Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Gostaria que me esclarecessem uma situação curiosa que me surguiu.
    Tenho em vista a compra de uma nova casa como o meu actual namorado, mas como já tenho um emprestimo de apartamento que comprei com o meu ex-companheiro, o banco está a dificultar-me um pouco a situação, devido ao apartamento, dizendo que este ultimo terá que passar para habitação secundaria, o que levaria a pagamento do IMI. No entanto faz todo o sentido visto lá ninguém viver, no entanto não sei se o meu ex irá aceitar tal situação.
    Mas, a minha pergunta surge em várias vertentes a nivel de emprestimo bancario e também a nivel de escritura inicial.
    Resumindo: preciso de saber se para além de avisar as finanças que a habitação passou para secundaria deixando de ter isenção de IMI, se tenho que fazer nova escritura ou fazer alguma alteração a nivel de emprestimo no banco? Para além disso quais são os custos inerentes a esta situação.

    Obrigado

    Sandra Jacinto
  2.  # 2

    Quado fizer o pedido de isenção da nova habitação, tem de anular 1º a isenção que tinha no outro imovel.
    Penso que o seu namorado irá continuar com a isenção (nao tenho a certeza nesta parte)
    •  
      FD
    • 27 janeiro 2009

     # 3

    Colocado por: sandra jacintoResumindo: preciso de saber se para além de avisar as finanças que a habitação passou para secundaria deixando de ter isenção de IMI, se tenho que fazer nova escritura ou fazer alguma alteração a nivel de emprestimo no banco?

    Em princípio, não. Notifique apenas o banco, caso na altura da contratação do anterior empréstimo o tenha feito para habitação própria e permanente - isto se o banco for diferente daquele que quer "usar" agora.
 
0.0058 seg. NEW