Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Estou a iniciar um projecto de construção uma casa de madeira, este projecto esta a ser feito por um gabinete de arquitectura, mas com eu sou um curioso estou a tentar fazer a planta da casa da forma que me parece melhor, para mim, e poder discuti-la com o gabinete com pés e cabeça.

A primeira dificuldade com que me estou a deparar é que o terreno tem uma orientação noroeste para sudeste, com a estrada a passar na parte noroeste do terreno. Ora como (não tenho a certeza) existe uma lei em que a casa tem de ficar paralela com a estrada, isto vai-me criar um problema de orientação da casa, ou será que não é um problema?

Muito obrigado

Filipe
  2.  # 2

como é que quer elaborar uma casa para depois ir falar com o arquitecto se não está a par dos parâmetros urbanísticos para essa zona??
    paramentros = afastamentos, alinhamentos, índices de construção, profundidade de construção etc....
    cada camara tem regulamentos diferentes e até dentro do próprio concelho há condicionantes diferentes de zona para zona.
    você se já contratou um projectista devia estar a trabalhar com ele em equipa e não cada um para o seu lado a desenvolver soluções.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, adarq
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Madeiralegre
  3.  # 3

Antes de mais, agradeço o seu comentário.

Apesar de, realmente dar a entender isso no meu comentário, não estamos a trabalhar cada um para seu lado.

Só me parece, no meu entender, que quantas mais ideias/opções houver melhor, e pelo que já li aqui no fórum existem aqui pessoas com ideias/experiências bastante válidas, e é isso que procuro, outras ideias para além das que nós possamos ter.
  4.  # 4

Será que uma casa com janelas assim tão grandes uma boa solução para o nosso país? Tenho visto algumas casas com janelas grandes na net e ao vivo e numa casa de madeira a quantidade de luz que entra, na minha opinião, nunca será demais. Sei que terá de haver soluções para diminuir o sol directo nas janelas (árvores, palas, etc). Uma das minhas duvidas é se existirá no mercado vidro que tenha um comportamento que possa ajudar num caso como este?

Filipe
      Casas de madeira.jpg
  5.  # 5

Poder pode, existe vidro adequado, conjuntamente com soluções de protecção solar do envidraçado.... no entanto prepare a carteira!!!
    Concordam com este comentário: raulschone
  6.  # 6

Isso mais parece uma estufa.
  7.  # 7

Concordando com o Pedro Barradas, acrescento que, no meu caso em que também tenho grandes vãos envidraçados virados a sul fui "obrigado" pela câmara a adquirir protecção solar exterior pelo que optei pelas lamelas orientáveis (vulgo brise soleil) que me custaram cerca de 5 % do total da casa e para cúmulo algumas (3 em 12) nunca foram sequer utilizadas. Por outro lado também lhe posso dizer que no ano passado não dei um cêntimo em energia electrica (aquecimento é por tela radiante) pois tivémos um outono e inverno de sol sem um único dia de chuva :) Se traduzir isto em euros quer dizer que em invernos de sol poderá poupar cerca de 500 euros /ano pelo que, no meu caso, em 2,2 décadas de invernos solarengos tal como a relação de campeonatos ganhos pelo FCPorto (comparação infeliz visto nem ser desse clube mas eles acabaram de ganhar de novo, pelo que foram 9 em 11 possíveis, isto já enjoa), terei o investimento em protecção solar exterior pagos. A quem quiser fazer as contas, acabei de deixar uma dica quanto ao preço que paguei a quem construiu a casa. Boa sorte Filipe (?) e avance que a casa da foto que colocou é muito gira...
      002 (Small).JPG
  8.  # 8

Colocado por: raulschonePor outro lado também lhe posso dizer que no ano passado não dei um cêntimo em energia electrica (aquecimento é por tela radiante) pois tivémos um outono e inverno de sol sem um único dia de chuva

Curioso que acabei de ler um artigo em que um arquitecto argumenta que o investimento em piso radiante, em casas bem isoladas e com ganhos solares, é um investimento perdido. A razão será essa mesmo, as necessidades de aquecimento serão sempre baixas o que implica que o sistema teria de ser ligado a uma temperatura muito baixa, acabando por não eliminar o efeito de "pés frios", ou então sobreaquecendo a casa. Adicionalmente, como vai usar pouco o sistema, o investimento no sistema torna-se desajustado, principalmente se tiver a falar de piso radiante hidráulico.

Qual é a resistência térmica dos seus envidraçados raulschone, sabe?
  9.  # 9

Colocado por: danobregaCurioso que acabei de ler um artigo em que um arquitecto argumenta que o investimento em piso radiante, em casas bem isoladas e com ganhos solares, é um investimento perdido

concordo.
    estar a investir tanto € em piso radiante pra depois não o utilizar é um contracenso...
    nesses casos seria deixar pré-instalação para Ventiloconvectores ou radiadores ou A/C... Para o caso de vir a ser necessário, principalmente nos compartimentos mais frios.
  10.  # 10

11.  # 11

Colocado por: danobrega
    ver anexo

Colocado por: danobregaAdicionalmente, como vai usar pouco o sistema, o investimento no sistema torna-se desajustado, principalmente se tiver a falar de piso radiante hidráulico.
    Antes de mais trata-se de tela radiante colocada no tecto e não no chão e, sendo eléctrica, não pretendo estar a dar muitos € ao mexia & Cia.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  12.  # 12

A tela colocada no tecto.
      012 (Small).JPG
  13.  # 13

Então aqui vai a primeira tentativa de desenhar a casa que gostaria de ter. Desde já digo que foi desenhado por mim e que não tenho formação nessa área.

A casa deve ter cerca de 140 m2, com um mezzanine sobre os quartos do R\C e com um pé direito alto sobre a sala e cozinha. A azul seriam janelas e a rosa portas. A estrada passa a Noroeste da casa, mas a entrada para o terreno será feita pela parte Sul (maior segurança rodoviária no caso) Falta enquadrar os anexos que talvez será a norte.

Desde já agradeço todas as vossas opiniões ou criticas acerca do mesmo.
  14.  # 14

Colocado por: MadeiralegreDesde já digo que foi desenhado por mim e que não tenho formação nessa área

Ninguém diria :-)

Fora de brincadeiras, experimente um programa de desenho - Sketchup, p. ex. Vai dar um bocado de trabalho a aprender, mas vai gostar dos resultados.

Boa sorte para o projecto.
  15.  # 15

Agora leve essa ideia a um Arquitecto e começem a explorar o projecto... de uma forma construtiva, adaptada ao seu terreno, condicionantes do local, de modo comptaível com a técnica de construção escolhida e dentro do seu target orçamental.

PS: Acho que a casa com as janelas azuis, e as portas rosa não vai ficar muito bem.. mas gostos, são gostos ;)
  16.  # 16

Colocado por: danobrega

Curioso que acabei de ler um artigo em que um arquitecto argumenta que o investimento em piso radiante, em casas bem isoladas e com ganhos solares, é um investimento perdido. A razão será essa mesmo, as necessidades de aquecimento serão sempre baixas o que implica que o sistema teria de ser ligado a uma temperatura muito baixa, acabando por não eliminar o efeito de "pés frios", ou então sobreaquecendo a casa. Adicionalmente, como vai usar pouco o sistema, o investimento no sistema torna-se desajustado, principalmente se tiver a falar de piso radiante hidráulico.

Concordo perfeitamente, e corroboro esta afirmação, em minha casa acontece isso, o efeito de "pés frios" acontece pois como a casa está bem isolada há divisões que quase não necessitam de aquecimento, ou apenas ligam 1 ou 2 horas por dia. Agora que é um bom sistema de aquecimento, disso não tenho a menor dúvida.
  17.  # 17

Colocado por: Pedro BarradasAgora leve essa ideia a um Arquitecto e começem a explorar o projecto... de uma forma construtiva, adaptada ao seu terreno, condicionantes do local, de modo comptaível com a técnica de construção escolhida e dentro do seu target orçamental.

PS: Acho que a casa com as janelas azuis, e as portas rosa não vai ficar muito bem.. mas gostos, são gostos ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Madeiralegre

Também concordo consigo janelas azuis e portas rosa não deve ficar muito interessante :)

Também enviei esse 'boneco' para o gabinete que nos está a fazer o projecto.

Coloquei aqui só para ler opiniões diferentes.
  18.  # 18

Colocado por: JancidoConcordo perfeitamente, e corroboro esta afirmação, em minha casa acontece isso, o efeito de "pés frios" acontece pois como a casa está bem isolada há divisões que quase não necessitam de aquecimento, ou apenas ligam 1 ou 2 horas por dia. Agora que é um bom sistema de aquecimento, disso não tenho a menor dúvida.

Num sistema de elevada resistência térmica se calhar tem razão, mas num sistema de rápida radiação térmica, toda a energia produzida é repartida pelo espaço e seu usufruto.
  19.  # 19

Colocado por: pc ferreira

Num sistema de elevada resistência térmica se calhar tem razão, mas num sistema de rápida radiação térmica, toda a energia produzida é repartida pelo espaço e seu usufruto.
    Vai dar ao mesmo, isto é assim pois a energia necessária para restabelecer a energia perdida na divisão tem de ser a mesma,a inércia apenas vai alterar o modo de libertação desta energia. A energia que entra num determinado sistema tem de ser igual a energia que saí, de modo a manter o sistema estável claro!!, logo o modo de libertação da mesma em modo continuo não interessa. Agora que me diga que se tiver madeira e cerâmico, posso dizer por experiência própria que quando o piso radiante está a funcionar a cerâmica é mais agradável, mas quando está desligada por atingir a temperatura torna-se fria, enquanto que a madeira tem sempre um toque mais quente.
  20.  # 20

Colocado por: JancidoVai dar ao mesmo, isto é assim pois a energia necessária para restabelecer a energia perdida na divisão tem de ser a mesma,a inércia apenas vai alterar o modo de libertação desta energia. A energia que entra num determinado sistema tem de ser igual a energia que saí, de modo a manter o sistema estável claro!!, logo o modo de libertação da mesma em modo continuo não interessa. Agora que me diga que se tiver madeira e cerâmico, posso dizer por experiência própria que quando o piso radiante está a funcionar a cerâmica é mais agradável, mas quando está desligada por atingir a temperatura torna-se fria, enquanto que a madeira tem sempre um toque mais quente.

Tem muito a ver com a temperatura de circulação
    Concordam com este comentário: Jancido

0.0210 seg. NEW