Iniciar sessão ou registar-se
    • Rmgdc
    • 28 maio 2013 editado

# 1

Boa tarde,

Pretendo remodelar um wc de 5m2 em sintra e os preços que me têm apresentado parecem-me excessivos do que tenho lido no forum.

A remodelação inclui:

- demolição azulejos
    - remoção banheira
    - colocação azulejos apenas área duche e na parte de cima do móvel de wc
    - estuque e pintura na restante área
    - colocação de uma base de duche
    - adaptação da canalização banheira para o duche
    - colocação chão (pode ser em cima do existente pois o hall já tem chão flutuante e um perfil)

Tenho tido valores entre 1600 e 1900 euros só para a mão de obra. Alguma recomendação de pessoa / empresa de confiança?

Desde já agradeço qq informação prestada,
    Rui Cruz
  1.  # 2

Só para ter uma ideia.
    Remodelei um wc mais ou menos com essas dimensões em que os trabalhos feitos foram os seguintes:

- Demolição de azulejos e remoção de todas as louças e antiga canalização;
    - Colocação de nova canalização;
    - Colocação de novos azulejos e mosaicos;
    - Colocação de sanita suspensa;
    - colocação de base de duche com chuveiro;
    - colocação resguardo do duche com vidro temperado;
    - Colocação de móvel com lavatório e espelho;
    - Colocação de tecto falso com focos de iluminação;
    - Termoacumulador (instalado na cozinha);

Total: 4500€ com iva incluído
  2.  # 3

Colocado por: RmgdcBoa tarde,

Pretendo remodelar um wc de 5m2 em sintra e os preços que me têm apresentado parecem-me excessivos do que tenho lido no forum.

A remodelação inclui:

- demolição azulejos
    - remoção banheira
    - colocação azulejos apenas área duche e na parte de cima do móvel de wc
    - estuque e pintura na restante área
    - colocação de uma base de duche
    - adaptação da canalização banheira para o duche
    - colocação chão (pode ser em cima do existente pois o hall já tem chão flutuante e um perfil)

Tenho tido valores entre 1600 e 1900 euros só para a mão de obra. Alguma recomendação de pessoa / empresa de confiança?

Desde já agradeço qq informação prestada,
    Rui Cruz

Caro forista, embora a area seja de 5 m2 é necessário saber a area das paredes e o pé dioreito(altura) que envolve os azulejos, existe uma parte que tem que ser rebocada na zona do duche porque ao retirar a banheira há uma parte oca que ao levar azulejos tem que ser rebocada, copntudo o melhor seria verificar no proprio local a intervenção dos trabalhos.
  3.  # 4

Agradeço desde já ao Sérgio os valores de referência prestados no entanto parece-me que no meu caso é bastante menos trabalho e no máximo é trabalho para duas semanas. (1800 euros em duas semanas creio que é um valor upa upa).

Costa53, obrigado pelo seu comentário, o pé direito creio ser cerca de 2m. Os azulejos "novos" seriam só para colocar na área do novo duche e na área do móvel com o lavatório. Tudo o resto seria só pintura com uma boa tinta.

Obrigado mais uma vez,
    Rui Cruz
  4.  # 5

Colocado por: sergio_pintasSó para ter uma ideia.
    Remodelei um wc mais ou menos com essas dimensões em que os trabalhos feitos foram os seguintes:

- Demolição de azulejos e remoção de todas as louças e antiga canalização;
    - Colocação de nova canalização;
    - Colocação de novos azulejos e mosaicos;
    - Colocação de sanita suspensa;
    - colocação de base de duche com chuveiro;
    - colocação resguardo do duche com vidro temperado;
    - Colocação de móvel com lavatório e espelho;
    - Colocação de tecto falso com focos de iluminação;
    - Termoacumulador (instalado na cozinha);

Total: 4500€ com iva incluído

Parece-me um valor correcto
    •  
      FD
    • 29 maio 2013

# 6

Colocado por: Rmgdco pé direito creio ser cerca de 2m

Deve ser mais...

Colocado por: RmgdcTenho tido valores entre 1600 e 1900 euros só para a mão de obra.

Quem compra os materiais?
    Se tirar a margem de lucro dos materiais ao empreiteiro, ele tenta recuperar na mão de obra...

De resto, parece-me um valor médio, um pouco para o alto mas... de que tipo de valor estava à espera?
  5.  # 7

Colocado por: PauloCorreiaParece-me um valor correcto

Neste valor penso que está a mão de obra e os materiais
  6.  # 8

Bom dia Paulo,

Obrigado pelo feedback.
    Os materiais são por minha conta.

Não estava à espera de um valor concreto mas tendo em conta que é trabalho para duas semanas no máximo parece-me um valor excessivo.

Estava à espera talvez de uns 1000 euros em mão de obra.. (Mais IVA).

Vejamos, não será necessário quase alterações de canalizações (apenas adaptar a existente de banheira para duche). Cerâmica apenas em duas zonas muito concretas (duche e móvel..) Se fizermos um valor ao dia (8h de trabalho). Mesmo que demore 10 dias (parece-me tempo a mais para o trabalho que é) os valores que me têm apresentado dá 160 euros / dia.

Se calhar é problema meu (expectativas) e são os valores normais de mercado mas queria ter a certeza que não estava a ser enganado.

Obrigado,
    Rui Cruz
    •  
      FD
    • 29 maio 2013

# 9

O problema é que não pode só contar a mão de obra.
    Há uma série de custos escondidos que é preciso ponderar.
    Isto, se for um serviço legal, onde se paga segurança social, seguro de trabalho, medicina do trabalho, etc.
    Depois, há os custos fixos e de investimento que têm de ser amortizados: contabilista, escritório/armazém/estaleiro, veículos, ferramentas, comunicações, etc.

Diz que os materiais são por sua conta. Isso inclui colas, cimentos, areia, tintas...?
    E o entulho, quem é que o "despacha"? Há aluguer de contentor? Vai ser vazado onde?
    E o transporte dos materiais para a obra? É o Rui que faz?

E claro que também há que contar com o lucro...

Só a título de exemplo, um trabalhador a ganhar 750€ líquidos - que não é nenhuma fortuna - representa para a entidade patronal:
    - mais 23,75% de segurança social, ou seja, 178€
    - mais uns 75€ para o seguro de trabalho
    - mais uns 10€ para medicina do trabalho
    - total 1013€
    - a dividir por 160 horas mensais, são 6€~7€ de custo da mão de obra
    - uns 10% a 20% de lucro sobre este valor, 8€/hora

Isto, imaginando que consegue uma taxa de ocupação de 100%, ou seja, que tem sempre trabalho.
    Porque, se por exemplo, só tiver trabalho para fazer em 70% do tempo que é pago, são esses 70% que têm que pagar os 30% em falta.
    Assim, os 8€ transformam-se facilmente em 11€...

Sabendo que mais austeridade é igual a menos trabalho, isto quer dizer que quanto menos obras houver, maior terá que ser a margem de lucro para cobrir as despesas.
    Se só conseguir uma ou duas obras por mês... a ter que pagar 1013€ por funcionário + despesas fixas + lucro, está a ver que a coisa pode inflacionar muito facilmente.

Isto tudo se for uma empresa legal e com tudo em ordem.
    Escrevo isto só para que se possa perceber que há muito custo além do valor da mão de obra de um homem, coisa que muitas pessoas desconhecem...
    Concordam com este comentário: ntqf, AlexMontenegro, JPN761, mic, pemoamsi, Obras em casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rmgdc
  7.  # 10

Colocado por: PauloCorreia
    Neste valor penso que está a mão de obra e os materiais

sim só pode ser com materiais, caso contrario é um exagero
  8.  # 11

Caro FD,

Obrigado pelo seu Feedback. Percebo os custos até porque tb tenho uma empresa e sei bem o que pago mensalmente em impostos.

No entanto muitos dos orçamentos que tenho pedido são empresários em nome individual que não suportam nem de longe esses custos (pagam IVA se excederem determinado valor anual creio).

Esses custos de materiais cimentos, e entulho realmente teriam que ficar ao encargo da pessoa.

Para empresas que façam este tipo de trabalhos realmente o valor nem me parece excessivo visto que como diz, e bem, há uma série de factores gasparianos que entram na equação.

Mas tenho pedido alguns orçamentos a empresários em nome individual e o valor não foge muito a 1600 + IVA.

Obrigado pela sua opinião,
    Rui Cruz
  9.  # 12

Estou a remodelar a minha casa de banho, neste momento estão a colocar a ceramica.

Sanita Sanitana
    bidé Sanitana
    Lavatório + coluna
    169,95+IVA

Banheira Sanitana 75€ +IVA

Ceramica chão labcer 60*60 (7m2) - 39.53+IVA
    Ceramica parede 1 30*60rect revigres (8m2) 115+IVA
    Ceramica parede 2 30*60 rec reviges (19m2) 180+IVA
    Cola weber 5kg*5 71€+ IVA

torneiras sei que andou na casa dos 170€ monocomando bidé, lavatorio e banheira

Mão de obra ainda não está totalmente orçamentado, mas por volta de 750/800€ para colocação da ceramica e picheleiro
    •  
      FD
    • 29 maio 2013

# 13

Colocado por: DIYouselfmas por volta de 750/800€ para colocação da ceramica e picheleiro

Houve demolições? Como ou quem é que vai aplicar a banheira? Quem é que instala as loiças? Há tecto (falso) novo?
    •  
      FD
    • 29 maio 2013

# 14

É antigo mas, pode ser útil para perceber todos os custos envolvidos na remodelação de um WC: https://forumdacasa.com/discussion/6558/simulador-custos-para-remodelacao-de-wc/
  10.  # 15

Caro DOGMA,

Claro que cada caso é um caso e até poderei concluir que o preço é justo e não encontro no mercado melhores valores no entanto se temos o forum para nos auxiliar nas decisões porque não usar?

Se optarmos pelo primeiro valor que nos apresentam é meio caminho para sermos enganados.

Eu nunca disse que era caro apenas achei excessivo visto que me parece que em 2 semanas o trabalho fica despachado logo 1600 euros - 1800 sem materiais (colas, cimentos, buchas e parafusos não incluidos) para mim é caro.

Se calhar engano-me e não é.

Outro input é que a casa de banho é num RC logo facilita a remoção do entulho.

Obrigado pela sua opinião,
    Rui Cruz
  11.  # 16

E até foi o mais barato até agora se quer que lhe diga (e deverá ficar abaixo dos 1600 visto que inicialmente pedi com alterações de canalizações e outras coisas)

Só que a pessoa não tem tempo para ir lá de momento.

Penso que devemos estar informados. Como não é a minha área pergunto a quem sabe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Costa53
    •  
      FD
    • 29 maio 2013

# 17

O que vale é que o DOGMA acredita em todas as pessoas que lhe aparecem à frente.

Colocado por: RmgdcPenso que devemos estar informados.

Acho que fez bem, mais informação não faz grande mal.
  12.  # 18

DOGMA,

Não estou a duvidar de ninguém. Estou só a garantir que os valores que me apresentam são justos para o trabalho a efectuar. Quando compra alguma coisa não tenta ver qual o melhor preço?

Se calhar até nem vou pelo mais barato pois nem sempre essa é a melhor solução. Agora tentar ver hipóteses e explorar alternativas creio que não é ofender ninguém.

:)
    •  
      FD
    • 29 maio 2013

# 19

Digo alhos, responde com bugalhos. Já sabemos que é o mais maior grande... mas, não se cansa de estar sempre a dizer isso?

Por si, pelo que escreve, o Rui devia ter aceite o primeiro orçamento e nem olhado para trás. É a sua opinião mas, eu não concordo com ela.
    Foi só isso que eu disse.
  13.  # 20

Colocado por: FD
    Houve demolições? Como ou quem é que vai aplicar a banheira? Quem é que instala as loiças? Há tecto (falso) novo?

Apenas demolição do chão, eu demoli o chão, retirei o entulho, o picheleiro ajudou a retirar a banheira.
    A louças instala o picheleiro.
    A banheira instala o picheleiro.
    O teto é para pintar, serei eu a efetuar o trabalho.

Em relação a cola não sei se é barata ou cara, apenas que é indicada para colar em cima de azulejo (caso das paredes onde não retirei a antiga.)

Ceramica parede 1 http://www.revigres.com/images/Produtos/3101212C41.jpg

0.0225 seg. NEW