Colocado por: marco1já repararam na quantidade de nomeações que o governo fez em 2 anos, fora ainda a quantidade de serviços externos ao privado que foram contratados??
despesa e numero excessivo de funcionários públicos??? talvez mas o caminho seria antes qualifica-los e racionalizar, gerir bem.
ora o estado que é o que é então imagine-se o mesmo a querer regular e controlar uma data de privados a gerir tudo o que é serviço publico.
depressa iriamos pagar o ar que respiramos em prole do lucro.
Colocado por: PMOliveiraEm 3º lugar até aqui o emprego público era visto como estável, sendo que os fps eram em Portugal das pessoas que mais consumiam nas diversas plataformas da economia Portuguesa, ou seja dinamizavam o mercado, faziam com que o privado pudesse, empregar o resto da população, com este cenário que se avizinha, é facil tirarmos as nossas conclusões.
Colocado por: J.Fernandestemos uma função pública paga em parte por empréstimos externos
Colocado por: J.Fernandes
De facto as conclusões estão bem evidentes perante os nossos olhos: temos uma função pública paga em parte por empréstimos externos que, para serem pagos, o são à custa de aumento de impostos para todos e você diz que isso é muito bom porque mantém o poder de compra dos f.p.´s. Enfim...
Colocado por: eu
Não é só a função pública que é paga em parte por empréstimos externos. Aliás, os salários da função pública representam apenas 20% das despesas do Estado.
E os outros 80% ?
Colocado por: J.FernandesEm termos simplistas: se eu sou um comerciante, que me adianta que por cada f.p. que mantém ou aumenta o seu poder de compra, há dois outros consumidores e eu próprio, que não sendo f.p.´s, reduzem o seu consumo, porque o seu rendimento diminui à medida que os impostos aumentam?
Colocado por: PMOliveiraEstranho que o corte de dois vencimentos na FP coincida com a caida a pique da atividade económica do nosso pais e por conseguinte subida vertiginosa do desemprego. coincidência? julgo que não.
Colocado por: J.FernandesEm resumo, para não haver desemprego na função pública, considerou-se um mal menor haver o aumento brutal de desemprego nas empresas privadas.
O consumo gera:
Em 1º lugar imposto para o estado IVA diretamente e IRS e IRC indiretamente.
Em 2º Lugar gera emprego pk as empresas vão ter de produzir mais, pelo que vão contratar mais trabalhadores.
O simples facto dos Fp`s consumirem muito o J fernandes acha que é mau, pois eu julgo que é bom, por tudo isto que acabei de referir.
repare que a queda da atividade económica no nosso pais coincide com a perca de dois salários ano na Fp, isto quer dizer alguma coisa se 500 ou 600 mil portugueses deixam de consumir o que consumiam isto vai ter efeito na riqueza do pais.
Se eu tiver uma padaria eu quero é vender pão, o que me interessa se quem o compra é fp ou trabalha num bar de alterne.
Colocado por: luisvv
O consumo dos FP é feito por via de menos consumo dos privados. Dizer que os FP geram consumo é cómico.
A "queda" não coincide com nada disso. Nos últimos 10 anos a média de crescimento foi de 0,5%, com doses massivas de dinheiro vindo de fora, que insuflou artificialmente o PIB. A "queda" coincidiu com o ligeiro fecho da torneira. O PIB não caiu porque os FP deixaram de consumir, caiu porque o Estado teve que aumentar impostos e cortar despesas. Os FP deixaram de consumir porque deixou de haver € com que lhes pagar. Pode dizer que se continuasse a pagar aos FP eles consumiam mais e geravam mais receita? Pode, claro. Mas depois tem que explicar de onde vinha o € para os FP.
Claro que sim. Mas se quem o compra vive de empréstimos, a certa altura o padeiro fica a arder.
Colocado por: PMOliveiraO epígrafe do tópico é o papel dos Fp`s na economia
Colocado por: PMOliveira
Caro LuisVV,
O epígrafe do tópico é o papel dos Fp`s na economia e não o porque da acentuada quebra do consumo no nosso país, por isso tudo o que disse foi neste âmbito, pelo que não gostei que intrepetasse as minhas afirmações como comédia, porque aqui ninguem é palhaço.
Podemos debater sem nos ofender, além do mais não descontextualize as minhas ideias veja tudo o que escrevi anteriormente, e mantenha-se no âmbito do tópico.
Colocado por: luisvvDizer que os FP geram consumo é cómico.
Colocado por: eu
É tão cómico como dizer que os funcionários privados geram consumo.
Colocado por: euÉ tão cómico como dizer que os funcionários privados geram consumo.
Colocado por: J.Fernandes
Não deve ser novidade para si que a única fonte de receitas do estado são os impostos. Como os salários dos funcionários públicos são parte desses impostos, o seu consumo, na prática, é a devolução aos privados de parte do que antes já lhes tinha sido confiscado. Assim, pode-se afirmar que de facto os fp´s não geram consumo.
Colocado por: J.FernandesAssim, pode-se afirmar que de facto os fp´s não geram consumo.