Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pois é! Questão pertinente...
    O mercado dos imóveis verifica uma queda acentuada dos preços nos últimos anos e com tendência a continuar.
    É que como as coisas estão, hoje arrisco-me a arrendar um imóvel com compromisso de compra pelo valor de 100k, que daqui a 5 anos valerá 70k, mas terei que o comprar na mesma pelos 100k porque ficou escrito no contrato, beneficiando o proprietário e fazendo um péssimo negócio. Sim, porque o abate percentual das rendas não incide sobre o preço de venda acordado, mas sim sobre o capital em dívida.
    Como me posso salvaguardar no contrato da desvalorização do preço do imóvel ao longo da duração do contrato? Qual o índice utilizado nos imóveis para vincular o contrato às oscilações dos preços de mercado?
    Solicito e agradeço ajuda a alguém experiente e entendido às questões jurídicas nesta matéria.
  2.  # 2

    não assinando tal coisa!
    Quando muito aceite que o preço de venda seja revisto no momento da compra.

    Até 2016/17 o mercado vai levar uma grande reviravolta, com os bancos apertadissimos a tentar vender as casas que executam. Demoram em média 3 anos a meter no mercado, e o pico de execuções, até ver, é este ano.
    O IMI também subiu para muitos donos que as tinham fechadas a ganhar pó.

    Se quer arrendar, arrende "classico" com um senhorio que demonstre vontade de ir actualizando a renda. É que com a queda dos preços de compra, as rendas seguem passados uns meses.
    Portanto, mesmo assinar um contrato de arrendamento a longo prazo, com renda fixa e clausulas de cancelamento "duras" pode ser péssima opção perante a bola de neve que aí vem.
    Concordam com este comentário: de jesus mendes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anatrindade
  3.  # 3

    Assinei um contrato ce compra/venda com um inquilino, ficou estipulado o seguinte; 50%da renda sera deduzida no valor de compra no final dos 5 anos( termo do contrato) se o inquilino quizer comprar avalaçao da casa nessa altura! voce vez um pessimo negoçio lol se quizer comprar dessa forma eu vendo lhe uma casa quando quizer lol
  4.  # 4

    Colocado por: de jesus mendesAssinei um contrato ce compra/venda com um inquilino, ficou estipulado o seguinte; 50%da renda sera deduzida no valor de compra no final dos 5 anos( termo do contrato) se o inquilino quizer comprar avalaçao da casa nessa altura! voce vez um pessimo negoçio lol se quizer comprar dessa forma eu vendo lhe uma casa quando quizer lol


    Caríssimo
    Perceba que ainda não fiz contrato nenhum.
    Estou ainda a avaliar as vantagens e as desvantagens e como tal quero que o contrato preveja todas as situações futuras de forma a que ninguém fique prejudicado.
    Péssimo negócio deve ter feito o senhor e o seu inquilino, pois para além de terem que pagar nova avaliação findo o contrato, nenhuma das partes sabe o valor com que vão contar e nenhum de vós está salvaguardado em contrato.
    Pelo que percebo, o senhor não tem nenhum valor mínimo estipulado para o imóvel e a deduzir 50% do valor das rendas, com o ritmo da desvalorização, daqui a 5 anos arrisca-se a ter que vender a casa por meia dúzia de tostões.
    Ou então o seu inquilino fica a arder as rendas que pagou porque o senhor vai perceber que vai perder dinheiro na venda da casa e às duas por três dá o-dito-por-não-dito e vai dizer-lhe que afinal mudou de ideias e já não quer vender a casa. É o típico negócio ou contrato "chica-esperteza-saloia".
    Desculpe lá amigo, mas contratos a martelo há muitos e nestas coisas as duas partes têm que estar salvaguardadas.
    Obrigada mas quando eu quiser comprar uma casa com contrato de arrendamento pelo menos sei o que NÃO devo fazer.
  5.  # 5

    Colocado por: anatrindadearrisco-me a arrendar um imóvel com compromisso de compra

    Se é com compromisso de compra, então é um contrato promessa compra e venda; aquilo que deveria fazer, era um contrato com OPÇÃO de compra.

    Colocado por: anatrindadeComo me posso salvaguardar no contrato da desvalorização do preço do imóvel ao longo da duração do contrato?

    Fazendo um contrato com OPÇÃO de compra ...
    Ou então contrata um SWAP "dos bons" ... Tem de falar com a Maria Luís Albuquerque, digníssima Secretária de Estado do competentíssimo Vítor Gaspar.
    Concordam com este comentário: anatrindade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anatrindade
  6.  # 6

    Colocado por: JOCOR
    Se é com compromisso de compra, então é um contrato promessa compra e venda; aquilo que deveria fazer, era um contrato com OPÇÃO de compra.

    Fazendo um contrato com OPÇÃO de compra ...
    Ou então contrata um SWAP "dos bons" ... Tem de falar com a Maria Luís Albuquerque, digníssima Secretária de Estado do competentíssimo Vítor Gaspar.
    Concordam com este comentário:anatrindade
    Estas pessoas agradeceram este comentário:anatrindade


    Sim, terá que ser. A minha dúvida respeita à cláusula que fixa o preço de compra/venda, de modo a que nem eu compre com preço demasiado alto nem o proprietário venda com preço demasiado baixo comparativamente ao valor actual. Tem que haver uma forma justa de encontrar o valor e de comtemplar essa condição no contrato.
    Eheheheh, esteve bem, sim senhor. Eu sei que é um contrato com OPÇÃO de compra. A questão é tem que estar bem feito. Se calhar a Sr.ª Mª Luís Albuquerque é capaz de ter uma resposta :-) Se é justa, já não sei...
  7.  # 7

    Colocado por: anatrindadeTem que haver uma forma justa de encontrar o valor e de comtemplar essa condição no contrato

    É impossível.

    Vejamos:

    Hipótese A - Contrato com valor de venda estipulado
    Daqui a 5 anos o valor do imóvel poderá ser superior ou inferior ao estipulado (a tendência atualmente diz que será menor).
    Se o preço for superior, a Ana irá sair beneficiada.
    Se o preço for inferior, a Ana sairá prejudicada.

    Hipótese B - Contrato sem valor de venda estipulado
    Daqui a 5 anos o valor do imóvel poderá ser superior ou inferior ao estipulado (a tendência atualmente diz que será menor).
    Mantém-se a mesma incógnita (o preço praticado na zona).
    No entanto, o proprietário sabendo de antemão que terá de abater um valor que correspondente à uma determinada percentagem da renda recebida irá estipular um valor ligeiramente superior ao praticado.

    Enfim, o proprietário irá sempre tentar ganhar o máximo que puder.

    Aconselho a tentar alugar com uma renda de menor valor e na altura que pretender comprar procurar o imóvel que lhe satisfaça.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anatrindade
  8.  # 8

    Colocado por: anatrindadeSe é justa, já não sei...


    É justa, é ... mas se ficar com dúvidas, ela - a Maria Luís - cria um organismo e nomeia os seus membros para lhe dizerem ( a si - anatrindade) que é justa. Acredite ... ela parece séria ...

    Colocado por: anatrindadenem o proprietário venda com preço demasiado baixo

    Esse problema não é seu ... O proprietário tem que tentar o melhor para ele, e o comprador tentará pagar o mínimo; é dos livros.
    Concordam com este comentário: anatrindade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: anatrindade
 
0.0152 seg. NEW