Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 821

O papel dos FP será aguentar com outro governo com outras soluções, porque este vai cair!

O Paulo Portas demitiu-se.
  2.  # 822

Quanto à ADSE há muita falta de informação.

É verdade que a ADSE como está atualmente implica que o orçamento de estado contribua com uma parte.

Contudo, a realidade é que a ADSE assume custos que os seguros privados não assumem, acabando assim por pagar medicamentos, exames e mesmo consultas que caso não existisse, parte seriam pagos pelo SNS, pelo que objetivamente acabar com a ADSE é possivelmente mais caro do que mantê-la.

Quanto à comparação dos benefícios da ADSE e de um seguro privado, é certo que a ADSE tem vantagens em vários aspectos, contudo os seguros privados também têm vantagens, têm muito mais convencionados, e já por várias vezes se provou que um utente da ADSE espera muito mais por consultas do que os beneficiários de seguros privados, não falando que muitas vezes as consultas são a despachar. Embora tal seja ilegal, é economicamente racional visto que os médicos ganham pouco com os utentes da ADSE.

Levando isto em conta, e o aumento para 2,5% de contribuição, pago 14 vezes por ano e não 12, faz com que para muitas pessoas torna-se mais interessante sair da ADSE e aderir a um seguro privado. É o que muitos vão fazer, nomeadamente os que mais contribuem e menos beneficiam, pelo que desconfio que os problemas financeiros da ADSE não se vão resolver. Por exemplo quem tiver um salário de 2 mil euros, vai passar a pagar o equivalente mensal a 58 euros.

Apesar de achar que a ADSE beneficia o SNS, defendo que a ADSE deva ser auto-sustentável. Bastava passar para o SNS aquilo que os seguros privados também não assumem, e haver maior controlo em alguns abusos, tanto de utentes como de convencionados, para que a ADSE se tornasse auto-sustentável. Mas como sempre, opta-se pelo caminho mais simples, mesmo que não venha a resolver nada.
  3.  # 823

Colocado por: jpvngjá respondi a isso se se dignar a ler os meus anteriores posts
    eu ja li os seus comentários e não encontrei essa informação, aliás tenho vindo acompanhar os seus comentários. Estava-lhe a fazer questões directas, nao responde, entao esqueça, vou deixar de lhas colocar.
  4.  # 824

Amigo penso que é óbvio que acho que não...o estado perde obviamente com a adse..se ler o que escrevi chega a essa conclusão.
    Não sou contra os FP terem um seguro de saúde mas que seja semelhante aos de uma empresa privada.

Mas neste momento estou preocupado com a garotada que esta ainda no governo
  5.  # 825

Colocado por: jpvngAmigo penso que é óbvio que acho que não...o estado perde obviamente com a adse..se ler o que escrevi chega a essa conclusão.
    Não sou contra os FP terem um seguro de saúde mas que seja semelhante aos de uma empresa privada.

Mas neste momento estou preocupado com a garotada que esta ainda no governo

E a sua opinião, eu tenho a opinião precisamente contraria,idêntica á do Sr. dfserra. Eu nao sou funcionario publico nem beneficio desse sistema, no entanto tento dar uma opiniao realista, vou divulgar alguns pontos;
    Se a ADSE acabasse:
    -Os ""pensionistas do estado abarrotavam os hospitais, para que lhe fossem por exemplo passado receitas, (pensionistas esta entre aspas porque sao quem habitualmente procedem dessa forma).
    -Em vez de estar 3 meses á espera de uma cirurgia, ficaria muito mais tempo, devido ao aumento significativo dos utentes.
    -Ja temos centro de saudes que para marcarem uma consulta os utentes, fazem fila á porta desde as 5 da manha, se a adse acabasse possivelmente para se marcar uma consulta teriam de se deslocar para lá uma semana antes.
    -Os serviços do SNS seriam muito menos eficazes e possivelmente muito mais degradados, visto os mesmos profissionais de saúde terem de estar disponíveis para cerca do "dobro" dos utentes, ou se aumentava os meios de saúde para cobrir esse aumento e dessa forma aumentaria a despesa do sns.
    -Aumentaria a despesa do estado por ex para os fp fazerem exames, analises etc, exames esses que uma grande quantia é comportada pelo estado.
    -O estado nao beneficiaria dos descontos que os fp fazem, ( apesar de nao cobrirem as despesas, aliás nao se sabe se cobrem ou nao as despesas, uns dizem que sim, outros dizem que nao, de facto nao temos dados concretos).

Sou da opinião:
    -a adse deveria ser sustentável, ou muito pouco comparticipado, independentemente do valor que os fp pagassem.
    -À e tal assim tinha que pagar quas 10% do ordenado, temos pena, que se desloquem ao sns que esta disponível a todos.
    -Apenas deveria de beneficiar o fp que faz o desconto, e nao a familia toda.
    -Talvez a possibilidade de qualquer trabalhador poder integrar a adse

eventuais valores sao apenas exemplos.

Sr jpvng, existe seguros de saude (ex adse e outro) em que o trabalhador nao tem alternativa de escolha, é obrigado a fazer esse desconto , caso usufrua ou nao desse subsistema. Logo nao acho que esse seguro deva ser identico a um privado, poderia ser identico sim , mas que dessem a alternativa de o trabalhador se desvincular e nao descontar para esse subsistema.
  6.  # 826

-Os ""pensionistas do estado abarrotavam os hospitais, para que lhe fossem por exemplo passado receitas, (pensionistas esta entre aspas porque sao quem habitualmente procedem dessa forma).

Correcção: os ADSE's passariam a ter que ir ao centro de saúde, e a utilizar os serviços públicos, ou a pagar os privados. Como os restantes cidadãos.

Em vez de estar 3 meses á espera de uma cirurgia, ficaria muito mais tempo, devido ao aumento significativo dos utentes.

Sim, esses 15% (salvo erro) da população, utentes da ADSE, iriam sobrecarregar imenso as listas de espera. Ou não..

-Ja temos centro de saudes que para marcarem uma consulta os utentes, fazem fila á porta desde as 5 da manha, se a adse acabasse possivelmente para se marcar uma consulta teriam de se deslocar para lá uma semana antes.
    -Os serviços do SNS seriam muito menos eficazes e possivelmente muito mais degradados, visto os mesmos profissionais de saúde terem de estar disponíveis para cerca do "dobro" dos utentes, ou se aumentava os meios de saúde para cobrir esse aumento e dessa forma aumentaria a despesa do sns.

Neste momento, aliás, a ADSE já paga ao SNS, da mesma forma que paga aos privados. Sim, porque parte dos cuidados da ADSE são já prestados pelo SNS..

Mas nunca deixarei de me surpreender com o argumento de que é mais barato ter um subsistema para 13% da população, do que integrar os seus beneficiários no sistema geral...

Já agora, a ADSE tinha em Novembro de 2012 cerca de 1,3 milhões de beneficiários, dos quais 544.000 eram activos, os restantes reformados ou familiares. 13% da população, grosso modo.

-Aumentaria a despesa do estado por ex para os fp fazerem exames, analises etc, exames esses que uma grande quantia é comportada pelo estado.

Pois. Sendo que o Estado já os paga...

-O estado nao beneficiaria dos descontos que os fp fazem, ( apesar de nao cobrirem as despesas, aliás nao se sabe se cobrem ou nao as despesas, uns dizem que sim, outros dizem que nao, de facto nao temos dados concretos).

Não temos dados concretos? Claro que temos, é só pesquisar "ADSE"..
    Concordam com este comentário: two-rok
  7.  # 827

devo ter consultado mal, então digame os dados relativos á despesa que o estado tem com os utilizadores da adse, e as receitas que tem com os descontos dos mesmos
  8.  # 828

www.adse.pt
  9.  # 829

Colocado por: luisvvos ADSE's passariam a ter que ir ao centro de saúde, e a utilizar os serviços públicos, ou a pagar os privados. Como os restantes cidadãos.

Bem, parece que é inútil repetir, mas aqui vai mais uma vez: fora dos grandes centros não há praticamente serviços convencionados. O FP ou vai ao médico privado e recebe uma comparticipação muito modesta (ou seja, tem poder económico para suportar o serviço privado) ou vai ao SNS "como os restantes cidadãos".
    Eu tenho ADSE e recorro à médica de família ou à urgência do hospital quando preciso (eu, o meu marido ou as minhas filhas) - ao SNS, portanto. Parto foi no hospital público. Tratamentos de enfermagem (o marido tem uma certa "queda" para a BTT e o futebol...) no centro de saúde. A ADSE dá jeito para os óculos e lentes de contacto. Pagou metade de uma cirurgia aos olhos de uma das minhas filhas. Felizmente temos sido muito saudáveis, os descontos que faço ficam lá praticamente todos para quem tenha menos sorte (em termos de saúde) ou mais sorte (de viver perto de uma clínica convencionada).
    Claro que, com o aumento dos descontos, estou a ponderar sair da ADSE. Sei que pago para outros beneficiarem, e isso não me tem incomodado, mas quando se passa para valores que dão e sobram para um excelente seguro privado...a mudança começa a ser inevitável.
  10.  # 830

Colocado por: jpvng

Becas mesmo fora dos grandes centros valera a pena a esses FP deslocarem-se aonde eles existem..alem do mais não penso que isso tenha alguma logica visto o nº de Fp nessas zonas serem também diminutos.
  11.  # 831

Colocado por: becasmas quando se passa para valores que dão e sobram para um excelente seguro privado

Mas com o excelente seguro privado tem exactamente o mesmo problema, nenhum sítio onde o usar.
    • becas
    • 4 julho 2013 editado

# 832

Colocado por: danobrega

Mas com o excelente seguro privado tem exactamente o mesmo problema, nenhum sítio onde o usar.

Não. Há muitos mais médicos com acordos com seguradoras do que com acordo com a ADSE, e clínicas também, com vários serviços, mesmo aqui na parvónia (eu tenho certas manias, não gosto de mudar de médico).
    E se precisar de uma cirurgia, por ex., terei mais opções. Tenho que estudar o assunto, como é evidente. Não me tenho dado mal com o SNS, pelo menos como existe (ainda) hoje.

Colocado por: jpvngBecas mesmo fora dos grandes centros valera a pena a esses FP deslocarem-se aonde eles existem..alem do mais não penso que isso tenha alguma logica visto o nº de Fp nessas zonas serem também diminutos.

Não sei se está a ver bem as distâncias...acha que compensa fazer 300km (combustível e portagens) para ir a um médico convencionado, para além do tempo que se perde? Estou a falar de situações simples, como uma urgência ou uma consulta de rotina. E realmente consulto alguns a essa distância, mas não têm acordo com a ADSE na mesma - por ex, para a minha filha, simplesmente quis um dos melhores a país a operá-la.
    Quanto ao número de FP nestas zonas ser diminuto...bem...não conheço o seu conceito de diminuto - digamos que no concelho,entre escolas do pré-escolar ao superior, finanças, câmara, hospitais, centros de saúde,...somos capazes de ser uns milhares :-)
  12.  # 833

Bem, parece que é inútil repetir, mas aqui vai mais uma vez: fora dos grandes centros não há praticamente serviços convencionados. O FP ou vai ao médico privado e recebe uma comparticipação muito modesta (ou seja, tem poder económico para suportar o serviço privado) ou vai ao SNS "como os restantes cidadãos".

Bom, a questão foi colocada nestes termos porque foi agitado o espantalho da sobrecarga do SNS. A bem dizer, os beneficiários da ADSE estariam a fazer um favor aos seus concidadãos, mantendo-se num subsistema a parte.

Quanto ao resto, a ADSE é muito semelhante a um seguro, com a nuance da forma de comparticipação.
  13.  # 834

Colocado por: luisvva questão foi colocada nestes termos porque foi agitado o espantalho da sobrecarga do SNS

Mas eu não falei nisso nem estou de acordo. Poderia acontecer em zonas com abundância de serviços convencionados, mas não seria generalizado. Eu recorro muito assiduamente ao SNS e aos meus amigos e colegas FP também. Não passaria a usar nem mais nem menos, com exceção, talvez, de alguns exames em que realmente compensa ter ADSE.
  14.  # 835

Colocado por: becas

Não. Há muitos mais médicos com acordos com seguradoras do que com acordo com a ADSE, e clínicas também, com vários serviços, mesmo aqui na parvónia (eu tenho certas manias, não gosto de mudar de médico).
    E se precisar de uma cirurgia, por ex., terei mais opções. Tenho que estudar o assunto, como é evidente. Não me tenho dado mal com o SNS, pelo menos como existe (ainda) hoje.

Não sei se está a ver bem as distâncias...acha que compensa fazer 300km (combustível e portagens) para ir a um médico convencionado, para além do tempo que se perde? Estou a falar de situações simples, como uma urgência ou uma consulta de rotina. E realmente consulto alguns a essa distância, mas não têm acordo com a ADSE na mesma - por ex, para a minha filha, simplesmente quis um dos melhores a país a operá-la.
    Quanto ao número de FP nestas zonas ser diminuto...bem...não conheço o seu conceito de diminuto - digamos que no concelho,entre escolas do pré-escolar ao superior, finanças, câmara, hospitais, centros de saúde,...somos capazes de ser uns milhares :-)

becas é preciso viajar 300 Km para encontrar um medico com adse?? não estará a exagerar?
  15.  # 836

Colocado por: becasClaro que, com o aumento dos descontos, estou a ponderar sair da ADSE. Sei que pago para outros beneficiarem, e isso não me tem incomodado, mas quando se passa para valores que dão e sobram para um excelente seguro privado...a mudança começa a ser inevitável.

Por outras palavras:
    Não me importo de ser solidário se não tiver alternativa de um serviço melhor ...
  16.  # 837

Colocado por: becasNão. Há muitos mais médicos com acordos com seguradoras do que com acordo com a ADSE, e clínicas também, com vários serviços, mesmo aqui na parvónia (eu tenho certas manias, não gosto de mudar de médico).

Que eu saiba o acordo apenas serve para que o desconto seja imediato e para pagar menos. Nas poucas vezes que uso o meu seguro de saúde da empresa, que é mauzito e não tem grandes acordos, é isso que faço. Envio os recibos com as despesas para a seguradora e ela comparticipa. Só houve um sítio onde fui e não tive de fazer nada, paguei apenas a franquia.

Não sei se com a ADSE será a mesma coisa... investigue.
  17.  # 838

Colocado por: luisvva ADSE é muito semelhante a um seguro, com a nuance da forma de comparticipação

Colocado por: PeSilvaNão me importo de ser solidário se não tiver alternativa de um serviço melhor ...

Se a ideia é converter (ou reforçar) a ADSE enquanto sistema auto-sustentável, semelhante a um seguro privado, claro que vou procurar a opção que sirva melhor os meus interesses. Não é por aqui que me apanha em incoerência, lamento.
    Concordam com este comentário: two-rok
  18.  # 839

Estive a falar com um colega de trabalho que tem 70 dias para tirar em horas extraordinárias!

Estes FP são um bando de chulos, ganham bem (ele ganha pouco mais do que o ordenado mínimo nacional), trabalham pouco (ele esteve quase 3 dias seguidos a trabalhar num festival) e é só regalias (ele não sabe quando poderá gozar esses dias).
  19.  # 840

Colocado por: becasSe a ideia é converter (ou reforçar) a ADSE enquanto sistema auto-sustentável, semelhante a um seguro privado, claro que vou procurar a opção que sirva melhor os meus interesses. Não é por aqui que me apanha em incoerência, lamento.

Para quem defende tanto a solidariedade ...
    Da mesma forma que eu poderia dizer que deveria (poder) procurar quem sirva os meus melhores interesses num plano de poupança reforma, mas aposto que ai vai descobrir um qualquer argumento que diferencia o que disse do que eu digo em relação á segurança social e que neste caso deveremos ser todos solidários.

0.2685 seg. NEW