Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 17 junho 2013

# 141

Colocado por: jorgealveso relato anterior feito pelo user Lm_Lm peca porfalta deliberada de elementosque comprovam as afirmações proferidas, no entanto existe muita informação disponível por essa internet fora mais adaptada ao perfil de aquecimento domestico nacional e que contraria as afirmações proferidas.

Estranho é que é o único que apresenta as maravilhas do esquentador eléctrico, com um coro de opiniões discordantes e, mesmo assim, há quem queira acreditar naquilo.
    "Don't drink the Kool Aid".
  1.  # 142

Agradeço a quem respondeu à mensagem que dirigi a Lm_Lm.
    Sendo leiga na matéria como já referi e entusiasmada pelo despique que por aqui passa nesta discussão, lanço mais uma "acha p'ra fogueira": quem defende a teoria do esquentador eléctrico é apenas o Lm_Lm (ou o Tchunga de Timor?) utente desse equipamento. As restantes opiniões defendem as suas "damas", ou seja outros equipamentos. As contas que apresentam sobre consumos de água e energia são apenas teorias ou factos provados pelos utilizadores?
    É que não fiquei esclarecida.
    O vídeo brasileiro mostra o que é facilmente compreensível. Se o equipamento está junto da saída de água é logico que poupa no consumo da dita. Se a energia eléctrica de arranque do aparelho é mais cara (do que o gás) o tempo em que está a funcionar também é mais reduzido. E depende também do tempo que cada um gosta de ficar no duche. Quanto à potência necessária para utilizar o esquentador eléctrico: Já alguém referiu que tendo outros electrodomésticos, todos os habituais em casas modernas, seria necessária uma potência bastante superior à normal hoje em dia ( 6,9kW ). Bom, mas água quente para o duche é necessária (normalmente) de manhãzinha ou à noite. Máquinas de loiça ou roupa, usam-se ou em horários nocturnos (tarifa bi-horária) ou podem programar-se para horas que não coincidam com os duches. Resta a placa de indução para cozinhar. Não me parece que isso obrigue a ter potência muito superior.
    Corrijam-me se acham que estou errada!
    Aguardo vossos comentários.
  2.  # 143

Colocado por: wonderlandÉ que não fiquei esclarecida.

Nem eu, e o Lm_Lm não está interessado em explicar.

Colocado por: wonderlandSe o equipamento está junto da saída de água é logico que poupa no consumo da dita.

Explique lá a lógica.

Colocado por: wonderlandSe a energia eléctrica de arranque do aparelho é mais cara (do que o gás) o tempo em que está a funcionar também é mais reduzido.

como é que chegou a esta conclusão?

Colocado por: wonderlandJá alguém referiu que tendo outros electrodomésticos, todos os habituais em casas modernas, seria necessária uma potência bastante superior à normal hoje em dia ( 6,9kW ).

Isto é que eu gostava de perceber, um equipamento que utiliza quase toda a potência disponível, é económico?
  3.  # 144

Pois. Volto a dizer que sou leiga na matéria. Tento é compreender.
    A lógica: quando ligo a água quente para o duche tenho de aguardar algum tempo antes que a água lá chegue quente. Nem sei contabilizar os litros de água que vão pelo cano. E o gás está ligado, a contar. Então, se após ligar o tal esquentador eléctrico (que está junto ao duche) sai logo água quente, não estou a poupar litros de água e tempo de consumo de energia? Já li algures que esse equipamento gasta cerca de 1, 5 kW num duche de 10 minutos.
    Explique-me s.f.f.
  4.  # 145

Colocado por: wonderlandO vídeo brasileiro mostra o que é facilmente compreensível.

Pelo contrario. Apenas apresenta uma "suposta" realidade/verdade e apenas serve para o mercado brasileiro.
    Pelo que eu já consegui ler na internet, esse "estudo" foi financiado por uma das partes interessada.

Do meu ponto de vista, para ser um estudo válido terá de apresentar números que sejam facilmente e transportáveis para a nossa realidade.

Voltando ao estudo brasileiro apresentado no vídeo, apenas falam em valores monetários.
    Mas o mais importante não diz, isto é, qual é o custo da eletricidade, do gás e da água. Não menos importante é o consumo de cada equipamento utilizado na comparação.
  5.  # 146

Colocado por: wonderlandJá li algures que esse equipamento gasta cerca de 1, 5 kW num duche de 10 minutos

o defeito deste tipo de aquecimento é que tem capacidade limitada, se para lavar as mãos e a loiça isso é irrelevante num banho já não é,

no verão a agua da rede publica chega ás nossas casa entre os 15ºC e os 18ºC e para tomar banho precisamos de elevar esta temperatura até aos 37ºC pelo menos, o que dá um delta T de mais ou menos 20º,

no inverno a agua publica chega entre os 5º e os 10º, mas para o banho precisamos á mesma de 37ºC mínimos, o que dá um delta T de 27ºC,

isto tudo para dizer que para aquecer um litro de agua com um delta T de 20º gasta 200w,

se for com um delta T de 27ºC gasta 2,7Kw e isto só para um litro, se num banho gastar 20Litros de agua vai consumir 4000w ou seja 4Kw, por causa disto é que a potencia mínima destes equipamentos anda na casa dos 6KW (6000W),

agora se for daquelas pessoas que gosta de tomar banho com a agua a "ferver" (40º a 45º) e demorados é só multiplicar para saber os consumos.

isto é física pura, porque na equação não foi introduzido o rendimento do elemento aquecedor que faz subir o consumo, normalmente este rendimento anda na casa dos 80% a 97%,

o rendimento especifico do aparelho do user Lm_Lm ninguém sabe qual é porque o user não diz nada sobre o mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agonçalves, wonderland
  6.  # 147

Colocado por: wonderlandPois. Volto a dizer que sou leiga na matéria. Tento é compreender.
    A lógica: quando ligo a água quente para o duche tenho de aguardar algum tempo antes que a água lá chegue quente. Nem sei contabilizar os litros de água que vão pelo cano.

Isto é verdade, mas aplica-se a qualquer equipamento, se colocar um termo acumulador na casa de banho gasta menos energia do que se o colocar longe da casa de banho.
  7.  # 148

Colocado por: jorgealvesisto é física pura, porque na equação não foi inmtroduzido o rendimento do elemento aquecedor que faz subir o consumo, normalmente este rendimento anda na casa dos 80% a 97%,

Então, introduzindo o rendimento do tal elemento - de valor desconhecido - o valor do custo quase duplica. Em sua opinião, qual o custo do mesmo duche utilizando um esquentador a gás natural(Vulcano click HDG) ?
    • Lm_Lm
    • 18 junho 2013 editado

# 149

Colocado por: wonderlandEsta discussão sobre o esquentador eléctrico - monofásico como Lm_Lm acentua - interessa-me. Sou absolutamente leiga na matéria e já há tempos que pretendo acabar com o gás (natural) cá em casa. O video brasileiro que colocou apresenta no estudo da comparação dos consumos um chuveiro eléctrico que, pelo que diz, não é a mesma coisa que tem em sua casa. Certo?
    Pergunto: o esquentador eléctrico monofásico é colocado no mesmo local do esquentador a gás e serve igualmente água quente na cozinha e na casa de banho? Usa a mesma canalização? Que preço tem, aproximadamente, um equipamento como o seu?
    Agradeço seu esclarecimento.

se optar por aparelhos trifasicos, sim pode com apenas um aparelho
    se não tem essa disponibilidade terá que optar por colocar o aparelho monofásico, onde mais utiliza água quente, no meu caso é no banho... pouca água quente utilizamos fora desse espaço (banheira)
    eu mantenho o meu esquentador a gás ((acho que brevemente vou retirar e passar também a eléctrico), e coloquei o esquentador eléctrico (monofásico) na casa de banho para os banhos... se é ai que utilizamos mais água quente, é ai que vamos ter a economia... se pretender retirar o gás por completo, a meu ver, coloca um pequeno termoacumulador ou um segundo esquentador eléctrico, mais simples, no local onde tem o esquentador...
    para banhos recomendo que opte pelos que têm mais segurança, embora já se saiba que o eléctrico é mais seguro que o gás, quando instalado como deve de ser mas, quando mais segurança tiverem melhor, acho eu
  8.  # 150

Colocado por: Picareta
    Isto é verdade, mas aplica-se a qualquer equipamento, se colocar um termo acumulador na casa de banho gasta menos energia do que se o colocar longe da casa de banho.

ao esquentador eléctrico monofásico isso não se aplica... leva apenas meia duzia de segundos a ter água quente...
    • Lm_Lm
    • 18 junho 2013 editado

# 151

Colocado por: jorgealves
    o defeito deste tipo de aquecimento é que tem capacidade limitada, se para lavar as mãos e a loiça isso é irrelevante num banho já não é,

no verão a agua da rede publica chega ás nossas casa entre os 15ºC e os 18ºC e para tomar banho precisamos de elevar esta temperatura até aos 37ºC pelo menos, o que dá um delta T de mais ou menos 20º,

no inverno a agua publica chega entre os 5º e os 10º, mas para o banho precisamos á mesma de 37ºC mínimos, o que dá um delta T de 27ºC,

isto tudo para dizer que para aquecer um litro de agua com um delta T de 20º gasta 200w,

se for com um delta T de 27ºC gasta 2,7Kw e isto só para um litro, se num banho gastar 20Litros de agua vai consumir 4000w ou seja 4Kw, por causa disto é que a potencia mínima destes equipamentos anda na casa dos 6KW (6000W),

agora se for daquelas pessoas que gosta de tomar banho com a agua a "ferver" (40º a 45º) e demorados é só multiplicar para saber os consumos.

isto é física pura, porque na equação não foi introduzido o rendimento do elemento aquecedor que faz subir o consumo, normalmente este rendimento anda na casa dos 80% a 97%,

o rendimento especifico do aparelho do user Lm_Lm ninguém sabe qual é porque o user não diz nada sobre o mesmo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:wonderland

népia... não tem experiencia sobre o aparelho esquentador eléctrico monofásico...
    não é assim como diz... e a 45ºC ninguém toma banho.... muito esticadinho chega aos 43 e...e...e.. ai ai mamai a pele queima... a não ser que vosso termómetro esteja avariado LOL
    quanto as sua física está errada... o meu esquentador está a por a sua física de pantanas LOL

tenho 10 minutos de banhoca por 0,19 (já com iva)
    diga lá isso a sua fìsica
    6,5 kw x 0,1377 (preço hora kw) = ... apenas 10 minutos são 0,19 € (já com iva) alias! 0,18348525 € = 0,18 € a pagar
    e o consumo de água é muito menos... talvez menos 60 % que esquentador a gás

só lhe posso dizer o que sei... não sou técnico destas coisas, não vendo, etc,etc... mas acho que nestes forum(s), após observação, comentam mal daquilo que nem chegaram a experimentar e assim induzem em erro todos nós... como comprei um aparelho que é muito bom para os banhos, venho aqui comentar a minha experiência e assim contribuir para que todos tomem conhecimento que um bom esquentador eléctrico monofásico é algo que é deveras um auxiliar para economizar umas boas notas... no meu caso, quanto mais utilizo mais me fica no bolso, como é óbvio...
  9.  # 152

Colocado por: Lm_Lmpreço hora kw

explique lá como é que você paga em Kw e a EDP cobra em Kwh,

por acaso sabe o porque da diferença?

ou para si é tudo igual ao litro???????????????
  10.  # 153

Colocado por: Lm_Lmtodos tomem conhecimento que um bom esquentador eléctrico monofásico

eh pá, mostre lá onde e como, é que um aparelho é bom ou mau através de estudos efectuados por um qualquer laboratório ou organismo com analises credíveis, ou até mesmo por uma qualquer associação,
  11.  # 154

explique lá como é que você paga em Kw e a EDP cobra em Kwh,
    por acaso sabe o porque da diferença?

ou para si é tudo igual ao litro???????????????

sim sei! você é que parece que não...
    tenha calma homem... já lhe respondi no outro tópico...
    todos os equipamentos eléctricos, a referência sobre os consumos, é sempre hora
    logo todos sabem que um aparelho de 6,5 kw consome 6,5 kw numa hora
    por 10 minutos tem a pagar em 2013, valores actualizados 0,18 € já com iva
    portanto é bem económico este meu esquentador eléctrico monofásico
    espectáculo, acreditem... não quer dizer que não existam outros por ai...
  12.  # 155

eh pá, mostre lá onde e como, é que um aparelho é bom ou mau através de estudos efectuados por um qualquer laboratório ou organismo com analises credíveis, ou até mesmo por uma qualquer associação,

eu comprei porque acreditei nos dados,instalei e o facto é que é verdade
    quem desconfiar que mande fazer ou então faça os testes... isso não é da minha competência...
  13.  # 156

Colocado por: Lm_Lmeu comprei porque acreditei nos dados,instalei e o facto é que é verdade
    quem desconfiar que mande fazer ou então faça os testes... isso não é da minha competência...

voçe como electricista que é de profissão deveria saber!!!!
  14.  # 157

Colocado por: Lm_Lmlogo todos sabem que um aparelho de 6,5 kw consome 6,5 kw numa hora
    por 10 minutos tem a pagar em 2013, valores actualizados 0,18 € já com iva

Bem, essas contas estão certas de facto. Agora falta extrapolar para uma família de 4 pessoas, e adicionar o custo de potência, já que não será prático se não tiver pelo menos 10kw contratados.
  15.  # 158

Colocado por: Sergio Rodrigues

voçe como electricista que é de profissão deveria saber!!!!

mas eu já sei... é fácil... qualquer um pode fazer as contas... quanto ao resto, lembre-se, tudo que é bom, não precisa de grandes provas... precisa de utilização ;)
  16.  # 159

Colocado por: alexp

Bem, essas contas estão certas de facto. Agora falta extrapolar para uma família de 4 pessoas, e adicionar o custo de potência, já que não será prático se não tiver pelo menos 10kw contratados.

mas 10 kw para que? eu aumentei para 6,9kw... repare que são 7kw... chega-me muito bem. apenas pago mais 5 euros por mês. somos 6 e se fizer as contas não chega a 1 euro a cada LOL se estou a meter ao bolso mas de 100 euros mês, acha que me vou incomodar por pagar mais 5 euros na potencia contratada?
    népia... por mim até podia ter 10kw ou os 13kw... tenho tantos clientes com 13 kw...

6,9kw ta-se bem ;)
  17.  # 160

Colocado por: Lm_Lmtenho tantos clientes com 13 kw...

bom nesta citação ja da para ver que é vendedor!!E bem mentiroso,,,então 6 pessoas em casa e segundo diz nos topicos atras são 30 minutos a tomar banho a vontade, agora quero eu saber se tiver o computador ligado que pelo facto esta sempre,a televisão;frigorifico,luzes, etc etc.....como vai fazer ja que tem 6.9kw de potencia contratadada da qual gasta 6.5kw sobrando 400w e se tem 6 pessoas para tomar banho segundo voce diz como faz??tudo para em casa a espera que tomem todos banho???
    eu tive que pedir mais potencia pelo simples facto de ter instalado um forno,eu tinha 2,9 e ate as lampadas são economicas e mesmo assim bastava ligar o forno de 2500w durante 3 minutos que ia logo abaixo!!este topico ja esta cheio de cantigas da rua!!!!!

0.0437 seg. NEW