Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,
    Depois da minha descoberta fantástica de que a lã de vidro era metade do preço da lã de rocha (esta é qyue estava prevista mas de ler por aqui já estou decidida a mudar já que pedi preços e comprovei a dif de preços) decidi seleccionar qual iria utilizar.
    vou isolar:
    1.por dentro à volta de toda a casa (paredes de granito/pladur),
    2.dentro nas divisões dos quartos (paredes de pladur)
    3.e no tecto (por baixo de lage de madeira com osb por cima).
    Ou seja, no caso 1 importa acima de tudo a função térmica, mas no caso 2 e 3 também é muito importante a acústica.

Estive a ver e não percebo as diferenças que disse no tópico: da ursa entre p1281 e m1021, e da knauf entre ti216 e ti212, alguém pode clarificar?

e nas fichas dos produtos da knauf não diz o comportamento acústico, já nas fichas da ursa, temos que:
    - a p1281 de 50mm tem "Rest. esp. paso aire (rs)EN 29053" de 5kPa·s/m2 e "Rest. paso aire (Rs)EN 29013" de 0.25kPa·s/m, lambda de 0.036 e Res. term de 1.35 ; a de 60mm tem "Rest. esp. paso aire (rs)EN 29053" de 5kPa·s/m2 e "Rest. paso aire (Rs)EN 29013" de 0.30kPa·s/m, lambda de 0.036 e Res. term de 1.65
    -a m1021 de 80mm tem "Rest. esp. al paso aire (rs)EN 29053 de 2kPa s/m2 e Rest. paso aire (Rs)EN 29013 de 0.16kPa·s/m, lambda de 0.042 e Res. term de 1.90

sendo assim qual a melhor para os casos que pretendo?? obrigada
  2.  # 2

então ninguém?
    pelo que me parece há tantos aqui entendidos de isolamentos, ajudem aí?!
    •  
      alv
    • 23 maio 2013

# 3

Vivam!
    Caro cgaio, eu acuso o toque, mas como há-de entender é mais do mesmo, isto é , aquilo a que você chama de descoberta fantástica, perdoe a imodéstia, mas só pode ser piada ou o resumo do que tem lido do que eu tenho escrito de há quatro ou cinco anos para cá e já começa a ser um bocado redundante escrever tantas vezes a mesma coisa. Desculpo o facto por também entender que quem tem necessidade de resolver um problema aqui no fórum não tem também pachorra ou cuidado de ir ler tudo o que já se escreveu sobre determinado assunto e estes vão sendo ciclicamente repetidos e cansa os que escrevem sobre ele.
    Bom, mas toques à parte, em resumo o que lhe interessa é espessura de isolamento, e pouco lhe vai interessar a densidade, e é por isso que as lãs de rocha são sempre mais caras porque além de terem pesos específicos mais altos, normalmente são mais densas e como tudo isso é pago ao kilo, mais peso mais dinheiro. Daí a sua" descoberta" pelas mantas e pelas lãs.
    De todas as que descreve claro que se puder opte sempre pela mais espessa, e a que tenha menor permeabilidade ou seja mais resistência à pressão de vapor de água. As diferenças são justificadas apenas por uma ter barreira pára vapor em papel kraft e a outra não. Isto sou eu a falar de cor, sem ver as características em catálogo.
    "Fassam" parte.
  3.  # 4

caro alv, eu disse descoberta fantástica DEPOIS de ler aqui no forum o que, particularmente você, escreveu, não queria afirmar que tinha sido eu a perceber isso sozinha, dou-lhe todo o crédito por isso, subentenda-se que sim, foi um comentário de um "resumo do que foi lido" aqui!
    e porque li antes o que foi escrito (na minha possibilidade, não 100% dos comentários, claro) não percebo porque é que voltou a "escrever a mesma coisa", não foi isso que pedi: eu já li o que aqui foi dito e já confrontei a realidade com o que li (acho que é sempre importante), não precisava de explicar outra vez a questão do porquê de uma lã ser mais cara que outra, e que mais espessa é melhor...

eu perguntei as diferenças entre os modelos que apresentei em específico em termos de características técnicas e acústicas (disso não percebo), mas claro que escolhi 2modelos de mantas COM PAPEL! ou seja, ambas têm barreira pára vapor, as espessuras são diferentes mas não sei é analisar qual será melhor (principalmente ao nível acústico) e o porquê da diferença entre elas, ou seja, porque é que existem duas, já que, por exemplo, já vi aqui recomendarem a TI212 e noutro caso falarem da TI216 como se fossem a mesma coisa (no sentido em que me pareceu que eram ambas para utilizar em contexto semelhante), mas alguma diferença deve existir (não falo da espessura, mas ao nível técnico)

assim sendo,espero por quem me ajude a saber o que é melhor para cada uma das situações (1,2,3), entendendo o que significam aqueles números. Para clarificar deixo aqui em anexo as fichas técnicas de onde tirei os números, da Ursa (já que a knauf sacho que não diz nada sobre acústica nestas referências, mas já verifico)

obrigada
  4.  # 5

5.  # 6

•  
      alv
    • 23 maio 2013

# 7

Vivam!
    Mais uma vez as diferenças são apenas isso, técnicas.
    Ambas são com papel kraft, só que uma é "mais recomendada para paredes", por isso as dimensões do rolo serem apenas de 60cm e com espessuras apenas de 50 e 60mm e as outras, "mais" recomendadas para coberturas e com espessuras acima dos 80mm. Se for verificar o catálogo francês já tem mantas de 60 com 1.20m de largura, pelo que a nível térmico é insignificante o valor da resistência, pelo que o que lhe interessa é o valor da relação preço espessura. Quanto aos valores da resistência À passagem de ar, sendo uma de 3 e outra de 5 kPa-s/m² como a de 5 é melhor que a de 2, mas só vale até aos 6cm, logo se quer usar uma de 80mm, por exemplo, em termos acústicos fica pior servida. Confusa? Não quer isto dizer que para paredes de compartimentação é mais necessário o isolamento acústico entre divisórias em detrimento dos do tecto.
    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cgaio
  6.  # 8

sendo assim, de entre as opções escolheria a p1281, de 50, talvez 60, já que termicamente também não são más (a moradia é em banda pelo que também não tenho assim tantas fachadas em contacto directo com o exterior) e acusticamente são melhores, pelo que nos tectos e divisões interiores usaria duas camadas de lã (total 10cm) para a lã ficar com papel pelos 2 lados. e optava pela ursa, já que a knauf não tem estudos sobre o comportamento acústico (apesar de em princípio ser semelhante não sei qual é que corresponderia ao valor de 5 e qual corresponderia ao valor de 2) e termicamente são semelhantes.

mas.... se parecia decidido, ontem foi um engenheiro e um empreiteiro lá a casa para clarificar umas coisas no orçamento e nós expusemos a opção de lã de vidro, e a resposta de ambos foi: "ui, não nem pensar, isso já não se usa, é perigoso, não arrisque e use lã de rocha"... sendo que eles não têm interesse comercial num ou noutro (nós compraríamos) ou é desconhecimento ou... enfim, indecisão outra vez! vou ver se leio uns estudos científicos a ver se nos decidimos de vez, mas obrigada.
    •  
      alv
    • 24 maio 2013

# 9

Vivam!
    Caro cgaio, o seu caso é típico e gostaria de acompanhar. É aquele caso em que está rodeado de informação e não sabe o que decidir, pois nem nos que se dizem técnicos, eu incluído, você confia.
    Comecemos pelo principio que parece não ter entendido e que vou repetir uma vez mais para que conste, para os que lêem pela primeira vez ou os que não tendo lido estão agora a ler ou reler:
    Todas as lãs minerais sejam de vidro sejam de rocha, de argila ou do que quiser, se distinguem pela densidade com que são comercializadas e em termos de isolamento térmico, como pouco variam em termos de valores unitários, duma forma muito genérica o que interessa é mesmo e só a espessura. Algumas vezes temos necessidade de densidade.
    Assim sendo se pagamos ao kilo, se necessitamos de lãs menos densas, vamos para as de vidro, mas exactamente por serem pouco densas são difíceis de manusear e aí normalmente vêm todas com papel kraft. Óptimo, porque se alia o útil ao agradável, porque em isolamentos térmicos pelo interior de paredes exteriores também precisamos de uma BPV, logo cá temos o útil e o agradável e em resumo uma boa espessura com papel no exterior é o mais conveniente.

Se este paleio todos serve para os isolamentos térmicos de paredes exteriores já é outro para as paredes de compartimentação interior que fala. Neste caso não é importante o isolamento térmico, mas sim o acústico, e aqui, lá vamos outra vez ao mesmo discurso já repetido sem conto: O isolamento acústico de uma parede simples em PGL é baseado, não na lei da massa, mas num efeito de massa, mola massa e aqui, com este sistema, mais uma vez, não necessitamos de ter mantas densas, mas mantas "fofas" que façam o efeito de mola ou absorsor no interior da divisória. Neste caso o que é que há mais disponível no mercado a melhor custo? "Prontos", lá vamos nós cair nas mantas de lã de vidro de baixa densidade que até por questões de manuseamento vê agarradas ao papel, mas que nesta situação não é necessário, melhor não serve para nada senão porque vem a "segurar" a lã. Note que há marcas que têm painéis semi rígidos de baixa densidade especialmente para divisórias, mas como são normalmente mais caros, vêm pré cortados com 1.20x0.60m e ocupam mais espaço, o que normalmente se usa é a mesma manta que se usa nas paredes exteriores e a talho de foice que se utiliza nos tectos.
    Portanto, em resumo em paredes interiores, não lhe adianta estar a usar as duas mantas de 50 e uma simples de 60mm serve perfeitamente e mesmo só com uma parede de gesso com uma placa por face (que desaconselho) já tem características de isolamento acústico incomparávelmente melhores que a mesma parede em alvenaria de tijolo. Por esse lado descanse a alma.

Por fim o tema das perigosidades, outro tabu, outro mito, muita ignorância e algum sentido de mercado, pois sempre é mais dinheiro que se paga se usar, na generalidade das situações uma lã de rocha que uma lã de vidro, pois sempre são mais kilo$$$$.
    Nesta coisa da perigosidade não me vou alongar, senão repetir que todas têm o mesmo grau de perigosidade sejam minerais, vegetais, celulósicas argilosas, etc. Todas são compostas por micro partículas aglutinadas de poro aberto e todas são perigosas se inaladas em contínuo e absorvidas pelos pulmões. Daí o ser necessário que fiquem contidas em ambientes em que não possa haver correntes de ar de convecção ou forçadas, e esse é o caso dos SCPGL em que esse fenómeno é perfeitamente controlado e mesmo impossível de acontecer, logo a única perigosidade que poderia haver seria para o desgraçado do instalador que anda a instalar lãs de todos os géneros há uma vida nos milhares de metros de lã instalada que faz durante a sua actividade profissional como é o meu caso.

Chega por agora, "fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cgaio
  7.  # 10

é verdade, estou rodeada de informação, mas o meu problema não é não confiar, eu confio, porque isso faz mesmo parte da minha personalidade, o problema é quando técnicos das mesma áreas dão opiniões contrárias e fica a questão: quem tem razão?

um exemplo claro disto "à parte" do tópico: sótão não habitável, eventualmente só para arrumações esporádicas. Questão: isolamento por cima do tecto ou no telhado? bem... acreditam que no espaço de dois dias, falando com 4 pessoas diferentes que passaram pela casa, 2 engenheiros e 2 "que andam nisto desde adolescentes" e um de cada com uma opinião de que devia ser no telhado, um de cada com a opinião que devia ser no telhado!!! ou seja, não era por serem com canudo ou sem, conhecimento teórico ou prático (já que era um de cada), mas cada um com os seus argumentos muito "lógicos" de que deveria ser de uma forma ou outra! por isso uma pessoa quer acreditar e mal se convence que tem de ser duma forma, lá vem outro voltar a semear a dúvida, daí os ciclos de confiança/desconfiança repetitivos...

quanto ao assunto em questão: eu nas divisões interiores vai ser com 2 placas de gesso, como "recomendado", só falei em 2x isolamento não só pela vantagem acústica mas para precaver a "libertação de partículas", ensandwichando a lã em papel... mas ok, ainda vai demorar, pelo andar da coisa (espera de orçamentos), mas depois digo o que decidi e porquê!
    •  
      alv
    • 24 maio 2013

# 11

Vivam!
    As duas opiniões, se fundamentadas significam apenas que pode resolver o problema das duas formas. Certamente que terá vantagens e inconvenientes em ambas.Se essa ponderação não for fortemente tendencial para as suas pretensões, significa que terá de optar pela que tiver a melhor relação custo beneficio ou então atirar a moeda ao ar!
    Não, eu sou daqueles que acredito que há sempre mais vantagem numa que noutra solução. Analise bem e verá que é assim.
    "Fassam" parte.
  8.  # 12

Colocado por: Anonimo16062021
    Olhe que se calhar ate que teem razão
    Mais dinheiro,mais kilos,melhor em termos de isolamento acustico..

bem.... então é daqueles que discorda que se deve usar lã de vidro por achar perigoso?

e o painel que colocou já sei que é bom acusticamente e é de lã mineral (vidro ou rocha não diz), mas o preço não deve ser semelhante à lã de vidro mencionada com valor da 5 naquilo acústico... mas nas referências da knauf que coloquei (212 e 216), que são em rolo, é que não tem informação sobre a resis. passagem de ar (que antes do esclarecimento do alv nem me tinha apercebido que era isso que dava o valor da resistência acústica..) mas já agora, sabe o valor dessa ultracoustic (tenho ideia de já ter lido por aqui, vou procurar)?

0.0172 seg. NEW