Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tardes,

    Gostaria de colocar uma questão, até para partilharem também os vossos consumos de água.
    Neste momento acho que estou a gastar demasiada água. Os últmos 2 meses foram 13 m3 (13000 litros) e este mês, ainda só passaram 21 dias desde a última leitura e já vai em 12m3. Parece-me exagerado tendo em conta que somos 3 pessoas (Sendo que uma delas, toma banho quase todos os dias fora de casa), lavamos a loiça à mão e a máquina da roupa lava uma vez por dia.

    Para juntar mais alguns dados, o mês passado estive fora 10 dias. Sou a pessoa que mais banho toma cá em casa, isso refletiu-se na factura do gás (paguei 10.68€ em vez de 16.24€). No entanto, o consumo de água foi exactamente o mesmo que no mês anterior.

    Acham esta situação normal?

    Cumps.
    • eu
    • 28 maio 2013

     # 2

    Cá em casa, somos 4 e gastamos muito mais que isso, cerca de 18 a 20 m3 por mês. Nos meses de rega do jardim, este valor dispara...
  2.  # 3

    Raios! Agora me dou conta que posso gastar rios de água sem pagar um centimo pela mesma. Não é uma alegria viver no campo ?
  3.  # 4

    Colocado por: asdrubalRaios! Agora me dou conta que posso gastar rios de água sem pagar um centimo pela mesma. Não é uma alegria viver no campo ?


    Tira a água ao balde?
  4.  # 5

    Colocado por: wanthdlavamos a loiça à mão


    Gasta-se mais água a lavar a loiça à mão do que na máquina (para a mesma quantidade de loiça, claro).
    Concordam com este comentário: nandogonca
  5.  # 6

    Não man. A água vem ter comigo, até posso criar peixes em água corrente.
    • eu
    • 28 maio 2013

     # 7

    Colocado por: asdrubalRaios! Agora me dou conta que posso gastar rios de água sem pagar um centimo pela mesma. Não é uma alegria viver no campo ?

    Pode crer! Aproveite bem...
  6.  # 8

    O problema é que até Fevereiro o consumo era na ordem dos 8 m3. Daí para cá, sempre acima de 13 m3. Não me parece razoavel, quando os hábitos são os mesmos.

    Além disso, existe a tal diferença de ter estado 10 dias fora. Acham mesmo que estes valores são razoaveis?
  7.  # 9

    4 pessoas, média de 19m3/mês.
  8.  # 10

    Colocado por: wanthdO problema é que até Fevereiro o consumo era na ordem dos 8 m3. Daí para cá, sempre acima de 13 m3. Não me parece razoavel, quando os hábitos são os mesmos.

    Além disso, existe a tal diferença de ter estado 10 dias fora. Acham mesmo que estes valores são razoaveis?


    Já experimentou fechar todas as torneiras inclusive a do autoclismo e verificar se o contador marca? Porque se marca poderá existir uma fuga de água!
    Concordam com este comentário: FD, nandogonca
  9.  # 11

    Ainda não experimentei fechar as torneiras, mas já experimentei ver a leitura à noite por volta das 23h e depois sem usar água nenhuma, ver novamente por volta das 7:30. E estava exactamente igual.

    Pela média do Picareta (19m3/mês), considero a minha elevada. Porque é verdade que somos 3, mas 1 pessoa toma sempre banho fora e outra só de vez em qd toma em casa. Há alguma maneira de fazer um despiste?
  10.  # 12

    Colocado por: wanthdAinda não experimentei fechar as torneiras, mas já experimentei ver a leitura à noite por volta das 23h e depois sem usar água nenhuma, ver novamente por volta das 7:30. E estava exactamente igual.

    Pela média do Picareta (19m3/mês), considero a minha elevada. Porque é verdade que somos 3, mas 1 pessoa toma sempre banho fora e outra só de vez em qd toma em casa. Há alguma maneira de fazer um despiste?


    Poderá solicitar junto dos serviços camarários a substituição do contador, eventualmente está marado! Ou então está a colaborar com a Troika como efeito colateral!
  11.  # 13

    Sugiro que faça o seguinte, durante uma semana, tire o valor do contador de manhã e ao fim de tarde durante uma semana e registe o que fez (banhos tomados e por quem.... maquinas....).
    Depois tente perceber onde está o gato.... se existir.
    Tem lavado as varandas/pátio?
    Verifique os autoclismos....

    Tive contas mensais na ordem dos 13-15m3 de água e pensava que era muito .... somos 2 adultos e 2 crianças.
    Mas eu sei porque gastava muito..... um banho diário de 15minutos!! (e notava-se também na conta do gás!!!!).

    No seu caso, os valores indicados são reais ou estimativas?
    •  
      FD
    • 29 maio 2013

     # 14

    Colocado por: wanthdO problema é que até Fevereiro o consumo era na ordem dos 8 m3. Daí para cá, sempre acima de 13 m3. Não me parece razoavel, quando os hábitos são os mesmos.

    Como despistar um consumo anormal:
    - a factura tem o consumo real ou é uma estimativa?
    - qual a média dos últimos 12 meses? A leitura actual é superior em mais de 20%?
    - se está apenas a olhar para o valor, o custo fixo das outras rubricas não terá sido aumentado pela empresa da água (taxa saneamento, taxa disponibilidade, etc.)?
    - feche todas as torneiras e veja se o contador continua a contar
    - 1m3 = 1000l, encha um balde de 20l e veja se o contador só avançou 0,02m3
  12.  # 15

    Colocado por: wanthd

    ...lavamos a loiça à mão ...
    Cumps.


    Aqui a máquina de lavar loiça gasta menos água...
  13.  # 16

    Colocado por: euCá em casa, somos 4 e gastamos muito mais que isso, cerca de 18 a 20 m3 por mês. Nos meses de rega do jardim, este valor dispara...

    Fogo e eu admirado com os meus 208L diários (cerca de 6m3 mensais)
  14.  # 17

    Colocado por: wanthdO problema é que até Fevereiro o consumo era na ordem dos 8 m3. Daí para cá, sempre acima de 13 m3. Não me parece razoavel, quando os hábitos são os mesmos.

    Além disso, existe a tal diferença de ter estado 10 dias fora. Acham mesmo que estes valores são razoaveis?

    Vá verificar se o contador está a andar mesmo tendo as torneiras todas fechadas. Assim saberá se é uma possível fuga. Depois é só começara a cortar o circuito até descobrir onde está a fuga.
  15.  # 18

    Poderá também ao sair de casa (que não fique ninguém em casa para consumir), faz o corte da água mesmo no contador e depois quando chegar a casa, mesmo antes de fazer qualquer consumo de água, vai ligar outra vez a água e se o contador andar, poderá também demonstrar haver algo de errado. Tenha atenção que a pressão da rede pode variar, consoante a hora do dia e influenciar.
  16.  # 19

    Colocado por: nandogoncaFogo e eu admirado com os meus 208L diários (cerca de 6m3 mensais)

    Caro nando, convém tomar banho pelo menos uma vez por semana!
  17.  # 20

    Colocado por: Picareta
    Caro nando, convém tomar banho pelo menos uma vez por semana!


    Eh eh eh. Com banhos e pelo menos 1 MLR diária e 1MLL de 2 em 2 dias. Eu fiquei admirado com os 208l diários, depois de fazer contas lá percebi que estavam correctos...
 
0.0211 seg. NEW