Iniciar sessão ou registar-se
    • drek0
    • 30 maio 2013 editado

     # 1

    Boas,
    Já li alguns tópicos relacionados com esta especialidade mas ainda não consegui resolver a minha questão, e por isso decidi abrir um novo tópico.
    O que se passa é o seguinte; falta-me decidir a parte do aquecimento e arrefecimento da moradia unifamiliar que estou prestes a adjudicar e preciso de uma solução a roçar os 10.000€ c/iva, para AQS e aquecimento e arrefecimento da moradia.
    A zona de construção é em Sintra, a área afecta com esta necessidade será:
    PISO 1 – 4 quartos e 2 wcs, tudo cerca de 80 m2
    PISO 0 – 1 cozinha, 1 wc social, 1 sala e 1 escritório, tudo cerca de 80 m2
    CAVE - 1 Salão, 1 escritório e 1 lavandaria, tudo cerca de 60m2 (zona não precisa de arrefecimento)
    PISCINA – Só aproveitamento para dissipação de calor numa das paredes, no verão. (por ter optado inicialmente por pav.radiante).
    A casa vai estar bem apetrechada a nível térmico, nas paredes, na cobertura, com termolacados, palas protecção solar, etc, pelo que estas opções já absorveram parte significa do budget para construção.
    Inicialmente comecei a solicitar orçamento para pavimento radiante com bomba de calor, mas depois teria a questão do arrefecimento e os euros não dava para tudo, a não ser colocar pré-instalação do AC (orçamento foi considerando 160m2 do pavimento radiante hidráulico e 4 radiadores hidráulicos na cave e tudo o resto necessário, deposito, etc).
    A ajuda que procuro é a seguinte, para além dos 10.000€ e não deixando de pensar no gasto do equipamento durante o seu funcionamento, tenho que arranjar uma solução, considerando que somos 3 pessoas a tomar banho e aproveitando também o AQS para alimentar a maquina de lavar loiça e roupa.
  1.  # 2

    a solução ideal para si é uma bomba de calor reversível (quente e frio) a alimentar piso radiante hidráulico com uma solução solar constituida por deposito de acumulação e colectores solares em circulação forçada com apoio da bomba de calor,

    agora fazer isto bem feito com 10.000€, é capaz de ser muito curto.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: drek0
  2.  # 3

    outra opção seria A/C + Sistema solar para as AQS
    ou Bomba de calor + Ventiloconvectores + Sistema Solar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: drek0
  3.  # 4

    se não quiser Arrefecimento (que provavelmente não será necessário, digo eu, depende do tipo de construção):

    pode meter Caldeira a lenha (ou recuperador a água) + Radiadores(ou ventiloconvectores) + Sistema Solar Circ. Forçada

    o Piso radiante seria uma boa escolha, mas para esse valor acho Muito dificil
  4.  # 5

    claro que o mais barato é AC convencional e um sistema de circulação forçada para as AQS com bomba de calor integrada ou resistência eléctrica para apoio.
  5.  # 6

    Pois, a questão do arrefecimento, ainda não consigo saber, porque a parte da casa que está virada a sul , leva com sol desde as 10am e assim fica o resto do dia. Esta zona física da casa é toda com vidros. Ambos os pisos têm protecção solar, no piso 1 tem uma pala, e no piso 0 tem a varanda que serve de pala. Também temos os estores que nos dias da semana podem ficar para baixo até ao final da tarde.
    Neste condomínio ainda não há nenhuma moradia virada para sul como a minha, não sei precisar a real necessidade da casa em termos de frio. E ainda por cima todas as outras moradias só têm AQS e AC Solidus....
    As propostas que tenho, arredondadas, de marca média com equipamento e montagem:
    radiante - 10.000€ - falta frio
    radiadores - 8.000€ - falta frio
    ventiloconvectores - 10.000€ (recebi hoje)
    Em todos temos uma bomba de calor de 3500€....
  6.  # 7

    se tem bom isolamento térmico e a maior parte dos envidraçados a sul e com pálas de sombreamento, tem uma boa exposição solar. não terá muitas necessidades de aquecimento nem de arrefecimento.
    • eu
    • 30 maio 2013

     # 8

    Colocado por: fernandoFerreiranão terá muitas necessidades de aquecimento nem de arrefecimento.

    Arrefecimento, acredito que seja dispensável. Mas o aquecimento, por melhor que seja o isolamento, é sempre necessário...
  7.  # 9

    sim o Aquecimento será indispensável. O que queria dizer é que terá menos necessidades de aquecimento, comparando com uma solução com menor isolamento e má exposição solar.
  8.  # 10

    Colocado por: euArrefecimento, acredito que seja dispensável. Mas o aquecimento, por melhor que seja o isolamento, é sempre necessário...


    Eu vivo num apartamento com 40 anos não remodelado e sem qualquer aquecimento. O que é isso do "sempre necessário"?
    • zpike
    • 30 maio 2013 editado

     # 11

    Eu tenho em minha casa piso radiante que faz aquecimento/arrefecimento, com uma bomba de calor, e tenho paineis solares com apoio eléctrico da bomba de calor.

    Estou bastante satisfeito tanto com os consumos como com o conforto, tanto de inverno como de verão, porque ao contrário do que dizerm ou que querem fazer passar o arrefecimento com piso radiante, não é mais que um refrescamento, mas que em termos de conforto se traduz em muito conforto.

    A minha casa apesar de bem isolada, com palas, etc tem uma enorme área de vidro e por isso tem sempre ganhos no verão, que com a ajuda do piso, faz com que se torne muito confortável.

    [pub]Na altura tinha orçamentos para todos os gostos, e optei por uma empresa : www.intelilar.pt para me executar a obra.

    Fica aqui o mail de contacto para quem estiver interessado : [email protected][/pub]
  9.  # 12

    Boas

    Não estão fotos da minha instalação, mas tenho se pretender.

    Deixe o seu email e diga-me o que pretende em termos de fotos.

    Cumprimentos
    José Miguel
  10.  # 13

    Colocado por: fernandoFerreirase não quiser Arrefecimento (que provavelmente não será necessário, digo eu, depende do tipo de construção):

    pode meter Caldeira a lenha (ou recuperador a água) + Radiadores(ou ventiloconvectores) + Sistema Solar Circ. Forçada

    o Piso radiante seria uma boa escolha, mas para esse valor acho Muito dificil


    Numa fase inicial, para o prh pode optar por um termostato por piso ( e uma cabeça) e no futuro, quando a carga fiscal diminuir, fazer o upgrade.
    Agora fazer de novo, ter quota e não aplicar o prh é uma asneira quase irreversível.
  11.  # 14

    Concordo que não deixar o piso radiante é um erro
  12.  # 15

    Numa fase inicial, para o prh pode optar por um termostato por piso ( e uma cabeça) e no futuro, quando a carga fiscal diminuir, fazer o upgrade.
    Agora fazer de novo, ter quota e não aplicar o prh é uma asneira quase irreversível.

    eu discordo desta opção, é melhor não colocar o termostacto a controlar o piso, mas a controlar a fonte energética,
    e regular o caudal individualmente conforme as necessidades térmicas de cada espaço\circuito.

    e numa casa nova não colocar PRH é um erro enorme.
  13.  # 16

    A minha preferência seria sempre o PRH, mas como disse existem apenas 10.000€ para essa obra, já não há mais ginástica financeira que se consiga fazer, e terei que arranjar uma solução ajustada em valor/necessidade.
    A escolha não é pelo que é melhor, é mesmo €€ disponíveis para fazer, sendo que, se se verificar que não se faz nada de jeito, é deixar preparado para algo.
    • eu
    • 30 maio 2013

     # 17

    Colocado por: drek0A escolha não é pelo que é melhor, é mesmo €€ disponíveis para fazer


    Os vendedores e instaladores não gostam de ouvir essa verdade fundamental ;)
  14.  # 18

    é mesmo €€ disponíveis para fazer, sendo que, se se verificar que não se faz nada de jeito, é deixar preparado para algo.

    aqui está uma coisa com a qual concordo,

    ao contrario de por uma trampa qualquer só para ter e depois deitar para o lixo, instala a base e vai completando com o tempo e a disponibilidade (leia-se€€€€€€€),

    e não deita dinheiro pela janela fora em coisas sem jeito,
    Concordam com este comentário: pc ferreira, DOGMA, drek0
  15.  # 19

    Não pode agora (o vitinho do fmi não deixa), aplica as placas e espalha os tubos, deixa os fios passados para ligar os termoestatos ao modulos de controlo.
    Depois logo vê.
    Em vez de utilizar 10000 e mal, utiliza do seu plafond 3000.
    Concordam com este comentário: jorgealves, drek0
  16.  # 20

    se tem problemas em instalar tão dispendiosos sistemas, como vai depois manter tudo a funcionar? sei de muito boa "gente" que tudo quis XPTO E depois... está tudo "turned off" e procuram alternativas pois os consumos e as manutenções são exorbitantes... se é só para dizer ao vizinho do lado "eu tenho..." se alguns acham que não tenho razão, depois confirmem nas contas "pagas" no final de 3 ou 4 anos de utilização...
 
0.0206 seg. NEW