Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    estou a reconstruir uma casa centenária em que as lajes são de madeira (Riga) e o soalho é em pinho. Esta laje tem a dimensão de 17m x 10m com vãos de madeira(Riga) de um lado ao outro(10m).
    O chão está bastante desnivelado e não gosto muito do barulho típico de andar em cima do soalho.
    Tudo isto seria fácil se não tivesse no piso inferior uma loja comercial arrendada...fazia uma sinta interior em redor da casa e colocava uma laje de cimento.
    A minha pergunta é:
    É possível e seguro colocar em cima da estrutura de madeira e do soalho uma camada de betão leve em que iria nivelar todo o piso e fazer isolamento acústico para o piso inferior?
    Se sim, como deve ser bem feito?
    Obrigado.
  2.  # 2

    Não se meta nisso... é a minha opinião.
    estamos a falar de que espessura?

    isso é uma decisão que terá de ser avaliada por um técnico (Eng. Civil). terá de ver as secções existentes e o estado de conservação. mas eu não metia betão, mesmo leve, em cima de madeira.

    meta fotos se possivel
    Concordam com este comentário: htavares73
  3.  # 3

    Nem pense nisso. Eventualemnte reforce a laje de madeira com placas OSB.
    Por exemplo. se tiver o soalho em condições, remova-o e reserve-o.
    Aplique o osb por cima dos barrotes e depois o soalho. aproveite e coloque manta mineral acustica -
    Mas deve contactaar um técnico para avaliar o estado e prescrever uma solução de intervenção.
    Concordam com este comentário: Paulo Correia, htavares73
  4.  # 4

    A/C

    salpicão;

    Pode, e ao contrário do que se poderia pensar ao fazer isso não está a debilitar mas a aumentar a resistência do conjunto soalho +enchimento, só tem de ter o cuidado de ao nível dos barrotes deixar um alinhamento de pregos espetados para aumentar a aderência entre as duas camadas, conforme a imagem mostra pois pretende-se que o conjunto funcionem em monolitismo, ao contrário do que as pessoas normalmente fazem em que colocam um filme de polietileno, vulgo plástico a separar ambas.
      ReforcoSoalho.jpg
  5.  # 5

    Colocado por: salpicãoEsta laje tem a dimensão de 17m x 10m com vãos de madeira(Riga) de um lado ao outro(10m).

    Sem qualquer apoio a meio? 10m é muito para uma viga de madeira

    Colocado por: salpicãoTudo isto seria fácil se não tivesse no piso inferior uma loja comercial arrendada...fazia uma sinta interior em redor da casa e colocava uma laje de cimento.

    Um erro e um crime

    Colocado por: salpicãoÉ possível e seguro colocar em cima da estrutura de madeira e do soalho uma camada de betão leve em que iria nivelar todo o piso e fazer isolamento acústico para o piso inferior?


    Colocado por: MookiejamPode, e ao contrário do que se poderia pensar ao fazer isso não está a debilitar mas a aumentar a resistência do conjunto soalho +enchimento, só tem de ter o cuidado de ao nível dos barrotes deixar um alinhamento de pregos espetados para aumentar a aderência entre as duas camadas

    Uma camada de betão leve nunca é estrutural, pelo que a solução nunca funcionaria. E um prego simples tenho algumas dúvidas que não se soltasse. Teria de ser pregos em espiral.

    Ainda assim, se as vigas já estão desniveladas, significa que já não estão boas, seja por o frechal ter cedido, seja por terem flecha por falta de apoio ou excesso de carga. Colocar mais carga em cima, não me parece grande solução. Mesmo que a solução funcionasse e a lage ficasse mais rigida, se os apoios estão fracos, não resolve o problema, agravando-o apenas.

    Por acaso, a loja não terá retirado alguma(s) parede(s)?

    E concordo, com o Pedro Barradas, arranje alguém que perceba do assunto para ir verificar o que se passa
    Concordam com este comentário: htavares73
  6.  # 6

    Existe esta solução, mas não é com betão leve, e não pode ser aplicada em cima de qualquer estrutura de madeira.
    Concordam com este comentário: j cardoso
  7.  # 7

    Boas,
    vou retirar todas as divisões em "tavic" e todo o flutuante que está em cima do soalho e depois vamos ver o que fazer...
    o que se pode colocar em cima do soalho e antes do flutuante para isolar o som?
    Abraço.
  8.  # 8

    Numa placa 7x6m com vigas de clipe, com soalho de pinho que tem buracos de bicho mas Ja levou tratamento e parece estar bom tem 505 anos, posso por por cima placas osb kerdi com xps no meio depois flutuante cortiça ou tenho de retirar o soalho 1
 
0.0128 seg. NEW