Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite.
    Nos tempos livres eu faço pequenas reparações e montagens eléctricas em habitações, recentemente um cliente meu pediu-me que completasse a pré-instalação de som ambiente que tem em casa colocando tudo a funcionar ligado ao sistema hi-fi na sala, coisa que eu nunca fiz e tenho algumas dúvidas que gostaria que me esclarecessem.
    Por falta de tempo (excesso de trabalho felizmente) ainda só dei uma vista de olhos no que está instalado, basicamente tenho 2 divisões com 2 colunas e um regulador de volume cada, um quarto com 3 colunas (uma delas na casa de banho privativa) e um regulador de volume e uma casa de banho com uma coluna e sem regulador de som.
    As colunas são de 5W 32ohm modelo g14a\32 da EGI e os reguladores de volume são simples potenciómetros. Preciso de ajuda em como fazer as ligações para ligar ao amplificador do sistema hi-fi, pois a nível de cablagens só tenho entre colunas da mesma divisão e cabos a sair no sótão sem qualquer ligação entre si.
    Desde já obrigado
  2.  # 2

Falta-lhe a central nesse sistema de som, logo o mais caro, que é o local onde liga a aparelhagem através do audio out.
  3.  # 3

Mas não dá para ligar directamente à saída de som do amplificador, de que preciso ainda então, este é um sistema algo antigo, encontra-se instalado numa casa com cerca de 10 anos
  4.  # 4

Mas não dá para ligar directamente à saída de som do amplificador

não, somente pode aproveitar uma saida de audio não amplificado do sistema HI FI e ligar ao amplificador\central,

mas se calhar vai ter que substituir os reguladores, porque os amplificadores actuais não são compatíveis com os reguladores mais antigos,

de uma vista de olhos no sistema de som da Efapel porque pode ser muito mais em conta do que a EGI.
  5.  # 5

A ideia seria manter ao máximo o que se encontra disponível de momento, o problema é que o amplificador do sistema hi-fi só dispõe de saídas amplificadas (dois canais stereo para ligação directa às colunas), estive a ver no site da efapel e fiquei confuso quanto aos componentes necessários para o sistema e como fazer a ligação, visto a informação ser escassa (entretanto enviei um e-mail ao serviço de apoio técnico deles para ver se obtenho ajuda de lá, se me puder dar uma ajuda quanto a isto agradecia.
    Pelo que vi na net existe um sistema que permite o uso das saídas do amplificador usando um "transformador" que amplifica o sinal para 100V e depois em cada divisão novo "transformador" a baixar o sinal novamente e ligado directamente às colunas, alguém conhece este sistema?
  6.  # 6

A ideia seria manter ao máximo o que se encontra disponível de momento, o problema é que o amplificador do sistema hi-fi só dispõe de saídas amplificadas (dois canais stereo para ligação directa às colunas)

não existe qualquer possibilidade de fazer compatibilização entre a pré-instalação existente e um sistema HI FI, pelo menos com qualidade sonora.

estive a ver no site da efapel e fiquei confuso quanto aos componentes necessários para o sistema e como fazer a ligação, visto a informação ser escassa
    o sistema basico da efapel leva uma fonte de alimentação, um modulo de entrada de sinal que é ligado ao HIFI na saida para auscultadores, e leva os reguladores com amplificação em cada divisão, da instalação existente aproveita as tubagens e as colunas.

Pelo que vi na net existe um sistema que permite o uso das saídas do amplificador usando um "transformador" que amplifica o sinal para 100V e depois em cada divisão novo "transformador" a baixar o sinal novamente e ligado directamente às colunas, alguém conhece este sistema?

é um sistema convencional de PA para difusão sonora, mas numa habitação é complicado de instalar porque os transformadores de impedancia são colocados nas colunas e a qualidade sonora é sofrivel,
  7.  # 7

Colocado por: jorgealves

o sistema basico da efapel leva uma fonte de alimentação, um modulo de entrada de sinal que é ligado ao HIFI na saida para auscultadores, e leva os reguladores com amplificação em cada divisão, da instalação existente aproveita as tubagens e as colunas.

Consegue-me dar uma ideia do preço de um sistema destes para 4 divisões.
    Já agora onde encontrar um distribuidor da efapel na zona norte, zona de vale de cambra e arredores

0.0115 seg. NEW