Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho uma questão que me parece adequada ser colocada aqui por fazer parte do tema do tópico. Se estiver errado o administrador que se sinta à vontade para fazer a sua recolocação.

    Como faço parte do grupo que em breve se vai dedicar ao longo processo de construção de uma habitação, gostaria que me elucidassem sobre o seguinte:

    Quando encomendo ao projectista o projecto de arquitectura e demais especialidades, espero que este me entregue o projecto final. De acordo com o que li, este também me deverá entregar o mapa de quantidades de forma a poder obter dos empreiteiros um orçamento comparável. Será que não corro o risco de obter um orçamento eventualmente distorcido e não aplicável a realidade? Isto porque o empreiteiro vai responder ao mapa de quantidades e poderá não emitir opinião própria sobre os materiais e quantidades efectivamente necessários para a realização do projecto. E depois começam a aparecer os erros e omissões, e trabalhos a mais. Não seria mais correcto entregar o projecto aos empreiteiros e eles definirem os mapas de quantidades, e depois este mapa ser discutido com o projectista?

    Agradeço os vossos comentários
  2.  # 2

    Realmente não era aqui, mas não há crise

    Colocado por: taunusDe acordo com o que li, este também me deverá entregar o mapa de quantidades de forma a poder obter dos empreiteiros um orçamento comparável.

    Deviam entregar, mas só o fazem caso pague o projecto de execução, que é um projecto mais detalhado que o projecto de licenciamento

    Colocado por: taunusSerá que não corro o risco de obter um orçamento eventualmente distorcido e não aplicável a realidade? Isto porque o empreiteiro vai responder ao mapa de quantidades e poderá não emitir opinião própria sobre os materiais e quantidades efectivamente necessários para a realização do projecto. E depois começam a aparecer os erros e omissões, e trabalhos a mais.

    Sim, corre esse risco, mas se houver erros e omissões, e há sempre, pode e deve fazer duas coisas:

    1ª - Pedir responsabilidades a quem fez o trabalho
    2ª -Pedes aos empreiteiros que juntamente com o orçamento lhe entreguem a lista de erros e omissões, situação que se passa actualmente nas obras públicas que tanta tragédia está a provocar. è que até agora os trabalhos a mais eram sempre corrupção por parte dos empreiteiros, agora estásse a descobrir a verdade: Os projectos são uma rica m***a e não há concurso que não seja suspenso, para apreciação.
    3º - No caso das vivenda e para ser mais justo, faria o seguinte: Peça orçamento a 5 ou 6 empreiteiros, escolhe dois para passarem á fase seguinte e ai pede-lhes os erros e omissões. Quando assinar contracto, terá um orçamento protegido e o empreiteiro não poderá alegar nada, excepto aquilo que você mandar alterar

    Colocado por: taunusNão seria mais correcto entregar o projecto aos empreiteiros e eles definirem os mapas de quantidades, e depois este mapa ser discutido com o projectista?

    Não, porque nessa altura o projectista já se meteu na alheta ee se participar, obriga-o a ter um monte d etrabalho a defenir muita coisa, o que ele não quer, ou então cobra-lhe um projecto de execução.

    Os empreiteiros raramente lhe dão um mapa de quantidades, o que lhe dão é uma descrição sucinta de acabamentos que parecem definir, mas quando chegar a altura você está lixado. Acredite-me, já ganhei a vida a espremer orçamentos e a sacar trabalhos a mais.

    Por último, você vai ter uma data de proposta não comparáveis e ter um monte de trabalho a analisar orçamentos, para o qual não têm capacidade técnica. O seu projectista de pouco serve como ajuda nesta fase, porque os arquitectos, são um pocuo como as mulheres (vá lá não batam muito, é só uma figura de estilo), não percebem nada ou percebem muito pouco de custos, e gastar dinheiro, está-lhes no sangue ( com algumas muito honrosas excepções)
  3.  # 3

    taunus
    Para poder COMPARAR os vários empreiteiros, mais vale que todos respondam, ponto-por-ponto ao mapa de quantidades definido pelo projectista.

    Por um lado, você fica a saber quão nabo é o projectista a fazer medições. :-)
    Mas, por outro, você ficará mais habilitado a comparar não só os preços, mas também as capacidades de cada empreiteiro. Haverá, seguramente alguns, mais atentos, que detectarão erros flagrantes de medições (portas em falta, janelas com dimensões erradas, etc.).

    A não ser que você esteja disposto A PAGAR a cada um dos empreiteiros que você vai contactar para eles lhe entregarem as medições que cada um fizer do projecto...
    É que, quando não me dão um caderno de encargos sem quantidades, eu faço as medições. Mas,geralmente, só as entrego ao cliente quando o trabalho me é adjudicado.
  4.  # 4

    .. Mas, meus amigos.. tem todos razão.. mas nada impede.. que num "cuncurso" limitado, por convite, com o preço base de 3 500 000€... tenham concorrido propostas... todas acima dos 4 500 000... ( Obras de Urbanização ( 2,5Hect + 43 Hab. unifamilares) e no seguimento da análise dos valores unitários... Não decobrimos um padrão de derrapagem nos vários artigos... aliás temos é Artigos, com valores espatafurdio, por exemplo o apoio topográfico ao Loteamento>>> 25 000€... ou o artigo referente a Estaleiro>>> 47000€.... ou o valor dado para executar a decapagem superficial>>>1, 00€/m2 ( x 25000m2= 25000€)....
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradasue num "cuncurso" limitado, por convite, com o preço base de 3 500 000€... tenham concorrido propostas... todas acima dos 4 500 000...

    ò Pedro, concursos limitados? Pelo amor de Deus, todos se conhecem e todos sabem quem concorre. Basta telefonar aos fornecedores de luminárias e pedir o contacto das empresas que lhes pediram preços. E pelo que estamos a ver nos públicos os preços bases estão todos baixissimos e as lista de erros e omissões enormes. Tenho um concurso de 1.000.000€ e a lista de erros e omissões têm 18 páginas

    Colocado por: Pedro Barradasou o artigo referente a Estaleiro>>> 47000€.

    Porquê? está baixissimo. O valor norma será de 3 ou 4% para esse volume de trabalho

    Colocado por: Pedro Barradasdecapagem superficial>>>1, 00€/m2 ( x 25000m2=25000€)...

    Depende do terreno, mas valores de 1.5€/m2 são perfeitamente normais para terrenos de 2000m2

    Mas pelo menos conseguem comparar e com um bom mapa de comparação de propostas, descobrem facilmente qual o valor mínimo pel qual se conseguiria fazer a obra numa situação hipotética. Mas esse valor mínimo, baliza o extremo inferior, abaixo do qual é impossível passar
 
0.0121 seg. NEW