Colocado por: danobrega
Mas a resposta é evidente e repito-a: Nunca será possível enquanto houver pessoas a pensar como tu pensas.
Colocado por: j cardosoContinua a esquivar-se ao cerne da questão: o danobrega só vive neste sistema porque quer. Ganhe coragem, assuma os seus desejos, abandone-o e vá para onde lhe permitam fumar a erva que quiser - é que eu faria se me sentisse oprimido
Colocado por: euNum sistema anárquico, o que impediria que alguém discordasse da anarquia e começasse a roubar e matar ?
É tão fácil pegar em tudo o que tenho, meter dentro de uma mochila, e ir ali para o lado onde já existe um sistema parecido com este
O cardoso é que tem de provar que é melhor para tais pessoas aceitarem o seu sistema
Colocado por: j cardosonão foi isso que questionei, foi o facto de pretender impor a sua definição de liberdade.
1- Então, porque nunca surgiu naturalmente essa sociedade anárquica em nenhuma região do mundo? As pessoas são estúpidas, é isso?
2- Porque é que os defensores desse modelo não se juntam e vão construir essa sociedade utópica num qualquer local do planeta?
Fugir? Aparentemente, para os anarquistas é um autêntico pesadelo viver num País com um Estado opressor que rouba o seu rendimento e lhe impõe restrições e regras. Portanto, se forem coerentes com aquilo que defendem, devem ficar muito felizes por se libertarem deste jugo e irem viver para um paraíso sem regras e sem estado, sei lá, talvez a somália...
Colocado por: luisvvO eu, e vários outros membros insistem nisso, mas ao longa da história há inúmeros exemplos de comunidades e de largos períodos de vida não-estatizada. Desde vigência simultânea de múltiplas fontes de lei e ordem em concorrência no mesmo território , à produção e adopção de regras de conduta universais entre mercadores, não faltam exemplos de que a razão mais vezes invocada para a existência do Estado (ser esta a única forma de fornecimento de ordem e segurança) é falsa.
Colocado por: luisvvBoa. Pergunta igualmente pertinente: porque é que os defensores do fim da escravatura, por exemplo, não foram viver as suas utopias para outro lado?
Colocado por: luisvvA Somália antes da implosão do Estado não era um paraíso
. E é no mínimo estranho: sendo a anarquia um bom sistema, porque é que essa evolução teima em não acontecer em larga escala?
Não lhe imponho regras nenhumas, o que não aceito é que existam cidadãos com direitos e deveres diferenciados. Se o danobrega quer viver dessa forma no nosso país só tem de mudar o sistema de forma a que isso seja possível. Caso isso aconteça estarei no meu direito de o aceitar ou de mudar-me: exactamente como o danobrega.
Sejamos francos: o danobrega, como muitos com a mesma posição, critica o sistema mas não tem coragem de o abandonar e seguir aquele que diz ser o caminho que gostava de seguir.
As pessoas são muito diferentes umas das outras!
A organização da sociedade tem que lidar com estas diferenças. E não vejo como é possível que um sistema anárquico funcione com estas pessoas tão diferentes.
Lá vem o "se estás mal, muda-te.."
Só teria de o fazer se fizesse questão de incluir o danobrega, o que não é o caso. Já o danobrega pretende à viva força que eu mude o sistema de acordo com as suas convicções
Colocado por: luisvvClaro que são diferentes,e é por serem diferentes que "a organização" não é moral.
Colocado por: luisvvAo contrário, numa comunidade anarquista, todos terão o mesmo direito e dever: não ser agredido, não iniciar agressão
Exemplos históricos? Se esses sistemas eram assim tão bons, porque desapareceram? E porque não existem na atualidade? Serão as pessoas agora mais estúpidas que no passado?
Curioso exemplo esse, pois o fim da escravatura foi na realidade uma imposição à força dos Estados sobre os esclavagistas.
meia-dúzia de linhas imaginárias a que chama fronteiras
Colocado por: euExemplos históricos? Se esses sistemas eram assim tão bons, porque desapareceram? E porque não existem na atualidade? Serão as pessoas agora mais estúpidas que no passado?
Colocado por: J.FernandesEu arriscaria uma explicação antropológica: talvez a humanidade não seja puramente racional comos muitos querem acreditar, se calhar estaremos condenados a liderar outros humanos ou a ser liderados voluntária ou involuntariamente. Pode acontecer que qualquer contrato social entre indivíduos livres, assente no respeito pela liberdade e propriedade do outro, seja um contrato precário à beira de ser violado a qualquer momento pela natureza humana. Aliás, os exemplos históricos parecem confirmar esta ideia - os tais sistemas sociais sem estado desapareceram.
Acho curioso que muitos adeptos da sociedade sem estado, partilham com os marxistas, uma certa forma de optimismo antropológico.
A resposta que dão, quando são confrontados pelo fim desses sistemas, também me faz lembrar alguns argumentos dos comunistas: a história não chegou ao seu fim, estes avanços e recuos, acabarão inevitavelmente na sociedade sem estado (ou no caso daqueles, sociedade sem classes).
Colocado por: luisvvMuito haveria a dizer sobre isso, mas não é o ponto. O ponto é : porque raio os que estavam mal não foram para outro lado?
Ou seja, para atingir o SEU objectivo o luísvv exige que os outros mudem mas não admite mudar-se. À falta de outra palavra, isso é mimalhice pura