Iniciar sessão ou registar-se
    • MDA
    • 26 julho 2013

     # 361

    eu bem lhe digo que sou burro velho nisto você não acredita.


    Eu acreditar acreditei até porque devo ter lido todos os topicos que publicou ca.
    Eu é que sou leigo e invento um bocado, por necessidade e por diversão.
    Até entendo porque se chateia algumas vezes, pois acredito que para dedicar tanto tempo e qualidade a uma obra exige muitas vezes que tenha menos lucro do que aqules que é sempre a despachar, e deixam tudo as 3 pancadas. Ou seja mais trabalho e dedicação e menos proveito. Mas é a vida.
    • MDA
    • 26 julho 2013

     # 362

    em banho maria?

    porque escolheu assim?


    Gostei mais do conceito, e é menos uma bomba, não tenho que andar com permutadores, ou sepentinas. Nunca me falhou agua quente, com calor no primario.
    • MDA
    • 26 julho 2013

     # 363

    está a ver,a ACV tinha/tem esse sistema em inox....e com uma construção que nada tem a ver com esse,o deposito interior já é feito de forma a absorver as dilatações e ao mesmo tempo desprende o calcário que agarra ás paredes do depósito..etc etc


    Andei a ver na altura os ACV, mas quando eu fiz este não tinham nada disto. 1000l combi, passados uns anos começaram a aparecer, agora até uma empresa de barcelos os faz impecaveis. Mas a maioria com inox 304.
    Ja deve ter reparado que não sou de longe da sua area, ou seja problemas de incrustações não são comuns. Na agua que tenho em casa passa-se exactamente o contrario, como tem pouca mineralisação disolve tudo, por isso não tenho problemas desses.
    quanto as dilatações é uma realidade o reservatório sofre, mas como o tenho a trabalhar compresões baixas so sofre mais uma bocado com as térmicas, mas mesmo nesas as oscilações não são exageradas. La vai um dia que ate ferve mas anda sempre entre os 45 e 60º.
    • MDA
    • 26 julho 2013 editado

     # 364

    Como prometido!
      IMG_20111021_105044L.jpg
      IMG_20111021_105101L.jpg
      IMG_20111021_105137L.jpg
    • MDA
    • 26 julho 2013

     # 365

    faz sim e fazia sim!!...é uma empresa antiga e trabalha o inox há muito tempo!

    em que ano fez o depósito?

    Se fazia eu não encontrei, certamente o preço tambem não seria o que eu paguei, e isso tambem importa. O mais rasca na altura custava mais do dobro do que me custou aquele. 2007.

    a sua é da rede?
    é do poço?


    Nascente.

    isso tem 25 anos?


    Não! Nem cinco. Testado e a funcionar impecavelmente. Vou usar a mesma tecnica no que falta fazer. Em vez de platificante usei literalmente uma piscina de betão. Quase dava para tirar o niveis. :) Ha sitios com mais de 10cm de espesura. Ah e ja estava betonado por baixo.
    • MDA
    • 26 julho 2013

     # 366

    faz desde os anos 70.(acho)


    Tambem não ha problema. Não tenho razões de queixa do que tenho, embora mais artesanal faz a sua função.

    água dura!...agarra sim.


    :) A água não e dura. Disso tenho a certeza, e percebo bem. Para ter uma noção a conductividade é menor que 30 micosiemens.

    eu fiz pisos radiantes dessa forma há mais de 25 anos!...(por isso fiz a pergunta)


    Então se fez, é porque esta bem. :) Eu dei-me ao luxo de poder fazer assim pois tinha muito espaço de caixa, e queria muita massa termica no res do chão. Mas vou fazer de novo, no piso superior, com tubo mais fino e menos espessura de massa. Vou usar o pex de 9.5, nestes usei de 16 e de 20. Pode não ser tecnologicamente avançado mas funciona a todos os niveis, é simples e mais economico de fazer. Alias como deve saber o metodo industrial da uponor é muito parecido
    • MDA
    • 26 julho 2013

     # 367

    mas estamos a falar de inox e ele acaba por isolar....pode demorar mais mas acumula/isola!

    já vi tubagens em 316L isoladas,tinham mais espessura de ferro do que a própria espessura do tubo.


    Percebo do que esta a falar. Na nossa zona NW Portugues, ha muitos tipos de agua com maior ou menor mineralização, eu no meu caso sou um sortudo, pois a minha água é mesmo muito pouco mineralizada, e na minha zona mesmo nos sitios com mais mineralização não forma precipitados de ferro, basicamente porque normalmente em zonas graniticas como a minha isso não acontece. Ja em zona de xistos isso é mais problematico e comum. Na sua zona ha um pouco de tudo.

    No meu caso o circuito secundario de vaso aberto ainda so o carreguei uma vez, regularmente faço uma purga pela valvula de fundo, e não ha residuos de oxidos de ferro, esta sempre limpinha.
    So mais uma coisa, apesar do que muita gente diz eu tenho anodo de magnesio nesse reservatorio, que alias tenho que trocar em breve, o que contribui em muito para a saude do mesmo e da restante instalação, em que existem caldeiras em ferro e tubos de cobre. Se não tivesse o anodo de magnésio ou scrificial era uma festa de ferrugem, e de buracos. Sendo assim esta tudo impecavel até agora, e o anodo que esta instalado ja deve ter uns 4 anos. Verifico anualmente.
    • MDA
    • 26 julho 2013

     # 368

    Estou muito contente com o reservatório, e pelo perço que foi quase não comprava um cilindro de 100l em cobre.

    Qundo as coisas estiverem mais a larga e ele precisar de uma revisão eis as coisas que lhe poderei mudar.

    - Diminuir o volume do secundario. 250L é bom, mas é muita água pois com um primario desta dimensão o secundario aquece muito depresa. ponha entre 150L a 200L.

    - Introduzir um labirinto para melhorar a estratificação. O reservatório sendo muito aberto e com o debito por vezes alto de algumas circuladoras estratifica pouco, uma epecie de tubo perfurado ao centro, iria para alem de servir de suporte fisico ao secundario, permitir que os fluxos das bombas não estragasem a estratificação.

    - Punha a serpentina solar o maior possivel, ou substituia por um permutador de placas externo de no minimo 18kw. Tenho 4 paineis planos, que segundo os dados de fabrica equivale, se não me engano, a cerca de 9200w. O unico ganho seria no inverno, primavera e outono, pois no verão posso dar-me ao luxo de lavar o carro com agua quase a ferver.

    Ja sei que me vai dizer que se compra-se ja feito não tinha estes problemas, mas olhe que não, os productos comerciais tambem evoluem, a este, se quando fizer uns 15 anos o tirar, e renovar todo fica novo, e com as alterações que lhe fizer durará pelo menos mais 15. Entretanto a empresa que o fez, faz mais algum lucro e não deitamos nada fora.
    • MDA
    • 26 julho 2013

     # 369

    meta dos que não precisa de mudar!
    mas se a sua água é como diz,então porque meteu o anodo?


    Como voce sabe o anodo não é por causa da água, mas sim por causa dos metais.
    Quando se misturam metais com potenciais de oxidação redução diferentes, e um fluido condutor, no fundo criamos uma especie de pilha, ora esse efeito de " pilha" com o tempo vai desgastar o metal com maior potencial para oxidar. Ora se pusermos o anodo de magnésio na equação, como ele tem um maior potencial para oxidar, por exemplo ja não vai oxidar o aço das caldeiras que stão na instalação e não vai originar rupturas das mesmas.
    Eu como na minha instalação tenho de tudo um pouco uso o anodo sacrificial.
    A água com maior mineralização apenas vai poteniar mais esse efeito mas sempre que existirem varios metais esse efeito vai estar presente.
    • MDA
    • 26 julho 2013

     # 370

    um rolo ao fundo...a sonda exterior que ainda não está ligada.

    nenhum cabo passa dentro do isolamento.


    Esta bonito! Alias melhor era dificil. Mas os com os tubos fica melhor. Ainda tem uma bomba desligada. :) Não é do circuito solar mas de outro que ainda não consegui ver do que é.
    A primeira vista parece um circuito para ligação de uma caldeira a lenha ou coisa do genero, com sistema anti condensação. Acertei? :)
    • MDA
    • 26 julho 2013

     # 371

    já está a copiar....já andou a espreitar quem??


    Eu volta e meia ando a ver as novidades, e gosto sempre de ver o miolo. Depois olho para o que tenho e o que fiz e vejo o que pode melhorar.

    claro que evoluem,alguns nem por isso limitam-se a copiar outros ou no mínimo tentam!!
    mas não se esqueça dos recursos...está sempre a gastar,nisto e naquilo quando podia ter um quase eterno.

    aqui você falha e de que maneira....em vez disso porque não usa materiais de qualidade??...em vez de gastar o dinheiro em mariquices,anodos e invenções,compra logo coisas duráveis no tempo e sem precisar de andar sempre a inventar e gastar dinheiro!

    mas pronto você lá sabe o que faz.....o dinheiro é seu.


    Talvez por sorte ou não pelo preço de um comercial fazia 5 destes, isto ja me da mais do que manobra para brincar. Eu tambem gosto do proceso. É dos poucos vicios que tenho. :)
    É tudo muito bonito quando fazemos uma casa de uma vez e de raiz mas quando temos uma manta de retalhos temos que acautelar isso tudo.
    • MDA
    • 26 julho 2013

     # 372

    ora diga lá uma das "referencias" para si?...para eu ver se anda a ver bem


    Ja a uns tempos que não pesquiso mas uns tipos tinham uns em plastico, que achei muito engraçados, mas agora não estou a ver o nome. So conseguia encontrar coisas acerca em Inglaterra.
    Tinham uns tubos no centro que seguiam até ao topo desde varios niveis.
    A sonenkraft tambem tinha umas coisas engraçadas.
    • MDA
    • 26 julho 2013 editado

     # 373

    Encontrei estes, mas lembro-me que haviam mais.
      conus 502.jpg
      solus II.jpg
    • MDA
    • 26 julho 2013 editado

     # 374

    A roth tambem tem umas coisas engraçadas. Mas voce ja postou praticamente tudo isto. Quando e onde ja me esqueci mas lembro-me de ver.
    Para as proporções e calculo da serpentina do meu copiei algumas coisas deste.
      roth.jpg
    • MDA
    • 26 julho 2013

     # 375

    os de maria não gosto....

    São gostos, eu embiquei para la e estou satisfeito, não quero outra coisa são simples, e ha sempre agua quente no secundario.
    • MDA
    • 27 julho 2013

     # 376

    e não aprecio os permutadores de placas....então estes é que isolam,e se isolam perdem muito rendimento.


    Por isso é que ter primario de estratificação é bom, pois não ha permutas entre metais, e pode ligar-se tudo.
    Eu em diferente niveis no primario do mesmo acumulador tenho.
    Caldeira a Gasoleo para ultimo recurso.
    Caldeira a lenha exterior, para queimar lenhas sujas cascas e ramas.
    Recuperador a lenha.
    Fogão a lenha com caldeira.
    E ainda podia ligar mais, mas acho que isto já é suficiente. :)
    • MDA
    • 27 julho 2013

     # 377

    não quer porque não conhece o funcionamento de outros,ou se tivesse outro tipo dizia o mesmo.


    Se calhar! Sei que ha muitas maneiras e técnicas com serpentinas permutadores etc, como achei mais simples, e gostei mais desta fiz assim. Tambem podia ter posto com uma serpentina grande no topo para fazer uma coisa tipo AQS instantaneas, mas não gostei da ideia, e tinha que me por a inventar para a recirculação, assim bastou-me por o retorno da recirculação a um nivel intermedio dentro do secundario.
    • MDA
    • 27 julho 2013

     # 378

    existe outro problema....a estagnação.


    A casa é grande e os consumos a condizer, com o aquecimento de inverno a consumir tudo o que passe dos 48ºC. No verão la se vai lavando alguma coisa com agua a ferver quado é calor demais.
    • MDA
    • 27 julho 2013

     # 379

    Um mais bem explicado que não e maria.
      conus _.jpg
    • MDA
    • 27 julho 2013 editado

     # 380

    Aceitam-se sujestões para este wc.
    O circulo azul é um chuveiro tipo ilha, que pode ser redondo ou quadrado. O resto esta facil de ver.
    E sim tenho duas janelas enormes neste wc. :) Na esquina iria por uma planta de iterior tipo trepadeira.
    Nas paredes ainda não sei bem.
      wc2-.jpg
 
0.1167 seg. NEW