Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Muito bom dia

    Gostaria de esclarecer uma duvida que me persegue desde ha muito que e o seguinte:

    - Trabalho numa empresa de construção civil , como " coordenador de segurança" tive formações NÃO reconhecidas mas algumas ministradas pelo antigo IGT e tambem agora pelo ACT. Ora desempenhando eu esta função para a qual ainda não existe certificação concreta , gostaria de saber se posso passar ao quadro da empresa como coordenador de segurança da empresa pela qual dou a cara? Mas atenção eu faço um relatorio primeiro em todas as obras da empresa e depois vem uma empresa certificada fazer actas de segurança e relatorios eu apenas trato da papelada e corrigo erros em obra para a vinda da equipa de seg. .

    Mais uma vez a minha pergunta e :
    posso passar para o quadro da empresa como coordenador de segurança sem ter habilitação reconhecida para isso?

    Se alguem me puder ilucidar por favor não hesitem.

    Obrigado e um Abraço
  2.  # 2

    Como pode passar para uma categoria que não existe legalmente.
    Em obra só existem engenheiros tec de segurança ou Tec sup de segurança.
    Para cada uma destas funções é necessário ter habilitação legal.
    Aconselho-o a apostar na formação pois a revisão do 273/73 e do 73/73 irá trazer grandes mudanças nessa área.
  3.  # 3

    Sim ja me tinham dito isso que esta cat. não existe legalmente.
    em termos de formação ja procurei em dezenas de escolas e outras entidades formadoras nessa area e nao encontro nem cursos de tecnico de seg. e higiene , nem formaçoes e a unica que encontrei era de 3 anos com a modesta quantia de 5500€. por isso ja nao sei que fazer
  4.  # 4

    Se tiver o 12 ano é possivel fazer mais um ano e fica com habilitação de tec de hig e segurança.
    Se só tiver o 9 ano de facto são necessários 3 anos mas existem curso financiados.
    Quanto a ser coordenador terá que ser licenciado na área da engenharia ou arquitectura e frequentar um curso de 200 horas que ronda os 1500 a 1800 €
  5.  # 5

    Pois a questão e saber quais e onde são esses cursos financiados e as entidades formadoras par o caso.

    Se souber de de alguma coisa poderia dizer?
  6.  # 6

    Sei que na zona de Aveiro existe uma escola que ministra esses cursos, são contudo cursos em regime diurno e com um horário completo.
    Nada como começar a pesquizar na net, provavelmente irão apareçer outrs entidades com outras condições.
  7.  # 7

    sim encontro na minha area de residencia que e Abrantes mas quando la chego nao sabem quando ira abrir o curso .

    Ja perguntei no ACT acerca dos caps de tec.seg. e higiene e a resposta e a mesma
  8.  # 8

    Pois existe alguma lacuna desses curso da zona centro para baixo, mas aconselho-o a não desistir na sua procura
  9.  # 9

    obrigado pelo esclarecimento
  10.  # 10

    Se alguém souber de algum curso de tecnico de segurança e higiene no trabalho na zona de tomar entroncamento torres novas abrantes por favor avise

    Obrigado
  11.  # 11

    Existe aqui alguma confusão, penso eu.

    O que está a falar é de "técnico de segurança em obra", cuja formação ainda não está regulamentada (ou pelo menos não está até à pouco tempo). O "acordo" que existe é que deve possuir cerca de +/- 220 a 250 horas de formação. Estão a dar-lhe informação de técnico de nível 5 e de nível 3 em higiene e segurança, formações que não são específicas para "técnico de segurança em obra".

    Agora existe uma questão, ao passar para a empresa vai ser coordenador de segurança nas obras cujas a empresa é dona de obra ou é para efectuar os serviços de higiene e segurança da empresa ? Se for a primeira situação pode, na segunda necessita de ser técnico nível 5 (salvo erro).

    Cumprimentos
  12.  # 12

    Uma coisa é o coordenador de segurança em obra para o qual neste momento não existe legislação mas o que está previsto é que apenas possa ser exercida por engenheiros, arquitectos ou Tec superiores de HST com os tais cursos de 200 horas.
    Mas isto ainda está para ser legislado.
    Outra coisa é tec de HST ou tec sup de HST carreira para qual existe legislação especifica e CAP´s
    Nesto momento só se pode ter acesso a esta carreira mediante a frequência de cursos devidamente credenciados pela ACT
    Tec de HST um cuso de 1 ano para pessoas com 12º ano ou de 3 para pessoas com o 9º nao
    Tec Superior de HST licenciatura o bacharelato mais ucurso de TSHST com no minimo 590 h creditado pela ACT
  13.  # 13

    Olá Nuno,

    existem cursos de técnico de Higiene e segurança no trabalho em santarém e no entroncamento. agora tudo depende das suas habilitações. estes cursos são financiados. procure em www.novasoportunidades.gov.pt pela sua área de residência.
  14.  # 14

    Colocado por: sofialvesOlá Nuno,

    existem cursos de técnico de Higiene e segurança no trabalho em santarém e no entroncamento. agora tudo depende das suas habilitações. estes cursos são financiados. procure em www.novasoportunidades.gov.pt pela sua área de residência.


    Novas oportunidades ??? o que isto tem a ver com que estamos a falar, por amor de Deus, eu sou eng. Civil
  15.  # 15

    Peço desculpa se o ofendi não era essa a minha intenção!Apenas queria ajudar.

    mais uma vez desculpe Sr. Engenheiro.
  16.  # 16

    Colocado por: NunoGuiaSe alguém souber de algum curso de tecnico de segurança e higiene no trabalho na zona de tomar entroncamento torres novas abrantes por favor avise

    Obrigado


    Realmente, como não foi claro nas suas habilitações apenas respondi às suas dúvidas! Novas Oportunidades não são apenas para as pessoas que não tiveram a sorte ou a possibilidade de tirar cursos superiores! Não se ofenda, a intenção era apenas ajudar!
  17.  # 17

    Colocado por: sofialves
    Colocado por: NunoGuiaSe alguém souber de algum curso de tecnico de segurança e higiene no trabalho na zona de tomar entroncamento torres novas abrantes por favor avise

    Obrigado


    Realmente, como não foi claro nas suas habilitações apenas respondi às suas dúvidas! Novas Oportunidades não são apenas para as pessoas que não tiveram a sorte ou a possibilidade de tirar cursos superiores! Não se ofenda, a intenção era apenas ajudar!


    Peço eu desculpa, como vi que se tratava de alguém novo no forum logo a sugerir determinado curso calculei que se tratasse de alguém à caça de clientela. No entanto cuidado ao falar apenas em Nuno, visto haver diversos nesta discussão.

    No entanto considero que o novas oportunidades foi mais uma grande palhaçada a juntar às restantes destes governos.

    Cumprimentos
  18.  # 18

    Caros colegas muito bom dia

    Agradeço toda a ajuda e dicas que me tem disponibilizado. Já vi que existe aqui uma diferença de cargos o cargo de tecnico de segurança e higiene e coordenador de segurança em obra. Como o srº engenheiro Nunes diz e peço desculpa porque não me expliquei bem eu vou ser coordenador de segurança em obra mas apenas na empresa que eu trabalho , e não para prestar serviços para fora. Agora nao sei se e preciso ter alguma formação no ambito do cargo se tem de ser um curso reconhecido. Sendo assim se alguem me puder explicar mais se posso ou não transitar para o quadro da empresa como coordenador de segurança em obra por favor explique. Quanto a srª sofia alves agradeço profundamente a amabilidade de verificar se existiam cursos na minha area e acredite eu ja fui aos centros novas opurtunidades a todos e nenhum me deu uma resposta concreta apenas dizem que irá abrir brevemente mas isto ja se arrasta a 1 ano e meio.

    Obrigado a todos
 
0.0223 seg. NEW