Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 30 maio 2013

# 21

Tens aqui alguns exemplos:
    Concordam com este comentário: JPN761
  1.  # 22

Chama a isso cortes não cegos? Chama a "as competências passam de A para B" um corte? Leu bem esse quadro?
    • eu
    • 30 maio 2013

# 23

Colocado por: danobregaChama a "as competências passam de A para B" um corte?

Claro que é um corte, em funcionários e despesas de funcionamento (rendas de imóveis, energia, comunicações, serviços prestados por entidades externas, etc).
  2.  # 24

Colocado por: Anonimo16062021Mais um tópico do vira o disco e toca o mesmo..

Acho que consegue dizer a mesma coisa de muitos tópicos, sei lá, do estilo sobre isolamentos e assim. ehehe :)
  3.  # 25

Colocado por: Anonimo16062021
    Sim,mas ai existe uma grande diferença..diferença essa que é ajudar a quem por aqui pede ajuda sobre isolamentos e assim muitas das vezes ser obrigado a falar quase sempre no mesmo..

Então, aqui (conversas sobre tudo o resto) discute-se em parte política, e futebol, e... Se houvesse mais gajas se calhar discutia-se telenovelas. São temas que as pessoas dão importância, e como tal gostam de os discutir. É espectável que assim o seja.
  4.  # 26

Colocado por: Anonimo16062021E há alguma necessidade de abrir mais um típico dos FP? Não existe já um por ai onde se fala (escreve) trinta por uma linha sobre os FP?

Ahh, não sei. Suponho que o Ze79 lá achou que o tema não era bem o mesmo.
  5.  # 27

Isto e que e o problema que nao ha maneira de se resolver.

http://www.imd.org/news/World-Competitiveness-2013.cfm#.Uae8YrU5dPA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  6.  # 28

è fácil...os funcionários públicos não serem obrigados a funcionar...mandados pelo que dá votos...
    e digo...sou funcionário público..vejam quem eles querem despedir, depois falem...olhem as categorias dos trabalhadores que eles querem despedir....
    No outro dia um belo senhor ia entrar com uma acelera numa zona interdita a veículos motorizados...eu disse que não podia circular ali,pois é uma zona onde andam crianças de triciclo e bicicleta...a qual me respondeu," vou deixar ali a mota no sitio das bicicletas" eu ri-me e disse-lhe para sair, resposta" estes gajos que somos nós que lhe pagamos ainda pensam que mandam nisto tudo, também deve ser um daqueles que vai para a rua" eu pensei...este **** que já está reformado, sou eu que desconto para ele, nem sei se vou ter reforma, ainda se reformou com idade para andar de mota..eu quando me reformar e tiver sorte de ter reforma...vou andar de cadeira de rodas, quase de certeza,pois quando chegar à minha altura deve ser aos 120 anos...seriamente apeteceu-me espetar-lhe com o extensor pela cabeça abaixo e acabar com a conversa...ainda me disse se lhe queria bater...eu respondi que não batia a mortos...por isso sou de acordo que deveria acabar com os funcionários públicos e tudo privado....acabavam num instante as conversas e diziam "voltem que eu já não tenho dinheiro para pagar a estes gajos do privado"...por mim podem acabar e uma coisa digo..há construtores e há padeiros da construção e não é por isso que devemos julgar todos da mesma forma...
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  7.  # 29

Já agora em resposta ao não há dinheiro para pagar...aqui vai uma
    http://www.parlamento.pt/DeputadoGP/Paginas/EstatutoRemuneratorioDeputados.aspx
  8.  # 30

• eu
    • 31 maio 2013 editado

# 31

Colocado por: ExpatIsto e que e o problema que nao ha maneira de se resolver.

http://www.imd.org/news/World-Competitiveness-2013.cfm#.Uae8YrU5dPA.

Desse artigo, gostava de sublinhar isto: "- In Europe, Switzerland, Sweden and Germany share the same recipe for success: exports, manufacturing, diversification, competitive SMEs and budget discipline."

Em Portugal, da parte do estado, está a falhar isto: budget discipline.

Mas isto: "exports, manufacturing, diversification, competitive SMEs" não compete ao Estado...

Resumindo: está muito na moda culpar o Estado pela crise que vivemos, mas as empresas privadas (ou a falta delas) têm a sua quota parte na crise.
  9.  # 32

Colocado por: euResumindo: está muito na moda culpar o Estado pela crise que vivemos, mas as empresas privadas (ou a falta delas) têm a sua quota parte na crise.

Quando o Estado deixar de estorvar e atrapalhar com burocracias, e deixar de considerar as empresas e particulares como caixas multibanco, nessa altura podemos começar a discutir a qualidade ou falta dela de empresas e empresários. Até lá, justamente, podemos considerar o Estado como responsável não só pelo seu próprio desgoverno, como também pela ruína e falta de competitividade de muitas empresas.
    Concordam com este comentário: two-rok, rafaelisidoro
    • eu
    • 31 maio 2013

# 33

Colocado por: J.FernandesQuando o Estado deixar de estorvar e atrapalhar com burocracias, e deixar de considerar as empresas e particulares como caixas multibanco, nessa altura podemos começar a discutir a qualidade ou falta dela de empresas e empresários. Até lá, justamente, podemos considerar o Estado como responsável não só pelo seu próprio desgoverno, como também pela ruína e falta de competitividade de muitas empresas.

É tipicamente Português culpar os outros quando as coisas correm mal... Dá tanto jeito ter um bode expiatório...
  10.  # 34

Colocado por: euÉ tipicamente Português culpar os outros quando as coisas correm mal... Dá tanto jeito ter um bode expiatório...

Ou seja, na sua perspectiva, os inúmeros licenciamentos que demoram meses ou até anos a obter, os impostos mais altos que em países nossos concorrentes,a falta de estabilidade fiscal, a legislação laboral que apesar de melhorias continua mais rígida do que na maior parte dos países mais desenvolvidos e a demora e falta de eficácia dos tribunais, são tudo pormenores que não afectam verdadeiramente a eficácia e a competitividade empresarial?!
    Concordam com este comentário: two-rok
    • eu
    • 31 maio 2013

# 35

Na minha opinião, são factores que afetam mas que não condicionam de forma relevante a competitividade das empresas. É que está a esquecer-se de um pormenor fundamental para a competitividade: os salários. Temos dos salários mais baixos da UE, até quando comparados com a Grécia. E nem assim as empresas Portuguesas são competitivas. É uma vergonha!
  11.  # 36

Colocado por: J.Fernandesos impostos mais altos que em países nossos concorrentes

Que quer dizer com "impostos mais altos"?
      carga fiscal.jpg
    • eu
    • 31 maio 2013

# 37

Colocado por: danobregaQue quer dizer com "impostos mais altos"?

Ele estava a referir-se apenas aos impostos sobre os lucros das empresas... mas esse gráfico incorpora todos os impostos, certo?
  12.  # 38

Colocado por: eumas esse gráfico incorpora todos os impostos, certo?

Penso que sim. É a receita do estado como impostos em percentagem do PIB.
    • eu
    • 31 maio 2013

# 39

Não deixa de ser interessante que muitos dos Países com impostos globais mais altos, não deixam de ser competitivos.

disclaimer: na minha opinião pessoal, o estado nunca devia absorver mais que um terço do PIB. E o limite devia estar na constituição.
  13.  # 40

Colocado por: euNão deixa de ser interessante que muitos dos Países com impostos globais mais altos, não deixam de ser competitivos.

disclaimer: na minha opinião pessoal, o estado nunca devia absorver mais que um terço do PIB. E o limite devia estar na constituição.

O problema é que uma comparação por percentagem é enganadora. Se tiver um país onde as pessoas mal têm dinheiro para comer e não têm poupanças e de repente tira 30% como impostos, e compara com outro em que as pessoas são ricas e têm taxas de poupança de 70% e de repente tira 50% como impostos, quem analisar apenas as percentagens tira a conclusão que as pessoas do primeiro estão muito mais folgadas que as do segundo. Não é verdade.

No contexto de Portugal, se olhar para a distribuição das declarações de IRS, verifica que a percentagem de pessoas às quais consegue "tirar" impostos é muito baixa.
    Concordam com este comentário: two-rok
      IRS_2010_por_agregado2.jpg

0.0555 seg. NEW