Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

Colocado por: marco1já repararam na quantidade de nomeações que o governo fez em 2 anos, fora ainda a quantidade de serviços externos ao privado que foram contratados??
    despesa e numero excessivo de funcionários públicos??? talvez mas o caminho seria antes qualifica-los e racionalizar, gerir bem.
    ora o estado que é o que é então imagine-se o mesmo a querer regular e controlar uma data de privados a gerir tudo o que é serviço publico.
    depressa iriamos pagar o ar que respiramos em prole do lucro.

Quem é que acredita que vão despedir os nomeados pelo governo?

Serviços externos é para dar trabalho ás empresas dos "boys" alguem acredita que vão racionalizar aqui?

Quem está no privado no desemprego ou á procura de emprego melhor e vê com muita justiça este despedimento massivo de fp`s, desengane-se porque isto só vai pior a situação do setor privado, porque?

Em 1º lugar vai existir mais competitivade no emprego privado, pelo que, se existe mais procura de emprego e menos oferta, o que significa é salários mais baixos para todos.

Em 2º lugar mais pressão numa segurança social, que já está sufocada, uma vez que vai existir mais subsidios de desemprego, o que em curto prazo irá se traduzir num aumento de impostos para tentar equilibrar a balança.

Em 3º lugar até aqui o emprego público era visto como estável, sendo que os fps eram em Portugal das pessoas que mais consumiam nas diversas plataformas da economia Portuguesa, ou seja dinamizavam o mercado, faziam com que o privado pudesse, empregar o resto da população, com este cenário que se avizinha, é facil tirarmos as nossas conclusões.
  2.  # 102

A produtividade, quando medida em termos de capital criado, tem muito a ver com... haver capital. Num país com mais capital ele tende a circular mais. Não faz muito sentido pensar que uma secretária com exactamente as mesmas funções produza o equivalente ao custo de um funcionário com o salário mínimo em Portugal, mas 3 ou 4 vezes mais na Alemanha. Assim como não faz sentido pensar que a mesmíssima pessoa que aqui produzia o tal salário mínimo, se se deslocar para a Alemanha para cumprir as mesmas funções, passa magicamente a produzir 3 ou 4 vezes mais apenas porque mudou de país.

Agora, em Portugal há uma cultura que o capital é mauzinho, e quem o tem terá de pagar o custo do estado já que os outros são uns pobrezinhos e não podem pagar grande ****. E viva o Robin Hood.
  3.  # 103

Colocado por: PMOliveiraEm 3º lugar até aqui o emprego público era visto como estável, sendo que os fps eram em Portugal das pessoas que mais consumiam nas diversas plataformas da economia Portuguesa, ou seja dinamizavam o mercado, faziam com que o privado pudesse, empregar o resto da população, com este cenário que se avizinha, é facil tirarmos as nossas conclusões.

De facto as conclusões estão bem evidentes perante os nossos olhos: temos uma função pública paga em parte por empréstimos externos que, para serem pagos, o são à custa de aumento de impostos para todos e você diz que isso é muito bom porque mantém o poder de compra dos f.p.´s. Enfim...
  4.  # 104

Danobrega

e qual a relevância deste seu ultimo paragrafo, o que adianta??, o que resolve, não acha que se trata apenas de uma tirada emotiva??
    acha mesmo que quem de bom senso, acha que o capital é mau?? acha mesmo que o problema está ai ou em muitas outras coisas tais como na formação do tal capital e na qualidade da sua aplicação??
    • eu
    • 4 junho 2013 editado

# 105

Colocado por: J.Fernandestemos uma função pública paga em parte por empréstimos externos

Não é só a função pública que é paga em parte por empréstimos externos. Aliás, os salários da função pública representam apenas 20% das despesas do Estado.

E os outros 80% ?
  5.  # 106

Colocado por: J.Fernandes
    De facto as conclusões estão bem evidentes perante os nossos olhos: temos uma função pública paga em parte por empréstimos externos que, para serem pagos, o são à custa de aumento de impostos para todos e você diz que isso é muito bom porque mantém o poder de compra dos f.p.´s. Enfim...

É bom manter o poder de compra de todos pk só assim se pode dinamizar a economia, eu explico;

O consumo gera:

Em 1º lugar imposto para o estado IVA diretamente e IRS e IRC indiretamente.

Em 2º Lugar gera emprego pk as empresas vão ter de produzir mais, pelo que vão contratar mais trabalhadores.
    O simples facto dos Fp`s consumirem muito o J fernandes acha que é mau, pois eu julgo que é bom, por tudo isto que acabei de referir.

Se eu tiver uma padaria eu quero é vender pão, o que me interessa se quem o compra é fp ou trabalha num bar de alterne.

Agora é só para terminar, é lógico que os Fps só por si não são o motor da sociedade mas o epígrafe do tópico é qual o papel dos fp`s na economia portuguesa, por isso o debate centra-se nesse ponto, mas se o J Fernandes quiser falar sobre o endividamento do estado português, tambem o podemos fazer.

PS: Estranho que o corte de dois vencimentos na FP coincida com a caida a pique da atividade económica do nosso pais e por conseguinte subida vertiginosa do desemprego. coincidência? julgo que não.

Cumprimentos
  6.  # 107

Em termos simplistas: se eu sou um comerciante, que me adianta que por cada f.p. que mantém ou aumenta o seu poder de compra, há dois outros consumidores e eu próprio, que não sendo f.p.´s, reduzem o seu consumo, porque o seu rendimento diminui à medida que os impostos aumentam?
  7.  # 108

Colocado por: eu
    Não é só a função pública que é paga em parte por empréstimos externos. Aliás, os salários da função pública representam apenas 20% das despesas do Estado.

E os outros 80% ?

Os outros 80 é sobretudo, despesa social. Pensões sub de doença de desemprego, etc. e claro tambem despesas de funcionamento, a questão é que tudo isto é suportável se tivermos crescimento económico e consumo interno.

O problema é que a austeridade conduz á depressão económica e perca de poder de compra que origina pouca procura interna, ou seja um misto do efeito bola de neve com pescadinha de rabo na boca.
  8.  # 109

Colocado por: J.FernandesEm termos simplistas: se eu sou um comerciante, que me adianta que por cada f.p. que mantém ou aumenta o seu poder de compra, há dois outros consumidores e eu próprio, que não sendo f.p.´s, reduzem o seu consumo, porque o seu rendimento diminui à medida que os impostos aumentam?

Os impostos aumentam, pq o pais não gera riqueza e não á consumo, J Fernandes repare que a queda da atividade económica no nosso pais coincide com a perca de dois salários ano na Fp, isto quer dizer alguma coisa se 500 ou 600 mil portugueses deixam de consumir o que consumiam isto vai ter efeito na riqueza do pais.

O estado deixa de receber imposto e as empresas ficam sem vender o que vendiam, logo vão despedir mais, isto para tentar explicar de uma forma simplista e prática os efeitos macroeconómicos, de uma quebra do poder de compra na população em geral, e nos fp`s em particular.
  9.  # 110

Colocado por: PMOliveiraEstranho que o corte de dois vencimentos na FP coincida com a caida a pique da atividade económica do nosso pais e por conseguinte subida vertiginosa do desemprego. coincidência? julgo que não.

Uma maneira enviesada de ver as coisas, na minha opinião. Eu vejo as coisas de forma diferente: aumento brutal de impostos para manter despesa pública excessiva, leva a grande baixa do consumo e investimento, o que implica diminuição acentuada da actividade económica e consequente aumento do desemprego.

Em resumo, para não haver desemprego na função pública, considerou-se um mal menor haver o aumento brutal de desemprego nas empresas privadas.
    • eu
    • 4 junho 2013 editado

# 111

Colocado por: J.FernandesEm resumo, para não haver desemprego na função pública, considerou-se um mal menor haver o aumento brutal de desemprego nas empresas privadas.

Há muitos mais factores nessa equação: crise internacional, quebra BRUTAL do investimento público e privado, crise de financiamento público e privado, buracos gigantescos no Estado (BPN, Swaps, empresas públicas, etc), etc, etc...

Dizer que o desemprego privado se deve aos funcionários públicos é ... superficial, errado, falacioso e ingénuo. Principalmente quando se sabe que estes representam apenas 20% da despesa do estado...
  10.  # 112

O consumo gera:
    Em 1º lugar imposto para o estado IVA diretamente e IRS e IRC indiretamente.

Em 2º Lugar gera emprego pk as empresas vão ter de produzir mais, pelo que vão contratar mais trabalhadores.
    O simples facto dos Fp`s consumirem muito o J fernandes acha que é mau, pois eu julgo que é bom, por tudo isto que acabei de referir.

O consumo dos FP é feito por via de menos consumo dos privados. Dizer que os FP geram consumo é cómico.

repare que a queda da atividade económica no nosso pais coincide com a perca de dois salários ano na Fp, isto quer dizer alguma coisa se 500 ou 600 mil portugueses deixam de consumir o que consumiam isto vai ter efeito na riqueza do pais.

A "queda" não coincide com nada disso. Nos últimos 10 anos a média de crescimento foi de 0,5%, com doses massivas de dinheiro vindo de fora, que insuflou artificialmente o PIB. A "queda" coincidiu com o ligeiro fecho da torneira. O PIB não caiu porque os FP deixaram de consumir, caiu porque o Estado teve que aumentar impostos e cortar despesas. Os FP deixaram de consumir porque deixou de haver € com que lhes pagar. Pode dizer que se continuasse a pagar aos FP eles consumiam mais e geravam mais receita? Pode, claro. Mas depois tem que explicar de onde vinha o € para os FP.

Se eu tiver uma padaria eu quero é vender pão, o que me interessa se quem o compra é fp ou trabalha num bar de alterne.

Claro que sim. Mas se quem o compra vive de empréstimos, a certa altura o padeiro fica a arder.
  11.  # 113

Colocado por: luisvv

O consumo dos FP é feito por via de menos consumo dos privados. Dizer que os FP geram consumo é cómico.

A "queda" não coincide com nada disso. Nos últimos 10 anos a média de crescimento foi de 0,5%, com doses massivas de dinheiro vindo de fora, que insuflou artificialmente o PIB. A "queda" coincidiu com o ligeiro fecho da torneira. O PIB não caiu porque os FP deixaram de consumir, caiu porque o Estado teve que aumentar impostos e cortar despesas. Os FP deixaram de consumir porque deixou de haver € com que lhes pagar. Pode dizer que se continuasse a pagar aos FP eles consumiam mais e geravam mais receita? Pode, claro. Mas depois tem que explicar de onde vinha o € para os FP.

Claro que sim. Mas se quem o compra vive de empréstimos, a certa altura o padeiro fica a arder.

Caro LuisVV,

O epígrafe do tópico é o papel dos Fp`s na economia e não o porque da acentuada quebra do consumo no nosso país, por isso tudo o que disse foi neste âmbito, pelo que não gostei que intrepetasse as minhas afirmações como comédia, porque aqui ninguem é palhaço.

Podemos debater sem nos ofender, além do mais não descontextualize as minhas ideias veja tudo o que escrevi anteriormente, e mantenha-se no âmbito do tópico.
  12.  # 114

Colocado por: PMOliveiraO epígrafe do tópico é o papel dos Fp`s na economia

"Funcionários público" é apenas uma definição. No limite pode-se privatizar todos os serviços ou apenas a maneira como se contrata os seus funcionários, mantendo as regras exactamente iguais com legislação adicional, mantendo exactamente os mesmos serviços garantidos pelo estado.

Na minha opinião a pergunta, logo de origem, não faz muito sentido.
    • jpvng
    • 4 junho 2013 editado

# 115

Colocado por: PMOliveira

Caro LuisVV,

O epígrafe do tópico é o papel dos Fp`s na economia e não o porque da acentuada quebra do consumo no nosso país, por isso tudo o que disse foi neste âmbito, pelo que não gostei que intrepetasse as minhas afirmações como comédia, porque aqui ninguem é palhaço.

Podemos debater sem nos ofender, além do mais não descontextualize as minhas ideias veja tudo o que escrevi anteriormente, e mantenha-se no âmbito do tópico.

Olhe veja o minuto 0.47 e veja quem é palhaço. Evite de ver o resto porque todo o video é ofensivo.
    http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=B5XAwso1bL0#t=2s
    • eu
    • 4 junho 2013

# 116

Colocado por: luisvvDizer que os FP geram consumo é cómico.

É tão cómico como dizer que os funcionários privados geram consumo.
    Concordam com este comentário: marco1
  13.  # 117

Colocado por: eu
    É tão cómico como dizer que os funcionários privados geram consumo.

Mas o Luis colocou palavras que eu não escrevi eu nunca escrevi que os fp`s geram consumo. onde é que isso tá escrito?
  14.  # 118

Colocado por: euÉ tão cómico como dizer que os funcionários privados geram consumo.

Não deve ser novidade para si que a única fonte de receitas do estado são os impostos. Como os salários dos funcionários públicos são parte desses impostos, o seu consumo, na prática, é a devolução aos privados de parte do que antes já lhes tinha sido confiscado. Assim, pode-se afirmar que de facto os fp´s não geram consumo.
    Concordam com este comentário: two-rok
  15.  # 119

Colocado por: J.Fernandes
    Não deve ser novidade para si que a única fonte de receitas do estado são os impostos. Como os salários dos funcionários públicos são parte desses impostos, o seu consumo, na prática, é a devolução aos privados de parte do que antes já lhes tinha sido confiscado. Assim, pode-se afirmar que de facto os fp´s não geram consumo.

Comecem pelo SNS. Privatizem.

Eu metia-vos a todos era num buraco
  16.  # 120

Colocado por: J.FernandesAssim, pode-se afirmar que de facto os fp´s não geram consumo.

Não, não pode. O FP fornece um serviço que é consumido. O facto do seu serviço ser de consumo obrigatório ou do seu fornecimento nacionalizado é um detalhe. Se nacionalizar as padarias não vai dizer que as pessoas deixaram de consumir pão...
    Concordam com este comentário: eu

0.0339 seg. NEW