Colocado por: dfserraEssas transferências estão relacionadas com o que disse
Colocado por: euNão concordo é com extremismos, principalmente quando se passa a ideia errada que os salários dos FPs são a principal despesa do Estado.
Colocado por: danobregaPor acaso o que é falacioso é misturar a SS com o resto da despesa pública.
Colocado por: PeSilvaem contrapartida o estado fica obrigado a fazer transferências para a SS.
Colocado por: danobregaA "administração central" nunca tirou dinheiro da SS para "fazer coisas"?
Penso que não é verdade. Num limite teórico até podíamos ser todos funcionários públicos mas pagar tudo directamente, havendo zero de impostos. O estado seria apenas dono de todos os meios de produção.
Colocado por: dfserraPor exemplo, agora quase todos os funcionários públicos vão passar para 40 horas sem receber mais. Não entrando no mérito ou demérito desta medida, contudo como se sentirá um simples funcionário quando sabe que no início do ano os médicos acordaram com o governo a possibilidade passar de 35 para 40 horas sendo que os que “optarem” por esse aumento vão ganhar cerca de 50% a mais?
Colocado por: dfserramas isso é o ir pelo lado mais fácil que não defendo
Colocado por: marco1é eleito gasta necessariamente 80% dos seus dotes e energias a 1º governar-se e depois o resto para governar-nos
Colocado por: euÉ preciso reduzir a despesa do Estado em 10%? Então corte-se 10% em todas as rúbricas, ponto final. Corte-se 10% dos salários. Corte-se 10% das pensões. Corte-se 10% nas PPP. Corte-se 10% em tudo o que for possível! (sim, eu sei que não é possível cortar em tudo).
Colocado por: PeSilvaReceita total: 74.868,1
Despesa total: 86.005,7
Saldo: -11.137,6
Colocado por: PeSilvaSendo (muito) benévolo e admitindo que apenas 11.000 são intocáveis:
11 / 75 = 15%
Colocado por: PeSilva(isto apenas para manter a dívida e não a aumentar, se quiserem diminuir a dívida ... ufa ufa)
Colocado por: euPeSilva, penso que a despesa total são cerca de 81 mil milhões e não 86... onde foi buscar esse valor?
Colocado por: euE estão à espera de quê? Quanto mais cedo se avançar menor será o corte...
Colocado por: euEstá enganado. Muita gente pensa erradamente que para diminuir a dívida é preciso ter superavit, mas isso não é verdade. Para haver redução de dívida basta que em cada ano amortize mais dívida do que a nova dívida que contrai. Na realidade até pode reduzir a dívida com orçamentos deficitários, desde que o deficit seja baixo... depende muito da maturidade da dívida e das amortizações que são feitas...
Colocado por: dfserraTal como temos visto em vários países as coisas não são estanques, um corte na despesa, nomeadamente de forma indiscriminada tem efeitos colaterais.
Colocado por: dfserracrescimento económico
Colocado por: PeSilvaSe fosse corte cego:
11.137,6/ 86.005,7 = 13%
Colocado por: danobregaPequeno problemita: Se cortar 13% da despesa, deve arrancar um naco de mais ou menos 25% desses 13% em receita. :-)
Colocado por: euQuanto as cortes, eu não percebo a inépcia do governo. É preciso reduzir a despesa do Estado em 10%? Então corte-se 10% em todas as rúbricas, ponto final. Corte-se 10% dos salários. Corte-se 10% das pensões. Corte-se 10% nas PPP. Corte-se 10% em tudo o que for possível! (sim, eu sei que não é possível cortar em tudo).
Colocado por: PeSilvaEu nem sequer defendo cortes, antes pelo contrário ...