Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos.Eu sou novo por estas andanças e decidi expor aqui uma situação que neste momento preciso que me ajudem a esclarecer dúvidas.Já estive a pesquisar no fórum e não encontrei nada que me ajudasse.Se não procurei direito,peço desculpa desde já.É o seguinte:a minha mãe quer vender a sua garagem mas na escritura está indicado como um só com o apartamento.Ela ainda está a pagar o dito cujo.Mas ela tem pagar separadamente as "cinzas" de cada um(acho que é assim que se diz)nas Finanças,segundo o que ela me disse.A pessoa a quem quer vender mora no mesmo prédio.Mas o banco a quem se pediu o empréstimo disse que não é possível a venda da garagem.Alguém me poderá indicar alguma solução para que tal possa acontecer?Existe alguma maneira de individualizar a garagem para possibilitar a sua venda?Se me puderem ajudar com isto fico desde já agradecido.Ah,e se puderem ser simples no que dizem(não percebo muito da matéria abordada),agradecia o gesto.
  2.  # 2

    Colocado por: CarlozF.Boa tarde a todos.Eu sou novo por estas andanças e decidi expor aqui uma situação que neste momento preciso que me ajudem a esclarecer dúvidas.Já estive a pesquisar no fórum e não encontrei nada que me ajudasse.Se não procurei direito,peço desculpa desde já.É o seguinte:a minha mãe quer vender a sua garagem mas na escritura está indicado como um só com o apartamento.Ela ainda está a pagar o dito cujo.Mas ela tem pagar separadamente as "cinzas" de cada um(acho que é assim que se diz)nas Finanças,segundo o que ela me disse.A pessoa a quem quer vender mora no mesmo prédio.Mas o banco a quem se pediu o empréstimo disse que não é possível a venda da garagem.Alguém me poderá indicar alguma solução para que tal possa acontecer?Existe alguma maneira de individualizar a garagem para possibilitar a sua venda?Se me puderem ajudar com isto fico desde já agradecido.Ah,e se puderem ser simples no que dizem(não percebo muito da matéria abordada),agradecia o gesto.

    É verdade. Não consegue vender a garagem separada do apartamento. Ambos fazem parte de um só artigo matricial.
    Dito isto, se vender o apartamento, quem o comprar, está a comprar também a garagem.
    Espero ter ajudado.
  3.  # 3

    Estou a ver.Mas não há nenhuma maneira de separar as 2 coisas na Conservatória do Registo Predial para que tal seja possível?Obrigado pela resposta.
  4.  # 4

    Não me parece que seja possível.
    Tinha que ser aceite pelos condóminos, e pela Câmara Municipal. Na maioria dos concelhos é obrigatório um determinado número de lugares de estacionamento por fogo.

    Mesmo que fosse aceite os custos seriam algo elevados.

    Embora não possa vender, pode arrendar. Sempre rentabiliza um espaço que não utiliza.
  5.  # 5

    talvez o grande problema não seja nem os condóminos nem a camara mas sim o banco que tem o empréstimo concedido com base numa fracção composta de apartamento e garagem e seja complicado estar a "desmembrar" a hipoteca.
    Concordam com este comentário: Silver Wolf
  6.  # 6

    Para ser possível tem de solicitar uma alteração da propriedade horizontal do prédio (€€€€€€) e tornar a garagem uma fracção autónoma. Assim pode vender a fracção "garagem" de forma independente. Este processo e complicado, oneroso e necessita da aprovação dos restantes Condóminos. Não necessita da aprovação do banco mas de informar e alterar os documentos de base do empréstimo registos etc..(€€€€€€). A potencial venda devera passar por um processo negocial complicado porque o empréstimo foi feito sobre toda a fracção com garagem incluída por isso prepare-se para as alterações de spread e custos de processo (€€€€€).
    Tendo em conta o valor potencial da garagem não me parece que tenha grandes vantagens em iniciar este processo.
  7.  # 7

    Colocado por: frapimentNão necessita da aprovação do banco

    Não acredito que um banco aceite a redução da garantia dada para um empréstimo.

    Esta venda a ser concretizada custaria mais do que o valor que iria receber pela garagem.
    Concordam com este comentário: Silver Wolf
  8.  # 8

    Picareta esta a tirar a frase do contexto. O que digo e que não necessita de autorização do banco para alterar a propriedade horizontal. Como digo acima a venda e que poderá ser complicada com o banco porque só nessa fase e que seriam reduzidas as garantias.
  9.  # 9

    frapiment

    penso que a informação tem que ter em conta o encadeamento que as coisas tem e as as suas fases não podem ser encaradas de forma avulsa.
    assim tudo indica que neste caso foi feito um empréstimo para habitação de uma fracção composta de apartamento e garagem, logo o banco fez a respectiva hipoteca sobre a mesma com este titulo constituitivo, logo muito embora seja possível ( aqui já entra a alteração de propriedade horizontal, comdominio e camara) o banco não pode alterar as condições do empréstimo sem que haja novo processo e um processo algo complicado, moroso e bastante oneroso, dai ter dito logo á partida que não era possível.
  10.  # 10

    Marco1 só há alteração das condições do empréstimo se a fracção depois de separada for vendida. O banco tem palavra a dizer na venda pois nem sequer a fracção pode ser vendida sem a sua autorização, novas condições e destrate da hipoteca.
    E um processo difícil e oneroso concordo e duvido que compense.
 
0.0153 seg. NEW