Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um terreno inclinado, que não tem nem electricidade nem água, onde plantei árvores (Carvalhos) . A ideia é construir um sistema rega por gravidade baseado num reservatório de 2000L (enchido manualmente) por onde saem tubos/mangueiras ao longo do terreno com uma saída para cada árvore. Penso colocar algo que calibre o caudal em cada saída para compensar o efeito de diferença de pressão ao longo da tubo/mangueira. Onde estou a ter mais dificuldade é arranjar um programador que trabalhe a pilhas e que funcione sem pressão. O objectivo seria colocar este programador à saída do reservatório e que este realizasse um programa de rega por mim programado (através da abertura e fecho da válvula). Faz sentido esta ideia? Existem opções reais para a implementar?

    Muito obrigado,
      plano.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: pandradeTenho um terreno inclinado, que não tem nem electricidade nem água, onde plantei árvores (Carvalhos) . A ideia é construir um sistema rega por gravidade baseado num reservatório de 2000L (enchido manualmente) por onde saem tubos/mangueiras ao longo do terreno com uma saída para cada árvore. Penso colocar algo que calibre o caudal em cada saída para compensar o efeito de diferença de pressão ao longo da tubo/mangueira. Onde estou a ter mais dificuldade é arranjar um programador que trabalhe a pilhas e que funcione sem pressão. O objectivo seria colocar este programador à saída do reservatório e que este realizasse um programa de rega por mim programado (através da abertura e fecho da válvula). Faz sentido esta ideia? Existem opções reais para a implementar?

    Muito obrigado,
      plano.jpg

    já viu quantos baldes tem que carregar?
  3.  # 3

    Pretendo encher o depósito com tractor. Mas não era esse o tema do meu post.

    Obrigado.
  4.  # 4

    Colocado por: pandrade< Mas não era esse o tema do meu post.

    .

    pois não
  5.  # 5

    É possível e existem muitos exemplos.

    Só precisa do reservatório, filtro, programador e dos tubos de irrigação.

    O truque é colocar uma saída larga no Reservatório e ir diminuindo gradualmente o diâmetro da tubagem até ao programador. Isto permite-lhe aumentar a pressão de forma natural.
    O filtro deverá ser colocado antes do programador para evitar que impurezas se depositem no sistema de irrigação propício a obstrução (deduzo que vá colocar por gotejamento).

    Se encontrar um programador a pilhas, o resto será relativamente fácil de implementar.

    cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pandrade
  6.  # 6

    Antes de mais obrigado pela informação. A minha questão é saber se existe esse "timer" que funcione à pressão atmosférica. O depósito vai estar basicamente no chão e desta forma não consigo ter pressão suficiente para fazer accionar as válvulas do "timer" que existem no mercado (pelo menos as que vi até agora) que, no mínimo, necessitam de 1 atm (relativa).

    Obrigado,
  7.  # 7

    Já foi a lojas da especialidade? (Leroys e afins não contam)

    A Rainbird ou outros devem ter aquilo que pretende.

    http://www.jardibric.com/images/cote-aquaflow/page-accueil/nouv2012_pt.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pandrade
  8.  # 8

    Muito obrigado pela ajuda. Pelo (pouco) que vi era mesmo isto que estava à procura! Uma vez mais obrigado.
  9.  # 9

    já agora alguem pode dizer na mesma ideia do Pandrade quantos mil lt de agua precisaria para fazer uma pressão boa para uma terra plana e para uma zona de 500m2 apenas em sistema gota a gota ? e se é possivel? agradecido
  10.  # 10

    para aumentar a pressão, tem de aumentar a Cota do Reservatório (nivel max da água)...
    Concordam com este comentário: eu
  11.  # 11

    reformulo a minha pergunta e porque não me fiz entender muito bem , gostaria de saber quanta quantidade de agua precisaria para que numa altura de um metro activasse um sistema de rega gota a gota , sendo que faria um auto-tanque em reboque ...
    • eu
    • 30 maio 2013

     # 12

    Colocado por: rafaelisidororeformulo a minha pergunta e porque não me fiz entender muito bem , gostaria de saber quanta quantidade de agua precisaria para que numa altura de um metro activasse um sistema de rega gota a gota , sendo que faria um auto-tanque em reboque ...

    A pressão não depende da quantidade de água, mas sim da altura a que está.

    Por exemplo: 5 litros de água a 2 metros de altura produzem mais pressão que 1000 litros de água a 1 metro de altura.
  12.  # 13

    bem , eu tenho a sensação que quanto mais agua tenho dentro do tanque mais forte é o seu vazamento mas ok , e quantos metros de altura preciso para 500m2 num sistema de gota a gota imaginemos em 3000l de agua e já agora dá para quanto tempo esta agua ?
  13.  # 14

    Colocado por: rafaelisidoroe já agora dá para quanto tempo esta agua ?

    depende do caudal dos gotejadores e da quantidade de gotejadores
  14.  # 15

    Colocado por: rafaelisidorobem , eu tenho a sensação que quanto mais agua tenho dentro do tanque mais forte é o seu vazamento mas ok

    isso é porque se o tanque estiver cheio o nivel Maximo da água está mais alto. á medida que vai vazando vai perdendo altitude, logo vai perdendo pressão.
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  15.  # 16

    Não é só a altura... a quantidade de água também é relevante, ou não?
  16.  # 17

  17.  # 18

    Não é só a altura... a quantidade de água também é relevante, ou não?

    Não
  18.  # 19

    Colocado por: j cardosoNão


    Sim... pressão = força / área:

    1) Quanto maior o volume de água, mais pressão.
    2) Quanto menor a área, ou seja quanto menor a grossura do tubo de saída do depósito, maior a pressão.

    Dois depósitos com o mesmo volume e alturas diferentes tem a mesma pressão de saída.

    Estou errado? :|
  19.  # 20

    Está
 
0.0213 seg. NEW