Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 621

    Colocado por: NeonDefendo sim que essa é a realidade do comportamento humano, provavelmente desde tempos imemoriais.


    A realidade do comportamento humano é que desde que existe um "estado" que o individuo vem ganhando cada vez maior liberdade individual, no entanto em cada etapa sempre a "maioria" dizia aqueles que achavam que mesmo assim se estava a limitar a liberdade individual "é a realidade do comportamento humano, provavelmente desde tempos imemoriais".

    Colocado por: Neonos que não concordam comigo, automaticamente estão contra mim"


    Quem está contra mim são aqueles que me impõem limitações á minha liberdade individual, não aqueles que não concordam comigo.
    • Neon
    • 19 junho 2013

     # 622

    Colocado por: PeSilva
    É detentor único do poder de discórdia ou admite que outros também possam discordar?


    Isto cansa...você quer levar isto para outro campo...mas esta com azar porque sou mais persistente do que julga.

    Não critico o seu direito a discordar...ou ainda não percebeu?

    A minha intervenção vem no seguimento de 2 e apenas 2 questões

    1- a falsidade dos argumentos que usa....ou seja para destruir a argumentação adversária usa de uma desonestidade intelectual procurando desarticular e colar as afirmações dos outros a entendimentos que eles claramente não manifestaram

    so mais uma vez para lembrar
    Colocado por: PeSilvaO que estão a defender é que o vosso estado vos possa obrigar a respeitar regras do género:
    - a mulher faz o jantar todos os dias, excepto ao sábado em que deve ser o homem a fazer o churrasco.
    - o casal deve fazer sexo todas as quintas-feiras das 21h ás 23h, estando proibida qualquer relação sexual fora desse período.
    - etc ... ponham a imaginação a funcionar ...


    a mim pareçe-me mal, sei lá incomoda-me...dai que mandei aquela boquita de que estava com alucinações

    2- A outra questão e dizendo isto de forma nua e crua... por mais que concorde ou discorde, se dobre e se torça, que salte ou se abaixe, que se deite, que role e rebole.....você, eu, o marco, o cardoso, o luis e os restantes 10 ou 11 milhões temos que gramar a bucha enquanto o sistema estiver equilibrado e sufragado por uma maioria seja ela de votos, de poder das armas, dos lobbies, ou seja do que for...
    Achar que funciona de outra forma, por mais maravilhoso e enternecedor que possa parecer...só pode ser uma ...(para não ser ofensivo), digamos que inocência apenas equiparável ás historias do Peter-pan ou em alternativa a um masoquismo de gostar de dar murros em ponta de faca ;)
    Concordam com este comentário: two-rok
  2.  # 623

    O néon nao é o primeiro a dizer algo deste género, mas nao deixa de ser curioso. Resumidamente, o Estado é um mal menor. Simpatizamos com a ideia da sua nao-existência, mas ele é essencial para nos garantir ordem e segurança.

    Ora, este raciocínio parece-me estranho na medida em que nenhum estado se limita a fornecer ordem e segurança, e seguramente nenhum deles as fornece cabalmente.

    Nao deixa ainda de ser curiosa a identificação estado/democracia liberal quando esta é apenas uma das múltiplas formas do estado - e todas elas legitimas, se avaliadas por critérios sugeridos aos anarquistas..
  3.  # 624

    .você, eu, o marco, o cardoso, o luis e os restantes 10 ou 11 milhões temos que gramar a bucha enquanto o sistema estiver equilibrado e sufragado por uma maioria seja ela de votos, de poder das armas, dos lobbies, ou seja do que for...


    O néon mistura o ser com o dever ser.
    É esta a realidade e nao é previsível a sua alteração ja amanha? De acordo.
    No entanto, se assumimos que o estado é um mal, e que a sua acção é imoral, é um bocado esquisito pretender que o estado seja mais eficaz a ser imoral. Ou, se quiser, depois de assumir que o estado existe, buscar uma moral na imoralidade..
  4.  # 625

    Colocado por: Neon1- a falsidade dos argumentos que usa....ou seja para destruir a argumentação adversária usa de uma desonestidade intelectual procurando desarticular e colar as afirmações dos outros a entendimentos que eles claramente não manifestaram


    Colocado por: Neondai que mandei aquela boquita de que estava com alucinações


    Pelos vistos só o Neon pode mandar as suas boquitas ...
    Já aqui tenho deixado outras questões, se não leu é porque não quis ...

    Colocado por: Neonmaioria seja ela de votos, de poder das armas, dos lobbies, ou seja do que for...


    No fundo, a lei do mais forte (sendo que um dos maiores argumentos em defesa do estado é a própria defesa dos mais fracos). Os mais fortes "subjugam" os mais fracos.
    Curiosamente, uma das maiores queixas que se ouve em relação ao estado é ele ser "forte com os fracos e fraco com os fortes", pudera digo eu.
    • Neon
    • 19 junho 2013

     # 626

    Colocado por: PeSilvaPelos vistos só o Neon pode mandar as suas boquitas ...


    O Pesilva mande lá então as boquitas á vontade

    Olhe resolvi implicar com aquela..as minhas desculpas


    Colocado por: PeSilvaNo fundo, a lei do mais forte (sendo que um dos maiores argumentos em defesa do estado é a própria defesa dos mais fracos). Os mais fortes "subjugam" os mais fracos.
    Curiosamente, uma das maiores queixas que se ouve em relação ao estado é ele ser "forte com os fracos e fraco com os fortes", pudera digo eu.


    Olhe depende de quem considera os fortes e os fracos.
    Quem não tem dinheiro considera-se injustiçado e diz que os fortes são os ricos e que o estado devia era tirar aos ricos para dar aos pobres. Por sua vez os ricos consideram-se injustiçados e dizem que são a parte fraca da equação, que não têm condições de sucesso pois são expoliados e explorados pela parte forte da equação.

    Para si, quem são os fortes e quem são os fracos?
    Concordam com este comentário: two-rok
  5.  # 627

    Colocado por: NeonQuem não tem dinheiro considera-se injustiçado e diz que os fortes são os ricos e que o estado devia era tirar aos ricos para dar aos pobres. Por sua vez os ricos consideram-se injustiçados e dizem que são a parte fraca da equação, que não têm condições de sucesso pois são expoliados e explorados pela parte forte da equação.


    Curioso: o "sistema" amplamente defendido por todos, leva a que todos se considerem injustiçados.

    Colocado por: NeonPara si, quem são os fortes e quem são os fracos?


    Quem colocou a questão nesses termos foi o Neon não eu.
    • Neon
    • 19 junho 2013

     # 628

    Luis
    Repare que eu não consigo partir desse pressuposto de que o estado é um mal e é SEMPRE imoral.

    pessoalmente e em bom rigor nem sei se classifico o estado como um mal menor, ou nem se trata de uma questão de simpatizar ou não com a sua existência.
    Para mim é um sistema...tenho alturas que o considero ajustado outras em que o considero injustificável.

    Agora uma coisa é certa eu assumo a minha ignorância e o desconhecimento de outro sistema alternativo.
    De vivência diferente propriamente dita, tenho apenas reminiscência de resquícios de ditadura (que para mim também é um estado).
    Para além disto, tenho mais de 4 décadas de experiência de vida que eu considero rica do meu ponto de vista, conheci e convivi com muita gente, de varias raças, credos e orientações e uma coisa é comum a todos (com muito raras excepções) que é a prevalência do nosso egoísmo, o querer o nosso bem estar pessoal acima do dos outros.

    Só isso por si já é gerador de conflito.
    Não acredito, e repare que reforço o NÃO ACREDITO que haja um sistema ou uma ausência dele, que consiga fazer funcionar as necessidades individuais de cada um sem que isto ande tudo á batatada.
    A minha experiência de vida é isto que me diz, e pode vir meio mundo e mais o papa dizer-me que o conflito será mínimo e mesmo o que existir será facilmente dirimido que eu não acredito.
    Sou daqueles fulanos de ver para crer, e não vou lá com pequenos exemplos pontuais.

    O próprio luisvv já pretendeu exemplificar em outros tópicos situações dessas, e lembro-me de um muito especifico em que referiu a adopção de sistemas sem sinalização em praças, salvo erro seria na Holanda.
    Na altura não lhe respondi, mas até estou á vontade nessa matéria pois foi uma das minhas especializações.
    Aquilo que funciona ali são as chamadas técnicas de acalmia de trafego. Desengane-se se acha que as soluções implementadas ficam apenas pela supressão da sinalização e deixar que as diferentes classes de utentes da via resolvam os conflitos por si só.
    As coisas são pensadas e estruturadas para moldar comportamentos e repare que o sistema adoptado não invalida a anulação das regras gerais (código da estrada por exemplo), não anula a existência de conflitos (alias o numero de conflitos veiculo peão ou veiculo velocipede até incrementa...o que diminui são os efeitos letais dos mesmos)

    O luisvv nem ninguem, consegue dar um exemplo de uma sociedade (e não estou só a falar de pequenos nichos ou sectorizações) que se tenha criado, estruturado e desenvolvido na sua globalidade associada a um sistema desta natureza.
    • Neon
    • 19 junho 2013

     # 629

    Colocado por: PeSilvaCurioso: o "sistema" amplamente defendido por todos, leva a que todos se considerem injustiçados.


    No entanto prevaleçe... realmente é estranho um sistema que ninguém quer manter-se por dezenas e centenas de anos



    Colocado por: PeSilvaQuem colocou a questão nesses termos foi o Neon não eu.




    Colocado por: Neonestiver equilibrado e sufragado por uma maioria seja ela de votos, de poder das armas, dos lobbies, ou seja do que for...


    Eu até falei em maiorias o Pesilva é que associou logo á lei do mais forte....ora veja la bem.
    Mas no fundo no fundo, até era isso que eu queria dizer e que esta espelhado quando falo numa maioria por força das armas ou dos lobbies....

    Então resumindo e em conclusão, pareçe que todos nos queixamos do sistema, todos nos sentimos desagradados com alguma coisa, todos o criticamos, todos manifestamos que algo não está bem...no entanto e estranhamente o sistema prevaleçe....E agora?
  6.  # 630

    Boas!


    Colocado por: NeonRelativamente à croniketa do MST, das duas uma:
    - ou houve alguma ligeireza na abordagem dos assuntos, o que se tem verificado ultimamente...provavelmente a idade esta a torna-lo mais preguiçoso na analise dos dossiês
    - ou houve alguma mesquinhez na abordagem do assunto

    A cronica é um ponto de vista do MST, e há que respeitar. Pessoalmente concordo com algumas das coisas que lá são referidas, outras julgo que são autênticos fait-divers


    Apesar da discussão ter levado um outro rumo, gostaria ainda de dizer o seguinte em relação à opinião/cronica (croniketa, para alguns (possíveis molestados...) do MST, que continua a escrever as mesmíssimas verdades que escrevia quando era mais jovem, e na minha opinião, ainda esta melhor com o passar da idade, tal e qual ao vinho do Porto! Como todos nós, que vamos envelhecendo, e nas diversas experiências com que nos deparamos ao longo da nossa vida, vamos adquirindo conhecimentos que vão contribuir consecutivamente para o aumento da nossa sabedoria... Os Anciões das comunidades, são um bom exemplo disso mesmo! Todos sabemos que é assim, não é verdade?
    Posto isto, dizer que o MST esta a ficar mais preguiçoso,lerdo/gágá das ideias, que nem tão pouco se dá ao trabalho de consultar os dossiers (dependendo da disponibilidade destes!) é francamente injusto, para a pessoa do MST!


    Colocado por: kosttanem que ele minta, vc concorda, exato?


    Você já apanhou alguma mentira ao MST?

    O MST apesar da sua idade "avançada" e as suas limitações, como alguns querem insinuar, continua a incomodar muita gente, esta é uma grande verdade!

    Cumpts
  7.  # 631

    Colocado por: NeonNo entanto prevaleçe... realmente é estranho um sistema que ninguém quer manter-se por dezenas e centenas de anos


    Colocado por: Neonno entanto e estranhamente o sistema prevaleçe....E agora?


    O "sistema" não se mantem, o "sistema" vai-se moldando.
    Analise o sistema
    Colocado por: Neondesde tempos imemoriais
    e veja se consegue ver alguma tendência.
  8.  # 632

    Colocado por: Tavares MiguelBoas!




    Apesar da discussão ter levado um outro rumo, gostaria ainda de dizer o seguinte em relação à opinião/cronica (croniketa, para alguns (possíveis molestados...) do MST, que continua a escrever as mesmíssimas verdades que escrevia quando era mais jovem, e na minha opinião, ainda esta melhor com o passar da idade, tal e qual ao vinho do Porto! Como todos nós, que vamos envelhecendo, e nas diversas experiências com que nos deparamos ao longo da nossa vida, vamos adquirindo conhecimentos que vão contribuir consecutivamente para o aumento da nossa sabedoria... Os Anciões das comunidades, são um bom exemplo disso mesmo! Todos sabemos que é assim, não é verdade?
    Posto isto, dizer que o MST esta a ficar mais preguiçoso,lerdo/gágá das ideias, que nem tão pouco se dá ao trabalho de consultar os dossiers (dependendo da disponibilidade destes!) é francamente injusto, para a pessoa do MST!




    Você já apanhou alguma mentira ao MST?

    O MST apesar da sua idade "avançada" e as suas limitações, como alguns querem insinuar, continua a incomodar muita gente, esta é uma grande verdade!

    Cumpts


    Aconselho-o a consultar o relatorio da OCDE a que ele se refere na cronica para ver que o que la esta e exatamentre o contrario do que ele diz.
    E tao bom falar do que nao se sabe... e este pais e prodigo nisso
  9.  # 633

    http://expresso.sapo.pt/rui-rio-acaba-com-feriado-de-sao-joao=f814972

    Ide comer sardinhas para outro lado.

    PSD


    PSD
    PSD
  10.  # 634

    A vendetta pessoal que o MST tem com os Professores é mais que conhecida.
    Concordam com este comentário: kostta
    • Neon
    • 19 junho 2013

     # 635

    Colocado por: Tavares MiguelPosto isto, dizer que o MST esta a ficar mais preguiçoso,lerdo/gágá das ideias, que nem tão pouco se dá ao trabalho de consultar os dossiers (dependendo da disponibilidade destes!) é francamente injusto, para a pessoa do MST!


    Caro Tavares para mim o MST de gágá não tem nada...sempre o achei um individuo acutilante,certeiro e extremamente inteligente. No entanto ultimamente pareçe estar mais precipitado e ter perdido algumas da suas qualidades.
    o episódio com o Sr. Silva é outro exemplo.

    Vou começar por referir que não sou nem nunca fui professor, nem tenho familiares directos nessa área. Mas gosto de procurar saber as coisas.
    Por exemplo, responda se souber?
    Para efeitos de progressão na carreira os professores recusaram-se a ser avaliados ou recusaram um sistema de avaliação especifico?

    é que não é a mesma coisa :)

    Quanto a outras matérias concordo com o que ele diz e acho efectivamente que os professores geriram mal certas exigências.
    - 40 horas semanais acho que sim...devem estar na escola e trabalhar sendo dadas condições para isso.

    A intrasigência da greve tão culpados são eles como o ministro...foi um braço de ferro a ver quem era mais teimoso....ambas as partes estiveram mal.
    Ainda assim fica a questão
    Quando devem os professores fazer greve?
    durante as aulas? durante as vigilancias? durante as avaliações? ou durante as férias quando não há prejuizo para ninguem?
  11.  # 636

    Boas!!

    Colocado por: kosttaAconselho-o a consultar o relatorio da OCDE a que ele se refere na cronica para ver que o que la esta e exatamentre o contrario do que ele diz.


    Ora, aqui esta ele...
    E se quiser outro com os horários de trabalho de ambos os Países, também se arranja!

    http://www.oecd-ilibrary.org/sites/teachsal-table-2012-2-en/index.html?contentType=/ns/KeyTableEdition,/ns/StatisticalPublication,/ns/Table&itemId=/content/table/teachsal-table-2012-2-en&containerItemId=/content/tablecollection/20755120&accessItemIds=&mimeType=text/html&

    Cumpts

    Colocado por: kosttaE tao bom falar do que nao se sabe... e este pais e prodigo nisso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  12.  # 637

    Colocado por: NeonCaro Tavares para mim o MST de gágá não tem nada...sempre o achei um individuo acutilante,certeiro e extremamente inteligente. No entanto ultimamente pareçe estar mais precipitado e ter perdido algumas da suas qualidades.
    o episódio com o Sr. Silva é outro exemplo.


    Pessoalmente, até nem acho, que o MST esteve mal na polémica que envolveu o Sr. Silva, mas é claro, que era preferível ter chamado de banana, que propriamente de palhaço, no meu entender. Uma grande maioria dos Portugueses, já fez o mesmo! Portanto, quem é que não tem telhados de vidro ? Por fim, o MST reconheceu que houve um certo exagero mas, no entanto, as suas declarações eram para o Sr.Silva enquanto politico e não a figura institucional do PR! Nada de mais!

    Colocado por: NeonPara efeitos de progressão na carreira os professores recusaram-se a ser avaliados ou recusaram um sistema de avaliação especifico?


    Oiça, esta situação é outra grande palhaçada... Os professores simplesmente temem qualquer tipo de avaliação proveniente do ministério, seja com este ministro ou com outro qualquer, simplesmente dizem não! O que eles têm demonstrado, com as suas intransigências, é que as avaliações sugeridas pelos sucessivos ministérios é uma coisa chata, que vai prejudicar os interesses instalados...! Por outro lado, se forem os camaradas da Fenprof a elaborarem a avaliação desejável, encantados da vida!


    Colocado por: NeonQuanto a outras matérias concordo com o que ele diz e acho efectivamente que os professores geriram mal certas exigências.
    - 40 horas semanais acho que sim...devem estar na escola e trabalhar sendo dadas condições para isso.


    Nem mais! Porque razão esta classe, tem que ser diferente de todas as outras? Ainda por mais em tempos de crise?

    Colocado por: NeonA intrasigência da greve tão culpados são eles como o ministro...foi um braço de ferro a ver quem era mais teimoso....ambas as partes estiveram mal.
    Ainda assim fica a questão
    Quando devem os professores fazer greve?
    durante as aulas? durante as vigilancias? durante as avaliações? ou durante as férias quando não há prejuizo para ninguem?


    No meu entender, nunca! Pela simples razão, que os resultados do aproveitamento escolar das ultimas décadas, não abonam em nada a seu favor nem tão pouco são uma mais valia para os desígnios do País! Deveriam servir-se melhor da sua inteligência, para resolver as coisas a bem e serem o exemplo da sociedade! Qual vai ser o futuro destes alunos, que são instruídos por reaccionários ? Que reagem contra a qualquer mudança, que venha por em causa os seus interesses intocáveis! Mudanças essas, que são fundamentais para a reorganização de um País falido! E os prof., ao invés de ser uma mais valia nesse processo, utilizando o seu saber para progressão que o Pais necessita, passam a vida em contestações! O Neon acha que isso é benéfico para o futuro dos seus filhos? Pois eu acho, que é ficar parado no tempo!

    Cumpts
    Concordam com este comentário: two-rok
  13.  # 638

    Aparentemente o papel dos "maiores" dos funcionários públicos é comprar medalhas de plástico por 5000€: http://blasfemias.net/2013/06/20/enlarge-your-city/

    É tão fácil gastar o dinheiro dos outros... até doí.
    Concordam com este comentário: two-rok
  14.  # 639

    Pela simples razão, que os resultados do aproveitamento escolar das ultimas décadas, não abonam em nada a seu favor nem tão pouco são uma mais valia para os desígnios do País! Deveriam servir-se melhor da sua inteligência, para resolver as coisas a bem e serem o exemplo da sociedade!

    Também não será bem assim.
    Os professores levaram anos a estudar, muitos sonhos quando ingressaram num curso universitário e muito dinheiro investido pelos pais.
    Alguns não tinham muita escolha, mas outros escolheram mal a carreira, pois ao fim de 20 anos ainda não têm trabalho efectivo e actualmente a maior parte ficou sem colocação.
    Se trabalham os dois como professores e ficaram os dois sem colocação ...
    Entretanto, com as greves, são os adolescentes que ficam como reféns. Férias e cursos de verão em perigo, porque as datas de alguns exames terão que ser anuladas.
  15.  # 640

    Para efeitos de progressão na carreira os professores recusaram-se a ser avaliados ou recusaram um sistema de avaliação especifico?


    Formalmente, recusaram "aquele" sistema. Depois, na prática, as reivindicações tornaram claro que não queriam um sistema de avaliação que servisse para alguma coisa.

    Ora porque não podiam ser os colegas a avaliarem colegas, ora porque não podiam ser avaliados por entidades externas, ora porque não podiam ser avaliados pelos pais...

    (nem podia ser de outra forma: qualquer alteração cujo destinatário considere desvantajosa será rejeitada, sempre..)
    Concordam com este comentário: two-rok
 
0.1853 seg. NEW