifício às parcerias para actividades turísticas a desenrolar nas épocas altas assim como a criação de um pequeno canto museológico que conte a história do Lagar.

    Não sei por onde começar. Não sei se contacte a Câmara Municipal e/ou a Junta de Freguesia. Não sei se devo começar pelos concursos do ProDeR e só depois fazer contactos com a autarquia. Não sei se devo primeiro ter tudo muito bem elaborado, projectos de negócio, de construção, etc, e só depois avançar para outros terrenos. Não sei muita coisa.

    Vim aqui com a esperança que alguém me pudesse apontar para o sítio certo. Ou alguém que tenha tido ou esteja a ter uma experiência semelhante à que pretendo ter e queira deixar a sua opinião. Ou alguém que queira dizer seja o que for.


    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Boas,

    Acho que devia por começar por arranjar alguém que lhe estudasse a viabilidade do seu projeto, convinha ser uma pessoa ou gabinete que tivesse experiência em submeter projetos ao proder ou outros apoios. É possível que para esta fase tenha que fazer um estudo também arquitectónico, mesmo em forma de pedido de informação prévia, com este pedido aprovado pela Câmara local é muito mais fácil conseguir a aprovação de possíveis apoios.

    Por isso comece por arranjar duas equipas para trabalhar em simultâneo, para projeto de investimento e projeto físico.

    Existem gabinetes como nós que tem as duas vertentes e que sejam da sua zona.

    Cumprimentos
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    •  
      FD
    • 17 maio 2013

     # 3

    Colocado por: trolhiceVim aqui com a esperança que alguém me pudesse apontar para o sítio certo.

    Colocado por: trolhiceJá existem 2 estabelecimentos concorrente com capacidade de 7 quartos cada um.

    Isto. Já existe concorrência, certo? Essa concorrência satisfaz plenamente as necessidades do público? Há falta ou excesso de oferta? Há mercado? E esse mercado, é variado (só portugueses, só estrangeiros?), estável? Tem dados reais ou faz uma ideia?
    Há lacunas na oferta existente? Consegue ter uma vantagem competitiva, oferecer valor acrescentado? Qual é a sua experiência no sector? Tem arcaboiço financeiro para estar 2 a 3 anos sem lucro, logo, sem rendimentos?
 
0.0101 seg. NEW