Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas! Sendo leigo na matéria não sei se o titulo do tópico será o mais correcto, mas vou tentar explicar o meu caso o melhor que conseguir.

    O meu avô fez um contrato com um construtor civil que em troca de um terreno para construção que o meu avô possuía se comprometeu a "pagar" o terreno com imóveis nos prédios que iria construir. A construção foi efectuada e posteriormente as escrituras referentes aos vários imóveis foram também realizadas. Acontece que o construtor hipotecou os imóveis que acordou nos entregar. A hipoteca persiste. E agora o detentor da hipoteca veio reclamar junto de mim essa divida.

    As minhas dúvidas :
    - Como foi possível o construtor hipotecar algo que não lhe pertencia ?
    - Que posso fazer para resolver a situação ou para contestar tal hipoteca (se é que é possivel) ?
    - Corremos o risco de ter ficado sem o terreno e sem os imóveis?

    Espero ter sido suficientemente claro, mas como já referi, este assunto encontra-se muito fora do meu domínio.
    Será que me podem elucidar?
    Estou ao dispor para fornecer mais informação que entendam necessária.

    Muito obrigado

    Nuno Soares
  2.  # 2

    Colocado por: mygroundA construção foi efectuada e posteriormente as escrituras referentes aos vários imóveis foram também realizadas.

    Quando realizaram estas escrituras os imóveis já estavam hipotecados?
    Quando fala em imóveis, quer dizer: fracções de imóveis, certo?
  3.  # 3

    Bom dia.

    Sim quando as escrituras foram realizadas as fracções já se encontravam hipotecadas.
    Referi erradamente imóvel quando queria dizer fracções de imóveis.
    •  
      FD
    • 29 maio 2013

     # 4

    E a hipoteca nunca foi levantada, certo?

    Quando fizeram a escritura tinham que ter exigido o levantamento da hipoteca - não o fizeram, lixaram-se...

    Colocado por: myground- Como foi possível o construtor hipotecar algo que não lhe pertencia ?

    Pelos vistos vocês é que "compraram" algo que estava hipotecado.

    Colocado por: myground- Que posso fazer para resolver a situação ou para contestar tal hipoteca (se é que é possivel) ?

    Desconheço mas, não auguro nada de bom.

    Colocado por: myground- Corremos o risco de ter ficado sem o terreno e sem os imóveis?

    Acho que sim...

    Ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível comprar imóveis hipotecados, é só o comprador o aceitar.
    Concordam com este comentário: Picareta
  4.  # 5

    Como disse o FD, já perderam o terreno e os imóveis. Com um bocado de sorte podem ficar com alguma coisa, caso o valor dos imóveis seja muito superior à hipoteca. Qual o valor da hipoteca e qual o valor estimado das fracções?

    Na altura em que o seu avô fez o negócio, deveriam ter feito logo a propriedade horizontal, de modo a que o construtor hipotecasse todas as fracções excepto as vossas, e nestes negócios o construtor entrega uma garantia bancária ao proprietário do terreno, no valor da dívida.
 
0.0114 seg. NEW