Colocado por: danobregaÉ só isso? Então mas a conclusão de uma situação onde as pessoas preferem colocar os filhos na escola A do que na escola B (porque raio!?), e admitindo um custo potencial igual para o estado por aluno (é), é rebenta lá com a escola A porque o que interessa é a escola B que é pública.
Colocado por: euMas eu disse se era muito ou era pouco? Fizeste uma pergunta e eu respondi-te...
A ou B? Para mim é igual... desde que as regras sejam claras e transparentes.
Colocado por: euSe o governo tivesse coragem, podia deixar de financiar uma quantidade assinalável destas escolas...
Colocado por: danobregaEntão porque é que partes logo para a "solução" deixar de financiar essas escolas? É que essa é a vontade que vejo expressa na maioria das opiniões que discutem essa notícia, e não entendo.
Colocado por: euE para já é mais fácil acabar com estes financiamentos do que acabar com escolas públicas.
Colocado por: danobregaMas ai estás-te a borrifar para o que as pessoas querem. Queres condenar a população que usufrui de uma escola supostamente com melhor qualidade a ter de voltar à escola que não preferem
Colocado por: PeSilvaOu um cheque transportes?
Colocado por: PeSilvaCoisa tão engraçada, porque não um cheque saúde?
Ou um cheque transportes?
Ou cultura?
...
Colocado por: euE no sistema atual, estas escolas privadas foram criadas apenas para complementar as do ensino público e não para as substituir ou para concorrer com elas. Neste contexto, parece-me mais fácil acabar com o financiamento das privadas do que fechar escolas públicas.
Artigo 75.º
Ensino público, particular e cooperativo
1. O Estado criará uma rede de estabelecimentos públicos de ensino que cubra as necessidades de toda a população.
2. O Estado reconhece e fiscaliza o ensino particular e cooperativo, nos termos da lei.
Colocado por: euPercebeu? Nestecontexto!
Colocado por: danobregaEu prefiro pensar que não se financia a escola, mas sim os pais e alunos que querem usar a escola. É a mesma coisa vista de duas perspectivas completamente diferentes.
Colocado por: PeSilvaE porque não o mesmo para saúde, transportes, cultura, segurança ... ?
Colocado por: danobregaDe qualquer maneira já ai coloquei um link que é a resposta ao que pergunta.
Colocado por: PeSilvaA minha questão é para quem defende o cheque ensino (o porquê de não defender outros cheques).
Colocado por: danobrega O contexto actual é este:
Colocado por: euPor mais que desvie a conversa para discussões abstratas sobre o que devia ser o ensino, não há qualquer dúvida que os contratos de associação com as escolas privadas foram feitos para colmatar a carência de escolas públicas nalgumas zonas específicas. A lei, quer concordemos ou não com ela, é bastante clara.
2 - O Estado também celebrará contratos com estabelecimentos de ensino que, obedecendo ao requisito da primeira parte do número anterior, se localizem noutras áreas.
Art. 2.º - 1 - O Estado reconhece a liberdade de aprender e de ensinar, incluindo o direito dos pais à escolha e à orientação do processo educativo dos filhos.