Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

não sei se já tinha colocado esta.

2.  # 202

Colocado por: DOGMAultrahipermega

espero que o seu isolamento não seja igual a esse da foto do vaso.

não faço ideia... vou ver uma foto :))
  3.  # 203

4.  # 204

já consegue ver bem?
  5.  # 205

Colocado por: DOGMA
    e das válvulas?

das válvulvas não tenho nenhuma, já lhe disse que quando subir lá a cima já a tiro.
  6.  # 206

Colocado por: DOGMA40 tubos porquê??

Para ter muita água quente :)))

Agora a sério, no projecto da térmica estavam 2 colectores planos, e para não estar a alterar isso tudo coloquei os 2 de tubos.
  7.  # 207

Colocou-se 40 tubos porque o telhado está orientado a nascente, logo com os colectores planos teria um rendimento menor.

então optei por colocar os 40 tubos que assim de inverno consigo ter água quente e ainda aproveito algo para o PRH.

de verão é que é mais complicado, este ano descuidei-me e já mandaram o liquido fora, lá fui tapar um painel inteiro.

o ano passado retirei os tubos, este ano tapei-os...

já vou com 3.86MW captados.
  8.  # 208

Tenho 250L que ainda nunca consegui esgotar, a não ser de inverno.

No verão, só com um painel já chegamos a tomar 8 banhos seguidos e a água nunca saiu fria.

Mas a contradição tb é: quanto mais acumulação mais custa a aquecer...
  9.  # 209

Sim percebi.

neste caso o deposito de 300L não cabia em altura, eu estava limitado a 150cm, andei a ver os acumuladores horizontais mas não falavam bem deles por causa da eficiência das permutas.

Caso a família aumente e tenha necessidade de mais espaço de armazenamento sempre posso colocar mais um deposito.
  10.  # 210

Mas esses só encontrei depois, foi o caso do arieron que tenho no PRH... se fosse hoje tinha mandado fazer um á medida com uns 500L e 3 permutas... mas não soube a tempo....
  11.  # 211

aí não é dificil, tem 1*1*2,5 :))

No local onde ficou os meus éra mais difícil, estão no sótão e a parte mais alta tem só 1,65m. mas até ver vou deixar assim, se um dia precisar, coloco um ao lado.
  12.  # 212

Zona de Cantanhede? Hmmm para quem será?
  13.  # 213

Vou á cama que amanha vou tratar da manutenção de uma RIA, devo trazer umas fotos engraçadas, mas é só se o trabalho correr bem.
    • dato
    • 18 julho 2013

# 214

Colocado por: DOGMAé só copiar...
      DSC_0134.jpg

ja guardei a foto!!!

lol
    • PT
    • 18 julho 2013 editado

# 215

Colocado por: DOGMA
    PT não complique....!!

pode ver ao vivo se quiser...quer??

Quero!!! Ontem tive que ficar offline! Com pena...
    • PT
    • 18 julho 2013

# 216

Colocado por: DOGMAmas pronto....isso é outro assunto que dava muita discussão.

isso é daquele tipo como o comentário do PT em relação aos tubos...calor excedente,piscinas,orientações,inclinações etc etc ....

São os técnicos, representantes, comerciais e demais do sector que o dizem ( quem mo diz, não sou eu! Eu sou mais semioptica!)
  14.  # 217

em relação aos "picos de verão" com aquele tipo de painel de vacuo não tem problema, de certo os tecnicos ou representantes falavam de outros e mesmo assim há solução para tudo!
  15.  # 218

Os meus nao fazem esse controlo, simplesmente cubro 1 deles ate ao final do verao.
    • PT
    • 18 julho 2013

# 219

Colocado por: ultrahipermegaOs meus nao fazem esse controlo, simplesmente cubro 1 deles ate ao final do verao.

Do dogma que diz a isto? Há tubos e tubos?!
    • PT
    • 18 julho 2013

# 220

Colocado por: Sergio Rodriguesem relação aos "picos de verão" com aquele tipo de painel de vacuo não tem problema, de certo os tecnicos ou representantes falavam de outros e mesmo assim há solução para tudo!

Solução, claro, mas depois vem os sssses! "...e os problemas de sobreaquecimento...não sendo necessário colocar sistemas de dissipação de calor ou tapar colectores quando nos ausentamos..." in Daikin manual... Claro que temos soluções, mas não vou deixar a cobertura acessível. Isso gostava eu! Cobertura só fica para manutenção e limpeza.

0.1162 seg. NEW