Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Para colocação de Esquentador Elétrico, o que fazer? Os passos a tomar, começando logo pelas características do quadro e cablagem eletricos.

    Eu estava inicialmente a pensar optar por um termoacumulador, mas com o espaço um pouco condicionado que tenho na cozinha e, após ler aqui outras hipóteses, estava aberto a ponderar essa solução do esquentador elétrico.

    Mas temo que, dadas as alterações que terão de ser feitas no quadro eletrico, etc (provavelmente alterar a cablagem de 2,5 para 4)... possa se tornar inviável ou astronomicamente dispendioso as obras a efectuar.

    E o caudal da agua em comparação com o gás?

    Obrigado a todos quanto possam ajudar.
  2.  # 2

    Agradecia imenso algumas opiniões ou/e experiências vivenciadas, é obvio que as opiniões serão díspares e refletirão experiências de cada um, mas dá sempre jeito pois serviria de ponto de reflexão.

    O gás, em princípio será mesmo para eliminar. A dúvida reside agora sobre os termoacumuladores ou os esquentadores elétricos, mas talvez pelas mudanças que me têm informado que exigiria na instalação eletrica, irei em princípio para o termoacumulador.

    E querendo ficar mais descansado sobre o material do mesmo, irei (em princípio também) mandar vir um da marca nacional "videira" com a cuba em cobre. O cobre é muito bom e, apenas poderia ter problemas se a água da rede local fosse de um ph baixo (que o cobre não se dá muito bem). Após ter contactado os serviços das águas da edilidade, informaram-me que aqui o ph da água até é "8", ou seja um pouco acima do neutro. O que deixa de haver qualquer problema para o cobre.

    Por aconselhamento da empresa "nicolau e rosa" (muito atenciosa e tecnicamente esclarecedores, por sinal), sou capaz de colocar à saida do aparelho uma misturadora termostática, para uma maior regulação e estabilidade da temperatura da água e dos consumos. A manutenção reduz-se apenas a uma inspeção regular da pressão e pouco mais.

    Mas... opiniões precisam-se e agradecem-se.

    Um bem-haja.
    •  
      FD
    • 29 maio 2013

     # 3

    É para lavar a loiça ou tomar banho?

    Como já disseram por aqui, nos esquentadores eléctricos o caudal é baixo se a potência for baixa. Se a potência for alta, precisa de uma instalação trifásica e de um aumento de potência contratada - o que significa pagar mais todos os meses mesmo que não use.
  3.  # 4

    Sim, esse é um dos motivos pelo qual irei, quase certamente, decidir-me pelo termoacumulador, como referi. É pena porque, ainda falando dos esquentadores elétricos, a parte dos consumos (elétrico é da água) são reduzidos, o aumento de potência contratada e as alterações a afetuar em casaé que são carotes...
    Concordam com este comentário: RuiSergio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaC21
  4.  # 5

    o consumo da águano exquentador elétrico e termoacumulador é igual. Quanto ao consumo de energia, dependendo do tipo de consumo, frequência e quantidade, o consumo pode ser aproximado. Com bihorário, o consumo do termoacumulador pode ser até inferior ao exquentador. Tendo em conta a maior necessidade de potência do exquentador, creio que na maior parte dos casos preferível um termoacumulador
  5.  # 6

    quem dá tal resposta tem 3 opções:
    1º é funcionário numa empresa de termoacumuladores
    2º tem falta de conhecimento e não sabe o que é um bom esquentador eléctrico
    3º nunca foi utilizador de termoacumulador e ficou sem tomar banho porque água quente não chega para todos isto sem falar na conta da luz...
    •  
      FD
    • 31 maio 2013

     # 7

    Colocado por: Lm_Lm3º nunca foi utilizador de termoacumulador e ficou sem tomar banho porque água quente não chega para todos isto sem falar na conta da luz...

    Quando tinha termoacumulador, tinha das contas mais baixas de água que já alguma vez tive... :)
    De resto, sim, é preciso calcular muito bem a capacidade do aparelho para ninguém tomar banho de água fria.
    Quanto ao gastar mais, da minha experiência, a diferença não é significativa para o gás, desde que bem programado.
  6.  # 8

    Tenho termoacomulador de 100lts da marca Supremo em cobre e somos 4 cá em casa, nunca me acabou a agua quente, talvez por ter instalado uma torneira misturadora termoestatica no duche.

    Recomendo a todos, pois poupa muita agua quente e sai sempre com a temperatura certa.
  7.  # 9

    Caro Lm_Lm

    Suponho que o seu comentário se dirigisse a mim.

    Quanto a vender termoacumuladores, não vendo nada, mas pela mesma lógica o lM_Lm deverá vender exquentadores elétricos.

    Sim, uso acumuladores e nunca fiquei sem água quente, mesmo com o acumulador apenas a ligar de noite em bihorário. Isto é possível porque o acumulador é grande para os 2 habitantes. Se fossemos mais obviamente teria de aproveitar menos o bihorário.

    Um acumulador pequeno claro que pode ser desagradável, de todo o modo, dependente dos gostos, pode até ter interesse não ter um acumulador muito grande por forma a ajudar a disciplinar no gasto de água, com todas as poupanças de água e energia que daí resultam.

    Eu estimo gastar com água quente cerca de 15 euros mensais. Com tudo elétrico incluindo ar condicionado Tenho monofásico de 5,75, se colocasse um exquentador elétrico para banho, possivelmente teria de aumentar a potência pelo menos para 10,35 trifásico, com um custo extra de 9 euros mensais. Assim monetariamente só me compensava se passa-se a gastar com aquecimento de águas 6 euros o que não considero ser possível.

    É certo que na prática não lido com nenhum exquentador elétrico, por isso diga-me então qqual a potência que um exquentador elétrico deverá ter para produzir água quente suficiente para um banho.

    De notar que não disse que um termoacumulador é sempre preferível depende do caso em concreto. Monetariamente temos de levar em conta que um termoacumulador gasta mais energia já que tem perdas térmicas, embora possa aproveitar o bihorário, e normalmente um esquentador elétrico obriga a uma potência superior.
    • Lm_Lm
    • 1 junho 2013 editado

     # 10

    Colocado por: FD
    Quando tinha termoacumulador, tinha das contas mais baixas de água que já alguma vez tive... :)
    De resto, sim, é preciso calcular muito bem a capacidade do aparelho para ninguém tomar banho de água fria.
    Quanto ao gastar mais, da minha experiência, a diferença não é significativa para o gás, desde que bem programado.


    ora ai está uma resposta que contêm falta de conhecimento com interesse a mistura na utilização de termoacumuladores. o seu comentário é algo que não consegue e nunca conseguirá provar. até mesmo os esquentadores de sensor, aqueles que tem válvula no controle do debito de gás (tal como uma caldeira de aquecimento central), têm um consumo superior aos esquentadores eléctricos monofásicos. só um leigo ou alguém com muito interesse na venda de termoacumuladores, pode dar uma resposta como a sua.
  8.  # 11

    Colocado por: dfserraCaro Lm_Lm

    Suponho que o seu comentário se dirigisse a mim.

    Quanto a vender termoacumuladores, não vendo nada, mas pela mesma lógica o lM_Lm deverá vender exquentadores elétricos.

    Sim, uso acumuladores e nunca fiquei sem água quente, mesmo com o acumulador apenas a ligar de noite em bihorário. Isto é possível porque o acumulador é grande para os 2 habitantes. Se fossemos mais obviamente teria de aproveitar menos o bihorário.

    Um acumulador pequeno claro que pode ser desagradável, de todo o modo, dependente dos gostos, pode até ter interesse não ter um acumulador muito grande por forma a ajudar a disciplinar no gasto de água, com todas as poupanças de água e energia que daí resultam.

    Eu estimo gastar com água quente cerca de 15 euros mensais. Com tudo elétrico incluindo ar condicionado Tenho monofásico de 5,75, se colocasse um exquentador elétrico para banho, possivelmente teria de aumentar a potência pelo menos para 10,35 trifásico, com um custo extra de 9 euros mensais. Assim monetariamente só me compensava se passa-se a gastar com aquecimento de águas 6 euros o que não considero ser possível.

    É certo que na prática não lido com nenhum exquentador elétrico, por isso diga-me então qqual a potência que um exquentador elétrico deverá ter para produzir água quente suficiente para um banho.

    De notar que não disse que um termoacumulador é sempre preferível depende do caso em concreto. Monetariamente temos de levar em conta que um termoacumulador gasta mais energia já que tem perdas térmicas, embora possa aproveitar o bihorário, e normalmente um esquentador elétrico obriga a uma potência superior.


    temos aqui vários pontos para conversar...
    1º diga-me os dados técnicos do seu termoacumulador que eu digo-lhe o que paga a mais na conta da luz versus esquentador a gás ou esquentador eléctrico.

    2º a utilização do bi-horário não é significativa até porque, a utilização de água quente deve de ser fora do bi-horário. ainda que seja no bi-horáriuo, se utilizar esquentador eléctrico no bi-horário ganha igualmente com isso, o equipamento apenas consome electricidade se for utilizado invés do termoacumulador que também trabalha em períodos fora do bi-horário.

    3º se diz poupar água com o termoacumulador quer dizer que não abre a torneira da água quente na totalidade mas sim, apenas um pouco. que trabalheira estar a calcular quantos litros / minuto estão a sair da torneira para saber se esta a economizar água ou não. mais simples utilizar um esquentador eléctrico no qual pode pré-ajustar a quantidade de água no regulador de caudal e pronto, fica assim. abra a torneira a vontade que não gasta mais por isso, já foi pré-regulado pelo utilizador.


    4º para banhos menos de 6kw, monofásico, não aconselho... "Informação da DECO - uma placa de vitrocerâmica tem um consumo um pouco mais económico que uma placa de gás..." Eu comento: Se apenas 4 bocas a gás (1 máximo, 2 médios e 1 mínimo), é um pouco mais caro que utilizar placa de vitrocerâmica (sempre acima de 6kw), imagine o quanto não é mais económico um esquentador eléctrico que substitui um esquentador a gás que tem 12 GRANDES injectores e, já todos sabemos que o esquentador é mais económico que um termoacumulador...

    5º pois ainda bem que referiu que o termoacumulador gasta mais energia... sim efectivamente é o equipamento que sai mais caro em consumo, para se dispor de água quente...

    6º o esquentador eléctrico não obriga a potência superior, desde que já disponha da mesma... tenho inúmeros clientes que até dispõem da potencia máxima em monofásico que é 13,8kw. para dispor de 6,9kw é fácil e o aluguer é pequeno.

    7º desculpe mas você não tem 5,75kw. essa potência não é comercializada pela edp. em monofásico apenas existe 1,15KW / 3,45KW / 6,9KW (já pode utilizar esquentador eléctrico) / 10,35kw / 13,8kw como já referi anteriormente e, a partir dai passa a trifásico.

    8º o custo do aluguer das potência não é significativo ainda que não deveria de ser pago. já é suficiente pagar a electricidade mas estamos em Portugal e como tal as entidades tudo fazem para sacar mais um cadinho no magro ordenado do zé povinho pois eles já sabem que sempre encontram forma de esticar a coisa...

    8º se todos nós conseguirmos economizar 30 ou 40 euros mês ao longo de 10 anos, quanto nos fica no bolso?

    não sou vendedor de aparelhos, o que vendo sai-me da força física mas tenho esquentador eléctrico... sei instalar e estou ligado a área da electricidade à muitos anos...
  9.  # 12

    Caro Lm_lm

    Respondo a alguns dos seus pontos

    1 – 2 acumuladores um de 100 litros, tem atualmente apenas ligada uma resistência de 1 kw, e liga-se umas 4 a 5 horas diárias.
    Um outro acumulador de 50 litros, resistência de 1,3kw, liga normalmente 1h30m.

    2 – o meu termoacumulador apenas trabalha em bihorário, tem temporizador para tal, e nunca fico sem água quente. Um esquentador elétrico trabalha quando é necessário água, o que pode ser fora do bihorário.

    3 – não fui eu que disse poupar água. O que disse, é que uma forma de se disciplinar no consumo de água é usar um termoacumulador. Quando se usa esquentadores, tanto gás ou elétricos, a água quente não tem fim, pelo que conheço pessoas que tomam banhos de mais de meia hora.

    4 Uma placa de indução tem um consumo máximo de 6,9Kw, mas obviamente isso é com as 4 bocas no máximo, normalmente o consumo é bem abaixo disso. Muitas pessoas tem placas de indução com 3,45 Kva e sem problemas.

    6, se a pessoa não necessita de mais potência para ter um esquentador elétrico, é porque tem potência a mais e devia baixá-la.

    7, esta é a melhor, então eu não tenho 5,75 Kva? Veja melhor a disponibilidade da EDPSU tanto em mono como em tri. Realmente percebe muito de eletricidade.

    Diz que com 6,9 Kva já posso ter um esquentador de 6Kw, o problema é que eu posso necessitar de água quente com a placa, o forno e o ar condicionado ligados, pelo que teria de ser muito mais. Na realidade com um esquentador elétrico de 6 kw teria de ter tri 13,8kva , o que era um custo superior em 15 euros, que é o que pago para ter água quente.

    8 para mim o custo do aluguer do contador é significativo, por exemplo 13,8 Kva tem um custo de cerca de 25 euros mensais.

    Explique-me como é que eu economizo 30 euros por mês, se gasto 15 a aquecer a água?
  10.  # 13

    Colocado por: dfserraCaro Lm_lm

    Respondo a alguns dos seus pontos

    1 – 2 acumuladores um de 100 litros, tem atualmente apenas ligada uma resistência de 1 kw, e liga-se umas 4 a 5 horas diárias.
    Um outro acumulador de 50 litros, resistência de 1,3kw, liga normalmente 1h30m.


    1º Você não tem um termoacumulador de 100 litros com resistência de 1kw.

    Diga-me a Marca

    2º Se só liga o de 50 litros 1 hora e 30 minutos / dia, é porque não utiliza água quente regularmente... Mais vale ter um regular esquentador.

    Está mais que provado que o termoacumulador tem um consumo superior ao esquentador, para executar as mesmas funções nas 24 horas do dia. Apenas o conforto é diferente pois pode utilizar água noutro local da habitação que a temperatura da água quente não se altera. O mesmo não acontece com o esquentador a gás... Quando se utiliza para banho... Não se abre em demasia outras torneiras porque se tal acontece... apaga-se ou a água fica bem mais fria.

    2º Não existem esquentadores a gás, os regularmente usados de 11 litros, que tenham um consumo mais baixo que um esquentador eléctrico monofásico.
    • Lm_Lm
    • 1 junho 2013 editado

     # 14

    Colocado por: dfserraCaro Lm_lm

    2 – o meu termoacumulador apenas trabalha em bihorário, tem temporizador para tal, e nunca fico sem água quente. Um esquentador elétrico trabalha quando é necessário água, o que pode ser fora do bihorário.


    Se tem bi-horário e utiliza tão pouco, o mesmo não vale a pena. Como sabe para ter bi-horário tem de pagar aluguer extra... Só existindo um grande consumo se justifica a tarifa bi-horária.

    Se não ficou sem água quente é porque não utiliza água quente. Talvez alguém que more na sua casa já tenha ficado...
  11.  # 15

    Colocado por: dfserraCaro Lm_lm

    3 – não fui eu que disse poupar água. O que disse, é que uma forma de se disciplinar no consumo de água é usar um termoacumulador. Quando se usa esquentadores, tanto gás ou elétricos, a água quente não tem fim, pelo que conheço pessoas que tomam banhos de mais de meia hora.


    Exactamente... Eu pessoalmente quando tomo banho em média são 13... 14 minutos... Trabalho que me farto e gosto muito de relaxar nas duas banhocas diárias... (manhã antes de sair e a noite quando chego). Super relaxante... Talvez por isso a diferença sobre os custos a pagar para aquecimento de água tornaram-se tão diferentes quando comecei a utilizar o esquentador eléctrico, monofásiso.... Já tive termoacumulador e muitas vezes ficava sem água quente...
  12.  # 16

    Colocado por: dfserraCaro Lm_lm

    4 Uma placa de indução tem um consumo máximo de 6,9Kw, mas obviamente isso é com as 4 bocas no máximo, normalmente o consumo é bem abaixo disso. Muitas pessoas tem placas de indução com 3,45 Kva e sem problemas


    Voltamos ao mesmo... Você não fica sem água quente porque não utiliza... O tal fulano que só tem contratado 3,45 kw para uma placa de vitrocerâmica ou de indução, não cozinha LOL Compra comida já feita.
  13.  # 17

    Colocado por: dfserraCaro Lm_lm

    6, se a pessoa não necessita de mais potência para ter um esquentador elétrico, é porque tem potência a mais e devia baixá-la.


    Então como faz se tiver Ar Condicionado? Vai buscar electricidade ao vizinho do lado? Desliga a maquina de lavar quando liga o Ar Condicionado? Melhor ainda! Está sempre a ligar o disjuntor principal porque está sempre a disparar LOL
    • Lm_Lm
    • 1 junho 2013 editado

     # 18

    Colocado por: dfserraCaro Lm_lm

    7, esta é a melhor, então eu não tenho 5,75 Kva? Veja melhor a disponibilidade da EDPSU tanto em mono como em tri. Realmente percebe muito de eletricidade.


    Estávamos a conversar sobre EDP Universal... Se tem outro fornecedor desconheço...

    Essa ai do Tri-horário então é o máximo... Pagar 3 alugueres de contador LOL

    O Bi... e o Tri... nasce para pequenas empresas que utilizam energia nas 24 horas... No doméstico poucos tiram proveito... Tem de pagar aluguer de 2 ou 3 contadores... Tem de consumir muito para justificar mais alugueres... A diferença de preço por kw é mínima comparada com a tarifa simples... Não se esqueça que as Empresas fornecedoras de electricidade não dão nada a ninguém... Nasceram para dar lucro e não prejuízo... Além do preço por kw nas horas fora do vazio...

    Atenção, SIM! Sou profissional na área da electricidade, não disse que era na venda de electricidade...
  14.  # 19

    Colocado por: dfserraCaro Lm_lm

    8 para mim o custo do aluguer do contador é significativo, por exemplo 13,8 Kva tem um custo de cerca de 25 euros mensais.

    Explique-me como é que eu economizo 30 euros por mês, se gasto 15 a aquecer a água?


    Gastar apenas 15 € para ter água quente em casa com termoacumulador é facil LOL Basta não utilizar água quente e apenas ligar o termoacumulador...

    Não tem como fugir... Se utilizar vai ter de pagar... Ainda assim, com o termoacumulador, se não utilizar também tem de pagar apenas para a manter quente... deve ser isso que acontece consigo... Apenas mantém a água quente no termoacumulador e paga 15 € por mês...
  15.  # 20

    Caro Lm_lm

    Depois de ter dito que o custo da taxa de potência é pouco relevante, que a EDP não tem potências de 4,60Kva e 5,75 Kva, e de que paga-se o dobro ou o triplo para ter bihorário ou trihorário, mostra que realmente não percebe nada da comercialização de eletricidade. Mas se não percebe nada da comercialização, então não pode saber o que fica mais barato ou caro.

    Informe-se primeiro e depois conversamos.

    Se apesar de não me conhecer nem a pessoas que conheço, consegue afirmar que tomo banho de água fria, e se consegue afirmar que pessoas que conheço que possuem 3,45Kva compram comida fora em vez da cozinhar É definitivamente porque a sua intenção é outra.

    Se aliarmos a isto o facto de ter dito bem dos esquentadores eletricos em discussões que estavam afundadas, é obviamente porque tem interesse em tudo isto.

    Sendo assim, como não está de boa fé, não discuto mais sobre este tema.

    É pena é não perceber que esta é a pior forma de fazer publicidade a um produto, acaba por o descredibilizar.
    Concordam com este comentário: FD
 
0.0255 seg. NEW