Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: fernandoRSe calhar você não está a perceber aquilo que quero dizer.

Concordo consigo, nunca disse o contrário.

O que disse foi que ao meu ver o esboço inicial em particular a iluminação dirigida conjuga melhor com o envolvente,
    aquilo que enfatiza como desvantagem é justamente o que pretendia alcançar
    aaaa

A qualidade do díodo, óptica e driver estão directamente ligados a luminosidade e capacidade de projecção da luz, o 0,6w está ligado ao consumo, a função do dissipador é estabilizar (arrefecer) o sistema.

Quantos LUX é que recomenda para uma bancada de cozinha?
    Obs: A área em questão tem cerca de 1,6m² por 60cm de "pé direito".

Cumprimentos.

Estamos a falar de iluminação de trabalho, certo? Os focos de 0,6w não dão iluminação nenhuma, são apenas de presença. Não queira pôr ninguém a trabalhar numa bancada de cozinha com leds desses, porque não ilumina nada. A potência está directamente ligada à luminosidade. Quanto mais eficiente for o led, mais directamente proporcional é esta relação.

As minhas bancadas de cozinha foram corridas linearmente com fitas de leds SMD 5060 de 60 leds/metro a debitar 14,4w/metro e, se não estou errado, 900 lumens/metro. De resto, não tenho nenhuma iluminação de tecto, a não ser na zona de refeições com um candeeiro a iluminar por cima da mesa.
  2.  # 22

Boa noite, Fernando

Obrigado pelo comentário.
    Junto uns desenhos que talvez melhor ilustrem as medidas.
    A disposição dos móveis em princípio é a desenhada.
    Os pes direitos são: central, 4,10; cantos, 2,52.
    Cumprimentos.
  3.  # 23

4.  # 24

Outras medidas
  5.  # 25

Colocado por: goliverEstamos a falar de iluminação de trabalho, certo? Os focos de 0,6w não dão iluminação nenhuma, são apenas de presença. Não queira pôr ninguém a trabalhar numa bancada de cozinha com leds desses, porque não ilumina nada. A potência está directamente ligada à luminosidade. Quanto mais eficiente for o led, mais directamente proporcional é esta relação.

Para si qual a quantidade de lux satisfatória para uma bancada?
    Qual seria a sua sugestão para iluminar uma bancada sem armários na parte superior, portanto com cerca de 1,8mts de distância entre a fonte de luz e a superfície da bancada?

Gravei um vídeo a mostrar duas lâmpadas, ambas led de 4w (uma chinoca do pior que há, a outra uma parathom antiga)
    http://www.youtube.com/watch?v=5endKGofjBc&feature=youtu.be
  6.  # 26

SOMAR

Se a sua cozinha for para ficar como a maquete, de que gostei, apenas optava por colocar 2 candeeiros suspensos no tecto, um por cima da mesa de jantar, e outro no centro da sala.

Existindo armários no topo da banca, previa a colocação de uma fita de LEDS por debaixo dos mesmos, e pronto...

Eventualmente depois na sala coloque um candeeiro de pé para ter uma luz mais relaxante, e já está :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Somar
  7.  # 27

Treladocao,

Basicamente é isso, embora haja o pormenor(?) que vem sendo discutido:
    - fita ou focos de leds por baixo dos armários - que são módulos do IKEA - por forma a iluminar bem, mas apenas, a bancada (taça, gavetas...);
    - iluminação dos armários de topo?

Atendendo a ser um espaço comum é delicado escolher a luz da kitcnet para que não invada a restante area. E seguindo nomeadamente a discussão do FernandoR e Goliver, fico às aranhas... É certo que estou esperando pelo resultado do projeto de eletricidade, mas não me fio muito.
    C
  8.  # 28

Na minha opiniõa, eram 2 suspensões tipo "bola" branca,que permitam iluminar em todas as direcções, e a fita de LEDs.
    Simples, económico, e funcional.

Caso queira iluminação mais "dedicada", opte por candeeiros que resguardem a luz, ou a dirija para onde você a quiser efectivamente.

Ah, e não se esqueça que os exaustores por norma trazem 2 focos para iluminar também, o que também é util para iluminar a bancada próxima...

Lá em casa tenho a fita de Leds por baixo dos armários e é mais do que suficiente para a bancada...
  9.  # 29

Tudo certo! O problema é como iluminar os armários de topo sem sanca e com o teto alto. Não posso utilizar os focos GU10 cf o FernandoR esquematizou em #5.
  10.  # 30

Boa noite Somar.

Volto a repetir aos meus olhos tem um projecto espectacular.
    Não sei qual a sua intenção a cerca da iluminação, se já tem algo em mente.

Ainda não está finalizado, mas gostava de saber se gosta daquilo que acho que poderia ser a base para o projecto de iluminação.

A cerca da iluminação da bancada da cozinha, acho a melhor opção instalar um led tubular com difusor de sistema integrado,
    de 4000K CRI-85.
    Semelhante ao da foto:

Caso o móvel superior não permita esconder 3,5cm, opte pela fita.

Para a mesa:

4x7,5w

Para a zona de estar:
    Led integrado.
    A peça de maior destaque.
    Acho que conjugaria muito bem utilizar 2 unidades de tamanhos diferentes (65cm e 47,5cm) levemente inclinados e um um bocado mais acima que o outro, mesmo na zona central da zona de estar. (um a cerca de 2,20 e outro a 2,35 do chão)

http://img838.imageshack.us/img838/874/35388981.jpg

Candeeiro de pé alto:
    Led integrado 6x2,5w

Cumprimentos.
  11.  # 31

Colocado por: SomarTudo certo! O problema é como iluminar os armários de topo sem sanca e com o teto alto. Não posso utilizar os focos GU10 cf o FernandoR esquematizou em #5.

Iluminar como? Iluminar o interior dos mesmos?
    Visite o site do IKEA que tem lá várias soluções simples para esse efeito, e veja se lhe agrada alguma..
    Ao menos sempre fica com ideias :)
  12.  # 32

fernandoR,

Já lhe respondi atrás, não em Lux, mas em Lumens. Estou satisfeito e confortável com os Lumens que a minha bancada de cozinha tem com as fitas de led mencionadas no meu post anterior. Como não tenho luxómetro, não lhe consigo dizer quantos Lux tenho.

Quanto a sugestão para iluminar uma bancada só com armários inferiores, não entrei nessa discussão porque, se reparar, achei que o seu "projecto" estava bem delineado com excepção desses focos de 0,6w.

Quanto ao vídeo, fiquei com a impressão que as lâmpadas têm leds diferentes. Se for assim, julgo que não é correcto comparar leds diferentes com a mesma potência.
  13.  # 33

Boa tarde Goliver.

Exactamente, são leds completamente diferentes, o primeiro apesar de consumir 4w não deixa de emitir luz de presença, o segundo é um led bem construido, entretanto antigo com baixa relação L/w comparado com leds actuais, a quantidade de luz efectiva depende de inúmeros factores.
    Um exemplo muito simplificado do que quero dizer é:
    a luminosidade que incide de um foco de 0,6w de 24º em um livro de receitas em uma bancada "é a mesma" que um foco led com o mesmo tipo de led e óptica de 3w porém com ângulo de 120º. (não será realmente a mesma, pois entra na equação factores, como reflexão noutras superfícies entre outros).

O led que mencionei no post #5 ao meu ver é suficiente, pois conheço-o e constatei que a uma distancia máxima de 60cm da superfície a iluminar cumpre a sua função, se a distância fosse de 1mt por exemplo seria preciso aplicar a versão de 1,5W do mesmo led para obter a mesma intensidade luminosa.

Agradeço o comentário =)
    Quero que saiba que ao contrário de algumas discussões que vejo aqui no FDC acho que estamos a debater o assunto de uma forma construtiva e saudável, a expor nossos argumentos com legitimidade.

Cumprimentos.
  14.  # 34

Mas quando diz que o foco de 0,6w cumpre a função de iluminar uma superfície a 60cm, está a dizer que serve perfeitamente a função de iluminação de trabalho?

Sinceramente tenho muitas dúvidas acerca dessa possibilidade. A não ser que estejamos a falar de necessidades completamente diferentes de luminosidade para a bancada de trabalho, não estou a ver como é que 0,6w conseguem debitar lumens (ou lux) suficientes para iluminar convenientemente a preparação de refeições.

Gostava que me dissesse, se tiver possibilidade, quantos lumens debita um foco de led desses de 0,6w. Só assim poderia comparar com o que tenho na minha bancada de cozinha.

No escritório onde estou neste momento, tenho apenas ligado um candeeiro de mesa com uma lâmpada fluorescente de 7w que debita 290lumens. Serve-me perfeitamente para o que estou agora mesmo a fazer, mas não me servia para iluminar 1mx0,8m de bancada na cozinha (teria de ter, como disse num post anterior, cerca de 900lumens que é o débito por metro das fitas de led que tenho na bancada da cozinha).
  15.  # 35

Caro fernandoR

Colocado por: fernandoRVolto a repetir aos meus olhos tem um projecto espectacular.

Ás vezes é na simplicidade pensada que está a virtude, obrigado.

Colocado por: fernandoRNão sei qual a sua intenção a cerca da iluminação, se já tem algo em mente.

Por enquanto só tenho a localização dos pontos de luz e são os mesmos que indica.

Colocado por: fernandoRAinda não está finalizado, mas gostava de saber se gosta daquilo que acho que poderia ser a base para o projecto de iluminação.

Muito bom, linhas dinâmicas e a condizer entre si. Estou a tentar identificar os equipamentos na net para mais informação mas não está sendo fácil. Terá algum endereço?
    E obrigado pelas sugestões.
  16.  # 36

Se ajudar a ter noção da iluminação, fica uma foto da minha fita de Leds por debaixo dos móveis, para iluminação da bancada.
    No meu caso, a fita não vai até aos extremos laterais dos armários, ficando a cerca de 20cm do final dos mesmos.
    Nota-se também uma "mancha" maior de luz concentrada a meio do armário, mas posso garantir que é motivada pela fotografia (que é de telemovel), na realidade in loco, a luz é contínua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dato, Somar
      fiTALEDS COZINHA.jpg
  17.  # 37

O aspecto parece ótimo! Deverá ser esta a minha solução pois é a forma de esconder a iluminária. Uma questão: aonde está localizado o ponto de luz para ligar a fita? Suponho que o interruptor para a fita é o normal, localizado na parede de entrada da cozinha, certo?
    Obrigado pela foto!
  18.  # 38

Colocado por: treladocaoSe ajudar a ter noção da iluminação, fica uma foto da minha fita de Leds por debaixo dos móveis, para iluminação da bancada.
    No meu caso, a fita não vai até aos extremos laterais dos armários, ficando a cerca de 20cm do final dos mesmos.
    Nota-se também uma "mancha" maior de luz concentrada a meio do armário, mas posso garantir que é motivada pela fotografia (que é de telemovel), na realidade in loco, a luz é contínua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dato,Somar
      fiTALEDS COZINHA.jpg

gostei da iluminação e da tv estilo retro..:) já n se vê disso...lol
  19.  # 39

Suponho que o interruptor para a fita é o normal, localizado na parede de entrada da cozinha, certo?

Ainda que passível, e preferível, de ser assim feito, nós lá em casa ao inicio não nos tinhamos preocupado com essa iluminação, pelo que o interruptor está dissimulado também ele por debaixo dos armários, e a ligação eléctrica é através do transformador branco que se vê na imagem, cujo cabo branco está dissimulado na junta dos azulejos (entre azulejos, não no canto das paredes), e, como se pode verificar pela foto, passa bem despercebido :)

Por isso tb demorei algum tempo até encontrar o sistema discreto que queria...

NOTA: a iluminação por debaixo dos armários foi imposição da esposa, após lá estarmos a habitar...

Colocado por: datogostei da iluminação e da tv estilo retro..:) já n se vê disso...lol

Obrigado! A TV é muito porreira... pena ser mesmo antiga,não é "estilo retro", é mesmo velha! :-D
    Mas sim, está lá porque acho um pormenor delicioso a TV antiga, e até pouco comum, vermelha!
    Contudo, e infelizmente, avariou recentemente, por isso até já tenho umpequeno LCD atrás dela para fazer a substituição... :-(
    Ainda estou a estudar a maneira de passar o ecrã da nova para dentro da velha ;)
  20.  # 40

treladocao, pode informar que tipo de fita de led é essa e quantos lumens debita por metro?

0.0256 seg. NEW