Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 501

Colocado por: j cardosoJá agora diga lá quando é que uma greve é admissível ou não

Não é admissível, quando coincide com a data mais importante na vida de um estudante, que são os exames de acesso à universidade. Nos cerca de 20 anos de escola, este o momento critico de um estudante, alguns ficam por aqui quando esta fase corre mal, foi o meu caso (foi culpa minha e não dos professores) só que mais tarde ainda tive a coragem de recomeçar.
    Concordam com este comentário: two-rok
  2.  # 502

Colocado por: two-rok

Onde é que eu disse isso?

Aproveito para aprofundar um pouco mais aquilo que queria dizer com o meu último comentário:
    Neste caso em especial, em dia de exames... Não consigo atribuir-lhes legitimidade para o fazerem. E nem culpo os professores, culpo a fenprof que claramente se aproveitou deste momento de incerteza para o futuro dos professores, apanhando-os emocionalmente mais alterados, para fazerem ruído. Esta greve como tantas outras é ruído, pois não serve o seu propósito que seria fazer o governo mudar de políticas, e como se não bastasse, arrasta terceiros, que são lamentavelmente prejudicados com a mesma.

hehehe esta bem.....ahahaha

marquem a greve para o fim de semana .
  3.  # 503

Ou andei muito distraído

Acho que é esse o caso, os sindicatos afectos à UGT também decretaram greve.

Eu na minha infinita ingenuidade até pensava que em dias como estes (exames, avaliações, etc) não fosse possível fazer greve, mas afinal parece que é.

Na minha opinião seria um absurdo limitar o direito à greve, já por isso estão estabelecidos os serviços mínimos a cumprir.

não sei se as mudanças que estão para acontecer o vão atingir a si

Não vão, não sou professor e não tenho filhos na escola. Para ser franco nem sequer me sei pronunciar sobre a justeza da greve, não sei o suficiente do assunto para poder dar uma opinião. A única coisa que estranho é que não percebam que se uma greve não tiver consequências então não tem força nenhuma.
    Por outro lado,e embora acho o tipo da Fenprof insuportável, acho que o ministro e o secretário de estado estiveram muito mal, pese embora o pouco respeito que tenho por muitos políticos ainda me custa ver um político mentir como o secretário de estado o fez tão descaradamente.
  4.  # 504

Não é admissível, quando coincide com a data mais importante na vida de um estudante

Portanto: greve sim mas se não aleijar muito, é isso? E os controladores de voo, podem fazer greve no Natal ou no período de férias?
    Acho isso um contrasenso
    Concordam com este comentário: jpvng
    • jpvng
    • 17 junho 2013 editado

# 505

Colocado por: j cardoso
    Mas só a fenprof porquê? Os outros também estão em greve

Há-de explicar qual a greve que não prejudica terceiros. Já agora diga lá quando é que uma greve é admissível ou não

Nunca e tem que ser marcada ao fim de semana como em qualquer País civilizado

Um fundamento como proteger o posto de trabalho não é, não pode nem nunca deve ser justificação para uma greve.

Povo miserável.
  5.  # 506

Colocado por: j cardosoA única coisa que estranho é que não percebam que se uma greve não tiver consequências então não tem força nenhuma.

Tem toda a razão, mas é diferente uma pessoa perder um dia de trabalho, porque não haviam transportes públicos, de uma pessoa que ficou apenas com o 12º ano porque os professores fizeram greve.
    Concordam com este comentário: two-rok, Tavares Miguel, J Filipe
  6.  # 507

Portanto: greve sim mas se não aleijar muito, é isso? E os controladores de voo, podem fazer greve no Natal ou no período de férias?
    Acho isso um contrasenso
    Concordam com este comentário:jpvng

Acho isso um contrasenso
    Concordam com este comentário:jpvng

Porque é que o governo não aceitou a proposta da comissão mediadora para o adiamento da data dos exames para o dia 20??

para enfiar hoje alunos em ginasios a fazerem o exame??
  7.  # 508

uma pessoa que ficou apenas com o 12º ano

Isso, como tenho a certeza que sabe, não é bem assim. Novas datas serão marcadas, como é evidente. Que causa transtorno aos alunos não tenho dúvidas, mas tenho a certez que se os professores tivessem marcado a greve para um dia inócuo não teria impacto nenhum e duvido até que o ministro se tivesse dignado a reunir com eles. No fundo essa posição que defende é um pouco como dizermos à Troika que aceitamos a austeridade mas só na medida em que não afectar o nosso nível de vida. Ora isso é uma incongruência
  8.  # 509

Colocado por: j cardosoIsso, como tenho a certeza que sabe, não é bem assim. Novas datas serão marcadas, como é evidente.

Claro que a probabilidade de isto acontecer é muito baixa, mas pode acontecer, nem que seja apenas num caso. Um aluno pode estar preparado para fazer o exame hoje, e no dia 2 de Julho depois de já ter feito 4 ou 5 exames já não ter as mesmas capacidades para fazer o exame, e muitos não entram na universidade por uma décima!!

Colocado por: j cardosomas tenho a certez que se os professores tivessem marcado a greve para um dia inócuo não teria impacto nenhum

E eu tenho a certeza que se em vez de fazerem greve hoje tivessem feito num dia normal de aulas tinham conseguido os mesmos objectivos....nada, vão continuar a ser despedidos e a ganhar cada vez menos.

Colocado por: j cardosonão sou professor e não tenho filhos na escola.

Isto pesa muito, o meu filho fez hoje exame a Português.
  9.  # 510

Isto pesa muito, o meu filho fez hoje exame a Português.

Acho que lhe está a faltar imparcialidade
  10.  # 511

Colocado por: j cardosoAcho que lhe está a faltar imparcialidade

é muito provável :))
  11.  # 512

Colocado por: jpvnghehehe esta bem.....ahahaha

marquem a greve para o fim de semana .

Os efeitos práticos são os mesmos e assim não prejudicavam ninguém. Claro que o conceito "greve" ficaria posto de parte, mas na prática iriam fazer o mesmo, manifestarem-se contra a situação laboral e políticas praticadas.

Colocado por: j cardosoAcho que é esse o caso, os sindicatos afectos à UGT também decretaram greve.

Pelo que tenho visto, nesta greve, a fenprof ficou claramente destacada.

Colocado por: j cardosoNa minha opinião seria um absurdo limitar o direito à greve, já por isso estão estabelecidos os serviços mínimos a cumprir.

Pois eu não posso concordar que hoje tenham conseguido estabelecer os serviços mínimos. Era dia de exame e muitos alunos voltaram para casa sem os fazer, como tal não concordo que tenham cumprido serviços mínimos. Resultado? Voltem a estudar daqui a umas semanas e venham cá outra vez para fazer o exame...

Colocado por: j cardosoA única coisa que estranho é que não percebam que se uma greve não tiver consequências então não tem força nenhuma.

Qual o intuito de uma greve ter força via consequências para quem não tem culpa nenhuma? Não consigo conceber essa ideia. Por mim barafustem à vontade, gritem, mas não prejudiquem o futuro dos adultos de amanhã.

Colocado por: j cardosoPor outro lado,e embora acho o tipo da Fenprof insuportável, acho que o ministro e o secretário de estado estiveram muito mal, pese embora o pouco respeito que tenho por muitos políticos ainda me custa ver um político mentir como o secretário de estado o fez tão descaradamente.

Não sei do que fala.

Colocado por: jpvngUm fundamento como proteger o posto de trabalho não é, não pode nem nunca deve ser justificação para uma greve.

Quem fez greve hoje protegeu o seu posto de trabalho? Ok...

Colocado por: jpvngPovo miserável.

Não tenha dúvidas, enquanto a carga fiscal for tão alta, é assim mesmo que nos sentiremos (aqueles que pagam este regabofe total).
  12.  # 513

• jpvng
    • 17 junho 2013 editado

# 514

Custa-me estar a responder a afirmações completamente disparatadas.
    Então tiveram a defender o que??
    Você só diz disparates. Não tem uma que se aproveite
    • luisvv
    • 17 junho 2013 editado

# 515

Porque é que o governo não aceitou a proposta da comissão mediadora para o adiamento da data dos exames para o dia 20?? para enfiar hoje alunos em ginasios a fazerem o exame??

Porque essa nova data já havia um pré-aviso de greve às avaliações.

Chega a ser cómico ver alguém sugerir "Eh pá, nós marcámos a greve para este dia, vocês podem mudar a data dos exames", como se o valor intrínseco da greve não adviesse do dano (ou ameaça de ..) que causa.
  13.  # 516

Colocado por:j cardoso

Você só diz disparates

Digo muitos, é verdade, mas este - se é que é um disparate - não é meu
  14.  # 517

e as reivindicações dos professores?? eram justas ou não ??

é que me mete um bocado de azia ver certas pessoas apenas "preocupadas" com o direito ou não de haver greves.
    ou seja são ideologicamente contra elas e para mim esse simples facto faz-me logo virar as costas e acabar a conversa.
  15.  # 518

Digo muitos, é verdade, mas este - se é que é um disparate - não é meu

Pois não, nem a mensagem era para si como espero ter percebido.
    Se protegeu não sei mas que defendeu é lógico que sim, mas isto é óbvio para qualquer um com bom senso. Se chega ou é suficiente é outro caso.
    • jpvng
    • 17 junho 2013 editado

# 519

Colocado por: luisvv

Porque essa nova data já havia um pré-aviso de greve às avaliações.

Chega a ser cómico ver alguém sugerir "Eh pá, nós marcámos a greve para este dia, vocês podem mudar a data dos exames", como se o valor intrínseco da greve não adviesse do dano (ou ameaça de ..) que causa.

confirme la essa sua afirmação, os sindicatos ja não disseram para divulgar a gravação da conversa??

Quem mente?

O líder da Fenprof falava à agência Lusa na sequência de declarações do ministro Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Miguel Poiares Maduro, que referiu no sábado que o Governo chegou a sugerir uma nova data para os exames de segunda-feira, mas a falta de compromisso por parte dos sindicatos inviabilizou essa solução.

"O Governo lamenta que não tenha sido possível chegar a acordo com os sindicatos. O Governo fez todos os esforços nesse sentido. Chegámos a sugerir a possibilidade de recalendarizar os exames, de marcar para novas datas, desde que houvesse um compromisso dos sindicatos, no sentido que não fariam greve aos exames nessas outras datas", disse o ministro à agência Lusa.

"Apesar de ter havido manifestações de abertura, em particular dos sindicatos da UGT de não haver uma escalada de greves, não houve esse compromisso", adiantou.

Sobre estas declarações, Mário Nogueira sustentou que na reunião que a Fenprof teve na sexta-feira com o secretário de Estado do Ensino e da Administração Escolar, João Casanova de Almeida, "nunca foi sugerida uma nova data para os exames".

O Colégio Arbitral, que recusou a fixação de serviços mínimos para a greve de segunda-feira marcada pelos professores, tinha sugerido o adiamento dos exames de dia 17 para dia 20, medida que o MEC recusou.

Segundo Mário Nogueira, "o Ministério da Educação teve uma sugestão do Colégio Arbitral para mudar a data do exame e não a aceitou porque não quis".

A Fenprof "sempre disse que não iria remarcar a greve, mas mesmo que quisesse não dava para a passar para dia 20 porque o prazo legal para entregar o pré-aviso de greve já terminou", disse o líder sindical, sobre os cinco dias úteis necessários para a marcação.

"O que nós dissemos ao Ministério da Educação foi que, se fosse remarcado o exame (para dia 20 de junho) nós não iríamos remarcar a greve porque não seria possível", observou.

Mário Nogueira disse ainda que a Fenprof vai exigir na segunda-feira ao Governo uma cópia da gravação da reunião de sexta-feira "para divulgá-la à comunicação social".

Vários milhares de professores de todo o país - cerca de 50 mil, segundo os sindicatos - participaram hoje numa manifestação em Lisboa para contestar as políticas do Governo.

A aplicação do regime de mobilidade especial aos professores, as distâncias a que podem ficar colocados e o aumento do horário de trabalho das 35 para as 40 horas semanais são os principais pontos que opõem os docentes ao Governo.

Lusa
  16.  # 520

Os professores têm todo o direito de fazer greve quando bem lhes apetecer. Infelizmente, os pais dos alunos, com excepção de alguns privilegiados, não têm o direito de colocar os filhos em bons colégios privados, onde os seus filhos estariam a salvo de se tornarem reféns de sindicalistas e a salvo do reviralho político-educativo. Se o estado financiasse as famílias em vez de financiar escolas públicas, esse direito de escolha já poderia ser exercido e todos ganhavam, inclusive o estado - li algures que um aluno do 9º ano da escola pública custa em média 4900€/ano ao estado, enquanto que as propinas de um colégio privado, dos melhores do país, poderá ficar por 2700€/ano.

0.0360 seg. NEW