Colocado por: j cardosoConheço a anedota, eu e os meus colegas de trabalho bem que nos rimos com ela. Achamos divertidíssimo que haja gente- entre os quais, ao que parece, o antoniolx - que acha natural contratar engenheiros para mudar uma lâmpada. Sabe, por aqui chamamos a isso ignorância e incompetência mas o antoniolx, ao que parece, ainda não percebeu isso, o que não deixa de ser incompetência
Colocado por: antoniolx
Pois claro!!!
Mas a pergunta pertinente é: Quantos deles são FPs? Quantos???
Colocado por: branco.valterQuanto professores foram para o olho da rua?
Quantos enfermeiros foram para o olho da rua?
Quantos contractados nas câmaras foram para o olho da rua?
Colocado por: branco.valterPortanto temos FP que fizeram o seu trabalho com competência e temos um do privado a meter a mão na carteira alheia.
Que tenham sido despedidos, nenhum.
Colocado por: mogAs pessoas a quem não foram renovados contratos, não podem ser consideradas "despedidas"?
Colocado por: eu
Não.
Colocado por: euSempre que falam da incompetência da função pública, lembro-me sempre do processo da construção da minha casa, que é um bom exemplo para aferir a questão público vs privado.
Da parte do estado, queixo-me das burocracias e taxas que são necessárias. Sem dúvida que são um pesadelo. Mas, da parte das pessoas e serviços que me atenderam, tudo funcionou perfeitamente e cumpriram os prazos. E até foram simpáticos e me ajudaram bastante.
Das empresas privadas que prestaram serviços na construção: NENHUM cumpriu os prazos, muitos tentaram aldrabar-me (um conseguiu), e a qualidade e competência ficaram muito abaixo do que seria desejável.
É por isso que eu dou uma gargalhada de desdém quando vejo as críticas à função pública: é que os privados são MUITO piores!
Colocado por: branco.valter
Não sei, deixa cá ver:
Quanto professores foram para o olho da rua?
Quantos enfermeiros foram para o olho da rua?
Quantos contractados nas câmaras foram para o olho da rua?
Só com três frases já falei de dezenas de milhares de FP!
Colocado por: J.Fernandes
Eu trabalho com empresas privadas no geral muito competentes, mas encontrei ao longo do tempo muitos sapateiros e aldrabões. A grande diferença é que estes apenas trabalharam comigo uma vez, enquanto que câmaras municipais, repartições, secretarias de estado e outras coisas do género, se são incompetentes e preguiçosas, como muitas vezes são, não posso contratar a concorrência
Nenhum professor da FP foi despedido. Professores contratados não viram o seu contrato renovado. Mas um professor contratado não pertence à Função Pública.
Colocado por: J.FernandesGeneralizações bacocas.
Colocado por: mogMas pormenores técnicos/juridicos à parte, a verdade é que trabalhavam para um organismo público.
Colocado por: antoniolxQue bom seria haver concorrência ao Estado!
Isso mesmo! Que bom seria haver concorrência ao Estado!
Passei por isso no passado: na reengenharia de processos, cheguei a propor repetidamente acabar com processos que não fazim sentido. Mas não podia ser, porque esses processos que não faziam qualquer sentido, alimentavam muitas bocas...
Colocado por: danobrega
Não é a mesma coisa. Imagine que há ali um agricultor que vende couves para uma cantina de uma escola pública. De repente a escola encontra um fornecedor de couves que vende as couves mais baratas e muda. O agricultor fica sem trabalho e "no desemprego". Era ele um funcionário público? Não. O seu trabalho dependia da necessidade de um organismo público? Sim.
Que eu saiba a única garantia de consumo protegida por lei é o consumo do trabalho. Quem vende directamente trabalho ao estado tem essa venda garantida de forma perpétua, legal e constitucionalmente. Quem vende indirectamente serviços ou produtos apenas tem as garantias contratuais. O facto dos produtos e serviços que vende também saírem do seu trabalho é "mera coincidência".Concordam com este comentário:eu