Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom Dia carissimos foristas,

    Tenho recorrentemente visitado este forum no sentido de me instruir em certos temas aqui debatidos, nomeadamente questões associadas a caixilharia/sistemas de vidros duplos.

    Este é o meu primeiro tópico e tentarei ser o mais claro na exposição das minhas questões. Agradeço logo à cabeça todos os comentários/sugestões que possam contribuir para uma correta tomada de decisão da minha parte.

    Irei colocar fotos no sentido de ajudar todos os foristas nas suas análises.

    Irei mudar para um apartamento em que existem 3 vãos (2 portas e uma janela) que claramente necessitam de ser corrigidos/mudados. Os atuais sistemas instalados no apartamento têm as borrachas/vedantes danificados, a caixa de ar entre folhas apresenta sérios sinais de humidade (podem ver a foto da janela) e obviamente não têm qualquer sistema de rotura térmica. Ou seja... precisam de ser trocados.

    FACTOS:
    - Localização: S. Pedro Do Estoril
    - Apartamento com terraço em 4º Andar - Construção de 1986
    - Proximidade ao mar: Muito próximo - ver foto
    - Tipo de caixilharia existente: Caixilharia vidro duplo em Alumínio anodizado
    - Tipo de vidros existentes: Vidro temperado (acho que apenas na folha interior mas...não sei) ver foto
    - Orientações/Exposição Solar: Ver fotos
    - Ventos de Norte com clara influência da Serra de Sintra.

    Proximidade ao mar - Foto com algum Zoom mas dá perfeitamente para tirar a ideia
    Vista

    Vidro Existente
    Vidro

    Portas - Uma dá acesso à Cozinha outra à Sala. Ambas têm estruturas superiores que "protegem" da chuva. Coloco também uma foto com a orientação das mesmas.
    Portas
    Portas Orientacao

    Janela - Janela de correr, sem estrutura superior que proteja do Sol. Virada a Poente.
    Dimensão: Largura - 2,20m ; Altura - 1,55m
    Janela
    Janela Orientacao

    Bem... penso que isto já dá para começar.

    O empreiteiro que irá realizar as obras trabalha com caixilharia Anicolor e vidros Saint Gobain. Dai e tendo oportunidade de ler vários tópicos aqui criados sobre o tema "caxilharias de aluminio" e "sistemas de vidros duplos" começo com este ponto de partida:

    Portas
    éries possiveis - Anicolor Ari ou ATi , ambas oscilo-batentes, aluminio anodizado 20u (microns) (dado a proximidade ao mar). 6(exterior)/16(camara)/4(interior). Vidros... para as portas não sei qual a opção correta mas com orientação S/SW... digam-me vocês...

    Janela
    Séries possíveis de correr - Aniclor CW ou CTe, tb com aluminio anodizado a 20u. 6(exterior)/16(camara)/4(interior). Vidros, bem esta janela está claramente virada a poente e penso que seja imperativo um vidro com controlo solar tipo (Planistar)

    Força pessoal!!!
  2.  # 2

    Afinal que pretende?É o empreiteiro que vai fazer ou não os caixilhos?
  3.  # 3

    Amigo Jorge Rocha, fico feliz que tenha sido logo o primeiro a chutar o tema para cima da mesa.

    O empreiteiro colocou em orçamento uma série e uma solução que logo à partida (e com base em leitura feita neste forum) descartei como sendo menos adequada.

    Assim sendo, pretendo...com a vossa ajuda... dizer-lhe exatamente o que quero que seja instalado. Mas para isso quero estabelecer qual a melhor solução (obviamente com o devido bom senso) para estas portas/janela.

    Quando pergunta se ele vai fazer os caixilhos? Acredito que sim que o vá fazer dentro das séries e opções de vidros que lhe indicar.

    Quero apenas salientar que as opções que coloquei no fim do primeiro tópico foram todas escolhidas por mim e não as que foram sugeridas pelo empreiteiro.
  4.  # 4

    Se escolheu o empreiteiro deve confiar nele não é?
  5.  # 5

    Compreendo a questão que está a colocar... mas numa obra em que se vai "tocar vários instrumentos" eu assumo que não há empreiteiro que seja "mestre" em todos.

    Dito isto, melhor do que simplesmente aceitar qualquer proposta de olhos fechados (ou olhando só para números) acho que devo fazer algum trabalho de casa, perceber exatamente se as opções propostas são as ideais.

    Tenho tentado ler muito do que tem escrito (e outros também) para conseguir, de forma mais informada, analisar convenientemente a proposta apresentada em orçamento.

    Dai ter tentado expor o máximo de informação que normalmente é pedida em segundos/terceiros posts quando um forista chega aqui e diz "tenha uma janela X com Y medidas, qual a solução?"

    Homem eu quando me dei ao "trabalho" de tirar as orientações com bussola foi já a pensar que assim facilitava significativamente a ajuda que me pudessem dar aqui no forum.

    Hipotese para a janela: Anicolor Serie CTe (ou CW???) com 6(Climaplus 4S)/caixa 16 /4 planilux (vidro normal) faz sentido?
  6.  # 6

    Qual é o acordo que tem com o empreiteiro?
    Ou seja, o orçamento que ele lhe deu contempla o quê?
    Podes ficar com esse "encargo"?
    Ou seja, podes optar por o empreiteiro fazer a parte de pedreiro e tu arranjas um fornecedor/instalador de caixilhos?

    Colocado por: dcordeiroCompreendo a questão que está a colocar... mas numa obra em que se vai "tocar vários instrumentos" eu assumo que não há empreiteiro que seja "mestre" em todos.
    Por isso, aconselho-o a ficar com a tarefa na escolha dos caixilhos/vidros.

    Colocado por: dcordeiroDito isto, melhor do que simplesmente aceitar qualquer proposta de olhos fechados (ou olhando só para números) acho que devo fazer algum trabalho de casa, perceber exatamente se as opções propostas são as ideais.
    Tu, como DO, é que dizes o que é para se fazer.... o empreiteiro pode quando muito sugerir....
    Concordam com este comentário: Jorge Rocha
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dcordeiro
  7.  # 7

    O Orçamento que ele me deu contemplava uma série que nem rotura térmica tinha e especificava vidros Climalit em sistema 4/10/4. Não achei suficiente e dado saber (pois vinha visitar o forum regularmente para ler sobre o tema) que há foristas com um conhecimento experiente sobre o tema, então tentei fazer o meu trabalho de casa e pedir a vossa opinião.

    Posso ficar com o encargo? Claro que posso decidir que quero o trabalho de instalação de caixilharia feito por outro fornecedor.

    Por isso, aconselho-o a ficar com a tarefa na escolha dos caixilhos/vidros.

    E foi o que decidi... dai estar aqui a pedir os vossos valiosos posts.
  8.  # 8

    Colocado por: dcordeiroPosso ficar com o encargo? Claro que posso decidir que quero o trabalho de instalação de caixilharia feito por outro fornecedor.
    Tem a certeza que pode? Sabe o valor a retirar à proposta inicial para seres tu a tratar diretamente?
    Esclareça bem com o empreiteiro para não deixar mal entendidos... ok?

    Se efetivamente pode... força que por aqui há vários....
  9.  # 9

    Sei o valor pois pedi e recebi um orçamento detalhado por item de trabalho. E também assumo que os valores finais com as opções corretas serão significativamente mais altos do que o valor apresentado na proposta.

    Compreendo que haja aqui vários instaladores deste e outros tipos de serviços.

    Admito no entanto que ao fim de alguns posts estaria à espera que pelo menos alguem me tivesse dito "Oh amigo essas opções que está a sugerir não se aplicam nesse caso" ou "Está no bom caminho em termos das opções que sugere mas há ai algumas opções melhores como por exemplo...".

    Ainda não percebi se com a leitura que andei a fazer as pequenas conclusões/hipoteses que coloquei fazem tecnicamente sentido.
  10.  # 10

    Ninguem me diz se as hipoteses que apresento fazem sentido?

    Não queria ter que tomar uma decisão sem pelo menos validar que fazem sentido, até porque todas as alterações que sugerir vão ter o seu impacto funcional e monetário.

    Alguém ...??
  11.  # 11

    boas
    no sistema de abrir, fica bem servido com a serie ARI. é um perfil de 60 mm com RPT, portanto já não é nada mau.
    quanto ao sistema de correr, Anicolor Serie CTe -> está OK, embora eu prefira sistemas de abrir.
    quanto á serie CW, penso ser desnecessário... é uma série pensada para vidro triplo...

    quanto ao Vidro: 6(Planiterm 4S)/caixa 16 /4 planilux -> parece-me bem. tem um bom desempenho térmico Ug=1.3 e factor solar 0.42

    claro que há melhor e há pior... dependerá do que quer /pode gastar
    mas se pode gastar, eu ficaria por aqui em termos de caixilharia/vidro, e canalizava a verba remanescente para melhorar o resto da fracção (caixas de estores, isolamentos; etc... )
  12.  # 12

    Muito Obrigado!

    Sei que os sistemas de abrir são claramente melhores mas neste caso havendo mais janelas na Sala tenho de manter a homogeneidade de sistemas.

    Tenho uma questão: Porquê Planitherm e não Planistar (Climaplus 4S)? Sendo a janela virada a poente não será o Planistar (um vidro de controlo solar) mais adequado? Ou estou a fazer confusão com a finalidade de Planitherm e Planistar? Tinha ficado com a ideia de que o Planistherm seria um tipo de vidro a usar em vãos virados a Norte.
  13.  # 13

    quando calculei o vidro não reparei... vi 4S e meti logo o planiterm 4S .... que é o unico que tenho na minha base de dados... se calhar está desactualizada.
  14.  # 14

    segundo o manual do vidro da S.G. o Climaplus 4S, se tiver argon entre vidros, e uma cx de 15 mm, tem um U=1.1 (portanto em termos de comportamento térmico é bom)
    o factor solar é 0.42
 
0.0219 seg. NEW