Colocado por: raulschonePor outro lado também lhe posso dizer que no ano passado não dei um cêntimo em energia electrica (aquecimento é por tela radiante) pois tivémos um outono e inverno de sol sem um único dia de chuva
Colocado por: danobregaCurioso que acabei de ler um artigo em que um arquitecto argumenta que o investimento em piso radiante, em casas bem isoladas e com ganhos solares, é um investimento perdido
Colocado por: danobregaver anexo
Qual é a resistência térmica dos seus envidraçados raulschone, sabe?
Colocado por: danobregaAdicionalmente, como vai usar pouco o sistema, o investimento no sistema torna-se desajustado, principalmente se tiver a falar de piso radiante hidráulico.Antes de mais trata-se de tela radiante colocada no tecto e não no chão e, sendo eléctrica, não pretendo estar a dar muitos € ao mexia & Cia.
Colocado por: MadeiralegreDesde já digo que foi desenhado por mim e que não tenho formação nessa área
Colocado por: danobregaConcordo perfeitamente, e corroboro esta afirmação, em minha casa acontece isso, o efeito de "pés frios" acontece pois como a casa está bem isolada há divisões que quase não necessitam de aquecimento, ou apenas ligam 1 ou 2 horas por dia. Agora que é um bom sistema de aquecimento, disso não tenho a menor dúvida.
Curioso que acabei de ler um artigo em que um arquitecto argumenta que o investimento em piso radiante, em casas bem isoladas e com ganhos solares, é um investimento perdido. A razão será essa mesmo, as necessidades de aquecimento serão sempre baixas o que implica que o sistema teria de ser ligado a uma temperatura muito baixa, acabando por não eliminar o efeito de "pés frios", ou então sobreaquecendo a casa. Adicionalmente, como vai usar pouco o sistema, o investimento no sistema torna-se desajustado, principalmente se tiver a falar de piso radiante hidráulico.
Qual é a resistência térmica dos seus envidraçados raulschone, sabe?
Colocado por: Pedro BarradasAgora leve essa ideia a um Arquitecto e começem a explorar o projecto... de uma forma construtiva, adaptada ao seu terreno, condicionantes do local, de modo comptaível com a técnica de construção escolhida e dentro do seu target orçamental.
PS: Acho que a casa com as janelas azuis, e as portas rosa não vai ficar muito bem.. mas gostos, são gostos ;)Estas pessoas agradeceram este comentário:Madeiralegre
Colocado por: JancidoConcordo perfeitamente, e corroboro esta afirmação, em minha casa acontece isso, o efeito de "pés frios" acontece pois como a casa está bem isolada há divisões que quase não necessitam de aquecimento, ou apenas ligam 1 ou 2 horas por dia. Agora que é um bom sistema de aquecimento, disso não tenho a menor dúvida.
Colocado por: pc ferreiraVai dar ao mesmo, isto é assim pois a energia necessária para restabelecer a energia perdida na divisão tem de ser a mesma,a inércia apenas vai alterar o modo de libertação desta energia. A energia que entra num determinado sistema tem de ser igual a energia que saí, de modo a manter o sistema estável claro!!, logo o modo de libertação da mesma em modo continuo não interessa. Agora que me diga que se tiver madeira e cerâmico, posso dizer por experiência própria que quando o piso radiante está a funcionar a cerâmica é mais agradável, mas quando está desligada por atingir a temperatura torna-se fria, enquanto que a madeira tem sempre um toque mais quente.
Num sistema de elevada resistência térmica se calhar tem razão, mas num sistema de rápida radiação térmica, toda a energia produzida é repartida pelo espaço e seu usufruto.
Colocado por: JancidoVai dar ao mesmo, isto é assim pois a energia necessária para restabelecer a energia perdida na divisão tem de ser a mesma,a inércia apenas vai alterar o modo de libertação desta energia. A energia que entra num determinado sistema tem de ser igual a energia que saí, de modo a manter o sistema estável claro!!, logo o modo de libertação da mesma em modo continuo não interessa. Agora que me diga que se tiver madeira e cerâmico, posso dizer por experiência própria que quando o piso radiante está a funcionar a cerâmica é mais agradável, mas quando está desligada por atingir a temperatura torna-se fria, enquanto que a madeira tem sempre um toque mais quente.