Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos.
    Tenho um terreno em que estará brevemente legalizado e tenciono construir.
    No entanto gostaria que me elucidassem sobre que deverei fazer no meu caso.
    Tenho um credito de um apartamento ,que é onde vivo.
    Que teria de fazer para conseguir credito para construir?Que tipos de acordos poderia fazer com o banco?
    Obrigado desde já.
  2.  # 2

Agradeço a quem me respondeu por mp à minha questão.
    E gostaria de saber se alguém já se aventurou em algo do genero,ou se sabe como funciona,o facto de eu já ter um imóvel com emprestimo no banco e se poderei mesmo assim pedir um emprestimo para construção?
    O que aconteceria com o apartamento?
    Teria de o vender antes de pedir o emprestimo para a construção?

Obrigado desde já a quem me souber responder.
  3.  # 3

Olá,

Que quer dizer com "estará brevemente legalizado"?

1) Já sabe se pode construir no terreno? Tem de se informar na câmara.
    2) Tem poupanças suficientes para fazer os projectos? Se não tem é muito mais difícil. Os bancos emprestam dinheiro para construir com um prazo limitado, e é arriscado tentar fazer tudo, desde o início dos projectos de arquitectura até à conclusão de obra e obtenção de licença de utilização. Poupe o suficiente para pagar os projectos e burocracias.
    3) Já sabe quanto é que consegue poupar por mês? Se não sabe não vai conseguir saber qual o limite de financiamento com que pode trabalhar.
    4) Para ficar com uma ideia do que fica a pagar ao banco pode fazer o seguinte:
           a) Valor de avaliação: Soma o valor de avaliação do seu apartamento com um valor de avaliação hipotético do que quer construir (terreno + projectos + burocracias + empreitada).
           b) Montante: Soma o valor da dívida do apartamento com o valor do que precisa de pedir para poder construir.
           c) Vai aqui e introduz esses dados, mais o prazo. Ordene por mensalidade.
    5) Repita várias simulações até ficar com um valor em que se sinta confortável a pagar todos os meses. Convém deixar uma boa margem de erro em relação ao que consegue poupar.
    6) Na situação descrita a nova habitação e o apartamento ficam os dois hipotecados. Se preferir e acha possível vender, faça antes as contas com os valores respectivos vendendo o apartamento, mas use valores reais. Hoje em dia é dificil vender apartamentos pelo preço a que foram comprados.
    7) Se passou todos estes testes e quer avançar, comece à procura de arquitecto e/ou engenheiro para ser o gestor do projecto. Vai precisar de ambos, para o projecto de arquitectura e projectos de especialidades. Deixe claro o valor máximo que tem para construir, de preferência escreve num contrato que a habitação que pretende projectada tem de ser possível de construir por esse valor.

Se quer ter uma ideia mais fidedigna tem de ir a um banco e expor a sua situação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imdc
  4.  # 4

Obrigado desde ja pela resposta.

Esta semana celebra-se já a escritura do terreno.
    Quanto à primeira questão,sim,já se pode construir.
    Tenho duas contas poupanças e mais uns mealheiros espalhados cá por casa...queria pedir o menos possivel ao banco.
    Consigo poupar algum dinheiro,portanto saberia quanto poderia pagar de prestação ao banco.
    Agora quanto à questão de vender o apartamento é a questão que me preocupa mais,porque agora é muito dificil vender um imovel ,pode demorar meses ou anos...
    Sei que tenho todas as condições para construir o que me preocupa é o apartamento.
  5.  # 5

Não tenho a certeza mas penso que não precisa de vender.

No entanto se não vender acontecem duas coisas, como lhe disse: O montante em dívida aumenta, o valor de avaliação aumenta. Dependendo de quanto deve e da avaliação do apartamento, a situação tanto pode diminuir o risco do banco como aumentar. Se ainda tiver uma dívida grande, essa situação vai potencialmente piorar a relação entre o capital em dívida e o valor dos bens hipotecados, o que deve subir o spread. No outro lado, se tivesse o apartamento quase pago o risco do banco diminuía porque tinha mais "valor" hipotecado.

Por outro uma dívida maior significa uma taxa de esforço maior e isso é sempre mau. Pode corrigir a alteração na taxa de esforço arrendando o apartamento, mas se precisar da renda para ter as suas finanças equilibradas está a correr um risco muito grande. Basta o inquilino deixar a casa e está em maus lençóis.

Eu estou a falar sem certezas. O melhor que tem a fazer é dar um salto ao seu banco e perguntar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: imdc
  6.  # 6

Danobrega,muito obrigado pelo esclarecimento,é uma questão que vou colocar no banco e que espero que tenha resultados positivos...

0.0103 seg. NEW