Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas, quero fazer uma permuta e já li muito e já me tentei informar ao máximo, mas fico sempre com a mesma duvida, que é a seguinte...
    tenho um apartamento e vou permutar por uma casa, troca por troca, sem valor incluído, ou seja, nem eu nem a outra pessoa vamos dar valor, mas tanto um como outro temos hipoteca no banco. Como proceder, simplesmente escrituramos os imóveis e só pagaremos as escrituras, ou teremos que fazer novos créditos? Quais os custos a ter numa situação dessas?
    Obrigada
  2.  # 2

    Podem fazer a troca por troca, mas para o pagamento dos impostos o que conta são os valores patrimoniais. Quem ficar com o imóvel de maior valor paga IMT e imposto de selo sobre a diferença de valores dos imóveis.

    Quanto aos bancos é que é mais complicado, tem que amortizar os empréstimos actuais e fazer novos contratos com os bancos. É possível, mas tem que falar com os bancos, e esqueçam os spreads que tinham, porque vão ser actualizados.
    Concordam com este comentário: Dj_C
  3.  # 3

    o Picareta tem razão

    Como cada um dos empréstimos estão directamente associados a cada um dos imóveis, ou seja a garantia do cumprimento do pagamento do empréstimo é a hipoteca ao imóvel que é proprietário, o banco nunca irá deixar que um empréstimo tenha "garantia" (hipoteca) de um imóvel que não lhe pertence

    logo irão referir que têm de liquidar o empréstimo antigo e fazer um novo para o novo imóvel, isto com as condições actuais do mercado

    No fundo a permuta envolve "apenas a mudança" de proprietário dos imóveis, mas não existe hipotese de "permutar" a garantia de cumprimento de um empréstimo
 
0.0087 seg. NEW